Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

03/07/2008 | Voz da Arquibancada
Atitude de Campeão

Por Marco Emilio Guimarães

Pensei bastante antes de escrever este texto, principalmente na polêmica que o mesmo poderia causar, mas acabei optando por escrevê-lo mesmo assim.

Todos os torcedores do Cruzeiro almejam ver seu time campeão. Mesmo que discordando de algumas decisões da diretoria do clube como contratações e vendas de jogadores, contratação da comissão técnica, etc. os verdadeiros cruzeirenses sempre torcem pela obtenção do título (neste caso irei me concentrar no título brasileiro de 2008).

Já antecipo que eu me incluo nos que torcem para sermos campeões este ano, embora não acredite que isto venha a acontecer pelos motivos que cito a seguir.

Para ser campeão alguns requisitos são necessários: bons jogadores, bom técnico/comissão técnica, boa infra-estrutura, sorte, mas principalmente atitude de campeão.

É justamente neste último item que acredito termos a maior carência.

Analisemos cada um dos itens acima (não necessariamente na ordem citada anteriormente):

Boa infra-estrutura – Ninguém pode negar que temos uma das melhores estruturas do Brasil (América do Sul). Portanto neste quesito estamos bem.

Sorte – Este item é imponderável, mas todo time campeão tem que ter sorte. Se considerarmos que em 2 jogos este ano tivemos sorte (contra o Coritiba que não perdemos devido a 2 erros do árbitro e contra o Vasco que só ganhamos por causa de uma marcação no mínimo polêmica também do árbitro) podemos dizer que também neste quesito estamos bem.

Bons jogadores – Todos devem ter suas reservas com relação a um ou outro jogador, mas acho que é consenso que temos um grupo de bons jogadores (que na minha opinião poderia ser muito reforçado com 2 a 3 jogadores em posições carentes). Portanto, podemos dizer que neste quesito estamos de regular para bom.

Técnico/comissão técnica – Aqui acredito que começam as polêmicas. Eu acredito que o Adilson Batista é um técnico promissor. Tenho minhas ressalvas com relação a algumas escalações que ele faz e com algumas preferências no mínimo estranhas por alguns jogadores. Entretanto, noto que houve uma evolução no time em relação aos últimos treinadores, tanto em relação ao padrão de jogo quanto na vontade dos jogadores. Aqui é um quesito que não estamos tão bem como gostaríamos. Um técnico mais experiente e vencedor com o Luxemburgo, Muricy Ramalho ou Abel Braga poderia fazer a diferença.

Atitude de campeão – Neste quesito é que entendo que temos a maior deficiência. O Cruzeiro não tem tido uma postura de campeão. E aí vale para todos os níveis. A diretoria não está se preocupando em ter um elenco para ser campeão. Como nos últimos anos, vem priorizando a parte financeira em detrimento da técnica. A comissão técnica também não tem esta postura de campeão. Embora no discurso fale em títulos, na prática escala times com somente 1 atacante (vários jogos este ano) inclusive em casa, como neste último jogo contra o SP quando substituiu o Weldon pelo Bruno. Quem quer ser campeão não pode jogar com medo. Tem que jogar para ganhar. Até mesmo os jogadores estão sem esta postura ganhadora, basta ler a entrevista do Fabrício (que tenho como um bom jogador), nosso capitão, após o jogo contra o SP dizendo que o empate foi um bom resultado! Não, Fabrício, para um time que quer ser campeão empate em casa é mau resultado, não importa contra quem seja.

Finalmente, temos mais um complicador que são os Jogos Olímpicos em Agosto, que podem nos tirar até 5 jogadores titulares (Ramires, Charles, Wagner, Guilherme e T. Heleno). Certamente ficaremos no mínimo sem 2 deles (Charles e Ramires).

É por todas estas razões que embora torça muito para que sejamos campeões brasileiros este ano, não acredito que isto irá acontecer. Espero sinceramente “queimar a língua”, e que os jogadores e comissão técnica me desmintam veementemente.

Marco Emilio Guimarães
41 anos, engenheiro eletrônico,
Cruzeirense desde sempre.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 gumelofranco | Belo Horizonte | 03-07-08 13h18min
Prezado Marco. Vc falou pouco mas falou muito bem. Acho que está faltando um pouco de ousadia, não só por parte do Adilson, mas da diretoria em trazer PELO MENOS um atacante para jogar ao lado do Guilherme. Creio que o Adilson vem fazendo um ótimo trabalho no Cruzeiro, apesar de as vezes se mostrar extremamente defensivista. Mas se tem uma coisa que o campeonato do ano passou nos mostrou é que defesa ganha campeonato. Não me lembro o último time do Cruzeiro tão equilibrado como o atual.
 Raposa Velha | Belém | 03-07-08 13h33min
Pôxa Marco, com essa você me tirou até o foco de alguma argumentação. Só posso acrescentar que você fez uma pintura de análise. Coerente, pertinente, consistente, equilibrada, inteligente e acima de tudo despretenciosa no sentido de não querer ser o porta-voz da verdade absoluta. Meus efusivos parabéns e saiba que se tivéssemos mais debatedores do seu naipe, certamente essa polêmica besta em torno de um técnico, que a meu ver e de tantos é classificado apenas como promissor, não mais existiria.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 03-07-08 18h24min
Alô Marcão. Parabéns pela argumentação. Também acho que você foi direto no assunto. Acertou em cheio. Acredito que ainda dá tempo prá corrigir essa falha que todos estão comentendo e certamente vamos continuar na briga. O que está me preocupando é a falta de ousadia do tecnico em querer vencer - como já foi brilhantemente esplanado pelo mestre João Duarte em sua coluna - Você lembra que em 2003 quando o cruzeiro perdia lá sul e no intervalo o Luxa trocou 3 jogadores de uma só vez?
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 03-07-08 18h28min
Quando o SAMPA empatou o jogo com menos de um minuto, o Adilson poderia ter sacado o Jonathan, o Ramirez, e o Weldon. Passaria o Marquinos Paraná para a direita, colocaria o Camilo e o Reinaldo Alagoano. Se desse errado como deu com o Flamengo quando o SP goleou, acho que a torcida perdoaria mais facilmente do que sacar o Weldon e entrar com o Bruno. Então, realmente está faltando ousadia.
 Brunoaz_2000 | Não definido | 04-07-08 15h55min
ASSINO EMBAIXO, e nao acho o Adilson Promissor nao, pra mim SEMPRE SERA TECNICO DE TIME QUE TA PRA CAIR.Essa ma vontade dele com o Jaja e essa insistencia com o Bruno é piada de mal gosto, MUITO MAL GOSTO.
 RAPOSAZULDELA | Não definido | 05-07-08 16h57min
GALERA CRUZEIRENSE,OLHEM COM URGENCIA ESTE BLOG SUPERCONHECIDO LÁ EM RECIFE, OLHEM O QUE ELES COLOCARAM DO NOSSO TIME. ELES DEVEM ESTA COM MUITA CONFIANÇA NESSA ILHA DE LÁ VIU FONTE: WWW.FUTEBOLPERNAMBUCANO.FACILBLOG.COM
 marco | Curitiba | 07-07-08 21h14min
Muito obrigado a todos que fizeram comentários positivos ao meu texto. Acabou de sair a lista dos convocados para as Olimpíadas e felizmente não tem nenhum jogador do Cruzeiro nela. Quem sabe isto seja um sinal de que as coisas podem melhorar. Tomara!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster