Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

04/01/2009 | Voz da Arquibancada
Feliz Aniversário!

Por Francisco Mendes

No dia 2 de janeiro de 2009, o Cruzeiro Esporte Clube completou 88 anos de existência desde sua fundação no Barro Preto, em Belo Horizonte, com o nome de Società Sportiva Palestra Italia.

Nunca soube o significado de Palestra, mas gosto de lembrar da história da fundação do Cruzeiro, por imigrantes italianos chegados ao Brasil com uma mão na frente e outra atrás e que só queriam sobreviver e jogar bola. Gosto de lembrar disso porque me lembra de minha cidade e porque derruba o mito que alguns torcedores do outro time gostam de acreditar, o mito de que o clube com sede no bairro de Lourdes é que está mais próximo do povo.

A trajetória do Cruzeiro acompanha o desenvolvimento de Belo Horizonte e se confunde com a história do nosso estádio, o Mineirão. Por obra do destino, a inauguração do estádio é contemporânea à estréia do maior time que já jogou com a camisa estrelada e o primeiro grande momento daquele gramado foi a goleada aplicada sobre o Santos de Pelé na final da Taça Brasil de 1966. Hoje em dia não se fala muito mais sobre isso, mas foi aquela vitória que derrubou, nas cabeças dos dirigentes da época, a idéia de que o campeonato Rio-SP era o mais importante do Brasil, lançando a semente para a criação de verdadeiros campeonatos nacionais no país.

Dez anos depois da histórica conquista sobre o "imbatível" Santos, o Cruzeiro seria o segundo time brasileiro a conquistar a Libertadores da América, em uma final histórica contra o River Plate.

O mesmo River Plate que o Cruzeiro derrotaria na final da Supercopa dos campeões da América, outro jogo emocionante em que, após derrota de 2x0 em Buenos Aires, desfilaria 3x0 sobre os argentinos, no mesmo Mineirão que o havia consagrado.

O mesmo Mineirão que assistiu à belíssima conquista do Brasileiro de 2003, quando correu pelas bocas dos cronistas esportivos que a vitória do Cruzeiro consolidava o campeonato de pontos corridos como a melhor forma de competição, premiando a organização, o trabalho sério e o planejamento. Mais uma vez, era
marcada a história do futebol nacional.

Dos 88 anos do Cruzeiro, por 29 anos e 9 meses, eu pude participar. Desde meu primeiro dia no Mineirão, em 1988, um jogo contra o Santos (ou o Bahia, não me
lembro ao certo), estive em partidas de campenatos que nem existem mais. Estive em jogos históricos dos quais nunca vou me esquecer, jogos tão insignificantes que nem consigo me lembrar e jogos tão terríveis que gostaria de esquecer, mas não consigo.

E, hoje, longe de Belo Horizonte, sigo acompanhando o Cruzeiro, através da alegria incomparável que é encontrar outras pessoas que, mesmo longe da terra, mantêm viva a paixão. Assim como aqueles italianos que, 88 anos atrás, não importando onde estivessem, só queriam ter um time de futebol.

Por isso, parabéns a todos os Cruzeirenses que têm o time no coração.

Parabéns ao Cruzeiro pela maravilhosa história que ele carrega.

E, principalmente, obrigado por todas as tristezas e alegrias proporcionadas.

Grande abraço, saudações azuis e que venha 2009.

Francisco Mendes.
Brasília - DF


Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 jeronimo | Rio de Janeiro | 09-01-09 07h56min
Pois é Francisco Mendes, jogos emociontes e sofridos foram muitos, mas para mim nenhum se comparou em sofrimento, seguido de alegria como a derrota de 2 a 3 para o Colo Colo no Chile pela Libertadores de 1997. Com Cleisson fazendo nosso segundo gol seguramos o resultado para levarmos para os penaltis, onde enfim ganhamos fácil. Ouvi este jogo no rádio do meu carro, com a transmissão cheia de interferência na garagem da casa de meu sogro em Saquarema/RJ. Depois do sufoco, partimos conscientes...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 09-01-09 08h01min
... para a conquista de nossa segunda Libertadores. Diga-se de passagem que este time do Colo Colo era muito bom, mas o Cruzeiro tinha um time determinado em busca do bi da Libertadores. É meu jogo mais sofrido. Mais que a final da Copa do Brasil ganha em cima do São Paulo. om relação a sopercopa ganha sobre o River, fui para o Mineirão convicto que o título não escapava, apesar de termos que fazer 3 a 0 (intuição de torcedos), e foi tranqüilo.
Grande abraço.
 Fox-man | PLANETA AZUL | 12-01-09 12h29min
Boas lembranças, caro Francisco. Exatamente porcausa deste passado de "Glórias", que chamo meu time de "GLORIOSO"; mesmo que Muitos achem inadequado ??? PRINCIPALMENTE a Tendenciosa Mídia Mineira "Descaradamente" torcedora das "Penosas de Vespasiano". É com motivo de 0rgulho, que posso me considerar um "autêntico" Cruzeirense, de sangue Brasil-Itália, pois sou descendente destes operários que vieram construir a futura Capital das Alterosas. (Cont...)
 Fox-man | PLANETA AZUL | 12-01-09 13h08min
...Este clube que bem representa as duas maiores forças do futebol Mundial. Com relação à vitórias memoráveis, (como dizia o cantor Roberto Carlos) foram "Tantas Emoções, Bicho", posso destacar a final do Mineiro de 77, onde o carrasco uruguaio Revétria depenou as frangas do Reinaldo, Cerezo e Cia. Outra proeza foram as vitórias em cima do nosso "Maior Rival" o Boca Juniors, em pleno La Bombonera, e sobre os nossos "fregueses" o River Plate, nas finais da Libertadores e Supercopa. (Cont...)
 Fox-man | PLANETA AZUL | 12-01-09 13h59min
(Cont...)
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster