Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***

 Atualizado em 19-08-18 22h00min  |  Fonte: Superesportes - UAI |  Qtd Leituras: 335
Ronaldo, há 25 anos, estreava como profissional pelo Cruzeiro


Foi em um jogo sem muita importância pelo Campeonato Mineiro, com apenas 2.484 torcedores na arquibancada do Ronaldão, em Poços de Caldas, que o maior artilheiro brasileiro em Copas do Mundo entrou em campo pela primeira vez como atleta profissional.

Há exatos 25 anos, em noite fria de terça-feira, 25 de maio de 1993, Ronaldo, então com 16 anos, estreava com a camisa do Cruzeiro em vitória sobre a Caldense, por 1 a 0. Dali até meados do ano seguinte, o centroavante rápido e esguio marcaria 56 gols em apenas 58 partidas, colecionando recordes e gols bonitos, marcando seu nome na história do clube.

´Ele era diferenciado e ousado desde a primeira vez que subiu para treinar com a gente. Uma vez, deu uma caneta no Luizinho que quase acabou em briga`, lembra o lateral-esquerdo Nonato, que estava em campo na partida de estreia do centroavante. ´Eu havia tomado o terceiro amarelo contra o Vasco e estava suspenso na Copa do Brasil, por isso fui relacionado para o jogo em Poços de Caldas. Ele foi bem naquela partida`, recorda Nonato.

O responsável por promover Ronaldo foi o técnico Pinheiro, que levaria o clube ao título da Copa do Brasil nas semanas seguinte. O futuro Fenômeno ainda amargou alguns meses na reserva até se estabelecer no profissional. O primeiro gol foi marcado apenas em 3 de agosto, durante torneio amistoso em Portugal que colocou Ronaldo de vez no time principal.

Já sob o comando de Carlos Alberto Silva, o jovem foi ganhando espaço durante o torneio e voltou ao Brasil como titular absoluto. ´O ex-juvenil Ronaldo, com um gol na fase inicial – o primeiro como profissional – e uma atuação destacada ajudou o Cruzeiro a bater uma vitória contra o Belenenses por 2 a 0`, destacava o Estado de Minas de 6/8/1993. ´Ronaldo salvou a etapa da mediocridade, marcando um belo gol ao cabecear com firmeza para as redes de Figueiredo`, descrevia o EM o primeiro gol do Fenômeno nos profissionais.

Durante pouco mais de um ano no Cruzeiro, Ronaldo teve atuações marcantes. Em novembro de 1993, se tornou o primeiro jogador da história do clube a marcar cinco gols em uma mesma partida – na goleada sobre o Bahia, por 6 a 0, no Mineirão. Em março do ano seguinte, brilhou no clássico marcando os três gols da vitória por 3 a 1 sobre o Atlético, no Mineiro.

TÍTULOS

Ronaldo foi artilheiro da Supercopa dos Campeões da Libertadores (8 gols), do Mineiro (22) e incluído, aos 17 anos, na lista de convocados para a Copa do Mundo dos Estados Unidos’1994. Não entrou em campo, mas festejou o tetracampeonato conquistado depois de 24 anos de jejum brasileiro. Em agosto de 1994, foi vendido ao PSV, da Holanda, por US$ 6 milhões. Na sequência jogou por Barcelona, Internazionale, Real Madrid, Milan e Corinthians, clube pelo qual se aposentou, em 2011.

Pela Seleção Brasileira, marcou 67 gols em 98 partidas, atrás apenas de Pelé. Em quatro Copas do Mundo, marcou 15 vezes em 19 partidas, um a menos que o alemão Miroslav Klose.

Estreia no profissional

Em noite fria de terça-feira, 25/5/1993, Ronaldo estreava no profissional em time misto comandado pelo técnico Pinheiro, contra a Caldense, pelo Mineiro. Ronaldo tinha apenas 16 anos e passou em branco no triunfo por 1 a 0, diante de 2.484 torcedores que foram ao Ronaldão. O gol foi de Ramon Menezes.

O primeiro gol

O primeiro gol de Ronaldo foi marcado três meses depois, em 3 de agosto, durante torneio amistoso em Portugal. Já sob o comando de Carlos Alberto Silva, o futuro Fenômeno marcou o primeiro da vitória por 2 a 0 sobre o Belenenses, de Abel Braga, no estádio Restelo, em Lisboa. O jovem foi ganhando espaço durante o torneio e voltou como titular absoluto.

Recorde e lambança do goleiro

Em 7/11/1993, Ronaldo se tornou o primeiro jogador da história do Cruzeiro a marcar cinco gols em um mesmo jogo do Brasileiro. Foi no triunfo sobre o Bahia, por 6 a 0, no Mineirão. O outro gol foi de Careca. A partida ficou marcada pela lambança do goleiro Rodolfo Rodríguez, que deixou a bola no chão. Ronaldo se aproveitou do descuido e marcou o gol.

Brilho contra a 'Selegalo'

Em 6/3/1994, Ronaldo teve atuação brilhante. Ele marcou os três gols do Cruzeiro na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético. À época, o alvinegro era conhecido como Selegalo, por contar com estrelas como Adilson, Renato Gaúcho e Gaúcho. No primeiro gol, recebeu de Cerezo e fuzilou Humberto. No segundo, depois de driblar Kanapkis, foi derrubado na área e sofreu pênalti, que ele mesmo cobraria. No terceiro, recebeu de Roberto Gaúcho e completou para as redes.

Gol antológico

No mês seguinte, Ronaldo marcou um gol antológico no triunfo sobre o Boca Juniors, por 2 a 1, pela Libertadores. Ele recebeu a bola no meio campo, driblou três argentinos, cortou o goleiro Montoya e tocou para o gol.

Despedida

Campeão da Copa do Mundo nos Estados Unidos, sem ter entrado em campo, Ronaldo foi vendido ao PSV, da Holanda, em 2/8/1994, por US$ 6 milhões. Na despedida, jogou 20 minutos contra o Botafogo – tempo suficiente para marcar o gol da Raposa no empate por 1 a 1.

/elo


Cruzeiro.Org - 25 anos

Comentários:  Clique aqui e deixe o seu comentário

 pyxis | BHZ | 26-05-18 06h17min
Realmente, foi um dos maiores jogadores que vi jogar, acompanhei desde a base. Não foi o maior e não entra na MINHA seleção de todos os tempos DO CRUZEIRO.
Um fenômeno que vi fazer coisas maravilhosas.
Engraçado que tem até psicopata que brigou comigo por causa de ´que técnico lançou o Ronaldo`...
QUE COISA !
 Twitter 

 Notícias   rss
19/08 - 09h29 [3 coment.]
Cruzeiro busca reabilitação no Brasileiro´18 jogando na Toca III 

19/08 - 07h41 [0 coment.]
Venda para duelo com o Flamengo está liberada para todos os SF 

19/08 - 06h52 [0 coment.]
Com dois de Popó, Sub-20 vence e assume liderança do Mineiro´18  

18/08 - 17h47 [0 coment.]
Sub-15 vence, mantém sequência invicta e lidera no Estadual 

18/08 - 17h35 [0 coment.]
Cruzeiro vence rival e vai à final da Salvador Cup Sub-16 

18/08 - 17h28 [0 coment.]
Gabriel Brazão é convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 

18/08 - 07h23 [1 coment.]
Diretoria do Cruzeiro constata desequilíbrio e protecionismo da CBF 

17/08 - 20h00 [0 coment.]
Cruzeiro pedirá à CBF para alterar data de duelo contra Palmeiras 

>> Mais noticias
 Publicidade 


Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster