Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

29/08/2008 | Voz da Arquibancada
O próximo degrau na nossa superação

Por Jorge Schulman

Desejo falar sobre as minhas expectativas a respeito da Torcida Azul, desse movimento humano que conclama respeito, é rotulada e se auto-rotula de exigente, e é o objeto do Cruzeiro.org.

A gente cresceu muito, bem além do que companheiros virtuais imaginam e, às vezes, zoam botando epítetos irreproduzíveis.

A gente cresceu demais, tanto pela contribuição inestimável das Organizadas, que devem existir e se devem enquadrar nas normas sociais da democracia e da participação como bandeira de direito humano à organização, em primeiro lugar, quanto pela participação colaborativa do site, um verdadeiro fenômeno não unicamente de leitura, e sim de formação de massa crítica.

Fiquei ainda devendo os terceiros, ou primeiros, ou segundos, que valem pela torcida. Os menosprezados por estarem sentados no sofá, os que roem as unhas no exterior, ou no interior com radinho, os meninos sangue azul que estão torcendo já dentro da barriga da mãe, os sem-nome vestidos com “aquela” velha camisa que alguém deu de presente e nem lembram, ou não sabem, quem foi o dadivoso que a presenteou.

A gente cresceu também, mesmo que aos trancos e barrancos, pela abertura do Dpto. de Marketing lançando “Essa torcida move o time”. Ainda nos falta independência, pensamento independente, coordenação independente, fluir de idéias independentes, termos corpo, mente e espírito independente como Torcida.

Um passo está dado, o nome – não a marca – CRUZEIRO é forte. Outro nos falta ainda dar: a cada derrota, a cada boato de venda ou compra de jogador, a cada notícia plantada como balão de ensaio, a cada palavra dos dirigentes... agimos com as emoções mais primárias, mais excludentes, mais reativas.

Para finalizar, fica transparente que quem move o time é a TORCIDA, não “essa torcida”, como diz o slogan do clube, e que devemos construir junto com jogadores e comissão técnica a consciência de que a TORCIDA está sempre com eles, em BH ou na cochinchina. Para isso, precisamos de canais de comunicação com eles. Esse é o desafio que chamo de SUPERAÇÃO: o grande e maior dos desafios, talvez.

Um abraço de esperança – Jorge Schulman

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Hermes | Divinópolis | 29-08-08 19h52min
GRAAAAANDE JORGITO,beleza?Viu só?hoje só notícias boas.O MONSTRO SAGRADO,SORÍN ESTÁ DE VOLTA;a postura de jogadores esnobamdo a europa,estou sentindo o cheiro de título.UM GRANDE ABRAÇO,AMIGO.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 29-08-08 19h55min
GDE SCHULMANNN! Que bom ver vc voltar a escrever mano. Sua cabeça consegue ver sempre ângulos novos e criativos que iluminam "mares nunca dantes navegados" (rss, gostou?). Bem, agora vamos ao "fala sério"... Concortdo com vc SCHULMAN, somos uma TORCIDA, nã um amontoado, não um bando esquecido e negligenciado que fica atrás de uma TV,de um radinho, de uma camisa, de uma bandeira, e essa TORCIDA MERECE RESPEITO, seria meu slogan se pudesse ser candidato ao qq coisa em nosso Clube.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 29-08-08 19h59min
(Cont 1) mas EU, e vc, somos apenas seres torcedores, que apelamos a consciência coletiva, como fizemos, e seguramos a rédia de uma campanha estapafúrdia como a que fizeram contra o trabalhador ADILSON BAPTISTA, (que ele erre, acerte, que tenha suas preferencias, etc; mas NADA justificava aquela onda absurda contra o técnico). De mesma forma, damos o nosso maior apoio nos momentos difíceis, criticamos quando o devido e justo, mas a sintonia pede já que essa torcida tenha voz.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 29-08-08 20h02min
(Cont 2) E vós não só pra bater palma e apoiar, que é o que mais fazemos, mas para cobrar uma postura de TIME DE FUTEBOL, por um fim no "mercantilismo" que transforma jogador em mercadoria, time em amontoado, técnico em selecionador do desfile na vitrine e torcedor de otário. Vemos do outro lado da lagoa, como a coisa mal gerida e levada ao descaso, levou tudo pro buraco. Não queremos isso por certo pra nós. Então é tempo sim da TORCIDA ser lembrada e respeitada por aqueles que pretendem
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 29-08-08 20h04min
(Cont 4) manter este CRUZEIRO grande e em crescimento!!! E para isso urge uma mudança política, uma reestruturação do Clube para novos ventos, antes que o modelo exportador entre totalmente em colapso e com ele vir o debacle de altas contas a pagar e nenhum "jogador dourado" pra vender pra cobrir os rombos existentes! ABS/ART
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 00h06min
HERMEEEEEEEESSSSS! Beleza meu irmão! Ventos novos como brisas de alegria, renovando esperanças. Lembro do poeta que dizia que o melhor são os processos, não a conclusão deles. E estamos num processo de luz, meu amigo. Obrigado pelas palavras, estamos SEMPRE juntos. [] para toda a maravilhosa família. Jorge
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 00h12min
Meu amigo Arthur! Vou te responder com parte da história da minha vida. Corria 1986 e estava concluindo o curso de Serviço Social na Argentina. O trabalho final que defendi, na época, e que ponho a disposição para leitura, versava sobre "A educação como direito humano". Éramos quatro que discutíamos e escrevíamos praticamente todos os dias. Certa vez, nos olhamos entre todos e refletimos em aquilo que nos diferenciava e, ao mesmo tempo, nos complementava. (1)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 00h17min
Elizabeth sempre defendia a luta de maneira orgânica, nas estruturas; Mary queria trabalhar apenas dentro da escola para mudar tudo; Eu sempre gostei de ir para o bairro e ouvir muito, depois defendia as posturas no partido político e Adriana, a quem hoje mais valorizo em idéias, especialmente para a nossa conjuntura cruzeirense, tinha bom diálogo com a super-estrutura, porque é quem comanda com legitimidade, mas pregava a independência dos que mais precisam e mais desejam alcançar a meta.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 00h24min
Finalizo, meu amigo Arthur, dizendo que o nosso sentimento de torcedor deve estar além de qualquer circunstância, livre para voar, independente como o flamejar da bandeira. Um abraço para a família querida Alvarenga. Jorge
 Hermes | Divinópolis | 30-08-08 01h32min
Schuman,quando lí:CRUZEIRO CONTRATA SORÍN;lembrei de vc,foi vc quem iniciou a volta.Arrepio, em pensamento, vc quando soube oficialmente da notícia.É companheiro,como é bom ter acordar e o sonho ser realidade,sem que seja por poucas "horas".VAI DAR CERTO.
 Mauricio Sangue Azul | Uberlândia | 30-08-08 08h16min
GRande Jorge

O proximo degrau para nossa torcida esta mas proximo do que imaginavamos... com a vinda de Sorin e se o Dpto de Marketing caprichar é uma grande oportunidade para aproveitar este momento, e por que não lançar um Segundo Slogan, e começar consolidar a nossa torcida nas "periferias" de Minas Gerais.

Abraços
 gartner | BH | 30-08-08 10h51min
Grande Jorge, Como sempre, escrevendo com o coraçao na ponta dos dedos. Sempre penso neste assunto de torcida e já me levou a várias reflexões. Penso que não possúimos uma mídia expontânea que é gerada no outro lado! Ainda pagamos por não torcer pelo time da burquesia e suas impáfias! Graças a Deus somos Cruzeiro. Detesto soberba, e penso que com o crescimento da nossa torcida também possamos ficar assim, tomara que não! Essa doença é genética. Quanto ao MKT do Cruzeiro, ainda falta muito......
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 14h56min
Meu caro Hermes.
Participo com muito prazer e honra da turma que idealizou o VOLTA SORIN. São pessoas de fina estirpe, de coração aberto e pensamento sadio. Eles me ajudaram, e muito, a reviver grandes momentos em que um patrício meu, líder ‘pacaramba’, foi conquistado pessoas por um conjunto de qualidades que o destacam do resto. Em casa estamos felizes todos, e a cidade está diferente. (1)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 14h59min
Hoje de manhã, caro Hermes, estava na Universidade na lanchonete e um jovem atleticano comentava que o retorno do Sorín era bom para eles, porque a garra dele é contagiosa, o sentimento de doação se espalha, parece que vai semeando e o mundo vai colhendo... felizes nós que definiu-se cruzeirense, como eu. E o melhor: VAI DAR CERTO. Um abraço para todos vocês!!! JFS
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 15h18min
Maurício, hermano de lengua hispanoamericana!
Ontem perguntava por seu e-mail, queria conversar contigo. Postei um comentário no Blog, mas o fiz muito tarde... Perdão.
Desejo o melhor para o clube, por isso desejo que o Depto. de Marketing veja as melhores oportunidades para nós. Se fizer, será bem-vinda, se não, prefiro me preocupar como TORCIDA, de maneira mais livre. Sorín certamente será um grande elo social.
Um abraço para você e sua família - JFS
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 17h40min
Meu irmãozinho Roberto, saudades de vocês todos, ainda está toda a turma junta?
A cada dia que passa assusto mais com a nossa mídia, que merece fazer uma autocrítica para analisar os valores que vende diariamente... Como se já não bastasse a venda de produtos em conserva quase todos em decomposição... Mas, falemos das boas novas, como o crescimento da nossa torcida. É natural que haja desvios, o que vale é o pensamento das lideranças do processo, que deve ser o mais sadio possível... (1)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 17h41min
O ser TORCEDOR é maravilhoso porque incondicionalmente coloca todos os nossos sentidos, as nossas inteligências, a serviço de um objetivo maior. Do MKT, não importa ir devagar, o importante é estar indo. ABRAÇO ENORME, FORTE, para todos vocês. JFS
 Mauricio Sangue Azul | Uberlândia | 30-08-08 18h44min
Jorge

Vi sim seu comentário no blog...pode ficar tranquilo, que isso, não precisa pedir perdão sô!!! que bobagem, ( A pesar de não gosta do Oscar Arias... hehehe)

Fico muito feliz um argentino como vocÊ ter esse amor pelo cruzeiro.

Poderiamos dizer que o cruzeiro tem torcida INTERNACIONAL... hehe.
Admiro seu pais, seu futebol e iespecialmente seu Rugby que pratiquei na epoca da UFV.

Abraços
 Mauricio Sangue Azul | Uberlândia | 30-08-08 18h47min
Ops esqueci...

Meu e-mail e ==> mauricio arroba chaus ponto com ponto br

Abraços
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-08-08 19h00min
Jorge coluna está ótima. O clube precisa trabalhar mais o torcedor. Sou torcedora virtual e nunca estive no Mineirão.Mas sou consumidora. Esse ano comprei no Site do clube duas camisas. Há muito tento comprar um adesivo para o carro mas não encontro em lugar algum.///Que bom que seu conterrãneo está de volta. Acho os jogadores argentinos mais "profissionais". Espero que venham outros. O efeito Sorín vai agregar a torcida e os jogadores.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 21h18min
Maurício;
Certamente o dia que você se encontrar com meu filho Pablo vão conversar sem parar. Ele estuda hoje na UFV e joga rugby. Toda vez que vem pra casa é o sofrimento de assistirmos alguma "coisa" como essa (rsrsrsrsrsrs). Prometo escrever para você em particular. Acho que muitos argentinos que moram em BH, e que conheço, são torcedores do Cruzeiro, por ter-se identificado com a história do clube, especialmente. Um abraço para você e família. JFS
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 21h25min
Ceu, que honra!! De Sorocaba!!
Olha, sei que é um detalhe, mais a gente vive de detalhes, e esse detalhe que você não conseguiu merece ser sabido pelo clube, com certeza. Manda um e-mail para o Dpto. de Relações Públicas, vão te responder imediatamente. Indo ao assunto que você escreveu, há um longo caminho por ser andado, por melhorar, por encontrar novas fórmulas. Eu acho isso muito bom, porque traz a esperança de dias melhores, e nós nos sustentamos disso. Um abraço grande - JFS
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-08-08 21h28min
Fiquei sem responder sobre a vinda de Sorín... Você já deu uma olhada no blogspot VOLTA SORÍN? Está muito legal, e nos está reunindo mais uma vez. Sobre o "profissionais", não quero opinar hoje, deixo no ar seu comentário.
Abraços - JFS
 henrique | Belo Horizonte | 30-08-08 23h26min
Jorge, poucas vezes faço comentários em notícias ou colunas. Desta vez vim lhe prestigiar. Sua coluna trata um assunto muito interessante. A quem o clube deve ouvir, seus cofres ou sua torcida? Minha resposta é: os dois! Um grande clube só existe se tiver torcida. Seja torcedor de radinho, virtual ou geraldino. E essa torcida precisa ser ouvida. Não o tempo todo, não em todos os assuntos, visto que é inviável. Mas não pode ser ignorada. (continua)
 henrique | Belo Horizonte | 30-08-08 23h35min
Precisamos dar os primeiro passos nesse sentido e o diálogo é o melhor caminho. Hoje, quando a torcida quer manifestar sua opinião, solta o grito na arquibancada, aplaudindo ou vaiando. Mas é pouco, pois muitas vezes é apenas um monólogo. O clube precisa de um meio oficial para receber críticas, sugestões ou elogios da China Azul. OS passos precisam ser dados um de cada vez, para que esta via de comunicação seja transparente e, principalmente, verdadeira.
 henrique | Belo Horizonte | 30-08-08 23h43min
Fizemos o blog Volta, Sorín! Fomos notícias nas principais mídias esportivas eletrônicas do país. Só no Alterosa Esporte o Movimento apareceu duas vezes. A torcida apoiou! E de forma praticamente unânime, 96% dos mais de 2.200 votos a favor de sua volta. Fizemos o Movimento chegar até o Juampi, que nos enviou uma carta emocionante! Aí eu deixo uma pergunta: Será que tivemos alguma influência em sua volta? De coração, espero que sim...
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 31-08-08 10h09min
Henrique- não tenha dúvida que essa volta de SORIN tem toda relação com o MOVIMENTO de vcs, houve um retorno de expectativa muito grande, como foi tb essa pressão pela vinda de atacantes. O retorno da Internet parece ser um veículo mais salutar para uma medição de expectativas. O CRUZEIRO trem ganhado um ALIADO enorme tanto no SITE quanto no BLOG. A frenagem da campanha Anti-Adílson foi outra vitória eletrônica em cima da mídia cocota querendo nos destruir. Parabéns! ABS/ART
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-09-08 10h23min
Prezado Henrique, obrigado por prestigiar minha coluna, é uma honra. Sua resposta é muito importante para analisar, e possivelmente venha fazer uma análise, se Deus assim o Quiser, nas minhas próximas reflexões. É evidente que pretendo discorrer sobre a voz da TORCIDA, de cofres não sei e, ao que parece, está “muito bem obrigado”. Comungo com você sobre os passos a serem dados na comunicação com o torcedor, e vou além.... (cont.)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-09-08 10h25min
Já passou da hora de o Cruzeiro.org ter o reconhecimento da comunicação fluida e diária com o departamento de comunicação, entenda-se Guilherme Mendes, para as notícias não virem como comida requentada, de parte da mídia. Sobre o último ponto, meu coração bate como o seu, por enquanto é ele. Uma manifestação do clube, naquele momento, na conferência de imprensa, lembrando o movimento, para mim era muito bem-vinda. Não aconteceu, paciência, mas seria um sinal. Um abraço forte do hermano Jorge
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-09-08 10h33min
eu_sou_cruzeiro_meu: Não vejo nada que possa impedir ao Depto. de Marketing aceitar a marca cruzeiro.org e agradecer o enorme apóio que lhe dá ao clube, HÁ MUITO TEMPO. Na campanha em defesa do Adilson, na independência de ideais, nos princípios éticos fortemente reconhecidos. Saliento: cada qual no seu lugar e sua função. Abraços - JFS
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster