Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - Se sua SENHA não estiver funcionando, peça uma nova que será enviada para seu e-mail - Se seu e-mail atual não estiver cadastrado, CADASTRE ***

 Acesso mais recente em 28-05-20 12h51min  |  Fonte: Cruzeiro - Site Oficial |  Qtd Leituras: 2419
Clube se tornou exemplo de organização no futebol brasileiro

O Cruzeiro Esporte Clube completa 84 anos neste domingo, uma história marcada por grandes conquistas nacionais e internacionais, como o bicampeonato da Copa Libertadores da América, em 1976 e 1997.

Além do sucesso dentro de campo, o Clube também se tornou exemplo de seriedade e organização, contando com uma das estruturas mais completas do mundo para futebol. No dia 2 de janeiro de 1921, nascia a Sociedade Sportiva Palestra Itália, fundada por cerca de 250 integrantes da colônia italiana de Belo Horizonte. A maioria, dissidente do Yale Athletic Club, do Barro Preto, onde uma crise político-administrativa comprometeu sua existência.

No ano de 1923, foi inaugurado o Estádio JK, no Barro Preto, palco de treinamentos e jogos da equipe. Em 1940, por conseqüência da II Guerra Mundial e seus reflexos na vida política brasileira, o clube passou a se denominar Sociedade Esportiva Palestra Mineiro. Em 42, ainda em decorrência da guerra, o Conselho Deliberativo aprovou, por unanimidade, o nome Cruzeiro Esporte Clube. Ao mesmo tempo, foram alteradas as cores do clube, que passaram de verde, branco e vermelho para azul e branco.

Com a necessidade de se criar uma estrutura social-econômica e financeira que desse suporte ao futebol, o Cruzeiro inaugurou sua sede social do Barro Preto no dia 15 de novembro de 1956, dando um salto para o futuro. Entre 1957 e 1958, construiu a sua Sede Campestre. Após a inauguração do Mineirão, no dia 5 de setembro de 1965, o time azul mudou sua história no futebol e começou a se destacar no cenário nacional e internacional.

A Toca da Raposa foi inaugurada em 1973, quando o clube passou a ter o maior e mais completo centro de treinamento da América Latina, dando outro grande salto na história. Em março de 2002, o Cruzeiro inaugurou um dos mais completos centros de treinamento do mundo: a Toca da Raposa II, que oferece uma estrutura comparada à dos grandes clubes europeus. No ano seguinte, na Rua Timbiras, foi inaugurada uma moderna sede administrativa, com oito andares, onde será instalado, futuramente, o Memorial do Cruzeiro. Em 2004, a diretoria deu início às obras de revitalização do Parque Esportivo do Barro Preto.

O Clube também está atento às questões sociais e colabora com algumas entidades filantrópicas e organiza campanhas junto à sua torcida para arrecadar donativos e distribuir entre entidades carentes. Em 2004, foram arrecadadas mais de 40 toneladas de alimentos, distribuídos na campanha Minas Solidária. A iniciativa foi reconhecida pelo Governo de Minas Gerais, que homenageou o presidente Alvimar de Oliveira Costa com a medalha de "Mérito de Defesa Civil".

A formação de atletas, principalmente como cidadãos, também é uma preocupação do Cruzeiro. Para superar as dificuldades de conciliar o futebol com os estudos, foi implantada na Toca da Raposa uma escola de Ensino Fundamental, Médio e Suplência, aprovada pelo MEC, onde o calendário escolar é adaptado ao do futebol. O clube também oferece aos garotos assistência social e pedagógica, além de acompanhamento psicológico.


Cruzeiro.Org - 25 anos

Comentários:  Clique aqui e deixe o seu comentário

Não há comentários para esta notícia.

 Twitter 

 Notícias   rss
27/05 - 15h45 [0 coment.]
COLAPSO: Sérgio Rodrigues anuncia equipe primeiras ações 

27/05 - 10h24 [0 coment.]
COVID-19: Cinco patrocinadores informam suspensão de pgamentos 

27/05 - 08h38 [0 coment.]
COLAPSO: Secretário-Geral da CBF fala de punições ao Cruzeiro 

27/05 - 06h32 [0 coment.]
COLAPSO: Jogadores do Cruzeiro ouvidos em inquérito policial 

26/05 - 18h38 [0 coment.]
COVID-19: Enderson comanda a primeira atividade na Toca 2 

26/05 - 17h00 [0 coment.]
COLAPSO: STJD diminui pena do Cruzeiro por desordem contra CSA 

25/05 - 18h05 [0 coment.]
COLAPSO: Candidatos derrotados formam bloco contra judicialização 

24/05 - 13h10 [0 coment.]
COLAPSO: Um ano do início de denúncias e seguem investigações 

>> Mais noticias
 Publicidade 


Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster