Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - PODCASTs, NOTÍCIAS E COLUNAS DE OPINIÃO ESTARÃO, a partir de 26 de JULHO de 2020 no Blog PHD ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Papo com Alan Alencar
Alan Alencar escreve regularmente

22/12/2006 | Alan Alencar
A Camisa de Cinco Estrelas Soltas

Prefiro a tradicional Cinco estrelas soltas no peito sem coroa e sem taças, pois foi assim que vi nascer, crescer e consolidar a minha paixão

Há muito tempo não escrevo. Queria fazer um balanço geral. Ao tomar coragem para escrever os milhões de tópicos que desejava falar vi que a Voz da Arquibancada com o Elias "Rapozaço" já iniciara o processo de maneira adequada. Tomar novo rumo é necessário e veio o motivo instantâneamente. O processo de escolha aberto no site oficial estava se encerrando.

Enquanto escrevo esta coluna o Cruzeiro prometeu encerrar a enquete que receberia a preferência do torcedor no que diz respeito uma discussão sobre o uso de estrelas soltas, escudo e a exclusiva coroa alusiva à conquista da Tríplice Coroa de 2003 nas camisas oficiais do time.

A título de ampliação do debate e curiosos que somos na Equipe Cruzeiro.Org, não a título de concorrência, mas sim para permitir alternativas aos torcedores, criamos uma enquete no site Cruzeiro.Org na mesma linha de abordagem da enquete oficial.

Tivemos a oportunidade de incluir duas novas opções ao torcedor que naturalmente não seriam colocadas na enquete oficial, uma vez que o intuito lá é esclarecer qual é a posição predominante. Para deixar a coisa mais ampla e democrática, inserimos os itens “Outra Opção” e “Não sei responder”, que atenderiam respectivamente aqueles que têm outras opiniões e alternativas e àqueles que não se preocupam com estes adereços.

Dentre os integrante da Equipe Cruzeiro.Org existem opiniões distintas, sobre enquetes e seus efeitos e também sobre como deve ser representado os símbolos na camisa dos jogadores. Tenho minha preferência, e não preciso escondê-la de ninguém. Prefiro a tradicional Cinco estrelas soltas no peito sem coroa e sem taças, pois foi assim que vi nascer, crescer e consolidar a minha paixão pelo Cruzeiro. Que seja visto como tradicionalismo ou passionalismo, creio que é assim que deve funcionar. O torcedor adquire camisas com as quais se sinta bem e não com adereços que teóricos entendem como sendo mais ou menos aplicáveis. As conquistas ficam na história e na memória daqueles que estiveram presentes e construíram-nas e a contarão para seus filhos e neto. Posto minha condição de torcedor, lá fui eu deixar meu voto no site oficial, claro, depois de ter votado no Cruzeiro.Org. Em ambos tive a plena convicção de estar fazendo a escolha certa e imensamente feliz por ver a possibilidade de ver estrelas soltas e alegres novamente.

No processo do site oficial, sinceramente, não me incomodou preencher todo o formulário para efetivar meu voto. Entendo que para dar mais credibilidade ao processo, este mecanismo precisa ser bem rigoroso e espero honestamente que isso não tenha privado o voto de nenhum cruzeirense. Até me perguntei se algum torcedor adversário desejaria entrar no processo somente para avacalhar uma demonstração de democracia. A única queixa que vou deixar diz respeito ao resultado parcial. A ausência do mesmo deixa um ar de suspeita sob alguns aspectos. Gostamos de transparência e confesso que esta blindagem não foi bem vista por mim e por vários cruzeirenses com os quais conversei nestes últimos dias.

Na semana passada, em um programa esportivo de um canal de TV em BH, o presidente Alvimar de Oliveira Costa disse que tinha recebido informações pouco antes de entrar no ar, passada Departamento de Marketing de que as "Estrelas Soltas" estavam vencendo a disputa com 52% das intenções. Mesmo tendo passado uma semana, creio que o resultado não tenha se alterado, principalmente pela consistência do resultado NÃO-oficial da enquete Cruzeiro.Org como demonstrado a seguir.

Os resultados da enquete NÃO-oficial do Cruzeiro.Org:

Estrelas Soltas. Total de Votos: 1960 (56,8 %) - VENCEDORA

Estrelas Soltas com Coroa. Total de Votos: 280 (8,1 %)

Escudo. Total de Votos: 73 (2,1 %)

Escudo com Coroa. Total de Votos: 1106 (32,1 %)

Outra opção. Total de Votos: 14 (0,4 %)

Não sei responder. Total de Votos: 17 (0,5 %)

É compreensivel que os números absolutos de participantes seja inferior ao da enquete oficial pois não nos propusemos a dar prêmios por participação tampouco temos o apelo e audiência do site oficial.

Ao todo foram 3450 participações na enquete e - pelos percentuais apresentados - acredito que sejam bem próximos aos que serão revelados pelo Cruzeiro nas próximas horas. Termos a camisa da próxima temporada com as estrelas soltas será motivo de grande alegria para mim (deixarei aqui apenas a minha preferência para não causar interpretações errôneas) e muitos outros cruzeirenses espalhados pelo mundo. Fiquei igualmente feliz ao constatar que poucos cruzeirenses se manifestaram com dúvida ou com idéias muit diferentes das duas principais configurações em pauta.

Ressalta-se que as enquetes virtuais não têm valor científico pois carregam vários problemas e vulnerabilidades matemáticas e estatísticas, mas dadas algumas variáveis e diferenças verificadas entre as duas principais configurações da respeitada camisa, posso concluir que a possibilidade de fraude intencional na enquete Cruzeiro.Org é reduzida. Como você pode votar a cada novo acesso, é comreensível que o torcedor deixasse sua opção mais de uma vez. O site oficial pautou-se pela votação única por CPF. Isto reduz enormemente algumas possibilidades de fraude mas espero que tenham tomado mais cuidados a este respeito. Não me espantaria se um ou outro torcedor tivesse se empenhado a utilizar de informações indevidas para tirar proveito em favor de sua opção Como profissional de tecnologia sei muito bem o quão pantanoso é o terreno da segurança das tecnologias da informação e comunicação e o grau de vulnerabilidades destes serviços de Internet.

Agora é aguardar o pronunciamento oficial da diretoria do Cruzeiro sobre a nova camisa. Aqui abre-se um parentesis para que os internautas de Cruzeiro.Org e todos s cruzeirenses visitem o Blog Cruzeirense do Benny onde ele postou a sua mais recente proposta para a nova camisa de 2007 (com as estrelas soltas é claro). Vale a pena ver a qualidade do trabalho e a beleza da camisa com a formatação proposta pelo Benny.

Antes de encerrar, queria parabenizar a diretoria pela iniciativa de se considerar a opinião, mesmo que parcial, da maior torcida de Minas em uma decisão importante como esta. Democracia não é tão somente abrir espaços para enquetes mas ouvir a voz do povo, e com critérios razoáveis de segurança é altamente louvável.

Aproveitando o ensejo devemos transmitir um pequeno puxão de orelhas pois temos a pretensão de ser porta-vozes de muitos torcedores. A torcida reclama pela camisa oficial com preço de venda mais em conta para aqueles torcedores que infelizmente não podem arcar com o valor da camisa oficial similar à de jogo. Esta foi uma promessa da atual diretoria que não foi cumprida neste ano.

É por falar na camisa Celeste e promessa não cumprida, houve uma pisada na bola no Cruzeiro no que diz respeito às camisas históricas do ex-goleiro Raul Plasmman e da Libertadores de 1976. Foi anunciado para a semana antes do natal e muitos torcedores se prepararam para inundar as árvores de natal com este maravilhos presente. O que aconteceu? Mais do que perder vendas a Diretoria do Cruzeiro frustrou milhares de sonhos neste Natal.

Finalizo desejando um feliz natal a toda família Cruzeirense espalhada pelo mundo e que nós, da Equipe Cruzeiro.Org, fazemos questão de reunir há mais de uma década neste pequeno espaço virtual. Recebam nossos votos todos que defendem e amam a cammisa azul com cinco estrelas e confiamos na diretoria para nos colocar no rumo certo do título mineiro de 2007 e que eeste titulo seja apenas a primeira conquista do ano.

Agradeço em nome de toda a Equipe Cruzeiro.Org o carinho, atençao e compreensão dos cruzeirenses sobre as dificuldades e barreiras que temos que transpor para colocar este site como a referência para muitos cruzeirenses espalhados pelo mundo.


Alan Alencar
alan@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Papo com Alan Alencar

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Azul Celeste | Belo Horizonte | 22-12-06 08h01min
Alan aqui quem fala é o Halen. Venho por meio deste post parabenizar todo o pessoal da CRUZEIRO.ORG pela total isenção e pela coragem de manter este site. Coragem pois nem todos sabem do trabalho que é manter um site como este atualizado e dos problemas que vocês devem enfrentar com invasores!!! Feliz Natal e que no ano que vem a CRUZEIRO.ORG volte mais forte com as estrelas soltas. PARABÉNS A TODOS QUE CONTRIBUEM PARA QUE ESTE SITE POSSA CONTINUAR EXISTINDO.
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 22-12-06 08h27min
Eu pensava da mesma forma que o Alan quanto à divulgação dos resultados parciais. Mas um argumento que ouvi foi bem convincente: isso poderia fazer com que os votantes influenciassem seu voto de acordo com os resultados. Seria a mesma coisa que, durante a dia da eleição pra presidente da república, ao meio-dia, se divulgasse os resultados parciais das urnas (isso numa hipotése de uma futura apuração on-line). Pela importância da enquete, penso que a escolha foi a correta.
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 22-12-06 08h33min
Estamos agora no aguardo dos resultados. Não importando as preferências pessoais, espero que a escolha reflita de fato o pensamento e o desejo da torcida, e que tenha transcorrido tudo sob total lisura. Espero também que mecanismos como esse sejam usados mais vezes, para aproximar mais a torcida do clube, até para que se construa uma relação de confiança entre os dois, coisa que não vem ocorrendo faz muito tempo.
Ah, e queremos as camisas históricas prometidas, hein MKT?
 rapozaço | Belo Horizonte | 22-12-06 09h41min
Grande Alan. Comentei outro dia sobre essa camisa com o preço, digamos, mais em conta. Ontem tivemos aqui um amigo oculto e prá variar um funcionário me presenteou com outro manto sagrado. Só que,por não ter condições financeiras, comprou uma alternativa, marca "modêlo", sem inscrição, sem qualquer referência, com a marca Xerox e o escudo bordado. Esse infelizmente é o procedimento da maioria do torcedor que não tem condição de pagar r$ 150,00 por uma camisa oficial.
 rapozaço | Belo Horizonte | 22-12-06 09h43min
E, como já sabemos, o clube não "rapa nada" com essa operação comercial.Era confeccionar uma camisa alternativa e vender por uns R$ 50 a 60 .O pessoal adquiriria um produto mais qualificado e MATARIA essa verdadeira indústria da pirataria. Mas parece que esse não é o pensamento de quem decide as coisas no Cruzeiro...
 rapozaço | Belo Horizonte | 22-12-06 09h55min
Mudando de pau prá cavaco tentei de todas as formas levar o painel que combinei com o Evandro prá leiloar no site. A coisa apertou aqui e prá levar esse painel terei que ir só prá isso.Tentarei de todas as formas deixar o trabalho no seu apartamento. Deixe somente avisado na portaria, ok? Grande abraço, amigão. E ratifico meus sinceros votos de boas festas a todos da Equipe CRUZEIRO.ORG.E mais uma vez parabenizo a todos por tão importante espaço virtual!
 Eduardo Faria | Passos | 22-12-06 10h42min
Alan, parabéns a todos vocês que respondem por este sítio. Também gosto mais da camisa com estrelas soltas, afinal foi com ela que aprendi amar o nosso Cruzeiro Esporte Clube. Com ela presenciei conquistas ímpares do nosso time como a 1966. Época em que jogadores brasileiros eram exportados a "conta gotas" e as disputas contavam com jogadores em nível de Natal, Evaldo, Tostão, Dirceu e Hilton Oliveira. SAUDADES!!! FELIZ NATAL E PAZ EM 2007.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 22-12-06 14h32min
Parabens pela coluna e pela pesquisa!!! Sim, nós gostamos das estrelas soltas, pois nossas melhores lembranças lá estão. Porém, é preciso também ver esse uniforme todo azul do Cruzeiro, não é legal. Se põe o calção azul então que a camisa fosse branca e vice-versa. Acho que se o São Caetano quer ficar todoa azul p/ ser o "azulão" (entre outros) é problema deles. O Cruzeiro é azul e branco, é a nossa tradição, seria muito bom manter essa diferença!!! Feliz Natal e um abraço!!!
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 22-12-06 17h51min
Nobre Alan, parabéns pela belíssima e oportuna coluna! Nobres Cruzeirenses, parabéns pelo resgate às estrêlas soltas, na camisa mais linda do mundo! Diretoria e demais profissionais de Marketing do Cruzeiro, parabéns pela consideração à grande torcida, com o qual foi submetida de forma transparente e democrática, mais esta escôlha! Enfim, parabéns à toda família celestina, quando demonstrou através dêste gesto harmônico, que a união ainda é e será sempre, o passo principal na busca de objetivos.
 wilsonflavio | China Azul | 22-12-06 22h00min
Fala Alan! A diretoria dá mostras de aproximação com o torcedor. Se souberem aproveitar tão rica fonte, o Cruzeiro só tem a ganhar. Grande abraço!
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 23-12-06 00h44min
Respeitado amigo Alan;
Muitas vitórias virão, se Deus quiser, em 2007. Vocês iniciaram há 10 anos e marcam rumo na aproximação não só de torcedores, fundamentalmente de cidadãos do mundo. Saúde, paz, harmonia e amor para todos!!!!
 benny the dog | BH | 23-12-06 10h59min
Olá Alan! Antes de mais nada queria agradecer você, Evandro, Wallison e toda a galera do C.Org pelo grande trabalho e pelo serviço (gratuito, diga-se de passagem) que fazem ao torcedor celeste. Acredito que iniciativas como a do C.Org despertam o orgulho da nação azul e nos fazem mais participativos e mais atuantes. E é por isso que vejo como uma mudança de tendência a iniciativa do MKT do Cruzeiro em democratizar a escolha do manto azul ...
 benny the dog | BH | 23-12-06 11h02min
... O pessoal lá em cima acordou para uma realidade que aqui "em baixo" tá se concretizando a cada clique e a cada comentário da torcida celeste. Obrigado pela mênção honrosa que fez do meu blog em sua coluna. Sempre terei o C.Org em meu coração, tudo pela causa celeste! Saluti Celesti
 João Duarte | Vitoria | 23-12-06 13h18min
Grande Alan Alencar,
Em 1° lugar parabéns pela abrodagem perfeita sob a questão das camisas. Existem as seguintes opções para uniformes do Cruzeiro :
Uniforme n° 1 - Camisa azul e calções brancos e meias azuis ou brancas (variando de acordo com o time adversário).
Uniforme n° 2 - Camisas, calções e meias brancos (como em várias conquistas marcantes).
Uniforme n° 3 - Camisas, calções e meias azuis.Opção que menos gosto.
E na camisa estrelas soltas sobre o coração. OK ?
 João Duarte | Vitoria | 23-12-06 13h19min
Agora combinar camisas e mais barncas com o calção azul é o fim da picada...fica feio demais.
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 23-12-06 15h21min
Feio nada, meu chefe magnânimo. Eu por exemplo gosto. Ao meu ver, não há como, combinando as cores azul e branca, algo ficar feio.
De qualquer forma, é questão de gosto, ué. Pra você ter uma idéia, eu achava que o Cruzeiro tinha de ter uma opção de terceiro ou quarto uniforme DE JOGO, NÂO DE TREINO, nas cores do antigo Palestra Itália .. Nem que seja apenas pra disputa de amistosos. No início a torcida iria chiar, mas se ficasse bonita, o povo se acostumaria, que nem nos clubes europeus.
 mfox | Chicago | 23-12-06 16h32min
Alan, parabéns pela coluna! Como já escrevi aqui algumas vezes, é a realização de um sonho ver toda essa discussão sobre nosso uniforme. Com uniforme não se brinca, e estávamos deixando de lado toda nossa tradição com as estrelas "presas". Mas deixo um alerta: as estrelas devem ter a PROPORÇÃO CORRETA, a Puma já mostrou que não conhece isso com aquela ridícula camisa vendida na época da Copa do Mundo. E pelo que vi na camisa comemorativa, é a mesma coisa. PRESTE ATENÇÃO, DIRETORIA!
 Hermes | Divin�polis | 23-12-06 19h31min
GRANDE ALAN:tudo bem meu caro?Vou ser curto e grosso,tem coisas no mundo que e tradiçao,entre elas,a camisa do nosso GRANDE CRUZEIRO,tenho certeza que mistica das cinco estrelas voltara.Um grande abraço meu, de cibele e dos os meninos.
 BETH MAKENNEL | Belo Horizonte | 24-12-06 14h16min
SEJA COMO FOR SEMPRE CRUZEIRO EU SOU... MAS, " NOSSA MARCA REGISTRADA SÃO 5 ESTRELAS A BRILHAR " AINDA QUE DE QUALQUER FORMA SEJA O NOSSO SÍMBOLO; O MAIS BONITO QUE EXISTE. DESEJO UM FELIZ NATAL E 2007 P/ TODOS OS COMPANHEIROS ALVI-CELESTES QUE FAZEM DESTE ESPAÇO VIRTUAL UM MEIO DE LIGAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE CRUZEIRENSES DO MUNDO INTEIRO, AQUI PODEMOS EXTRAVAZAR NOSSO AMOR E CONVERSAR SOBRE A NOSSA GRANDE PAIXÃO; CRUZEIRO E. C. DESEJO QUE EM 2007 SEU CLUBE SEJA CAMPEÃO DE TUDO QUE DISPUTAR.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 25-12-06 15h06min
Grande João (Vitória) desde q se colocou que o uniforme todo branco do Cruzeiro "dava azar", nasceu o uniforme 2 azulão...(calção-camisa-tudo azul). A vitória das estrelas soltas é uma vitória da torcida. Creio q a colocação de uma tira amarela, ou do uniforme azulão não foi 100% do gosto da torcida... principalmente, porque não dar um atenção especial ao uniforme 2 e 3. Com camisa branca e calções azuis ganhamos em SP do São Paulo 1x0, copa do Brasil, time e uniformes reservas...
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 25-12-06 15h18min
Caro João (Vitória) É preciso talvez o depto de marketin estudar melhor o uniforme 2 branco. O de gala, todos já conhecem e amam, está aí de novo c/ suas estrelas soltas!!! As meias brancas é o de gala, o de azuis nasceu com a geração Nelinho-João-Palhinha-R.Batata da 1.a Libertadores. O uniforme verde-vermelho poderia ser motivo de gozeira dos cacarejantes, então q tal estudar melhor os uniformes 2 e 3???
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 25-12-06 15h23min
Para pensar...achava muito bonito a versão todo branco após a 1.a Supercopa: os ombros e o calção tinham uma tarja azul larga, lateral, e na frente 1/2 da camisa vertical era azul com as estrelas soltas. Essa tarja em algumas ocasiões era na forma de >>>>>, no uniforme tradiconal estas tarjas eram brancas. Há muitas possibilidades que podem ser utilizadas p/ valorizar o noso uniforme 2, e depois q sabe, após ter-se modelos, fazer uma votação da torcida!!!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
26/07 - 07h00 [1 coment.]
Cruzeiro.Org muda o foco de seu conteúdo e serviços 

10/07 - 11h07 [2 coment.]
COLAPSO: ´Má Gestão x Má Fé` por Sérgio Santos Rodrigues 

10/07 - 07h07 [0 coment.]
CENTENÁRIO: CBF marca jogo contra o Cuiabá (MT) dia 2 de janeiro 

10/07 - 06h49 [1 coment.]
COLAPSO: Aumento das despesas de salários em 50% com Wagner Pires 

09/07 - 19h34 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Vinte anos do TRI na Copa do Brasil na Toca 3 

09/07 - 19h17 [0 coment.]
COVID-19: CBF define calendário. Série B encerrará em 30 de janeiro 

08/07 - 12h42 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro prioriza Toca 3 mas avalia sede no interior 

07/07 - 19h29 [0 coment.]
COVID-19: FMF define retorno do Mineiro 2020 para 26 de julho 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster