Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - Se sua SENHA não estiver funcionando, peça uma nova que será enviada para seu e-mail - Se seu e-mail atual não estiver cadastrado, CADASTRE ***

 Acesso mais recente em 25-05-20 01h49min  |  Fonte: UOL Esporte |  Qtd Leituras: 218
Polêmica da unificação de títulos ainda perdura entre torcedores


A Taça Brasil pode ser considerada um Campeonato Brasileiro? A unificação das taças nacionais realizada em 2010 é justa? O aniversário de 60 anos da conquista do Bahia — celebrado pelo UOL Esporte com uma reportagem especial — trouxe novamente à tona a velha discussão entre torcidas.

Vale lembrar que o início da polêmica das unificações dos títulos brasileiros que vivemos acontece com o título do Cruzeiro em 1966, quando o time de Tostão venceu o Santos de Pelé. Era o segundo campeão do torneio que vinha de outro Estado.

A comprovação da força de um clube de fora do eixo Rio-São Paulo foi determinante para a ampliação do Torneio Rio-São Paulo — cujo nome oficial era Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Em 1967, o torneio, que contava com 12 clubes de apenas dois Estados, ganhou a presença de representantes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, recebendo status de competição nacional e virando, então, o embrião do Campeonato Brasileiro de 1971.

Mantendo o nome Roberto Gomes Pedrosa, o torneio contou com a presença de Corinthians e São Paulo pela primeira vez num torneio nacional e foi um sucesso de público. Aproveitando isso, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) passou a organizar o torneio em 1968, rebatizando-o de Taça de Prata, com representantes, também, da Bahia e de Pernambuco. A Taça Brasil daquele ano, então, perdeu o interesse e, sem datas para ser realizada, foi extinta um ano depois, em outubro de 1969.

Mas a polêmica, de fato, teve início em 2010, quando a CBF usou um dossiê elaborado pelo jornalista Odir Cunha para unificar os títulos das três competições (Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata e Campeonato Brasileiro).

As diferentes fórmulas de disputa entre os dois campeonatos, a importância na época, a ausência dos grandes clubes do país e a pouca quantidade de jogos que os times campeões da Taça Brasil faziam para chegar ao título (quatro ou cinco algumas vezes) foram os principais pontos de discórdia apontados por imprensa e torcedores contra a unificação. Por outro lado, por ter sido o único torneio nacional da época e por levar o campeão à Libertadores, a Taça Brasil teria todo o direito de ser considerada o campeonato brasileiro da época.

Vale ainda ressaltar que, na época, desafetos do então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, garantiram que o anúncio da polêmica decisão de unificar os títulos nacionais foi apenas para tirar o foco das recentes denúncias de corrupção feitas contra ele.


--

Siga as notícias do Cruzeiro e do futebol pelo Whatsapp

Inscreva-se no Chat Whatsapp Cruzeiro.Org (Notícias) em
https://chatwhatsapp.com/DilKZbCSWRb4hEikyutuMi

Para Grupo de Debates o link é
https://chat.whatsapp.com/3yzhAeILBAC1wpGSNK7GMR

/elo


Cruzeiro.Org - 25 anos

Comentrios:  Clique aqui e deixe o seu comentrio

 pyxis | BHZ | 01-04-20 11h26min
Típica polêmica inútil que só busca audiência e hits.
Pelo menos fora de MG respeitam o CRUZEIRO de maneira apropriada... este time desbancou o PODEROSO Santos de Pelé e mudou o cenário do futebol brasileiro... sem apoiao da mídia e das rádios que mandavam em tudo no país.
 Twitter 

 Notcias   rss
15/05 - 04h28 [0 coment.]
COLAPSO: Ministério Público vê irregularidades além do normal

14/05 - 07h20 [0 coment.]
COLAPSO: Conselheiros avaliarão reformulação do Estatuto

13/05 - 18h31 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro recebe autorização para retornar aos treinos

13/05 - 08h49 [0 coment.]
COLAPSO: Conselho Fiscal vai demorar a apreciar as contas de 2019

12/05 - 19h35 [0 coment.]
COLAPSO: Conselheiros excluídos terão direito a voto nas eleições

11/05 - 19h39 [0 coment.]
COLAPSO: Chapas para eleições em 21 de maio foram definidas

10/05 - 14h53 [0 coment.]
COLAPSO: Eleição será com cédula de papel e uso de máscara

09/05 - 06h43 [0 coment.]
Evandro anuncia a sua saída da equipe de vôlei do Sada Cruzeiro

>> Mais noticias
 Publicidade 


Cruzeiro.Org Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster