Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

05/06/2005 | Evandro Oliveira
Torcedor-Cibernético.

Estes torcedores que pensam que sabem de tudo e que a paixão por seu time resolve tudo, podem estar errados...


Algum tempo atrás escrevi, neste espaço, que o torcedor do Cruzeiro precisava começar a torcer diferente.


Muitos não compreenderam, e reclamaram, outros xingaram, outros deixaram as suas opiniões. O certo é que o ano de 2003 foi um marco para o torcedor cruzeirense. Este delimitador está também voltado para a compreensão de quem analisa este movimento de torcidas e torcedores com o passar dos tempos. Evoluíram todos no futebol, os dirigentes, os jogadores, os jornalistas esportivos, os técnicos... mas e os torcedores?


Infelizmente alguns evoluíram e outros não. A paixão que alimenta este esporte não permitiu que a evolução acontecesse. Hoje temos tecnologias que substituem o imaginário daquele torcedor que só sabia das coisas de seu time pelo radinho, mesmo estando a poucas dezenas de quilômetros da cidade-sede de seu time. Esta limitação tecnológica fez com que muitos torcessem pelo time do narrador ou do repórter. Hoje os novos torcedores têm a sua disposição a televisão, a Internet, imagens, opiniões diferentes e por aí vai. Mas algumas coisas ficaram muito mais perigosas. Muitos destes torcedores, na sua maioria, acham que por terem acesso a uma informação mais detalhada ou usarem mais a tecnologia, sabem mais ou são mais torcedores do que os outros, como se a paixão por um time pudesse ser medida por isso.


E, é em cima desta situação atual que estamos abrindo este novo espaço que utilizaremos periodicamente. Vamos acompanhar o que o torcedor cruzeirense faz e escreve na Internet e nos meios de comunicação (e espero contar com a ajuda de muitos de vocês), para analisar as correções e incorreções, para descrever as similitudes do que este torcedor escreve nos espaços virtuais e do que este torcedor grita na arquibancada (existem mais semelhanças do que diferenças), até mesmo para desmistificar que o torcedor que vai ao estádio sabe mais de futebol do que aquele que não vai, posso afirmar que tem muito torcedor que mesmo estando todas as partidas numa arquibancada não consegue nem saber qual jogador marcou um gol ou qual jogador entrou substituindo alguém (e não adianta nem olhar no placar pois ele não sabe o que é isto!).

Este torcedor (que pode ter várias definições - veja em nosso site o Torcedor Cruzeirense de A a Z) só se pronuncia sobre um lance que ele acabou de ver, depois que o repórter de campo – que pode nem estar em campo – brada do alto de sua experiência se o lance foi assim ou assado.


Estaremos antenados nas comunidades e espaços virtuais ocupados por cruzeirenses (afinal estamos aqui para falar de nós e para nós – portanto não me peçam para avaliar torcedores de outros times pois não sou um deles, embora conheça torcidas e torcedores de vários times do mundo tendo convivido com vários deles dentro de seus habitats), estaremos ligados nas páginas de cruzeirenses, nos fóruns de cruzeirenses, nas comunidades cruzeirenses do Orkut, nas listas de discussão dos cruzeirenses, nos blogs de cruzeirenses, em tudo, procurando trazer as impressões, opiniões e visões destes torcedores para dentro de nosso espaço virtual e quem sabe um dia colocaremos essa visão num radio, numa TV e num jornal para que todos possam trocar opiniões respeitando-as e entendendo como apaixonadas e ponderadas, irracionais e sensatas ao mesmo tempo.

Quem sabe o equilíbrio desta troca de informações permita ao torcedor cruzeirense sair na frente e ser o torcedor moderno do terceiro milênio e não aquele torcedor que não conhece o fato mas julga que ao ouvi-lo pela sua rádio preferida, ou ler no jornaleco dos torcedores adversários, que já escutou ou leu toda a verdade para formar sua opinião. Recentemente ouvi de um torcedor ao contra-argumentar num boteco sobre uma divergência de opiniões de um dos assuntos do Cruzeiro: “...eu ouvi na rede XIS que era assim e assado, pra mim é o que vale...”. Sinceramente? Isso não é postura para o torcedor exigente que se tornou o torcedor cruzeirense. Tamanha falta de informação (que se levada à vida de cada um, torna-se grave problema) não pode nortear ou indicar o que estamos querendo (o melhor e as grandes conquistas para o Cruzeiro). Assim seremos neste espaço. O que se discute, o que se tem de informação e o que não se sabe e deveríamos saber.


Bem-vindo ao espaço onde o torcedor do futuro irá se mostrar melhor do que os torcedores adversários (principalmente aqueles que comemoram somente derrotas dos outros e nem sabem o que é comemorar títulos!).


O primeiro comentário vai ser rápido, mas muito polêmico.

Trata-se do comportamento do torcedor cruzeirense em relação ao goleiro Fábio. Tem de tudo nos espaços virtuais do Cruzeiro (até aqui entre os colunistas Cruzeiro.Org tem gente se equivocando e dizendo uma opinião sobre aquilo que não tem fundamento apropriado – tudo em nome da paixão). Somente quem sabe o que é ser goleiro, o que é um esporte coletivo, o que é treinar e treinar e treinar, para tentar evitar os erros dos outros que estão na mesma equipe e quando erros e falhas acontecem ser crucificado (quase linchado em praça pública) por conta de falhas estruturais e coletivas, e ainda querer que o goleiro faça uma auto-confissão de público.


Recentemente a torcida do Cruzeiro cometeu este ato contra um bom goleiro (o Jefferson) que não era o goleiro dos sonhos de muitos cruzeirenses (para quem viu Raul e Dida defendendo o gol cruzeirense a substituição fica quase impossível – e não venham com o papo ou argumentação fraca de “...essas viúvas...”, pois isso á inaceitável) mas era e ainda é um bom goleiro que não deve voltar para o Cruzeiro mas muitos clubes o querem. Essa brutal injustiça e avaliação cega se abate sobre o Fábio, fruto da irracionalidade e precipitação de muitos torcedores. O assunto ganhou força depois da desclassificação na Copa do Brasil. Irracionalidade IDÊNTICA a que serviu para os torcedores mandarem o Alex10 embora para a Turquia, chamarem-no de mercenário, xingarem-no após a desclassificação na Libertadores do ano passado.

Sabe quem está errado?

O torcedor?

Em termos.

Estão errados somente os torcedores que ficam escutando comentaristas despreparados, usurpadores do espaço virtual e real, que despejam um monte de asneiras que passam a ser consideradas informações. Esses comentaristas e a maioria dos que estão atacando o Fábio não têm a mínima noção do que treina um goleiro. A maioria (dos comentaristas) nunca pisou na Toca da Raposa para ver um treino de goleiro (aos apressadinhos, informo que já...muitas vezes piseu na Toca para ver os métodos do treinador, para ver a evolução dos seus pupilos, para ver como se saem nos treinos e nos jogos!!!) e estes comentaristas falam que deve substituir o treinador de goleiros (e o torcedor embarca nesta opinião); e o comentarista cita dois lances de falha do goleiro (que mesmo existindo a falha NÃO deve ser atribuída de cara a uma falha individual do goleiro!); e os torcedores vão formando uma opinião-geral que impressiona pela capacidade de condução do torcedor a que forme determinada opinião. Existem casos em que o repórter/comentarista é amiguinho ou recebe benesses de outro jogador que comete muitas falhas mas que conta com a proteção destes comentaristas para ganhar prêmios de melhor em campo e não narrarem as falhas grotescas destes jogadores... aí sobra para alguém menos preparado ou visivelmente e prematuramente culpado por maus resultados.


Assim, sugerimos aos cruzeirenses que estão procurando no Fábio o bode expiatório para as nossas recentes derrotas que procurem se informar melhor sobre processos de treinamento de goleiros. É muito triste ver cruzeirenses da mídia que vão a Toca da Raposa II, só para conversar com as *estrelas* de primeira grandeza, nunca terem conversado com o Fábio ou com seu treinador, nunca terem pensado em como se joga no gol do futebol de campo e saírem arrotando definições opiniões formadas e definitivas. Ao menos tentem ouvir e ver as argumentações contrárias.


Quem sabe um dia nós torcedores cruzeirenses evoluímos e exigiremos goleiros imbatíveis e inexpugnáveis? Goleiros falham; essas falhas não devem encobrir falhas anteriores mais graves, embora fosse o desejo de todo torcedor ter um super-invencível-goleiro que nunca falhe e que corrija todas as falhas de toda a equipe; não julguem ou determinem todo um trabalho coletivo pela(s) falha(s) de um goleiro. Sejam mais ponderados e racionais.


Mensagem final: Não entendam este espaço como a tentativa de ensinar ninguém a ver futebol, cada um vê como quer, cada um torce como quer. Para mostrarmos a face de um novo torcedor temos que ser mais atentos e fundamentados em fatos e não em opiniões. Se um determinado torcedor cruzeirense adora os comentários de determinado locutor ou repórter que nem torce para o Cruzeiro, que seja feliz com os seus gurus, mas que não tente que os outros milhões de cruzeirenses concordem com ele e sejam guiados por isso. Mas estamos abertos a explicar para muitos de vocês alguns fatos ou detalhes que a imprensa comprometida não publica e não interessa mostrar. Seremos, com a ajuda de cada um, mais um canal de esclarecimento e debate. Este caso do Fábio e de grande parte da torcida foi um grande estopim para demonstrarmos e praticarmos aquilo que o site Cruzeiro.Org tem em mente para a Torcida do Cruzeiro.


Leremos todas as opiniões/críticas e não responderemos a nenhum xingamento ou insulto.


Opine ou escreva para


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster