Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notcias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***

 Atualizado em 10-12-18 20h02min  |  Fonte: GloboEsporte.Com |  Qtd Leituras: 238
Os uniformes e visibilidade em tempos de imagens com alta definição


Pesquisa do Globoesporte.com feita com 61 designers revela ranking de leitura dos números das camisas dos times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro

´Número é informação, e não perfumaria`. Assim Odinei Ribeiro, narrador do SporTv, fala no ar quando tem dificuldade de identificar qual o número da camisa de algum jogador durante as transmissões. Na profissão dele, essa leitura é fundamental, e quando há alguma interferência visual que a atrapalhe, seu trabalho acaba prejudicado.

Esse é um problema eterno que os narradores enfrentam nos campeonatos pelo Brasil. - Linhares Júnior, narrador do SporTv.

E se para os narradores televisivos o problema é grande, a coisa piora quando se trata dos que trabalham nas rádios. ´A gente precisa identificar na hora, não tem um recurso a mais`, afirma o radialista da Rádio Globo de São Paulo Marcelo do Ó, se referindo aos monitores que auxiliam nas transmissões de TV.

Pesquisa

Para avaliar quais os uniformes têm a melhor e a pior leitura dos números, enviamos imagens das camisas titular e reserva usadas (até setembro) pelos 40 times das Séries A e B do Brasileirão para designers darem notas considerando três quesitos:

Contraste

Algumas combinações de cor deixam a leitura mais difícil, principalmente a uma distância considerável. Não é à toa que placas de trânsito usam cores específicas para permitir que o motorista não apenas as enxergue de longe, mas também de maneira veloz.

´Camisas douradas com números pretos são terríveis em jogos noturnos. Os números prateados em camisas brancas também são difíceis.` - relata Linhares Júnior.

Legibilidade

Fator decisivo na leitura, o desenho do número utilizado também faz diferença. Neste caso, o ideal fica no equilíbrio da fonte, ou seja, nem tão grossa e nem tão fina. ´Alguns números estilizados também embaralham`, lembra Cleber Machado, narrador da TV Globo.

Ainda dentro desse aspecto, o tamanho também é importante, afinal, números menores dificultam o entendimento de narradores e torcedores. ´Um uniforme que tem problemas de visualização é do Oeste. Os números são muito pequenos: 3, 5, 6, 8 e 9, de longe, parecem ser a mesma coisa`, acrescenta Linhares Júnior.

´Os times que usam camisas com listras verticais normalmente oferecem maior dificuldade, principalmente quando os números são finos e/ou de cor que não cause contraste`, reforça Hugo Lago, narrador da Rádio Globo.

Interferência visual

O terceiro aspecto avaliado foi a respeito da interferência causada por listras horizontais, verticais e faixas nos desenhos dos uniformes. - Todos com listras são difíceis`, afirma Júlio Oliveira, narrador do SporTV.

Números inseridos em fundos lisos têm mais leitura, e é por isso que muitas vezes é usado como artifício uma camada lisa entre as listras e o número. ´No momento o pior é o River Plate`, lembra Luís Múcio, narrador do SporTv. ´Mas o número vermelho de listras do São Paulo em vermelho e em cima das faixas da camisa também fica ruim`, completa.

´O bom é o número visível, limpo, sem estar atravessado por faixas` complementa Luiz Penido, narrador da Rádio Globo.

Veja como ficou o ranking

Os 80 uniformes dos 40 times foram avaliados por profissionais com notas de 1 a 10, sendo que o valor máximo de pontos poderia chegar a 610, e o mínimo 61. O uniforme número um do Cruzeiro ficou em sétimo lugar entre os 80 e a camisa número dois ficou em 23o lugar.

De um total de 1.220 pontos possíveis, o uniforme do Cruzeiro ficou em quarto na classificação final dos clubes que possuem a melhor leitura de números em suas camisas com 979 pontos.

/elo


Cruzeiro.Org - 25 anos

Comentrios:  Clique aqui e deixe o seu comentrio

 pyxis | BHZ | 07-11-18 09h46min
Será que o Albertinho Rodrigues entrou nesta ´pesquisa` de opinião? Deveriam identificar os narradores de rádio e perguntar para eles sobre qual o tipo de deficiência visual que eles possuem... quem sabe os ´designers` de botequim se sentiriam sensibilizados e não inventariam tanta m3rd4. Se bem que tudo isto é aprovado por dirigentes ou patetas de marketing.
 Twitter 

 Notcias   rss
08/12 - 07h36 [3 coment.]
Cruzeiro: raio-X da situação contratual do elenco 

07/12 - 17h00 [1 coment.]
Torcida do Cruzeiro rompe 1 milhão de presentes na Toca 3 em 2018 

02/12 - 06h12 [4 coment.]
Cruzeiro enfrenta Bahia no Pituaçu em ritmo de despedida 

01/12 - 19h31 [3 coment.]
Cruzeiro anuncia que recusou proposta de negociação de Romero 

30/11 - 10h19 [1 coment.]
Tríplice Coroa - 15 anos de feito histórico no futebol brasileiro 

29/11 - 18h36 [2 coment.]
Sada Cruzeiro despede-se do Mundial de Clubes com vitória 

28/11 - 19h40 [2 coment.]
Cruzeiro cede ao Palmeiras (SP), direitos sobre o lateral Mayke 

28/11 - 18h48 [1 coment.]
Da Arquibancada - Procuram-se Sombras - Gustavo Nolasco 

>> Mais noticias
 Publicidade 


Cruzeiro.Org 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster