Atualizado em 19-02-19 17h54min | Fonte: Superesportes - UAI | Qtd Leituras: 371
O Cruzeiro perto de alcançar a marca de 2 mil pontos no Brasileiro
Com 1.997 pontos em 58 participações na competição, o time celeste só fica atrás do São Paulo, que soma 2.023. Enquanto a Raposa tem quatro taças da elite nacional, o Tricolor foi campeão seis vezes.
Se desde sempre cada vitória valesse três pontos, o Cruzeiro já teria ultrapassado a marca de 2 mil há algum tempo. Porém, o Brasileirão teve vários critérios de pontuação ao longo de quase seis décadas de existência. Leia, abaixo, um resumo das mudanças:
1959 a 1974 – dois pontos por vitória e um ponto por empate;
1975 a 1977 – dois pontos por vitória de um gol de diferença. Três pontos por vitória de dois ou mais gols de diferença. Um ponto por empate;
1978 – dois pontos por vitória de até dois gols diferença. Três pontos por vitória de três ou mais gols de diferença. Um ponto por empate;
1980 a 1987 – dois pontos por vitória. Um ponto por empate;
1988 – três pontos por vitória. Um ponto por empate. Dois pontos por empate e vitória nos pênaltis;
1989 a 1994 – dois pontos por vitória. Um ponto por empate;
Desde 1995 – três pontos por vitória. Um ponto por empate;
Obs: vitória em jogo de repescagem não contabilizava pontos para a classificação final do campeonato. O Cruzeiro, portanto, deixou de somar ao vencer a Desportiva-ES por 1 a 0, em 24 de fevereiro de 1982, no Mineirão.
Recordista em vitórias
O Cruzeiro é o time que mais venceu na história do Campeonato Brasileiro. São 615 vitórias em 1.405 jogos. Em segundo lugar vem o São Paulo, com 614 triunfos em 1.386 partidas. Santos (598), Corinthians (595) e Grêmio (595) completam o 'Top 5' da lista dos maiores vencedores.
Fontes de pesquisa: Almanaque do Cruzeiro, Arquivo do Jornal Estado de Minas, FutDados, Futebol 80, Bola na Ãrea, Guias do Brasileirão da Revista Placar e Wikipédia.
/elo

Comentários: Clique aqui e deixe o seu comentário
 | pyxis | BHZ | 16-04-18 09h13min É o tipo de coisa que não acrescenta absolutamente nada... Mas a mÃdia gosta de ´agradar` torcedores que não observam outras mazelas e estragos.
Há muito sabemos (alguns poucos) que o Cruzeiro tem consistência, Hà MUITOS ANOS, desde 1966, no cenário nacional. Se não fosse nossos próprios erros (FORA DE CAMPO) e as máfias do eixo (CBF, APITO, FMF, MÃdia, STJD etc) serÃamos muito maiores. Mas este é o quadro, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, somos GIGANTES ! Temos HISTÓRIA ! MULTI-CAMPEÕES ! |
|