Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** AVISO - Se sua SENHA não estiver funcionando, peça uma nova que será enviada para seu e-mail - Se seu e-mail atual não estiver cadastrado, CADASTRE ***

 Atualizado em 28-02-20 02h44min  |  Fonte: pelé.net |  Qtd Leituras: 2167
Gomes segue passos de Dida

BELO HORIZONTE - Apontado como o principal goleiro do Cruzeiro depois de Dida, Gomes começa a trilhar também o caminho de sucesso do companheiro de posição na Europa. Transferido em meados do ano passado para o PSV Eindhoven, da Holanda, o camisa 1, que foi campeão da Tríplice Coroa em 2003 com a Raposa, começa a ser reconhecido, o que já acontece há bastante tempo com o atual titular da Seleção Brasileira.



Os dois goleiros são exemplos de brasileiros que se destacam na Europa em uma posição que, com poucas exceções - Taffarel é a mais conhecida -, eles nunca foram muito valorizados. Dida já tem vaga garantida no Milan, da Itália, há mais de duas temporadas. E teve como auge no "Velho Continente" a conquista da Liga dos Campeões 2002/2003. O goleiro da Seleção Brasileira garantiu o título aos milaneses na cobrança de pênaltis contra a Juventus.



"Eu cheguei em um clube excelente e que tem muitos brasileiros, o que ajudou a adaptar mais rápido. Hoje estou bem e tenho o objetivo de fazer uma longa carreira por lá, não tenha dúvida", comentou o goleiro, de 28 anos, formado nas categorias de base do Vitória-BA e que apareceu defendendo as cores do Cruzeiro. Ele teve uma boa passagem também pelo Corinthians.



Gomes tem uma história mais recente. Ele foi vendido pelo Cruzeiro para o PSV em meados do primeiro semestre de 2004, quando estava no final do período de recuperação de uma fratura na mão direita. O arqueiro mineiro teve uma adaptação relativamente rápida, apesar de chegar lá sem condições imediatas de jogo.



Depois de totalmente recuperado, Gomes foi entrando aos poucos no gol do PSV, até se tornar titular e já é o goleiro que mais tempo ficou sem sofrer um gol na história do Campeonato Holandês: 1.159 minutos.



"Eu fui com objetivo de dar seqüência à minha carreira e fazer algo brilhante na Europa. Isso está dando certo. Eu já consegui bater recordes. Já classificamos para a próxima fase da Champions League, o que nunca tinha acontecido com PSV", observou o goleiro de 23 anos.



O time de Gomes se classificou como segundo colocado do Grupo E da Copa dos Campeões, o líder foi o Arsenal, dos brasileiros Edu e Gilberto Silva, ambos contundidos. Já o Milan, de Dida, também se classificou para as finais como líder do Grupo F, o mesmo que tinha o Barcelona. O PSV enfrentará o Mônaco nas oitavas-de-final da competição e o Milan terá como adversário o Manchester United.



O precursor



Tanto Dida como Gomes não deixaram de citar Taffarel como o goleiro que abriu as portas da Europa para os brasileiros que jogam nesta posição. Dida disse que a participação do tetracampeão do mundo no Reggiana e Parma, ambos da Itália, e também na Galatasaray, da Turquia, foi crucial para que os europeus começassem a confiar nos goleiros do Brasil.



"O Taffarel abriu as portas para os goleiros brasileiros. Não jogou tanto, mas foi o primeiro a abrir este espaço para gente. Eu estou também contribuindo para isso. Tudo isso mostra que os goleiros no Brasil são bem treinados. Acho que esse é um fator positivo", comentou o goleiro do Milan.



"Acho que agora está mudando o tratamento deles. Eles sempre acharam que o Brasil só faz centroavante e meia e o goleiro não seria tão importante para eles. Mas depois que o Dida e o Taffarel foram para Europa, eles viram que é diferente e estão acompanhando mais", ressaltou Gomes.



Ele disse que as suas participações na Seleção Brasileira Sub-23 também foram importantes. "Foi essencial porque foi na Sub-23 que eles me observaram melhor e depois vieram ao Brasil concretizar a transferência. É muito bom", comentou o goleiro, que foi vendido para a Holanda com a mão direita fraturada. "Isso mostrou que eles tinham confiança em mim", interpretou.



Cruzeiro.Org - 25 anos

Comentários:  Clique aqui e deixe o seu comentário

Não há comentários para esta notícia.

 Twitter 

 Notícias   rss
27/02 - 05h14 [0 coment.]
Sada Cruzeiro faz 3 a 0 no Fiat Minas e lidera Superliga 2019/20 

26/02 - 18h25 [1 coment.]
COLAPSO: Alteração estatutária é inevitável, diz Superintendente 

26/02 - 14h51 [1 coment.]
COLAPSO: Dedé é recusado por clubes e pode sofrer nova cirurgia 

26/02 - 08h26 [1 coment.]
COLAPSO: Cruzeiro vai atrás de credores da dívida descomunal 

25/02 - 11h25 [1 coment.]
Morre Ildeu Cunha Pereira, ex-dirigente do Cruzeiro sob investigação 

24/02 - 23h30 [1 coment.]
COLAPSO: Ocimar Bolicenho causa polêmica em programa de TV 

24/02 - 12h40 [1 coment.]
Cruzeiro vive seu pior início de Mineiro dos últimos 16 anos 

23/02 - 06h44 [1 coment.]
´STJD não quer saber de torcida única`declara dirigente da FMF 

>> Mais noticias
 Publicidade 


Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster