
Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul |
10/06/2020 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - Lanterna Azul
A bem de verdade, somos poucos ´Diógenes`... não estamos buscando mecenas que usem disso para tomar algo mais adiante ...
Este texto é uma cópia do publicado no blog pessoal de Evandro Oliveira em www.evandrooliveira.pro.br
A Lanterna de Diógenes
Neste texto, vou fazer algumas coisas pouco usuais, uma delas é falar de coisas abstratas e filosóficas que exigem que a arte de pensar se sobreponha à da leitura, Certamente, ao cunhar o termo lanterna azul, referindo-se ao Cruzeiro, estarei usando duas palavras que nunca deveriam estar juntas. Somente a leitura do texto inteiro, inclusive parte copiada de outro blog, é essencial para que tudo seja colocado de forma clara e objetiva.
Metáforas
Assim sendo, inicio reproduzindo um texto do blog Metáforas, intitulado ´A Lanterna de Diógenes` que poderia ficar somente no link, mas faz-se necessário para evitar maiores explicações. A Lanterna Azul tem muito a ver com o texto.
A Lanterna Azul
Lanterna de Diógenes - Metáfora
Por Glória Galli (publicado em 1dez2018)
´A expressão A lanterna de Diógenes é usada como sÃmbolo da procura de homens honestos.
Conhecendo a expressão:
Diógenes de Sinope, também conhecido como Diógenes, o cÃnico, foi um filósofo grego e um dos fundadores da filosofia cÃnica. Esse filósofo nasceu em Sinope, possivelmente em 404/412 a.C., na Turquia, e morreu em 323 a.C. em Corinto, na Grécia.
Exilado de sua terra natal, passou a viver em Atenas e aà criou um estilo próprio de vida, criticando os valores sociais e as instituições, acreditando-as corruptas. O termo cÃnico, aqui, diferentemente do sentido do senso comum, representa uma filosofia de vida que acreditava-se isenta das regras de pudor criadas pela sociedade – total liberdade ao corpo.
No entanto, Diógenes passa a criar um estilo de virtude da pobreza – passou a viver dentro de um grande vaso de barro, instalado em via pública.
Porém, o ponto alto da sua história é que ele andava pelas ruas, durante o dia, carregando uma lanterna, dizendo estar a procura de um homem honesto.
Esse é o significado do sÃmbolo de ´A lanterna de Diógenes`.
A Lanterna Azul
Dessa forma, creio que os cruzeirenses irão entender o contexto e minha resoluções feitas a partir de fatos e situações que se aproximam. Nas pesquisas que faço, quando vou escrever qualquer texto, descubro significados que podem causar dúvidas ou interpretações equivocadas. Na maioria dos casos, deixo para a curiosidade dos leitores aprofundarem no tema, o que não vai acontecer aqui com dois tópicos: 1) Blue Lantern Corps e 2) SÃndrome de Diógenes.
Blue Lantern Corps
Descobri uma tal de Blue Lanterns Corps (DC Comics ) e seus personagens. Esta Lanterna Azul é do que precisamos para combater o mal que assola o Cruzeiro. Certamente, eu nunca havia ouvido sequer a citação a este personagem, sabia do Lanterna Verde, mas azul, nem pensar. Se bem que, analogamente à trupe ficcional, precisaremos de muitos poderes e heróis para vencer os malditos que nos atacam e enganam muitos torcedores.
SÃndrome de Diógenes
Outra acepção, e esta é mais perversa, foi adotada por psicólogos por em 1966. Chamaram de SÃndrome de Diógenes, numa alusão ao Diógenes, o Sinopeus, um transtorno. Identifica pessoas que possuem um distúrbio comportamental tÃpico. De forma igualmente perversa, colocam caracterÃsticas que Diógenes via nas pessoas e dele próprio, como associadas à SÃndrome. Nenhuma frase deste texto tem qualquer relação com a tal SÃndrome e nem tentem concluir que este texto é produzido por efeito de algum distúrbio.
Lanterna Azul
Assim sendo, esta Lanterna Azul aqui é uma caracterÃstica que pode ser atribuÃda a uma pessoa arrogante, que tem dificuldade para aceitar opiniões pouco fundamentadas. Como se não bastasse, uma pessoa que tem aversão à bagunça, que tenta fazer com que as cosias sejam ´limpas`.
Lanterna Azul Indignada
Em suma, prefiro a filosofia de Diógenes do que aderirmos ao desenho ficcional, fugiremos muito da nossa realidade dura, nua e cruel. Por outro lado, repilo, sobremaneira, qualquer alusão à sÃndrome comportamental moderna atribuÃda por psicólogos.
Palestra e Cruzeiro
Feitas as apresentações e desambiguações, estamos, finalmente, como Diógenes, o Sinopeus, com muito de seu caráter cÃnico e sem nenhuma hipocrisia.
Demorei algumas semanas para tomar uma decisão, esperei terminar o Brasileiro, esperei interventores, e cansei vendo gestores fazendo o que eles achavam ser melhor para o Cruzeiro. Foi tudo em vão, os grupos de conselheiros (uns CINCO) que tomaram o Cruzeiro e querem ser donos do futebol, venceram e estão tocando tudo do jeito que querem. É claro que aquilo que vai para a mÃdia mostra somente meias verdades, esconde Interesses e interessados no futuro.
Vou manter minhas associações ao Sócio do Futebol (duas categorias) e continuar na linha de procurar quem mereça mais consideração para ter meu apoio. Reconheço que é insignificante apoiar ou não, como disse, reservadamente, um certo conselheiro ´italiano` - não considerarmos torcedores de redes sociais - mas que nas redes sociais posa de democrata e amigão.
Diógenes
Assim como o grego, estou à procura de gente que possa das a felicidade aos cruzeirenses - entendida como autodomÃnio e liberdade - com toda a certeza, o ideal para o verdadeira realização do torcedor. Temos que combater os prazeres mundanos que vivemos nas redes sociais, o desejo/cobiça, a luxúria e outros ´pecados`. A virtude está longe de ser praticada e somente ela levará o Cruzeiro de volta à sua trilha natural.
A bem da verdade, somos poucos ´Diógenes` com uma Lanterna Azul, não estamos buscando mecenas que usem disso para tomar algo mais adiante.
Nossa paixão pelo Cruzeiro é eterna e não está à venda e aqueles que vendem sua paixão não são cruzeirenses de verdade, o Cruzeiro não é uma gôndola no supermercado para os cruzeirenses.
Vejo que, cada vez mais, as predições que venho fazendo, vão se confirmando, o Cruzeiro, surpreendentemente, caminha só, como escrevi em ´Walk Alone Azul`.
Vamos caminhar juntos ?
---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados. pyxis@cruzeiro.org
Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico
As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O
Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.
Comentários: Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna
Não há comentários para esta Coluna.
|