Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO
COMENTE E COMPARTILHE AS NOTÍCIAS E COLUNAS DO CRUZEIRO.ORG
VBR Artes Gráficas



Futebol Falado
P.C.Almeida escreve regularmente

04/02/2009 | P.C.Almeida
Com a cara da Libertadores.

Um time pra vencer a Libertadores tem que ter crescido jogando na várzea, marcando gols em traves imaginárias simbolizadas por chinelos.

Amigos, já falei aqui em outra oportunidade e não me envergonho em ser repetitivo. Afinal, o homem tem de ter, no mínimo, uma obsessão na vida. Sem obsessão, nada se constrói. Ou os amigos acham que os grandes vultos da história foram o que foram sem serem obsessivos?

Digressões a parte, o que eu quero tanto dizer - e me repetir - é que a Libertadores é o maior e mais difícil torneio de clubes do mundo e ninguém há de me dissuadir dessa convicção. Pois vejam que é na Libertadores em que o time tem de enfrentar torcidas hostis, campos varzeanos, juizes caseiros, altitude, enfim. E ainda tem o time adversário e a obrigação de vencê-lo. A Liga dos Campeões da Europa, o maior torneio do velho continente, é um campeonato para meninos que aprenderam a jogar bola no apartamento e depois vão para escolinhas para serem jogadores de granja. Pois eu vos digo, meus caros, que duvido que o português Cristiano Ronaldo – o melhor do mundo – jogue tudo aquilo disputando a Libertadores. Um time pra vencer a Libertadores tem que ter crescido jogando na várzea, marcando gols em traves imaginárias simbolizadas por chinelos.

O Cruzeiro disputará a sua décima primeira Libertadores, da qual já foi finalista por três oportunidades, sendo campeão em duas. O nome do torneio – que nasceu em 1960 – é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América Latina: Simón Bolívar, Dom Pedro I, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O'Higgins. Há nesta copa uma característica bastante latente: o futebol disputado na força, na raça – assim como é o futebol sulamericano.

Eis que nesse ano de 2009 eu vejo que o elenco do Cruzeiro estará reunindo essas características tão particulares. Sobretudo com as ultimas contratações, como as dos zagueiros Anderson, Gustavo e do atacante Kleber, o Cruzeiro possui atletas com a vocação para a luta, a entrega. Vejo esse ano um Cruzeiro verdadeiramente guerreiro, que peleia sem desistir jamais. Óbvio que tudo isso é apenas especulação. Ainda não se sabe como esses novos atletas se desempenharão vestindo a camisa estrelada. Mas pelo histórico de cada um, sabe-se notoriamente que gana não faltará. Poderão até nos vencer na bola, o que é normal no esporte, mas não nos vencerão na vontade. O time estará, antes de tudo, obsessivo – e, portanto, fadado a fazer história.

A troca de atacantes que ocorreu, Guilherme indo para a fria Kiev e Kleber vindo para o calor tropical de Minas, foi muito benéfica para o time. Guilherme é craque, tem um toque de bola refinado, ótimo finalizador, possui qualidades que o elevará ao status de selecionavel sem contestações. Mas falta a Guilherme colhões, falta “comer” o zagueiro, cavar seu espaço entre os brutamontes que povoam as áreas adversárias. Já Kleber não possui o mesmo talento de Guilherme. Talvez por isso não lhe falte a luta, a garra – às vezes até excessiva – mas que bem dosada, poderá ser de extrema utilidade ao Cruzeiro na construção do sonho do tricampeonato.

Além de Kleber e dos novos contratados, outros atletas serão fundamentais, como Sorin (se recuperar sua plenitude), Ramires, Fabrício, Fábio, Marquinhos Paraná, Jonathan, Thiago Heleno, todos com a mesma característica: a luta, a obsessão. Além destes, Wagner será o cérebro, aquele que depositará a bola no chão para descobrir cada companheiro e coloca-lo em condições de decidir a partida.

Teremos, portanto, a mescla entre juventude e experiência, raça e técnica, ambas ideais para um time que pretende conquistar a América. O Cruzeiro está com cara de Libertadores. Mas se essa mistura dará liga pelos lados da Toca da Raposa, somente o futuro e as batalhas ferrenhas da Libertadores dirão. Fica um doce e regozijante sentimento de esperança.


P.C.Almeida é escritor e dramaturgo
pcalmeida@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Futebol Falado

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 rapozaço | Belo Horizonte | 04-02-09 08h51min
Aleluia!
Parabéns PC... rever conceitos é tão importante quanto ser obsecado. Vc escrevendo coisas construtivas é mais novidade que a camisa nova e o novo elenco...
 surfista celeste | Vitória | 04-02-09 09h27min
É isso aí PC tb to c uma boa expectativa pra esse ano Anderson e Kleber foram d fato contratações d peso e creio q veremos isso muito em breve em campo, o grupo já era qualificado e agora estamos em condições d disputar os pricipais títulos da temporada alias pelo menos do 1º semestre né pq na prox janela o time pod mudar bastant, mas sem dúvida estamos c as esperanças renovadas e já to loco p v esse time na libertadores!
 Edg | Belem | 04-02-09 13h15min
PC hoje, quanta inspiração, heim? Parabéns,,, Raça é o que não falta ao nosso colunista,,,, sempre que posso leio sua coluna,,,, vê se consegue escrevê-la diariamente... nos enche de orgulho ver este cruzeirense escrevendo. obrigado
 pc | Belo Horizonte | 04-02-09 13h21min
Edg, obrigado pelos elogios. Mas eu acho que se eu escrevesse diariamente, alguns não se agradariam muito. Abraços.
 manicure | Serro | 04-02-09 15h59min
Sr. PC, concordo com voce, especialmente sobre a vantagem da troca de Guilherme pelo Kleber. Acho que o Kleber vai trazer raça ao time, coisa que não é a especialidade do Guilherme. Sobre a falta que o Guilherme faráao time, se muito ou pouca, isso vamos ver. Agora que êle vai abrir o caminho dele para a seleção facilmente,,,sei não.
 Cesar | Belo Horizonte | 04-02-09 17h39min
PC, em minhas andanças como consultor e professor....noto uma sinergia muito grande da torcida com este time que está sendo muito bem complementado pelas contratações feitas até agora. Apesar de ser crítico dos nossos dirigentes....vejo que Zézé Perrela tem muito mais tino para a coisa do que o irmão. E ainda dá uma sorte danada..esta troca do Guilherme pelo Kleber (que ele no início recusou), caiu do céu para nós. De fato, estamos com cara de Libertadores
 unico3! | BHte | 04-02-09 18h48min
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Tudo mudou e para melhor... Otima coluna!!! Parabéns, Acho que a chegada do Kleber trouxe uma esperança a todos do tamanho da China Azul. Agora é só todos os jogadores confirmarem o seu brio que mesmo que o cruzeiro saia da Libertadores, vai ser com suor, lagrimas e sangue...Acredito nesse time. !#
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 04-02-09 19h15min
Alô P.C. - Falou pouco mas falou bonito. Concordo com você sobre a formação do time para a Libertadores e por tabela para o campeonato mineiro. Temos que levantar novamente a taça de campeão mineiro. Não podemos dar chances ao KLB. somos mais de 8 milhões de fanáticos com pensamento positivo e levando bons fluidos à equipe. Parabéns pela coluna. Há... Espero que você se torne um sócio torcedor antes do lançamento e antes da conquista do TRI.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 04-02-09 19h19min
Alô PC. E não se esqueça.... NÃO SE ESQUEÇA.... 1+1=2+2=4+4=8+8=16+16=32+32=64+64=128+128=256+256=............ e assim conseguiremos facilmente 50mil sócios e depois 60 e depois 80 e chegaremos a 100mil. Mas você também tem que participar. Tem que trazer outros amigos cruzeirenses para aderirem à sociedade. Porque um time montado como esse de 2009 merece ou não???????????????
 Leouss | Campo Grande | 05-02-09 13h58min
PC, parabéns pela coluna. É bom lançar bons fluidos de positivismo e esperança na torcida. Instiga o torcedor a comparecer nos jogos, a apoiar o time, principalmente na Libertadores. Espero que possamos caminhar juntos, time e torcida. Um abraço!
 Fred Carvalho | Não definido | 07-02-09 10h46min
ô PC,acho errado seu pensamento quanto a liga dos campiões ...a libertadores é mais dificil pois o gramados ,,altitude...etc.mas isso nao torna a liga dos campiões facil nem o c.ronaldo ,henry e ashavin ruim nao. Adimiro o seu jeito de avaliar o mundo do futebol. Abraços Fred carvalho
 pc | Belo Horizonte | 07-02-09 12h43min
Fred, obrigado pela admiração. Mas a Liga é um campeonato fantástico, mas não possui o mesmo tempero da Libertadores. Abraços.
 mundazul | sparta | 10-02-09 09h49min
pc,ganhar um brasileirao ou uma libertadores é bem mais dificil do que vencer qualquer torneio na europa.comungo de sua opiniao a respeito dos jogadores,e vou alem.acho que a eleiçao do melhor do mundo é uma farsa.ninguem jogou mais que edmundo em 1997 e ninguem jogou mais que alex em 2003,sem citar outros.o melhor do mundo tem que jogar na europa.nossos times exportam os melhores jogadores pos libertadores e vão lá e vencem ainda.o futebol brasileiro,com todos os problemas extracampo ainda nao
 mundazul | sparta | 10-02-09 09h52min
encontra adversarios.se tivessemos um futebol organizado,sem as maracutaias e favorecimentos e uma legislaçao que fortalecesse os times, seriamos 10 vezes campeoes do mundo,assim como alguns titulos sairiam do eixo do mal e iriam para outras partes do brasil.esses caras da europa jogam mais fora de campo que dentro,e tem brasileiros nessa aí tambem. qual o criterio para se convocar o gaucho e deixar de fora outros jogadores?a grana que rola é grande,muitos interesses em detrimento do futebol.
 XANDAO CAPINEIRO |  CAMPINAS-PELOTAS | 15-10-13 19h34min
Se tem acesso a alguém da Diretoria diga-lhe que se não houver uma intervenção forte, mostrando o outro lado aos jogadores e comissão técnica nós vamos perder de forma vergonhosa este título. Reforço, não temos um líder de fato.
 XANDAO CAPINEIRO |  CAMPINAS-PELOTAS | 15-10-13 19h34min
Se tem acesso a alguém da Diretoria diga-lhe que se não houver uma intervenção forte, mostrando o outro lado aos jogadores e comissão técnica nós vamos perder de forma vergonhosa este título. Reforço, não temos um líder de fato.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/08 - 11h48 [2 coment.]
CopaBr: Confusão na Internet e nas filas para compra de ingressos  

21/08 - 10h57 [1 coment.]
Cruzeiro conquista pontos preciosos diante de rival direto 

21/08 - 08h39 [1 coment.]
José Márcio Leão vence Meia Maratona do Rio de forma emocionante 

20/08 - 17h12 [10 coment.]
Cruzeiro enfrenta Sport (PE) com riscos de descer na classificação 

20/08 - 08h17 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vence o Santos Tsunami pelo Brasil FA 

20/08 - 07h09 [1 coment.]
Clubes registram R$ 2 bi em dívidas trabalhistas e 3 mil processos 

20/08 - 06h05 [11 coment.]
Latorre treina à parte no Cruzeiro e não aceitou rescindir contrato 

19/08 - 17h45 [1 coment.]
Com nova virada, Cruzeiro Sub-15 vence o Dínamo pelo Estadual 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster