Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

16/11/2008 | Voz da Arquibancada
O adeus melancólico ao possível título Brasileiro

Por Marco Emilio Guimarães


Confesso que pensei bastante antes de escolher o título deste texto, mas após um longo tempo cheguei a este acima.

Pelo menos para mim foi bastante melancólica nossa despedida da luta pelo título brasileiro. Tomar de 5 de um time limitadíssimo como o Náutico, que dificilmente escapará do rebaixamento, é pra lá de melancólico.

Sempre existem aqueles que dirão que ainda temos chances de ser campeões, mas cá entre nós, seria mais fácil acreditar em Papai Noel.
O que nos resta então em 2008 é a briga para participar da Libertadores 2009.

Agora é uma boa hora para começar a planejar o ano que vem e a lógica manda que deve-se aproveitar o que o time apresentou de bom em 2008 e corrigir o que foi ruim.
Então vejamos, na minha modesta opinião, o que foi bom e ruim no Cruzeiro este ano.

Jogadores:

Bons (deveriam permanecer em 2009): Fábio, Jonathan, Léo Fortunato, T. Heleno, Jadilson (pena que o SP não deve emprestar novamente), Fabrício, Ramires, M. Paraná, Wagner, Guilherme, T. Ribeiro e Sorín (apesar de ainda não ter jogado).

Incógnitas (jogaram pouco ou não jogaram em 2008): Andrey, Rafael, Maurinho, Thiago, Wellinton, Gerson Magrão, Reina, Fabinho, Jajá e Rômulo.

Ruins (não deveriam permanecer em 2009): Espinosa, T. Martinelli, Carlinhos, Fernandinho, Eli carlos, Henrique, Bruno, Camilo, Reinalddo, Weldon e Wanderley.

Reforços necessários: 1 zaqueiro de qualidade p/ ser titular, 1 zagueiro reserva, 1 meia de criação p/ ser titular, 1 volante p/ ser reserva, 1 atacante de qualidade p/ ser titular, 1 atacante reserva.

Com relação ao treinador Adilson Batista, acho que o mesmo não deveria permanecer. Escrevo isto com tranqüilidade, pois fui um dos que apoiou sua permanência ao longo deste ano. Porém agora, depois das várias escalações equivocadas, repetidas insistentemente apesar de nunca darem resultado, jogando com somente 1 atacante em jogos fora de casa, acho que o melhor seria a saída do treinador.

Este ano foi um ano de contrastes. Ao mesmo tempo que demos uma goleada humilhante em nossos eternos rivais galináceos, também sofremos goleadas humilhantes (5x2 p/ o Palmeiras e 5x2 p/ o Náutico). Assim como ganhamos pontos difíceis fora de casa (Fluminense, Vasco e Flamengo no Rio) também perdemos pontos fáceis e inadmissíveis em casa (Goiás e Coritiba).

No final das contas, fora o título Mineiro (que considero importante), provavelmente terminaremos o ano do mesmo jeito que começamos, ou seja, sem títulos nacionais ou internacionais e classificados p/ a Libertadores. Mais uma razão para eu querer a troca do treinador (na prática não houve praticamente progressos).

Como será 2009?
Depende muito de como o "novo-velho" presidente Zezé Perrela vai engarar esta nova gestão.
Caso mantenha a mesma política de trazer jogadores baratos e desconhecidos, na esperança de ganhar dinheiro com futuras vendas, devemos ter mais um ano como 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008, ou seja só título estadual.
Entretanto, caso a política seja a de investir em jogadores e treinador de qualidade, com o objetivo sério de ser campeão Brasileiro e da Libertadores, aí sim podemos ter esperança.

É claro que investimentos de porte não são garantia de títulos, vide o exemplo do Palmeiras este ano, que ao que parece ficará somente com o título estadual. Porém, a probabilidade de um time onde se investiu "pesado" e bem ser campeão é muito maior de que a dos outros.

Vamos esperar e torcer para que 2009 seja um ano diferente dos anteriores e que possamos uma vez mais ver nosso glorioso time ganhando títulos de destaque.

Marco Emilio Guimarães
Eng. Eletrônico
Cruzeirense desde sempre


Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 estrelado campeão | N�o definido | 17-11-08 00h39min
Concordo em relação ao time apático.Faltou alma. Quanto às contratações, penso que se classificarmos para Libertadores, alguns nomes realmente deveriam ser trocados. Acho no entanto, que o Espinoza está fora de forma, muito pesadão, o que o torna lento e vulnerável em relação aos atacantes. Todavia, tem bom posicionamento e resolveu em parte os problemas com bolas altas. Deve ser feito um trabalho de recuperação física com o mesmo. Sua atuação contra o Sport foi soberba. E ele tem raça.
 estrelado campeão | Ubá | 17-11-08 00h39min
Concordo em relação ao time apático.Faltou alma. Quanto às contratações, penso que se classificarmos para Libertadores, alguns nomes realmente deveriam ser trocados. Acho no entanto, que o Espinoza está fora de forma, muito pesadão, o que o torna lento e vulnerável em relação aos atacantes. Todavia, tem bom posicionamento e resolveu em parte os problemas com bolas altas. Deve ser feito um trabalho de recuperação física com o mesmo. Sua atuação contra o Sport foi soberba. E ele tem raça.
 Cruzeirense_Gato | Não definido | 17-11-08 01h45min
Concordo com o amigo de cima.Espinoza já foi decisivo.Porém,na maior parte das vezes acabou falhando,mas é uma ótima solução pra bola aérea numa zaga falha com a nossa.Na verdade,o problema do time tá na cara:FALTA DE EMPENHO.Se um título brasileiro não é motivação suficiente para esses jogadores,então nada motiva esse time.Fora com os enganadores do Cruzeiro,e vamos buscar a Libetadores vencendo PELO MENOS EM CASA,o título já era mesmo...
 JOAO COSTA | BRASILIA | 17-11-08 12h40min
Se um alienígena desavisado chegasse ao Estadio dos Aflitos na segunda metade do segundo tempo pensaria que, pelo andar do jogo, o Cruzeiro é que estava goleando, tamanha era a indolência que nosso time tocava na bola. Quanto ao título da coluna, não poderia ser melhor e o conteúdo quase irretocável. Explico-me: daqueles que vc considera como bons e incógnitas eu ainda tiraria alguns e acrescentaria à barca dos ruins que deveria zarpar em direção a algum porto do oriente. Libertadores? Talvez.
 Cruzeiro Resplandece | Não definido | 18-11-08 09h27min
Caro Marco Emílio, parabenizo-lhe pela ponderação com que escrevera essa coluna. Qualidade que se sobressai, ainda muito mais, quando diante de uma circunstância tão adversa como essa, ocasião em que a cólera de torcedor parece estar irreprimível em conseqüência da velhacaria com vê seu time ser tratado por jogadores "displicentes". Não obstante, de suas palavras estou de comunhão plena quanto ao que diz sobre o que ainda se possa esperar do time neste restante de ano, bem como da análise e
 Cruzeiro Resplandece | Não definido | 18-11-08 09h34min
depuração inevitáveis a serem feitas do ano que termina a fim de se construir um real e admissível planejamento para a próxima temporada. Ainda em relação ao último jogo e fatídica derrota perante o Náutico, tomo a liberdade de acrescentar a sua observação a particularidade de que o Cruzeiro desepediu-se do possível título não só de forma melancólica, mas absurdamente vergonhosa. Aliás, uma constante em todo o campeonato, reiterada a cada confronto de suma importância e repetida a cada jogo
 Cruzeiro Resplandece | Não definido | 18-11-08 09h35min
longe de casa. Para um Cruzeiro que seja CRUZEIRO!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster