Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - PODCASTs, NOTÍCIAS E COLUNAS DE OPINIÃO ESTARÃO, a partir de 26 de JULHO de 2020 no Blog PHD ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Papo com Alan Alencar
Alan Alencar escreve regularmente

25/07/2005 | Alan Alencar
Duelo de Gigantes

Cruzeiro e Santos, Santos e Cruzeiro. O principal jogo do time Celeste neste primeiro turno foi realmente muito disputado. De um lado o Cruzeiro.

Cruzeiro e Santos, Santos e Cruzeiro. O principal jogo do time Celeste neste primeiro turno foi realmente muito disputado. De um lado o Cruzeiro, time do técnico Paulo César Gusmão que parece ter acertado boa parte das deficiências que a equipe vinha apresentando. Do outro o Santos, bicampeão Brasileiro, buscando a estabilidade na competição após perder três de suas estrelas para o velho continente.



Tive mais uma vez o privilégio de assistir a este combate (sem característica de guerra), que já se tornou digamos assim, um dos maiores clássicos do futebol nacional. As duas equipes juntas são responsáveis pelos três últimos campeonatos brasileiro e consideradas por praticamente toda a imprensa esportiva nacional como as duas principais candidatas ao título (eu juntaria a este grupo, São Paulo e Corinthians).



O Santos, manteve boa parte do seu plantel, investindo ainda em boas contratações, a exemplo do Geovane. Passados 10 anos daquele que foi seu estouro para o futebol nacional, ele volta em grande estilo, e na ocasião foi um dos principais responsáveis pela bolas distribuídas no meio campo. Até o fim do primeiro tempo o Cruzeiro sofria imensamente com a movimentação e a categoria deste jogador na distribuição das bolas. Nos dois gols, ele participou ativamente, sendo que no primeiro, fez uma fila até bater para área Celeste e culminar no tento santista. PC Gusmão atento, tratou no intervalo de abafar as jogadas nos pés deste excelente jogador, posicionando o jovem e promissor Diogo para marcá-lo. Mesmo assim ele jogou como se tivesse 20 anos. Em 2004 lembro-me de ter escutado alguém dizer que este jogador estava aquém das suas qualidades. Jogado ao relento no futebol grego, ele não era o mesmo Geovane de 95 e do Barça. É fácil entender porque alguns críticos dizem estas besteiras. Acho que eles praticamente não acompanham futebol pelo mundo e nas poucas vezes em que fazem prestigiam somente o campeonato espanhol. Talvez esta seja uma bela reflexão para aqueles que atribuem ao Denilson uma enganação. Futebol não se esqueçe, mas jogadores tem por vezes quedas de produção inexplicáveis. Quando defendi o Edilson, sabia que ele seria de extrema importância para o Cruzeiro. Não aprovei sua atitude e bati palma para a diretoria ao dispensá-lo, mas já disse em outras ocasiões e no programa Clube do Meu Coração, que não mudo em uma vírgula meu pensamento sobre ele. Basta ver os jogos do São Caetano que vocês vão entender um pouco mais do que quero dizer.



Já o Cruzeiro, fez uma aposta diferente. O fracasso do ano anterior e a presença do técnico Levir, culminou em uma série de contratações que por hora mostram-se equivocadas. Algumas delas não chegaram a durar 2 meses como os casos de Michel e Jean. Outras verdadeiras lorotas, como Adriano Louzada, que custou aos cofres Celestes 750 mil dólares e é preterido pela prata da casa (custo ZERO). Outras ainda em período de avaliação como Fábio Santos, que tem oscilado bastante mas vem sendo prejudicado pelas consecutivas contusões. Marabá que tem uma rejeição enorme por parte da torcida, e porque não citar o Patrick. Este último talvez a pior de todas. Vejam a falta que faz o Athirson ao time. Jogador escolado, respeitado e que tinha bom aproveitamento. De toda forma vou respeitar meu amigo Walisson que considera o referido pela denominação de "Café com leite", ou seja, o carta branca da brincadeira, aquele que não pode ser considerado para nenhuma avaliação. Para ele só isso.



O goleiro Fábio vem sofrendo injustamente ao meu ver com os gols que vem tomando. Sem querer tirar os seus defeitos, ele bem que tem salvado o time em muitas situações, mas os gols de falta tem sido um verdadeiro pesadelo para ele e para a torcida. Ontem em outro comentário, chegamos a conclusão que falta nas proximidades da área é pênalti. Creio que o irmão do PC já está procurando sanar estas deficiências. No geral classifico como 2 em uma escala de 0 à 5 as contratações deste ano. Os demais vou me abster de comentar. Kely, Lopes, Weldon, Argel, Leandro fica para outro momento.



De bom mesmo é o que foi rejeitado pelo ex-técnico Levir Culpi. "A base é ruim e não tem nada por lá para aproveitar". Ora Levir, dá vergonha escutar isto. PC Gusmão tem aproveitado jogadores como Wagner, Diogo e Kerlon com bons resultados e já até reintegrou o Irineu ao elenco. Jonathan que assumiu o posto de Maurinho nesta partida, não comprometeu em nada e Kerlon ao bom e velho estilo, chapelou Bóvio e aplicou o drible da foca em Wendell. O que eu acho dele? FANTÁSTICO.



Voltando a partida. Domínio santista no primeiro tempo. Domínio Celeste no segundo e ai valeu o que primo bastante no futebol; a eficiência. Dizer que alguém desequilibrou ontem é cometer uma injustiça. Não gosto de dizer que o time venceu na raça como os jornais publicam e inclusive nós mesmo do Cruzeiro.org. Eu espero que eles sempre entrem em campo dando tudo de si (=raça) e que a competência e eficiência seja o diferencial. Exemplos não faltam para demonstrar isto.



Fiquei feliz pelo resultado. Fiquei muito feliz por saber que os Santistas vão ter que esperar mais alguns meses para tentarem novamente uma vitória. Depois daquele fatídico 13 de outubro de 2002 no Mineirão (estréia do Cruzeiro.org) onde nos venceram por 4 a 1, nunca mais conseguiram tal feito. Fiquei muito feliz, porque enxerguei possibilidades no Cruzeiro. Fiquei feliz, porque conseguimos encostar nos líderes. Só que ainda não vou me iludir e achar que já podemos brigar pelo título. Ao meu ver ainda temos deficiências que dificilmente iremos sanar sem a contratação de jogadores e este assunto parece não fazer parte do cronograma de atividades da nossa diretoria. Pode acontecer de aumentar o nível? Mesmo sem acreditar nisso, torço para tal, mas por hora volto para o mundo real.



Resumo da semana



- Contra o Coritiba o Cruzeiro não perdeu dois pontos. Perdeu uma chance incrível de figurar acima na tabela. Era a noite perfeita. Todos os times a sua frente haviam perdido. Uma pena mesmo.

- Argel, duramente criticado pela torcida, cometeu mais um ato sem explicação e que vem se repetindo ao longo deste semestre. O desrespeito ao torcedor que é o maior patrimônio do Cruzeiro. Ao bater palmas ironicamente ele não apenas reforçou o repúdio do torcedor, como mostrou que a diretoria não sabe agir nestes casos. O seu afastamento é muito pouco pelo que ele vem apresentando em campo. Melhor seria sua rescisão contratual.

- Fred. 34 jogos, 34 gols. Maior artilheiro do mundo. Hô Fred, Guerreiro, balança o coração da genteee. Ele é artilheiro mesmo ...

- Kerlon apareceu bem nos dois jogos. É um garoto que tem tudo para ser mais uma jóia do futebol canarinho. O Cruzeiro abençoado em revelações tem mais uma oportunidade de levar ao mundo um craque. E olha que tinha técnico dizendo que a base não tinha nada para se aproveitar.



Rapidinhas



- Estou a cada dia mais acreditando que Maldonado vai realmente deixar o Cruzeiro. Aumenta as especulações de que ele já teria acertado tudo com o Fenerbace da Turquia, mas o Cruzeiro ainda não.

- Sai um e não vem outro. Será assim mesmo. Não vejo a diretoria preparada para uma ação rápida e de qualidade no caso de perdemos Maldonado. Hoje rumores por todas as partes dão conta de que o atacante estaria se transferindo para o futebol francês. Êta Perrella, segura o Fred. Se já tá dificil conseguir vencer, imagina sem nosso artilheiro.

- Escuto e leio o discurso do Alvimar em relação do Denilson. "Acho um milagre ele vir jogar no Cruzeiro". Alvimar, para de querer milagre e tome atitude. Se não tem condições, deixa pra quem tem, mas seja realista ao menos e vai atrás de outra opção. Você procura o milagre. O Santos ao que parece vai encontrá-lo. Vou ajudar os torcedores. Perrellas, nos queremos ir ao aeroporto".



Hoje é só. Fiquem conectados no Cruzeiro.org e acompanhem a mais uma narração campeã nesta quarta-feira a partir das 20:15hrs, quando o Cruzeiro dará um grande passo rumo a liderança caso vença o Corinthians em São Paulo. Este sim, será um grande desafio como foi contra o Santos, só que desta feita, fora de casa.



Saudações Celestes



Alan Alencar


Alan Alencar
alan@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Papo com Alan Alencar

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
26/07 - 07h00 [1 coment.]
Cruzeiro.Org muda o foco de seu conteúdo e serviços 

10/07 - 11h07 [2 coment.]
COLAPSO: ´Má Gestão x Má Fé` por Sérgio Santos Rodrigues 

10/07 - 07h07 [0 coment.]
CENTENÁRIO: CBF marca jogo contra o Cuiabá (MT) dia 2 de janeiro 

10/07 - 06h49 [1 coment.]
COLAPSO: Aumento das despesas de salários em 50% com Wagner Pires 

09/07 - 19h34 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Vinte anos do TRI na Copa do Brasil na Toca 3 

09/07 - 19h17 [0 coment.]
COVID-19: CBF define calendário. Série B encerrará em 30 de janeiro 

08/07 - 12h42 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro prioriza Toca 3 mas avalia sede no interior 

07/07 - 19h29 [0 coment.]
COVID-19: FMF define retorno do Mineiro 2020 para 26 de julho 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster