Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

14/10/2009 | Evandro Oliveira
"Teleguiados e Ciclotímicos"

"Nosso torcedor mediano, aquele teleguiado, está bravo porque lançaram uma campanha defendendo a permanência do Adílson"

Torcedor é mesmo uma coisa esquisita.

São, em sua maioria, teleguiados. Não sabem de muita coisa que acontece antes de uma partida, não conseguem acompanhar o que eles próprios veem e acham que tem opinião pronta e acabada sobre tudo que cerca o futebol. E exigem que a opinião seja respeitada e não aceitam ser contrariados.

Vamos pegar como exemplo somente os casos que acompanhamos no site Cruzeiro.Org, na lista de discussão e no Blog Páginas Heróicas Digitais. Falar de torcedores de outros espaços é variar muito sobre a capacidade dos mesmos, tem de tudo um pouco, de torcedores apaixonadíssimos a psicopatias incuráveis.

Nosso torcedor mediano, aquele teleguiado, está bravo porque lançaram uma campanha defendendo a permanência do Adílson por mais três anos. Gostei da idéia. Quem sabe um tratamento de choque desta natureza faça este torcedor voltar à realidade.

Este torcedor teleguiado é tão ruim de cabeça que precisa levar um radinho para o estádio pois ele não consegue “ler” um jogo. É muito comum, após a partida, os torcedores comentarem usando as mesmas palavras que os comentaristas do rádio ou da TV. Sempre citei a expressão “torcedor de radinho” para aqueles que preferem acreditar e repetir aquilo que ouvem do que formar opinião sobre o que veem. Sempre fui mal compreendido, mas aos poucos vejo que tem muita gente que concorda comigo. Torcedor teleguiado não compreende de táticas e usa uma “muleta” chamada comentarista esportivo para formar sua opinião como se este comentarista fosse algum expert no assunto. Estes comentaristas não acompanham o time, nunca vão a treinos e só aparecem nos estúdios e cabines durante os jogos. E aí do técnico que resolver afrontar estes experts de meia tigela que acabam por formar comentaristas de meia-pataca ou “torcedores de radinho”.

O nosso teleguiado fica bravo quando alguém defende o Adílson (leiam os exemplos no site, blog e lista). Se julgam os únicos no direito de criticar e, via de regra, seus argumentos já se esgotaram. É a mesma ladainha. Agora estão pedindo para quem defende a permanência do Adílson parar de opinar e falar sobre a permanência do técnico. Acho que estão com muito mêdo. Depois de chegarem ao cúmulo de torcerem até por derrota do Cruzeiro para ver o técnico cair, completam chamando o técnico de burro num clássico em que o time venceu o adversário rural.

É prá rir ou prá chorar?

Dá prá acreditar que estes tipos, a maioria anônimos e que se escondem atrás de belos pseudônimos são realmente cruzeirenses?

Depois que vi parte da torcida do Cruzeiro vaiar gol em cima do adversário local, tudo é possível.

Mas os teleguiados podem esperar, não faltarão aqueles que os guiarão rumo ao melhor para o Cruzeiro. Acreditem que aquilo que vocês ouvem e leem é mais confiável do que o que vocês veem e conseguem formar opinião. Continuem assim.

Só não peçam que nós, que torcemos para o CRUZEIRO (e não para técnicos, jogadores e dirigentes) nos submetamos a interesses mesquinhos que nunca são explicitados e prejudicam todo trabalho e toda exposição daquilo que realmente acontece com um time de futebol.
Não nos peçam que sejamos torcedores manipulados por políticos profissionais e mal intencionados que se fazem passar por imparciais e isentos de interesses pessoais.

Não nos peçam para parar de escrever que se achamos melhor o Adílson ficar mais tempo, que fique e que tenhamos a tranquilidade de comemorar as conquistas que acontecerem, sejam elas quais forem, ou ficarmos tristes nas perdas quaisquer que sejam.

E não fiquem ofendidinhos se nós, que defendemos o CRUZEIRO sempre, discordarmos sempre, de teleguiados e “torcedores de radinho”. Nossas ofensas não passam disso. As suas extrapolam, sempre, qualquer limite do respeito até aos homens que tentam desenvolver seu trabalho e defender o Cruzeiro. Se vocês próprios não se respeitam, não peçam respeito dos outros. Ou traduzindo numa linguagem que vocês devem compreender: Se não sabem brincar, não desçam para o playground.

Ah! Falei só dos teleguiados e esqueci dos ciclotímicos. É que ciclotímico tem dos dois lados. Tem aqueles que a cada vitória acha que tudo está resolvido e “vamos pras cabeças” e aqueles que a cada derrota pede a cabeça de todo mundo, todos jogadores são ruins e ninguém presta. Esta ciclotimia assusta. Ao acompanhar um jogo pela Internet e ver os comentários, dá para ficar preocupado. Tem gente que vira o ciclo com uma substituição. Vai da euforia plena ao baixo astral permanente em ciclos cada vez menores. Se cuidem. Futebol não é pra quem sofre deste tipo de ciclotimia. Se a frequencia de seu coração entrar em fase com a ciclotimia é parada cardíaca na certa. Os ciclotímicos teleguiados devem redobrar os cuidados. Estaremos aqui, continuamente, alertando-os e lembrando-os que torcer é uma coisa, ser teleguiado é outra.

Torcedor teleguiado e ciclotímico não tem futuro, mas existirão sempre por absoluta incapacidade de se libertarem dos seus grilhões.

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Flavio RT | Itabira | 15-10-09 07h58min
Evandro, bom dia. Ao ler sua coluna, não pude deixar de fazer um exame de consciência. E deparei com uma mudança minha em relação ao AB. Nada definitivo, mas diante de alguns resultados acrditei que a sua saída seria uma forma de unir o grupo. E venho colocando que se o bjetivo de voltar à LA for alcançado teremos que olhar com olhos de agradecimento pelo trabalho realizado e incentivando-o a ficar. Aliás, me empolguei com a LA 2010 e agora, só volto a cantar junto à fileira dos que estão (cont)
 Flavio RT | Itabira | 15-10-09 08h02min
em campanha pela conquista da vaga. Mas o que vc escreveu toca a todos nós. Pois vejo campanhas contra o técnico e alguns jogadores, totalmente sem seentido. Atletas que estão se esforçando, se entregando e são chamados insistentemente de perebas, ruins, perna de pau, etc. e o AB de asno. Nestes blogs e sites nem vou mais. É perda de tempo. Procuro ficar por aqui, discutindo, aprendendo, vendo opiniões contrárias, mas dentro de uma lógica e raciocínio que fujam de posições que só servem para
 Flavio RT | Itabira | 15-10-09 08h04min
destruir. Inclusive, me pergunto se estes blogs estão a serviço de empresários, que não estão conseguindo colocar seus jogadores no Glorioso. Pq são infantis em suas avaliações e pegam pelo lado mais emocional, mais rasteiro existente. Parabéns pelo texto.
 juds1001 | Itabira | 15-10-09 08h21min
Os teleguiados ficam fazendo campanha para derrubar o técnico e adoram apedrejar jogadores em campo.Eu queria é ver esses mais os formadores de opinião controlando crises no grupo,resistindo pressões de torcedores, escalando o time.É fácil ficar com o microfone jogando torcedores contra profissionais e com radinho apedrejando o time.Burro são aqules que teleguiam, que não tem capacidade de transmitir noticias sem deturpar o conteúdo e a veracidade dos acontecimentos.
 juds1001 | Itabira | 15-10-09 08h47min
Muitos da imprensa e comentaristas do site insinuaram e ate afirmaram que os dias do AB estavam contados.A imprensa mineira mais os seus súditos não se conformam que existem resultados adversos.É como se não existisse adversários do lado oposto. Mais o pior é não ver que o tempo passa, que não existem mais Nelinhos ,Tostões já não estão mais nos gramados, salários altos transformam jovens em estrelas de salto alto e que o futebol mudou.
 ACRossi | Belo Horizonte | 15-10-09 09h37min
Parabéns pela coluna Evandro. Muito bem colocado. Ninguém é o "melhor" nem "pior" do mundo apenas por um ato. Acredito que Adilson tem feito um trabalho bem satisfatório dentro do plantel oferecido. Com erros lógico, mas todos erramos. Antes de "vaiar", "malhar", deviamos pensar com a "cabeça" e não com o coração. Acredito que só os zebrados tem razão de serem 100% contra ao AB. Saudações Celestes
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 15-10-09 10h36min
Evandro eu torço sempre pela permanência do ABap. Ele enquanto jogador defendeu com raça nossas cores, tem respeito pela instituição Cruzeiro e é um trabalhador. E também está provado que a troca de técnico toda hora não melhora o desempenho de time algum. Eu também não importo mais para o que fala e escreve a imprensa esportiva. O Juca, referência nacional do jornalismo esportivo escreveu que o time zebrado deu bobeira no clássico.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 15-10-09 10h53min
Concluindo: Parece que não sabia que o Cruzeiro é líder do segundo turno. Enfim, não dá para acreditar nesses jornalistas e em especial no pessoal de BH que joga contra o tempo todo. O mundo virtual hoje permite que selecionemos as nossas fontes. Eu só acesso esse site para saber do dia a dia do Cruzeiro. E aprecio seus comentários, do João Duarte e do Mauro França.
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 11h18min
Libertadores 2010 o sonho não acabou.Saudações celestes.AB quero deixar claro as criticas não são ao Homem,quando aparecem, são ao técnico,como o sr.AB queremos o melhor pro Cruzeiro.Assim como o senhor chamou a torcida(massa) prá comparece pois sabe da importância desta,do contrário não chamaria.Estarei lá.Saudações celestes.
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 12h56min
Pixys respeitando a coluna,concordo com a psicopatia em outros sites,mas incuráveis acho que não,basta um título prá cura aparecer.Saudações celestes.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 15-10-09 14h26min
EVANDRO- foram 3 preciosos anos de tempo, aqui ao lado do ORG e do BLOG, que comecei a perceber isso que vc descreve e "sofre" ao longo de mais anos. Os pontos que vc destaca são tão fortes, que o indivíduo se transforma no PATETA apresentado pelo saudoso Peter Sellers em "além do jardim": o videota. Sem dúvida a crítica profunda daquele filme, raramente atinge o próprio videota, que acah o mesmo "sem gaça", pois ele não consegue se reconhecer!!!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 15-10-09 14h29min
(Cont1) Num dos POSTs aqui da Arquibancada, fiz uma exposição de mais de 12 comentários, mostrando uma série até exaustiva de argumentos, onde o debatedor só voltava ABSURDOS,e não apresentava real argumento. Se o ABap. fosse DEUS, além de crucificado, levar um darco, queimavam no fogo, cimentavam os ossos, e enterravam a "pedra" no fundo do mar. O cara é anti-Adilson por um princípio mortal: ele não pode estar ERRADO!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 15-10-09 14h32min
(Cont2) Ele é um CLONE, de tudo o que sai na TV/Radia/Jornal, ele não se aceita ser o VIDEOTA, então ele apela, briga, mas vc não atinge jamais as entranhas dele, pois antes de tudo ele vê isso como o TUDO dele, e ver que está sendo feito de palhaço é IMPOSSÍVEL. Ele acredita mais nas palavras do GALVÃO que é da Globo, do que nas imagens, do que ele vê. Ele não pensa, e naõ pode aceitar que as pessoas vejam aquilo que ele não vê, por não pensar.
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 14h35min
Eu sou cruzeiro li seus posts acho q/não leu os demais.Mas tá valendo.Queremos ir muito além do jardim,talvez possamos chegar no jardim secreto.Concordo contigo em muitas coisas e sabemos que a terra do nunca não existe.Como AB citou ele precisa chamou a massa,tá valendo.Somos todos cruzeirenses.Saudações celestes.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 15-10-09 14h35min
(Cont3) ele não descobriu ainda: 1)o que é notícia fabricada, 2)o que é empresário querendo fazer negócio, 3)o que é gente inteiresseira, atacando o ZZP para obter cala-boca, 4) o que tem de zebrado jogando contra, 5)O que tem de cruzeirense anti-ZZP, pelo simples fato de não ter a mesma capacidade, ou porque quis se dar bem, e dançou. Vc não consegue convencer o VIDEOTA de nada, por nenhum argumento... a auto-estima dele é uma barreira enorme! ABS/ART
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 14h49min
Assim como o Sorin é um verdadeiro cruzeirense e mostrou isto não só jogando mas pelas suas atitudes,creio que todos são.Ele Sorin teve sua opinião e tomou a decisão que achava certo,prá surpresa de todos na toca.Opiniões divergentes sempre existirão.Está é a questão.Apenas isto.Mas tá valendo.Saudações celestes.Fizeram gol em sua homenagem.
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 15h12min
O comentário teve o propósito de concordar em pontos e idéias e discordar em outros.Acho que a intenção do debate é esta.Saudações a todos os cruzeirenses.
 simone castro | belo horizonte | 15-10-09 16h03min
Evandro, você falou tudo o que eu penso, então, falar mais o quê? Quem dera esses torcedores teleguiados ou os que mudam de opinião a cada derrota ou vitória fizesem um exame de consciência, e parassem de enxergar futebol e o clube como a coisa mais importante da sua vida, porque há outras, e assim eles respeitariam mais os que têm opiniões diferentes. Também quero que o AB fique, mas com a torcida apoiando DE VERDADE, e com um time REALMENTE FORTE!E que haja PAZ no nosso clube!
 simone castro | belo horizonte | 15-10-09 16h06min
Agora mesmo já tem gente falando que vencer o Botafogo é obrigação, acompanhando a opinião deses comentaristas de rádio e tv que já deveriam ter se aposentado! Se esqueceram que o Botafogo melhorou? Se esqueceram que estamos quase sem atacantes? E que o Guérron, que a torcida já dava como craque, até agora não desencantou? Agora, se a torcida ajudar até o fim, o caminho ficará mais fácil!
 juds1001 | Itabira | 15-10-09 17h11min
Simone, são esses mesmo que dizem que vencer o Botafogo é obrigação que vão ao campo vaiar e que vem ao site cornetar o time após uma derrota.O pensamento que o Cruzeiro tem obrigação de ganhar do botafogo é o mesmo de toda a imprensa esportiva não só de minas, mais do Brasil que acha que a Seleção tem sempre que vencer e entrar em campo como se do lado oposto não existisse adversário.Achar a guia , é isso que esses torcedores tem que fazer.
 juds1001 | Itabira | 15-10-09 17h14min
Achar a guia e tira-lá do pescoço, ou dos olhos, dos ouvidos...sei lá...O negocio é tirar.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 15-10-09 17h32min
Pôxa, tá cheio de Itabirano minha gente por aqui. Muito xique! mais uma prova de que Itabira é 100% Cruzeirense.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 15-10-09 17h38min
Olha Evandro, adorei sua coluna. Esta muito certo! Também, tô de saco cheio de Cruzeirenses que se deixam levar por mentiras e armadilhas desta mídia pateticana, pois o único objetivo deles é prejudicar e enfraquecer o maior de MG para ver se o outro aparece. O Adilson tem sído persseguido mais do que tudo. Não podemos jogar contra nosso time. É preciso ser esperto e perceber toda a armação desta "podre" mídia. Não existe perfeição, Mas o Adilson é trabalhador, Cruzeirense e muito bom.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 15-10-09 17h43min
A hora é de esquecer toda esta zanga com o Adilson e unir forças e pensamentos positivos e participação no Mineirão a ajudar nosso time seguir firme em busca do G4 e novamente mostrar a nossa força e exigir respeito para nossa academia de futebol 5 estrelas que muito nos orgulha e honra. Não vai ser fácil chegar ao G4, mas temos que acreditar até o fim e apoiar nosso time, nosso técnico, nosso presidente, nosso CRUZEIRO. Eu nunca desisto, sempre vou torcer e acreditar no meu Cruzeirão.Zeirôôô!!!
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 20h02min
Beth parabenizo-lá pela forma como buscar agregar,apesar de opiniões diferentes.E que está acreditando na libertadores.Toda mídia e qualquer mídia tem suas tendências a do eixo RJ/SP e por aí a fora(infelizmente o sistema é este).Estamos em MG e não em SP/RJ e somos cruzeiros esporte clube.Agora diferenças de opiniões sempre irão existir.Os a favor das torcidas organizadas,os contra,os favor das bebidas no estádio,os contra,os favor de A,B,C prá direção,etc.O Cruzeiro está acima de tudo e todos.
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 20h08min
A massa pode sim ser teleguiada por um "estrago de minas","Aqui Agora","Diário da tarde""Hoje em dia"rede globo","alterosa","Bandeirantes""rede record","record news","MTV" estas e outras tvs abertas e fechadas,as rádios "itatigaylo","Inconfidência","CBN" entre outras AM e FM.A questão é filtrar as informações ou não é?Ou então seremos "guiados.org" um site q/nos mostre a mídia totalmente isenta e imparcial,o q/sabemos não existe e não estamos da terra do nunca.Esta mesma massa é q/elege nossos..
 Cesar | Belo Horizonte | 15-10-09 20h09min
Evandrão...eu acho que todo torcedor tem momentos cujo comportamento acaba sendo "teleguiado" ou "ciclotímico"(essa vou levar pro meu dicionário..rsrs). Em maior ou menor grau...somos influenciados sempre (as vezes sem se dar conta). Mas de fato, o Adilson Batista não é o causador dos problemas do Cruzeiro não. A meu ver, cometeu alguns erros com o material humano que possui para montar o time, mas a julgar pelas opções de mercado....também não vejo técnico melhor que ele não.
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 20h12min
Esta mesma massa é q/elege nossos governantes e o "Brasil e tão bom quanto o nosso voto",então gostaria de saber qual mídia é confiável pra poder me guiar por eles e não poder me influenciar.Não cito isto de forma ofensiva quero deixar bem claro,são apenas questionamentos q/são muitas vezes não compreendidos ou desviados prá e feito uma outra edição.Aqui não realty show,lá nestes programas até neles há a edição e dá + audiência do que o site da transparência brasil ou nas campanhas da unicef.
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 20h17min
Um comunicador muito tendencioso disse uma única coisa q/prestou de seus comentários:Dentre as coisas menos importantes,a mais importante é o futebol.Está na minha opinião foi a única frase inteligente deste comunicador da tv.Então divirgo levantando questionamentos muitas vezes editados e interpretados de forma equivocada.Mas prá não dizer q/estou ferindo alguém,não desrespeitei nínguém antes que me desrespeitassem,apenas deixo claro e não cito e dirigo especificamente a ninguém,questiono.
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 20h29min
Quando se questiona é porque não sabemos as respostas.Agora então devemos esperar 2010 e opinar somente no final de 2010 e/ou somente no início de 2011 e ser "profeta do acontecido"?Então faz parte do cidadão os questionamentos e pontos de vistas serão diferentes,alguns vão divergir outros vão convergir.Alguns serão teleguiados por alguma ou várias mídias outros seguirão a doutrina do cruzeiro.org e não cito de forma ofensiva não,apenas uma observação onde também posso equivocar.Saudaçõesceleste
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 20h32min
Deixo claro aqui estou com o Cruzeiro na busca da Libertadores,por que dê e vier.Estou de férias vou pra um SPA(férias).Volto quem sabe depois do ano acabar.Saudações celestes.
 azul celeste bh | Não definido | 15-10-09 20h33min
A campanha continua e sei q/vc está dentro.Saudações celestes a todos os cruzeirenses eu disse TODOS.
 domjoker | Belo Horizonte | 15-10-09 21h13min
Evandro, infelizmente temos que nos deparar com torcedores como você diz. Porém o saber elogiar e criticar e o saber ser elogiado e criticado é algo que não podemos exigir de todos. Temos simplesmente que ter o discernimento de filtrar o que lemos e o escutamos. Sempre fui e sempre serei a favor do debate, porém nunca a favor de uma clara divisão de torcida. Saudações palestrinas.
 marco | Curitiba | 15-10-09 21h35min
Não sou um torcedor teleguiado. Não sou influenciado pela Itatiaia nem pela imprensa mineira (moro em Curitiba). Acompanho o Cruzeiro, pelo site do Cruzeiro.org e vários outros, além dos programas de TV e de conversas com meus familiares cruzeirenses que moram em BH. Tenho paper-view e assisto todos os jogos do Cruzeiro. Sempre que possível vou ao campo (moro a 1.000 Km de BH, por isto é difícil, mas mesmo assim este ano assisti no campo aos jogos contra o Coritiba, aqui e Flamengo, (cont.)
 marco | Curitiba | 15-10-09 21h36min
no Rio). Não estou bravo por causa da campanha recente pra manter o AB por mais 3 anos. Não faço campanha para saída do AB. Tudo isto para dizer que sou a favor da saída do AB, porém somente se for para vir algum técnico melhor no lugar. Caso contrário é melhor permanecer com ele mesmo. Pelos comentários que vi até agora neste texto, provavlemente serei massacrado por ter uma opinião diferente de todos. Mas, como já dizia Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”. O Adilson tem suas (cont.)
 marco | Curitiba | 15-10-09 21h37min
virtudes, mas também tem seus defeitos e não são poucos. No início do seu trabalho, minha opinião era de que suas virtudes superavam em muito os defeitos. Porém agora, já não tenho mais esta opinião. Quem não consegue aprender com seus erros, a meu ver tem um futuro limitado e incerto pela frente. Muitos dos que argumentam a favor do AB por ter uma performance impressionante contra as “frangas”, já argumentaram em outras ocasiões que somente ganhar o campeonato “rural” não vale nada (cont)
 marco | Curitiba | 15-10-09 21h37min
(sempre de acordo com as conveniências). No meu entender, que se furta de dar sua verdadeira opinião para agradar ou não desagradar quem quer que seja, é que é o verdadeiro teleguiado.
 toninho | Ceilândia-DF | 15-10-09 22h40min
Marco de Curitiba, me identifiquei muito com seu comentário. Moro no DF, assisto a maioria dos jogos em TV fechada, vou aos jogos mais perto, Goiânia por exemplo, em BH de vez em quando e não me considero teleguiado nem ciclotímico, não estou torcendo pela saída do Adilson, mas não concordo com algumas atitudes dele, principalmente quando coloca o time muito recuado, parecendo estar com medo. O Evandro "pyxis", também as vezes pega muito pesado contra quem está divergindo de suas opiniões.....
 toninho | Ceilândia-DF | 15-10-09 22h42min
Continuação.....acho que deveria ser mais diplomático, não temos obrigação de concordar com tudo, devemos respeitar as diversas opiniões, por isso respeito sua campanha "FICA ADILSON", apesar de não concordar plenamente com ela.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-10-09 00h50min
É curioso que muitos são contra o time atrás, mas na época do MARCO AURÉLIO (que era uma retranca de doer), ganhamos a Copa do Brasil em cima do poderoso SPFC, NINGUÉM saiu pedindo a cabeça dele, aliás, muitos questionaram ZZP, mesmo ele já tendo dito várias vezes que o SCOLARI viria e que o MA sabia disso, muito antes. De mesma forma, não poucos criticaram o ataque indígena de DJr, que fazia as vezes 3 numa partida, mas conseguia levar 4.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-10-09 00h53min
E por fim, é pelo menos irônico, se ver MURICY todo retrancado tomar 3 gols do NÁUTICO, precisar do árbitro não marcar os vários penais, e sair daqui todo retrancado com um suado 1x2. E o que falar então do SPFC, fechado contra o FLA, tomar virada; o que falar do AVAI que ganhava do PAULEIRAS até os 46 do 2.o tempo, todo trancado, e com 2 gols de contra-ataque? Que dizer da cocota 75 minutos com a bola e nenhum gol? Se o CRUZEIRO saisse na correria teriam virado.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-10-09 00h57min
De onde se conclui, sem muito exagero, que esse "FORA ADILSON" está não só ligado a vicios da mídia, embora a TV fechada tenha 2 dos piores daqui: BOBO FARIA e MARCOS LEANDRO, ambos cocóticos e narram participam, sempre do lado de lá. Quem viu o 1x0 cocota, viu isso claramente, só faltavam chorar pois nem empate conseguiram. E aí, me diz que o TELESPECTADOR não é influenciado e não é levado na armadilha? Não tem jeito! tanto é que voltam sempre as mesmas desculpas, mas sou "CONTRA".
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-10-09 01h01min
Cont 3) Faz uma parada, não precisa me responder, apenas se pergunte: o que vc ganha ou espera ganhar atacando o ADILSON? Dizer pra si mesmo que vc é o BAM-BAM-BAM? E se vc estiver errado, o que vc faria para consertar o seu erro? Eu já tive um professor de matemática/desenho, que sempre toda prova, eu poderia fazer tudo beleza, mas minha nota era 95, e a de um japones amigo 100. Numa das últimas provas, ele chegou atrasado, e a prova deel ficou simplesmente ruim.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-10-09 01h04min
Ele rindo, tinah ganhado outro 100, e EU com os 95. Muito P da vida, peguei a prova do japones, e juntei a minha, e perguntei pro mestre, qual era o critério de correção. Ele olhou, olhou, e por fim disse, é o japones não foi tão bem não. E baixou a nota dele pra 95, não mexeu na minha. EU respondi pegando as 2 provas de volta, O SR não precisava abaixar a nota del, mas poderia ter melhorado a MINHA. Depois soube que o pai do japona, era Diretor de uma grande-empresa, e entendi
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-10-09 01h07min
por que a minha não poderia ter aumentado. Assim, é o caso do ADILSON, que mesmo fazendo o que outros fazem, mesmo conseguindo resultados, mesmo sendo até imitado pelo LUXA, e pelo MURICYem algumas coisas; o torcedor não tem coragem de dizer pra si mesmmo: que bobagem estou fazendo! È o caso do citado professor, ele não precebeu a bobagem que estava fazendo. Quando a coisa chegou an diretoria do Colégio, e não só EU, mas 7 colegas sairam de lá, eles foram descobrir o porquê...
 Zé dos Reis | Belo Horizonte | 16-10-09 01h19min
Evandro, eu não poderia concordar mais com você. Análise perfeita. Nada a acrescentar. Nem todos atingem o mesmo grau de evolução ao mesmo tempo. Compete aos mais evoluídos mostrar o caminho para aqueles recalcitrantes e infantis. O Cruzeiro está no caminho certo, o AB é um EXCELENTE TÉCNICO, melhor do que todos os que o pessoal anda falando. Tira água de pedra. Se perdeu a final da LA, foi porque chegou lá, mas teve azar no jogo final.
 Zé dos Reis | Belo Horizonte | 16-10-09 01h22min
Continuando: O Brasileirão deste ano foi garfado no apito (foram VÁRIOS JOGOS APITADOS CONTRA O CRUZEIRO). Os dois contra o Palmeiras, um contra o Corinthians, o primeiro contra o SP, o primeiro contra o Inter, aquele do Grêmio em PA e muitos outros. Depois, tivemos que jogar com time junior e terceiros reservas em várias rodadas. Depois tivemos onze expulsões seguidas. Mais diversas contusões e suspensões. Ainda assim, estamos subindo. Ah, e ganhamos do Atlético quatro vezes, sendo uma de 5 a 0
 toninho | Ceilândia-DF | 16-10-09 08h48min
eu_sô_cruzeiro_meu | BH A carapuça serviu em parte pra mim no que diz respeito ao Muricy, também acho ele um tremendo retranqueiro, o Dunga na seleção o Ricardo Gomes no S. Paulo. Portanto minha reclamação é contra o "retranquismo" em moda, onde o que importa é o resultado final. O que eu gostaria mas sei que é utópico seria a soma de bons resultados com futebol ofensivo, sem medo. A única exceção este ano foi o Corintias campeão da Copa do Brasil com Douglas, Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo.
 Hermes | Divinópolis | 16-10-09 08h55min
Evandro,beleza? Futebol para mim é resultado, o Adilsom teve oportunidades, vencer apenas as galinhas não é suficiente, apenas de ser mágico. Mais uma oportunidade dele deve ser dada, se conseguir uma vaga para L.A. em 2010. Outro tema, como vc e outros se achão mais cruzeirenses que os outros. Cada um tem sua opinião e sua maneira de torcer e deve ser respeitada, não batizada com nomes esquisitos, ou vcs querem o Cruzeiro só para vcs?
 tostao | Belo Horizonte | 16-10-09 10h06min
Bom, acredito que o texto serve para 2 ângulos: O primeiro, para o torcedor que cospe tudo o que a imprensa fala. Não analisa o jogo, não enxerga as nuances, concorda com tudo que comentaristas falam. O SEGUNDO: Aquele que abana o rabo pra tudo que a diretoria fala. Concorda com tudo, igual a uma vaca de presépio. Acha tudo lindo, maravilhoso, acha que sempre existe um por que para os erros da diretoria e estamos sempre no caminho certo. E aí? Em qual perfil de teleguiado quem aqui lê está?
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 16-10-09 10h47min
TOSTÃO- há pessoas "patrocinadas" pela Diretoria? Tenho certeza que aqui não. No SITE do ZZP com certeza! Há pessoas aqui que defendem os OLICOSTA Brothers contra o que for? Não tenha dúvidas. criticarmos o ADILSON, a DIRETORIA, o que deve ser criticado, isso é a MELHOR coisa que nós podemos fazer. Agor, outra coisa é a peseguição, iniciada na mídia, e propalada pelo torcedro incauto, que é apresentada pelo EVANDRO. Sou um dos que cobro de ZZP, de MALUF, etc.
 tostao | Belo Horizonte | 16-10-09 11h05min
Eu sou Cruzeiro.....não disse que existem pessoas financiadas pela diretoria...por favor, não ponha idéias onde não há....disse que existem pessoas que aceitam e concordam com 100% do que a diretoria expõe. Não existe senso crítico. Existe concordância 100%. Não digo por finanças....digo por ignorância cultural mesmo. Falta de cérebro....mais ou menos aquelas pessoas que vê um filho doente e fala "ahhhh, foi a vontade de Deus!"...trata-se de ignorância mesmo. E isso tem em todo lugar
 JoaoCesar | Não definido | 16-10-09 15h29min
ADILSON AMO O CRUZEIRO E QUERO SUA PERMANENCIA!!!!!!!!!!!!!! JOAO CESAR
 JoaoCesar | Não definido | 16-10-09 15h29min
ADILSON AMO O CRUZEIRO E QUERO SUA PERMANENCIA!!!!!!!!!!!!!! JOAO CESAR
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 17-10-09 17h08min
OSEIAS- quais vexames vc esqueceu? perder de 2x6 pro FLA? perder de 2x6 pro FLU aqui? Alex perder penal em 4.a de final da LA, com LUXA: "batam como EU"? Ronaldinho sendo expulso com 5 min de uma LA, pra naõ se machucar e ser vendido? Quem foram os competentes técnicos de então? Vc não é teleguiado, é um radiaguiado, um cara que acredita em esgalo de minas, supercocotas, bobofarias e outros patéticos de plantão.Ou vc quer que volte os treinos as 10 horas da manha?
 Victor Daniel | São Paulo | 17-10-09 17h46min
E brincadeira essa turma do B.O.P-baba ovo do pixs,esses caras não debatem as coisas do nosso Cruzeiro,só dividem os nossos torcedores,esse site a uns anos atrás era mais democrático,lembro-me do Glu GLU GLU,ERA ANTI fábio,mas eu não me lembro dele ser ofendido com palavrões,hoje tá duro de comentar aqui,os comentários estão diminuindo a cada mês,logo ficara só a turma do B.O.P.
 joaosgt | Itajubá | 18-10-09 08h48min
Me digam o que seria da nossa torcida se fossem os milhares de "teleguiados"???? Ou vc acha que toda a torcida tem tempo de sobra para acompanhar o dia-dia da toca!!!! A torcida do cruzeiro vai muito além do que pensam!!!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 18-10-09 14h49min
Vai ver gente que acompanha o CEC de TV, de jornal, a 500 km de distancia está MAIS INFORMADO e CONHECE mais do que o PYXIS, que vira em mexe está na TOCA III, que acompanha treinos, que conversa com pessoas INSIDE. Pra mim, que a Dirertoria e seus aspones se dnem, pra dizer pouco. Logo, BOP é outro depto, outro site. Agora BA.BA.CA é um cara que critica sem argumentos, um palhaço que invade o SITE (muito provável um pateticano enrustido), que não soma e não faz nada aqui a não ser dizer M...
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 18-10-09 14h54min
È a nossa enorme TORCIDA acredita em qq porcaria qeu MELANE, e um bando tipo JR Brasil, L. Gustavo, põe no ar TODO DA. Se nosso povão tivesse memória, pensasse, não engolia essas figuras, e ao inves de ficar fazendo onda CONTRA O TEINADOR/TIME, fazia onda contra esse povo da imprensa cocorjinha. Por isso mesmo são TELEGUIADOS e RADIAGUIADOS. E são usados sempre, pelos INDEFINIDOS, que por motivos TORPES usam do ADILSON e outros p/ atacar o ZZP. Se ZZP é o alvo, ataquem ele, não os outros!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 18-10-09 22h07min
Repito a resposta pra vcs do ADILSON: TOMA!TOMA! Aprende a torcer, vcs que só sabem vaiar!
 Ricardo Brandão | Belo Horizonte | 19-10-09 00h55min
Evandro, seu texto é perfeito. E vou além. Os teleguiados ouvem radinho sim e adivinha que emissora eles escutam? O triste é ver gente repetinho o que os medíocres do Lélio Gustavo e do Júnior Brasil comentam. Esses dois se especializaram em dizer o óbvio e ainda por cima se passam como formadores de opinião. Não passam de papagaios de pirata do dono da rádio, que não gosta do AB porque este não dá privilégios a Itatiaia. Sou favorável a mais 3 anos sim, acho que temos muito a ganhar.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 01h44min
Queria ter oportunidade de responder um a um.
Nem penso em agradecer aos que concordam comigo pois estaria sendo injusto com muita gente que concorda e não escreve justamente pelo comportamento de outros comentaristas.
Aos que discordam só questiono uma coisa: porque nào colocam a opinião de vocês sem ofender e agredir ninguem? não tem capacidade? Só sabem repetir o que ouvem de outros? Estarão corroborando a minha opinião. São teleguiados. Meus parabéns, continuem assim!!!
 pyxis | BHZ | 19-10-09 01h51min
A partida de Ontem foi perfeita para elucidar o que escrevi aqui. Quem ouviu pela TV, quem ouviu pelo rádio, quem estava na arquibancada vendo um time que precisava ganhar e vaia uma substituição. E a que aplaude e grita o nome do técnico após o gol e vitória. Esta é parte da torcida do Cruzeiro. Teleguiada e Ciclotímica. Concorda quem quiser, discorda quem quiser. Mas exemplos e fatos estão aí. Continuo defendendo a parmanência do Adílson por mais 3 anos.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 01h55min
Flavio-RT,
Entendo a sua análise e também fico me perguntando porque o torcedor< de maneira geral, prefere as noticias ruins, prefere a polemica destrutiva do que construir.
Existem várias respostas e a maioria delas nos leva à maior facilidade em destruir do que construir. E à Inveja quando vemos alguém construir e ser positivo com coisas que não conseguimos construir. Aqui no site e muitos outros espaços isto é claro. COnvide alguém para escrever aqui e verá.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 01h58min
Juds1001,
O torcedor comum, aquele que ficou anos preso ao radinho sem poder emitir opinião, teve na Internet esta oportunidade. Se tomarmos o bordão que todo brasileiro é técnico de futebol, antigamente nenhum se manifestava, a Internet explodiu isso. Logo, todos acham que sabem muito. Mas sabem como? ouvindo um comentário que é parecido com o seu e adotando-o. É o poder da mídia na formação de opinião. No caso do Adílson/Cruzeiro, totalmente deturpado.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h01min
ACRossi,
É mais ou menos assim... ninguém é melhor nem pior... de torcedor a técnico. mas a formaçào, posiçào e conhecimento fazem com que alguns possam ter visão e opinião mais qualificada.
No caso de futebol e Cruzeiro, parcela da torcida do Cruzeiro não aceita isso e se sente ofendida sendo chamada de teleguiada. É teleguiada e a maior dificuldade é não aceitar estas limitações. CONFUNDE opinião como qualidade de opinião. Mistura versão com fatos.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h03min
Celeste,
O torcedor a que chamo de teleguiado não consegue distinguir o papel de torcedor daquele de comentarista. Comenta torcendo e torce comentando. E usa das palavras de outros para comentar pois não tem tempo de entender o jogo e o time e comentar. Infelizmente, existem cada vez menos torcedores e mais comentaristas que querem que a sua visão seja a privilegiada. O Adílson tem pago por isso no Cruzeiro. Outros pagarão. Tenho até dó do técnico que suceder o Adílson. Vamos aguardar!
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h06min
Azul celeste,
Infelizmente, as psicopatias de torcedores que eram restritas a espaços geograficamente restritos, explodiram com a democratizaçào de serviços na Internet. aliado à figura de que somos todos técnicos de futebol, e comentaristas de rádio, todos (a maioria sem a mínima qualificação e respeito) se julgam no direito de que as agressões que fazem numa mesa de buteco podem ser colocadas para o mundo inteiro. Todos os direitos e nenhum dever é o lema.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h09min
Arthur (eu-sou-cruzeiro-meu-pai),
Entendo e concordo com os argumentos e sua linha de raciocínio. Infelizmente, a maioria dos torcedores classificados como teleguiados e ciclotimicos ainda estão longe de reconhecer onde estão exagerando na dose. Antes de querer ensiná-los a torcer (isso não conseguiremos), teremos que ensiná-los a ler, entender e raciocinar. Eles não conseguem ler nada que destrua os pobres argumentos que trazem sempre.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h12min
Simone,
A torcida está dividida. Uma parte TORCE e quer apoiar até o fim. Outra parte xinga até relação do banco de reservas sem saber nem que um determinado jogador está em condiçòes ou não. É disto que meu texto fala. Vc conseguiu ver isso, Obrigado. Outros nunca conseguirão. É uma pena. Triste é ver torcedor vaiando com o time vencendo. A mídia do eixo já está até zombando da briga da torcida do Cruzeiro com o técnico. É assim que vamos (TODOS) ser vistos, infelizmente.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h15min
Beth,
Você é que deveria mostrar o exemplo para muitos, inclusive itabiranos. É uma cruzeirense, torcedore de primeira linha e incondicional.
Devemos usar espaços como Cruzeiro.org para debater e não para muro de lamentações e xingamentos pois até onde sei não resolvem muita coisa.
Parabéns por exercer, verdadeiramente e inteiramente, a visão de um torcedor do Cruzeiro. Todos passam... o Cruzeiro fica e torcemos (eu, vc e muitos outros) para quem fica e não para quem passa.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h17min
Azul celeste,
Ao contrário do que muita gente pensa, NÃO se deve trocar de fonte de formação de opinião. Não defendemos que deixem de Ouvir a Radio X para aceitar a opinião do Cruzeiro.org ou quem quer que seja. A idéia é alertar as pessoas a ouvirem mais opiniões e formarem a PRÓPRIA opinião. No caso dos teleguiados eles NÃO fazem isso. Ouvem a fonte que mais gostam ou podem e COPIAM a opinião, por isso teleguiados. Os espaços virtuais deveriam AMPLIAR o debate, não estão cumrpindo isto.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h21min
Dom Joker,
Nào temos divergência. Entretanto, a ira de alguns orgaos da midia (notadamente os de maior audiência) contra o Adilson está quebrando a nossa linha de idéia do que seja o melhor. não existe o debate. Existe a opinião do formador e a repetição do torcedor. Chamo de teleguiado pois este torcedor, na pressa em se auto declarar como "informado" e "consciente" busca repetir ao invés de REFLETIR. A situação de debate não é respeitada. basta ver algumas opiniões nesta coluna.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h24min
Marco,
Se você é como diz, NÃO se enquadra na classificação e divisão de torcedores que teorizei. Logo, não serviu a carapuça. Entretanto, vc deve reconhecer que existem todos os tipos citados. Ou não? se não existissem não haveria a polêmica e tenho certeza que EU não estou criando um factóide. O jogo de ontem prova isso. Assim, basta observar que aqueles que servem a carapuça comentam de maneira diferente da sua.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h26min
César,
Discordo que TODOS são teleguiados e ciclotímicos. Nunca quis ensinar a ninguém como torcer e você que me conhece das arquibancadas sabe disso.
Entretanto, a quantidade de torcedores pretensamente esclarecidos e donos de "opinião formada" na torcida do Cruzeiro tem crescido muito e prejudicado muito o time. Depois que vi torcedor vaiando gol e vitória sobre as frangas fiquei MUITO Assustado.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h29min
Toninho-DF,
O que você diz sobre "pegar pesado" é uma questão de FORMA... algumas técnicas de escrita e expressão permitem isso como tratamento mais adequado para certas situações. O que é inadequado é se discutir a FORMA e a PESSOA ao invés do conteúdo. Fico satisfeito em você compreender o CONTEÚDO desta coluna e se posicionar a favor, INDEPENDENTE de concordar ou não com outras opinIões minhas.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h31min
Zé dos Reis,
Olha... acho que não te conheço, mas agradeço seu comentário. Entretanto, tome cuidado pois algumas pessoas podem tomá-lo como ofensa. Em certa medida, alguém concordar comigo vira ofensa e se escrevem argumentando algumas coisas pode ser considerado um teleguiado. EM todo caso, é bom ver que algumas pessoas concordam com a gente.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h35min
Hermes,
Vc confunde alguns assuntos.
1) Quem disse que eu defender MINHA opinião significa que estou querendo ser mais do que os outros. Talvez seja uma síndrome contra alguém que tem opinião firme. Desencana.
2)Falar que queremos o Cruzeiro pra gente é uma acusação de quem não tem argumento sobre o assunto da coluna. O que te leva a pensar isso pelo que escrevi?
Vitória são vitórias, confio na seriedade e sinceridade do Adílson. NÃO CONFIO na canalhice da mídia. Fiz a minha escolha.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h38min
Ricardo,
Acredito que você resumiu no seu comentário grande parte do que eu quis passar. Muitos discordarão, outros concordarão. O que mais importa é o nível crítico com que cada um recebe informações, as processa e como as utiliza para formar OPINIÃO. Esta opinião, deve ser respeitada. Assim como deve ser respeitada a opinião do teleguiado. Acontece que o teleguiado se sente ofendido ao ver que alguém identifica que sua opinião não passa de ECO de opinião alheia.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h40min
Arthur,
Pediria que NÃO entrasse em debate com outros comentaristas no sentido de explicar coisas que não podem ser explicadas em 400, 500 ou até 1000 caracteres. Nem sempre conseguimos nos fazer entender e o debate vira bate-boca pois alguns não conseguem se manter em limites razoáveis de comunicação.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h49min
CruzSur, Batista-DF, Victor Daniel, Oseias-MOC, Andofa, joaosgt,
Infelizmente, não consegui depreender de seus comentários algo que estivesse relacionado ao tema da coluna e pudesse ser respondido. Talvez ficou para mim a sensação de que vocês estão mais preocupados comigo do que com o conteúdo tratado.
Não percam seu tempo discutindo os meus erros e minhas falhas. Façam como vocês sugerem. Respeitem a opinião e discordem dela. Escrevam uma coluna contrária e garantimos a publicação.
 pyxis | BHZ | 19-10-09 02h53min
Tostão,
Pulei seu comentário mas ainda em tempo para respondê-lo.
Você está errado e sendo falacioso. NÃO EXISTE a dicotomia entre ser teleguiado por A OU ser teleguiado por B.
não existe a contradiÇào entre ser teleguiado e pretensamente esclarecido e ser teleguiado pela diretoria. Ételeguiado pela diretoria aqueles que só conhecem o site oficial e repetem o que está lá. Aqui não existe a SUA opção de escolha entre "se classifica AQUI OU ALI".
 toninho | Ceilândia-DF | 19-10-09 23h59min
pyxis | Beagá/Brasília Obrigado pela resposta, sou da "velha guarda", e quando digo que as vezes "pega pesado", é porque vejo respondendo alguns comentários de forma não muito gentil, só isso, mas acho até que alguns realmente merecem, só que como são escritos, dá tempo de pensar antes de escrever bobagem, diferente por exemplo da reação do Adilson ontem após o gol com aquele "TOMA..." se fosse eu naquele momento diria muito mais coisas impublicáveis, mas aqui é diferente, temos tempo de pensar.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 20-10-09 10h57min
É isto mesmo Evandro, tudo passa, mas nosso querido e amado Cruzeiro, nunca passará. Ele é eterno em nossos corações e em nossa vida.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 20-10-09 10h59min
O Adilson fez um desabafo. Ninguém é santo. Não desrespeitou o torcedor não! Simplesmente teve um momento de desabafar um pouco todo o streess esta sob as costas dele. Tô com ele.
 Naldo | Brasília | 22-10-09 11h25min
A birra de muitos torcedores com o Adilson é simplesmente egóica. Para estes torcedores, nada que o Adilson fizer mudará a sua opinião ou posição com relação a ele. Para estas pessoas, isto só acabará quando o Adilson for embora. E se não vier aquele técnico que ele entende que é o ideal ele tansferece a sua birra para o novo técnico. Não devem ser levado a sério, apesar de que atrapalham bastante.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster