Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** Se tiver problemas com sua senha, clique em ESQUECI MINHA SENHA e receba uma nova ***

 Atualizado em 20-05-19 02h52min  |  Fonte: UOL - Blog do Rodrigo Mattos |  Qtd Leituras: 377
Brasileiro tem G4 restrito a clubes mais ricos nos últimos anos

A duas rodadas do final, o Brasileiro-2018 tem um G4 (vaga direta na Libertadores) desenhado com Palmeiras e Flamengo garantidos, com Internacional, Grêmio e São Paulo disputando outras duas vagas. São times que estão entre aqueles com as dez maiores receitas do Nacional, sendo os dois primeiros os mais ricos. É uma tônica do Nacional nos últimos cinco anos onde azarões foram praticamente excluídos da elite, e principalmente da disputa pelo título.

Um levantamento do blog mostra que, desde de 2014, todos os times que acabaram no G4 estavam entre as oito maiores receitas daquele ano. Na atual temporada, o cenário deve se repetir, embora as receitas ainda não tenham sido fechadas. Palmeiras e Flamengo ocupam as primeiras posições neste ranking, o que deve se repetir. São Paulo costuma obter a terceira ou quarta maior renda, e Grêmio e Inter variam entre a 4ª posição e a 10ª posição desta lista.

Em relação aos títulos, nesses cinco anos, o campeão sempre foi um dos dos cinco primeiros em receita a partir do título do Cruzeiro de 2014. O Corinthians ganhou três Nacionais nos últimos dez anos, justamente o período quando teve uma explosão de receitas. Quando o dinheiro corintiano acabou, o Palmeiras assumiu seu posto no domínio, enquanto o Flamengo ainda luta para transformar receita em taça.

Embora o dinheiro sempre tenha tido peso no Nacional, especialmente nos pontos corridos, o topo da tabela nunca foi tão concentrado entre times de elite. Em 2013, Atlético-PR, 13ª receita, e Botafogo, 9ª renda do ano, estavam no G4. Houve ainda o caso do Fluminense, de receita mais modesta, que ocupou espaço constante na elite, de 2010 a 2012, mas contava com ajuda por fora da Unimed, não contabilizada em seu balanço. Mas Atlético-PR e Goiás foram outros que já ocuparam espaço no G4 nos pontos corridos.

À partir dos novos contratos de televisão, em 2012, começa a haver uma diferenciação. ´Em 2013 e 2014, os clubes passam a se estruturar nesta realidade`, analisou o consultor financeiro César Grafietti, que faz estudos sobre finanças de clubes. Ele refere-se ao rompimento do Clube dos 13 quando os clubes passaram a assinar contratos individuais de televisão do Brasileiro, o que gerou ganhos extras para Corinthians e Flamengo.

Um levantamento de Grafietti sobre resultados aponta no mesmo sentido: domínio dos times mais ricos nos primeiros lugares. Segundo ele, os três com receitas maiores sempre estiveram nas sete primeiras posições nos últimos cinco anos. ´Antes, as receitas eram mais próximas. Em um ano, podia-se montar um time bom`, explicou. ´Agora dificilmente vai ter uma Chapecoense. Pode ter ali no topo um Cruzeiro, Atlético-MG, Inter`.

E o cenário tende a se aprofundar. Estudo do próprio Grafietti com a Ernest & Young mostra que a nova divisão de receitas de televisão deve dar maior vantagem do Flamengo e Corinthians graças ao pay-per-view. Sem contrato com a Globo, o Palmeiras recebeu luvas de R$ 100 milhões da Turner, conta com a Crefisa e seu rentável estádio. Times do grupo do meio devem sofrer perdas em relação aos que mais ganham.

Grafietti contou que, na Europa, a concentração de poder em poucos clubes começou com a Lei Bosman. Em paralelo, teve a formação da Liga dos Campeões no atual formato o que aumentou a exposição e receitas de alguns clubes.

Atualmente, foram formados superclubes dentro das ligas domésticas como Real Madrid, Barcelona, Juventus, Bayern de Munique, contra quem as outras equipes têm dificuldade para competir em igualdade pela diferença financeira.


A V I S O

Encontro Final de Ano
Cruzeiro.Org

Dia 2 de dezembro
Região da Pampulha
(500 m da Sede Campestre do Cruzeiro)

TV com Jogo contra o Bahia

e-mail para manifestação de interesse de participação para
contatos@cruzeiro.org

/elo


Cruzeiro.Org - 25 anos

Comentários:  Clique aqui e deixe o seu comentário

 pyxis | BHZ | 02-12-18 09h43min
A camarilha no comando... simples assim !
 Twitter 

 Notícias   rss
19/05 - 08h27 [2 coment.]
Cruzeiro amarga nova derrota para Flu em apresentação vexaminosa 

18/05 - 09h07 [1 coment.]
Raul comemora recorde mundial de invencibilidade de gols sofridos 

17/05 - 03h12 [7 coment.]
Cruzeiro é superado nos pênaltis na final da Copa do Brasil Sub-20 

16/05 - 23h09 [2 coment.]
Cruzeiro Feminino vence Pinheirense (PA) e decide vaga em casa 

16/05 - 21h24 [2 coment.]
Conselho Deliberativo elegerá membros para vagas do Conselho Fiscal  

16/05 - 20h34 [0 coment.]
Gustavo Perrela declara que ainda não assumiu cargo no Cruzeiro 

16/05 - 07h47 [9 coment.]
Cruzeiro faz apresentação deplorável e é ´premiado` com empate 

16/05 - 06h44 [1 coment.]
Rafinha utiiiza-se de cláusula contratual e troca Cruzeiro por Coxa 

>> Mais noticias
 Publicidade 


Cruzeiro.Org® 1999-2019 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster