Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - Se sua SENHA não estiver funcionando, peça uma nova que será enviada para seu e-mail - Se seu e-mail atual não estiver cadastrado, CADASTRE ***

 Acesso mais recente em 13-07-20 15h15min  |  Fonte: Portal UAI |  Qtd Leituras: 267
COLAPSO: Cruzeiro cria comissão para avaliar contratos da base


O Cruzeiro criou uma comissão para analisar os contratos de jogadores das categorias de base depois da publicação de reportagens sobre nova irregularidade no vínculo com o garoto Estevão William, de 13 anos. Os sites Deus Me Dibre e UOL informaram nesta quarta-feira que o ex-vice-presidente de futebol Itair Machado cedeu 15% dos direitos econômicos do adolescente à empresa Estrela Sports Ltda, pertencente ao conselheiro do clube Fernando Ribeiro de Morais.

De acordo com o Cruzeiro, os trabalhos da comissão que investigará os atos da administração anterior já foram iniciados. Nos próximos 30 dias, o grupo verificará se há outros documentos em desacordo com as leis trabalhistas e desportivas. Em caso de ilegalidades, as tratativas serão rescindidas de forma unilateral e os responsáveis denunciados às autoridades competentes.

A própria cláusula 1.6 do acordo com Fernando Morais ressalta que o Cruzeiro precisa ratificar a validade assim que Estevão completar 16 anos. “Os direitos são partilhados em regime de condomínio de forma irrevogável e irretratável, desde que ratificados no momento da assinatura do primeiro Contrato Especial de Trabalho Desportivo a ser firmado entre atleta e Cruzeiro”.

O repasse dos direitos de Estevão William a terceiros não poderia ter acontecido. Primeiro, porque a Fifa determinou, em 2015, que apenas clubes e jogadores podem ter participação no “passe”. E também, conforme as leis trabalhistas, só é permitida a assinatura de contrato profissional aos 16 anos. Até lá, existe apenas o vínculo de formação, sem direitos federativos e econômicos.

Em maio de 2019, o programa Fantástico, da TV Globo, denunciou a cessão de 20% dos direitos de Estevão a Cristiano Richard dos Santos Machado, empresário do ramo de equipamentos de proteção individual. O motivo seria um empréstimo de R$ 2 milhões contraído na administraçãpo de Wagner Pires de Sá.

Com a repercussão do caso, o acordo acabou transformado em garantia de pagamento da dívida e, posteriormente, cancelado. Na tentativa de ser ressarcido, Cristiano processou o clube na 4ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte.


Leia a nota oficial do Cruzeiro:

Diante de nova denúncia de irregularidades envolvendo contrato com um garoto da base, aparentemente praticada por antigos gestores, o Cruzeiro Esporte Clube informa que instaurou uma comissão independente que analisará todos os contratos porventura arquivados e atrelados a jogadores da base”.

Os trabalhos da comissão já iniciaram e durante os próximos 30 dias o grupo deverá examinar e verificar se há documentos em desacordo com as legislações esportivas e trabalhistas. O Cruzeiro ainda destaca que, em caso de ilegalidades, as tratativas serão rescindidas unilateralmente e os responsáveis serão denunciados às autoridades competentes.


/elo


Cruzeiro.Org - 25 anos

Comentários:  Clique aqui e deixe o seu comentário

Não há comentários para esta notícia.

 Twitter 

 Notícias   rss
10/07 - 11h07 [0 coment.]
COLAPSO: ´Má Gestão x Má Fé` por Sérgio Santos Rodrigues 

10/07 - 07h07 [0 coment.]
CENTENÁRIO: CBF marca jogo contra o Cuiabá (MT) dia 2 de janeiro 

10/07 - 06h49 [0 coment.]
COLAPSO: Aumento das despesas de salários em 50% com Wagner Pires 

09/07 - 19h34 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Vinte anos do TRI na Copa do Brasil na Toca 3 

09/07 - 19h17 [0 coment.]
COVID-19: CBF define calendário. Série B encerrará em 30 de janeiro 

08/07 - 12h42 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro prioriza Toca 3 mas avalia sede no interior 

07/07 - 19h29 [0 coment.]
COVID-19: FMF define retorno do Mineiro 2020 para 26 de julho 

07/07 - 09h59 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Cruzeiro detêm a melhor média de pontos da Libertadores 

>> Mais noticias
 Publicidade 


Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster