Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

11/06/2008 | Voz da Arquibancada
Um Tiro no Pé

Por Ricardo Brandão Castanheira

Desde o início do trabalho do técnico Adílson Batista venho percebendo um posicionamento de oposição ao trabalho do técnico por boa parte da imprensa esportiva local. Nesse contexto, destaco a postura dos comentaristas e profissionais da Rádio Itatiaia. Não me refiro às críticas, entendam-me bem. Sou favorável a boa parte delas. Também penso que o Adílson, por vezes, inventa demais. Contra o Boca, na Argentina, escalou mal em minha opinião. Com a saída do Jadílson, tornou o time medroso e sem confiança. E assim ocorreu contra o Coritiba, sem contar nas substituições desastradas contra o Ituiutaba. Mas e os méritos do treinador, ninguém ressalta? E os erros de defesa do ano passado, agora praticamente anulados? E a posição atual na tabela do brasileiro? E os sucessivos jogos-treino para preparar o time reserva? Ninguém percebe o valor disso? Sem contar na goleada sobre o nosso rival, com placar nunca antes visto na história do clube. Na verdade, toda esta ferrenha oposição começou a partir dos treinos secretos adotados pelo treinador. Sob a desculpa de que o torcedor não pode ir ao estádio sem saber a escalação do time, os profissionais da Rádio Itatiaia iniciaram uma verdadeira cruzada contra o treinador. Só não se tornou uma campanha ostensiva porque os resultados do time convenciam. Tudo isto tinha uma razão muito simples, apesar de não explícita: a partir do momento em que o técnico fez opção pela estratégia do “segredo”, a Rádio Itatiaia sentiu-se mortalmente ofendida, uma vez que passou a não obter a primazia da informação, nivelando-se aos demais órgãos de imprensa. Como se não bastasse, a declaração do treinador duvidando da capacidade de análise dos comentaristas foi a gota d’água que faltava. A partir daí, a guerra foi declarada.

Para que se tenha uma idéia mais exata do que estou tentando defender, vejamos o que aconteceu no jogo contra o Vasco. No momento em que o Jadílson foi substituído, o comentarista Júnior Brasil criticou a decisão do técnico. Imediatamente, parte da torcida chamou-o de burro. Para dramatizar ainda mais o fato, o repórter de campo tratou de entrevistar o jogador fazendo uso de perguntas maliciosas, numa tentativa explícita de jogá-lo contra o treinador. Segundos depois, o mesmo atleta foi automática e estranhamente escolhido por todos da Rádio, de forma unânime, como o melhor em campo, numa clara tentativa de evidenciar ainda mais o erro do técnico. Ora, quem acompanha as transmissões da Itatiaia sabe que esta escolha só é feita ao final do jogo e faltavam ainda 10 minutos para o fim da partida. O fato é que a Itatiaia aproveitou o fato para demonstrar, mais uma vez, sua oposição ao técnico e, desta vez, com o apoio do torcedor que, incauto, reforçou o coro nas arquibancadas, funcionando como uma autêntica “massa de manobra”. Para que não hajam dúvidas quanto a minha posição, também achei que o Jadílson não devia ter saído. O que me preocupa foi a intensidade da crítica. Esta, aliada a conveniência do momento (ao vivo), ganhou proporções descabidas. Afinal, o suposto erro foi tão grave assim? O Cruzeiro se complicou terrivelmente após esta substituição? Não, nada disso aconteceu.

O fato mais importante é que nosso time é líder do campeonato, juntamente com o Flamengo, faz excelente campanha e ainda é vaiado por parte da torcida que, sem perceber, vai na onda da imprensa, cujos interesses são particulares. Ou alguém aqui acredita que nossos veículos de comunicação são imparciais? Acompanhando os jornalistas de outros estados, fica ainda mais evidente este absurdo. Ninguém entende a insatisfação da “torcida” contra o técnico e, por conseqüência, contra o time. Ou seja, estamos dando um tiro no próprio pé. O Adílson Batista é o melhor treinador para o Cruzeiro? Não sei. O que sei é que os que estão por aí, a excessão do Luxa, não são. Bem ou mal, o time tem um padrão de jogo e é muito melhor do que a maioria. Sem contar que os jogadores demonstram raça em campo, o que há muito não se vê no Cruzeiro. Está na hora de jogarmos ao lado do time e não contra. Devemos criticar o técnico sim, mas pelas razões corretas, com o devido equilíbrio. Muitos estão se deixando levar pela opinião da imprensa, sem perceber que estão na verdade defendendo interesses que não são os nossos. O que aconteceu no jogo contra o Vasco não fez o menor sentido, foi um exagero. O time estava jogando bem, não era ameaçado em momento nenhum. Enfim, esta é a minha opinião. Sei que muitos vão discordar e que assim seja. Mas se este texto provocar ao menos uma reflexão em todos que o lêem, já terei alcançado meu objetivo. O que não posso é ficar de braços cruzados vendo o time ser criticado de forma absurdamente desproporcional e interesseira. Que prevaleçam, afinal, os nossos interesses. Saudações celestes!!!

Ricardo Brandão Castanheira
42 anos, morador do bairro Buritis, BH
Professor Universitário

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 GuWa | Não definido | 12-06-08 10h14min
melhor resenha que vi do episódio do ultimo jogo. o torcedor tem todo o direito de criticar quando essas criticas são o que ele realmente sente e vê, não uma transferencia de aborrecimento vindo de órgãos de comunicação. Não consigo entender como o torcedor não percebe que vaiar durante o jogo não fará o jogador melhorar, nem o técnico mudará de idéia (só se fosse o PC), não vai ajudar em nada. Se é para vaiar que se vaie no FINAL do jogo, com autenticidade e plena convicções do que se faz.
 Manoel Português | Não definido | 12-06-08 10h46min
A sua análise é perfeita. Creio que resume o sentimento da maioria que quer ver o time crescer. Estamos no caminho certo e os números evidenciam isto. Falta para o Adílson apenas dosar a quantidade de invenções. Aí sim, ninguém vai nos segurar. Parte da torcida está sendo manipulada, e estas manifestações de apoio ao Adílson são positivas para evitar que esta manipulação afete o planejamento para o Brasileirão.
 cota | Belo Horizonte | 12-06-08 11h00min
Ricardo, muito boa e oportuna sua coluna. A reação foi exagerada e não tenho dúvida que foi influenciada pelos comentários da Itatiaia. É totalmente sem cabimento que uma substituição feita aos 38' do segundo tempo, mesmo que o Jadílson fosse o melhor em campo, provocar aquela reação. Parabéns pela coluna e um abraço. Cota.
 Dilson | Belo Horizonte | 12-06-08 11h13min
Irretocável sua coluna, Ricardo.Gostaria que nossa diretoria, através do diretor de comunicação, o Guilherme Mendes, viesse a público e defendesse nosso técnico e jogadores em situações como a de domingo passado..Somente os muitos inocentes ou mal intencionados, pra ñ perceberem esta campanha subliminar de alguns setores da mídia "cacarejante", de sabotagem contra o CEC.Parabéns!
 Olecram | Poços de Caldas | 12-06-08 11h59min
Perfeito seu comentário, Ricardo! O apoio dado por algumas organizadas e por muitos torcedores, como noticiado, é importante para a tranqüilidade do Adilson e tb dos jogadores. Devemos nos unir contra essa imprensa marron gaylistica que fica querendo forjar factóides para desestabilizar o Cruzeiro! Pena que muitos que aqui se manifestam tenham entrado nessa onda, elaborada apenas para desestabilizar nosso time e o seu técnico, q, apesar de alguns erros, tem feito excelente trabalho!
 jeronimo | Rio de Janeiro | 12-06-08 12h41min
Perfeito, idéia e cronologia dos fatos. É assim q se age, falou tudo sem a necessidade de alguns em esculachar o colega mais radical chamando-o de corneta, teleguiado, anti isso ou aquilo. Chamou na razão de forma educativa, racional, tranqüila e compreensiva. Parabéns.
 Azul Celeste | Belo Horizonte | 12-06-08 13h57min
COLUNA PERFEITA!!!! VAMOS APOIAR O TIME!!!! Ricardo Brandão Castanheira - É VOCÊ RIMINI!!!!!
 ACRossi | Belo Horizonte | 12-06-08 15h07min
Parabéns Ricardo por essa abordagem. A torcida celeste tem que unir contra a apocalipse pregada pela Radio Itatiaia. Também não concordo com tudo que o AB faz. Mas quem treina o time e conhece cada jogador é ele, e contra números não existem argumentos. O trabalho é bom. Deixemos a crise para o cais seco da lagoa. Abraços Celestes. Antônio Carlos Rossi
 killer fox | resplendor | 12-06-08 20h05min
PERFEITO COMENTÁRIO!O CRUZEIRO É IGUAL MASSA DE BOLO QUANTO MAIS ELES INSISTEM EM BATER MAIS ELE CRESCE!QUANTO A ITATIGAYLO EU MANDEI UM E MAIL PRO DOUBLE DE COMENTARISTA JÚNIOR "BRASIL" E DISSE A ELE QUE A EMISSORA É MESQUINHA , TENDENCIOSA E GAYLISTA! E PRÁ FINALIZAR NÓS CRUZEIRENSES À CHAMAMOS CARINHOSAMENTE DE ITATIGAYLO!
 Henrique_pro_japao | Não definido | 12-06-08 22h57min
Boa noite. Ainda estou emputecido pela mediocre partida disputada na noite de hoje pelo esquadrao azul contra a equipe do Palestra italia. Quero deixar bem claro que, a derrota faz parte do jogo, e apesar de ser indigesta, é aceitavel. O que nao aceito, e acredito que muita gente da china azul me acompanha no pensamento, é o tecnico voltar para o segundo tempo, de um empate com um jogador a menos, tirando o Guilherme (único atacante até então em campo após a substituição do marcinho) pelo
 Henrique_pro_japao | Não definido | 12-06-08 22h58min
incipiente Henrique. Eu gostaria de saber qual a colaboração esse tal de Henrique já deu ao Cruzeiro para ser considerado "homem de confianca" do Sr. Adilson?? E mais, se ele é de confianca (os outros não??), pq é reserva?? Só pra matar o torcedor de raiva na hora das substituicoes??? Pq o time do palmeiras, apesar de jogar com 1 jogador a mais, nao estava dominando a partida como o fez após a desastrosa substituicao do citado treinador (lembrem-se estavamos jogando contra o time do Luxa, e ele
 Henrique_pro_japao | Não definido | 12-06-08 23h00min
e ele não perdoa esse tipo de inocência).O Weldon até poderia render mais se o teimoso e insistente treinador tivesse deixado o Wagner em campo. Eu sei que vão alegar que o juiz influenciou no resultado da partida (coisa que concordo em parte, pq o penalty a favor do cruzeiro tb foi duvidoso, portanto sob a ótica da regra "ultimo homem" justifica a expulsão do Martinelli). Resumindo. Enquanto esse senhor continuar a frente da equipe, nao gastarei um centavo pra assistir ao time no mineirão.
 Henrique_pro_japao | Não definido | 12-06-08 23h01min
E a partir de hoje, os Henriques do mundo que me perdoem, mas vao todos vcs pro japão... Um abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 13-06-08 01h10min
Não deu para ler todas..., mas, hoje a turma que quer ver a caveira do Adílson teve munição, pois, a substituição que ele fez matou o time (retirar o Guilherme para botar o Henrique que mais uma vez não viu a bola foi DESASTROSA). Não bastasse a tola expulsão do Martinelli, hoje o Adílson não viu o jogo. E nosso time que havia começado muito bem foi destroçado por 1 mudança em favor da covardia.
A CESAR O QUE É DE CÉSAR hoje o Adílson foi o PIOR EM CAMPO. É a minha opinião.
 João Duarte | Vit�ria | 13-06-08 01h13min
Hoje o técnico errou e merece as críticas. Das outras vezes não... E é assim que se deve proceder. Não ser teleguiado por campanhas. E deve ter gente feliz hoje, porque finalmente vai ter caixa de ressonância. Adílson tem sido injustiçado, perseguido e está se perdendo neste emaranhado de coisas. Ele precisa ter mais tranquilidade para trabalhar. Alguém tem que servir de escudo...
 Hermes | Divinópolis | 13-06-08 01h14min
Ficou provado que o Adilsom não entende nada de futebol,como conseguiria apenas defender durante 45min?O mesmo justificou a entrada do tal de Henrique,pois precisava fechar o meio e sair em contraataque com o Wagner.Puxa vida,o cara tem no time vários volantes,será que não passou pela cabeça dele que seria um jogo de ataque contra defesa?olha,essa de Paraná ser intocável é difícil de engolir,é um jogador hiper limitado,que grande jogada ele fez até hoje?
 Hermes | Divinópolis | 13-06-08 01h22min
Acabou minhas esperanças de ver o Adilsom crescendo com o time,não dá mais,são sempre o mesmos erros.É um prepotente,acha que "está com o rei na barriga",não aceita crítica,não respeita a torcida e o mais grave:dá munição para itatigaylo.Em outros tempos,quando a diretoria não era omissa,tinha perdido o cargo após as burradas contra o Boca.Será que teremos de aguentar Adilsom,Paraná,Henrique,Fortunato,Bruno até dezembro?Terei que aumentar minha cota de skol,ou partir para gardenal.
 Hermes | Divinópolis | 13-06-08 01h28min
Amigo JOÃO DUARTE:os erros são os mesmos sempre.O Adilsom são sabe analisar o momento do jogo,por isso se perde em substituições.Se expulsar um jogador ,aí fudeu,todos para defesa.Já errou demais,chega.
 lcrocha | Não definido | 13-06-08 09h54min
Cansei de defender esse Adilson. Burro, mas burro mesmo. TODOS os jogos fora de casa(sem contar o mineiro) Adilson foi medroso, jogou pelo empate e tomou ferro. Alias, tomou não, tomamos...Eu nãp o defendo mais e quero a saída dele. Burro, medroso. Abriu mão completamente de atacar e só levou ferro. Fomos eliminados da Libertadores por essa estupidez e antes que sejamos "eliminados" do brasileiro, FORA ADILSON!!! Qualquer técnico inteligentque assumir esse time, com esse meio de campo é campeão,
 torcedor | N�o definido | 13-06-08 21h46min
Parabenizo análise realizada. Contudo, devemos ser realista, infelizmente o título Mineiro e algumas vitórias neste ano, acorbetaram uma realidade clara, o time tem deficiências, por exemplo: - Tem dificuldade em fazer jogadas de ultrapassagem; - Não tem jogadas ensaiadas eficientes (não faz gol de falta há + um ano); - Não dá liberdade ao homem de criação (Wagner joga preso e torna fácil sua marcação); - O captião do time devia ser o Ramires, para chamar o time para frente, dentre outras!!
 ERICO | Não definido | 15-06-08 10h59min
A TORCIDA NAO E CONTRA O ADILSON NAO , ELA E CONTRA OS ABSURDOS QUE VEM SENDO FEITOS AO LONGO DO ANO , CADA SUBSTITUICAO RIDICULA E UM TIME COMO O NOSSO JOGANDO COMO TIME PEQUENO . TEMOS QUE MUDAR POIS SOMOS GRANDES , FORA PERRELAS E ADILSON JA
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster