Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notcias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***

 Atualizado em 22-09-18 05h02min  |  Fonte: Superesportes - UAI |  Qtd Leituras: 289
Da Arquibancada - Minha Seleção é o Cruzeiro - Por Gustavo Nolasco


Quanto mais amo o Cruzeiro, mais perco o interesse na Seleção Brasileira. Foi-se o tempo do escrete nacional unindo paixões de Norte a Sul. Após a convocação de Tite nesta semana, última antes da escolha derradeira para a Copa da Rússia, sacramentou-se uma década de injustiças contra o maior goleiro do Brasil no século XXI, Fábio. Mas esse meu desdém cristalizado com relação à ´verde e amarela` não nasceu agora, vem de um histórico de maldades cometidas contra craques e ídolos do nosso bastião azul e branco.

Niginho Fantoni, o ´Artilheiro dos clássicos`, um dos maiores ídolos do Cruzeiro/Palestra. Na década de 1930, foi à Europa e de lá fugiu, pois se negou a entrar para o exército de Mussolini. Retornou ao Brasil. Palmeiras, Vasco e Seleção. Mesmo não ostentando o manto sagrado, o que voltaria a fazer em 1939, tornou-se o primeiro injustiçado entre os nossos gigantes. Reserva imediato do contundido Leônidas ´Diamante negro`, ele o substituiria justamente contra a Itália na semifinal da Copa de 1938. A sombria relação entre Getúlio Vargas e Mussolini sacramentou o horror. Niginho foi impedido de entrar em campo. Trincando os dentes de tristeza, assistiu a seus companheiros sucumbirem.

Três décadas depois, um novo regime autoritário cruzaria o destino de outro ídolo do clube popular e operário do Barro Preto. Dirceu Lopes, o ´Príncipe`, gênio do feliz escrete de João Saldanha, sentiria o fel do subterrâneo da ditadura. Para agradar aos generais, o lambe-botas Zagallo alijou o cruzeirense do Mundial de 1970. O golpe militar sanguinário, além de mutilar e assassinar milhares de brasileiros, impediu o mundo de assistir ao que poderia ter sido o maior espetáculo mundano de todos os tempos: uma Copa do Mundo conquistada pelo Rei Pelé e o Príncipe Dirceu.

Na biografia do craque, escrita por Pedro Blank (integrante da imaginária Academia Cruzeirense de Letras, da qual Plínio Barreto é patrono e J.A. Ferrari é presidente benemérito), a covardia de Zagallo é escancarada e nos enoja. Procurado por Mr. Blank, o traidor manteve sua clássica petulância e não teve a hombridade de ao menos se desculpar pelo malfeito a Dirceu.

Em 1990, torci fervorosamente contra o Brasil. Indignado porque meu ídolo Balu havia sido preterido por Sebastião Lazaroni. Fui aos Correios e enviei um telegrama para a campanha criada pela torcida cruzeirense para tentar sensibilizar o treinador. Apesar das milhares de cartas, telefonemas e do meu telegrama, o lateral-direito do Cruzeiro ´geração de prata` do final dos anos de 1980 não foi à Copa. Vibrei quando Caniggia e Maradona humilharam Lazaroni e seus escolhidos!

Outras maldades se acumularam. Nonato convocado fora de hora para nos prejudicar. Ronaldo que nem sequer entrou em campo em 1994. Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro renegados a um mísero chamado.

Nesta semana, com o sonho da Copa de 2018 enterrado, o muro de concreto Fábio entra para a história do futebol brasileiro como o maior goleiro de todos os tempos que menos foi convocado para a Seleção. Assistimos, tristes, a Tite seguir o roteiro do renascimento da rodriguiana síndrome de vira-lata que se abate sobre o Brasil. Onde basta aos goleiros migrarem para o Primeiro Mundo e assim, pelos uivos de cachorros magros e pulguentos, se transformarem em ´experientes e capacitados`.

Certo é que já não torceria para o Brasil na próxima Copa por não admitir que um menino mimado e sonegador milionário de impostos seja o símbolo de uma geração. Porém, com a última das possíveis copas negada ao Fábio, o meu sentimento de menosprezo pela Seleção deixa de ser movido pela raiva. Serei contra a Seleção pelo meu amor a minha verdadeira nação, o Cruzeiro Esporte Clube.

/elo


Cruzeiro.Org - 25 anos

Comentrios:  Clique aqui e deixe o seu comentrio

No h comentrios para esta notcia.

 Twitter 

 Notcias   rss
20/09 - 03h35 [12 coment.]
Insólita expulsión por medio del VAR 

19/09 - 12h45 [1 coment.]
Cruzeiro enfrenta seu grande rival na Libertadores, na Argentina  

17/09 - 21h03 [2 coment.]
Cruzeiro embarca para enfrentar Boca Juniors sem Arrascaeta 

17/09 - 18h14 [1 coment.]
Cruzeiro apresenta a lista dos jogadores na sequência da Lib´18 

17/09 - 09h22 [0 coment.]
Atletismo consegue bons resultados na Europa e em provas no Brasil 

17/09 - 08h26 [4 coment.]
Atlético Mineiro emite nota de repúdio a cântico de sua torcida 

17/09 - 07h45 [2 coment.]
Cruzeiro empata com rival, atuando com seus jogadores reservas 

16/09 - 18h30 [0 coment.]
Sada Cruzeiro é superado pelo Fiat Minas no tie-break 

>> Mais noticias
 Publicidade 


Cruzeiro.Org 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster