Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

23/05/2008 | Evandro Oliveira
Dólares e Euros nada virtuais

É clara, e acreditamos que de uma grande maioria, a insatisfação do torcedor cruzeirense com muitas coisas que acontecem com o Cruzeiro

Esta coluna é pretensiosa a ponto de analisar o comportamento e opiniões de uma parcela de torcedores que eram completamente desconsiderados até o advento da Internet. As nossas posições claras e, na maioria dos casos, bem duras e de difícil assimilação pelos torcedores, são confundidas com uma espécie de campanha, como se fóssemos contra aquele torcedor que não comparece ao estádio. Para não render muito o assunto, só esclarecemos que é exatamente o contrário, e que, este papo de que só é torcedor quem vai ao estádio é coisa de patético. Como não somos pateticanos, reforçamos que desejamos é que o torcedor-de-radinho seja mais ele e menos caixa de ressonância daquilo que ele ouve e lê. Este torcedor tem capacidade de pensar (na maioria dos casos, alguns realmente não têm!) e de formular suas opiniões de maneira mais independente.

Mas o tema que abordaremos é de outra ordem.

É clara, e acreditamos que de uma grande maioria, a insatisfação do torcedor cruzeirense com muitas coisas que acontecem com o Cruzeiro de uns tempos prá cá, com seus dirigentes, com seus jogadores, com comissão técnica e até mesmo com a torcida (o exemplo citado na introdução é um pouco do reflexo do que estamos falando). Mesmo os torcedores mais otimistas, aqueles que sempre vêm o lado bom das derrotas e fracassos, estão apresentando uma ou outra crítica com o maior sentido e fundamentação. Os sempre críticos e verdadeiros seca-pimenteiras, estão se esbaldando.

As insatisfações vêm se acumulando e a cada semestre a torcida do Cruzeiro, influenciada ou não pela mídia que esta torcida usa pra acompanhar o Cruzeiro, especialmente o torcedor-cibernético, elege um “judas” e, a partir daí, este é malhado até a morte e o ciclo recomeça. A abertura pseudo-democrática, dos meios de comunicação dá a falsa impressão que pode-se tudo para receber todas as opiniões. Programas como “seu nome, seu bairro” passam a falsa impressão de “tribuna livre” e amplitude democrática quando na realidade não passam de mini-palanques para satisfazer os 15 segundos de fama do anônimo.

O próprio torcedor (e não é privilégio do torcedor cruzeirense), como não está acostumado com estas liberalidades, se lambuza e, na maioria dos casos, mete os pés pelas mãos. Da insatisfação às ofensas e calúnias é um pequeno passo. Existem mais de quinze blogs (só para ficar em Blogs) que falam, exclusivamente, sobre o Cruzeiro na Internet. Acompanho todos eles, ajudo em três ou quatro. O retrato do senso comum é mais ou menos igual ao que observamos nas arquibancadas. A torcida se divide e os resultados não satisfazem a ninguém. A intolerância e incompreensão estão vencendo de goleada.

Colocado este contexto, mudo radicalmente o assunto.

Imaginemos que o Cruzeiro Esporte Clube vire uma empresa. Ou que o seu departamento de futebol, já qualificado para virar empresa, seja efetivamente uma empresa com a possibilidade de abrir seu capital como ocorre na Europa com vários times.

Imaginemos que um destes magnatas asiáticos, ou orientais, resolva brincar de futebol e arrumar um espaço para esquentar seus Euros ou Dólares em futebol (só criação de cavalos é mais eficiente no esquema de esquentar dinheiro de origem duvidosa).

Imaginemos que o Cruzeiro Esporte Clube (time de futebol) seja colocado à venda por 200 milhões de Euros. Diga-se de passagem um valor muito superior ao patrimônio atual do Cruzeiro e uma verdadeira ninharia para alguns novos ricos mundiais.

Imaginemos que o Conselho e Diretoria do Cruzeiro aceite a oferta, receba a grana e aplique num estádio, novas sedes, arenas multi-uso etc etc etc.

O que faria o torcedor não-cibernético?

O que faria o torcedor-cibernético?

Só como efeito comparativo, alguns times europeus com mais de 100 anos, optaram por receber o dinheiro. Não fazer muitas perguntas sobre a origem dos recursos. Fazer contratações milionárias (200 Milhões de Euros no Brasil dá prá montar uma seleção e mantê-la por vários anos) e começar a lutar por títulos de expressão.

Agora a continuação da sessão de perguntas para o torcedor:

1)Este time vai aumentar percentualmente a sua torcida em quanto?
2)Este time deve disputar o Campeonato Mineiro?
3)Este time, se perder o Mineiro, vai perder torcedores (reais e virtuais)?
4)Este time deve brigar por quais títulos?

É uma situação complicada.

O mais engraçado é que torcedores do Cruzeiro, preocupados com o futuro do Cruzeiro (são poucos mas existem) se limitam a discutir se vende o Moreno ou não, se deixa o Guilherme sair ou não, se Campeonato Mineiro é obrigação ou não, se o presidente deve ser reeleito ou não.

O futuro do Cruzeiro é muito mais distante do que a próxima competição e se o técnico escala um jogadore que a torcida não gosta. Mas como tá valendo a premissa de que futebol é diversão e que o imediatismo é a tônica da maioria da torcida, fica a dúvida.

Quem tá se preocupando com o futuro do time que estamos aconselhando nossos filhos a torcerem por ele?

Será que, se nossos filhos passarem a torcer para Chelsea, Barcelona, Manchester United e Milan acharemos isso natural? Será que, estamos comprando camisas de times europeus para nossos filhos e sobrinhos sem nos dar conta do que podemos estar fazendo? Que futuro imaginamos para torcedores-cibernéticos daqui algumas temporadas? O torcedor tem algum poder para mudar esta realidade ou é somente passageiro de um transatlântico que não sabemos para onde vai? Estes mais de 8 milhões de passageiros devem se preocupar com alguma coisa deste assunto ou se as coisas não acontecerem do jeito que desejamos, basta deixarmos de torcer para o Cruzeiro Esporte Clube?

Muitas perguntas, poucas respostas. As respostas, idéias e proposições que estamos vendo são puntuais, localizadas e passam longe dos reais problemas e das possibilidades em que o futebol brasileiro pode estar metido antes que o Cruzeiro complete 100 anos. É por isso que tem time aí que completou seu primeiro e único centenário. Chegaram a 100 mas não passam de 120.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Leonardo 2 | Belo Horizonte | 23-05-08 22h43min
E nós meu caro, faremos 100? 120 talvez? O mundo acabará amanhã? Semana que vem? Era para ser em 2000... Torço pelo Cruzeiro porque meus pais torciam, meus avós torciam e meus bisavós também. Para um Clube, veja bem, um CLUBE. O time de futebol era somente uma afirmação da esportividade nossa. Campo de superação e afirmação. Hoje parece que é uma empresa, e como tal foi tomada de assalto e jamais será devolvida. Vilipendiada e vendida talvez... Quando a Hicks fechou conosco (?) Me senti órfão.
 Leonardo 2 | Belo Horizonte | 23-05-08 22h48min
Falava então para os amigos. Venderam meu clube! Os caras vieram achando que era para fazer dinheiro rápido e tomaram ferro. Graças a Deus! Saíram rapidinho... Se o venderem de novo... Penso que estou bem mais velho e descrente... Minha ascendência há de entender o meu abandono à antiga e valorosa bandeira. Torcer para empresa só consigo para aquela que me dá o "faz-me-rir"... Qualquer uma!!!
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 24-05-08 10h32min
Evandro; Estou lendo as notícias e, pelo título, faço o jogo do que você denomina torcedor-de-radinho (ACREDITO, NÃO ACREDITO). As respostas de senso comum, imediatas, sem pensar, ACREDITO. As que merecem pensar para acreditar, NÃO ACREDITO. Minhas preocupações são bem maiores sobre o relacionamento do clube com seus sócios-torcedores, seus desejos (?) de acrescentar a quantidade de afiliados oferecendo o produto FUTEBOL lado-a-lado com as Sedes. (1)
 wilsonflavio | China Azul | 24-05-08 11h28min
Evandro, 200 milhões de Euros é uma pechincha. Por mais paradoxal que possa parecer, é fato que em nosso mundo miserável há dinheiro sobrando à caça de um bom investimento. E o Cruzeiro deveria se colocar na dianteira, entre os times brasileiros, nesse processo. A outra alternativa é sentar no meio-fio, chorar, e voltarmos a disputar espaço com América e Atlético. Não digo abrir o capital, mas de início buscar os requisitos necessários de uma empresa do novo capital listada na Bovespa. cont...
 wilsonflavio | China Azul | 24-05-08 11h33min
... transparência é a palavra. Assim fica mais fácil adquirir sócios, inclusive o mais desejado: o torcedor. Gostamos muito de pensar em dinheiro sujo, mas existem muitos fundos de pensão, como A HTMF, buscando investimentos, e tais fundos possuem estatuto que limitam suas atuações. São conservadores, não investem no escuro. Embora já tenham investido no Curingón.

O problema é que nosso retrato não ajuda. Temos um processo eleitoral restrito e uma família há mais de década à frente do clube.

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 24-05-08 14h49min
Evandro é tudo muito complicado. Os Magnatas devem ter desistido do Brasil. Apoderaram do Corinthians só que os dirigentes foram mais malandros que eles. Saíram de finiho e deixaram o time na lama. No Chelsea a coisa foi diferente. O time cresceu e a torcida também. Acompanhei a final da Champions, em casa, com minhas filhas. Sabem o nome de quase todos do time do Russo. Torci para o ManU e fiz questão de explicar como funcionam o dinheiro no Chelsea. De bom lá só a cor da camisa.
 pinhobrasilia | Não definido | 24-05-08 16h25min
Não sou do tipo que sinto saudades de determinadas situações, mas gostaria que as renovações fossem pra melhor. Portanto, eu detesto técnico medroso, e o Adilson é medroso dimais da conta....
 João Duarte | Vit�ria | 24-05-08 23h15min
Evandro,
A partir da implementação dos clubes-empresa no Brasil, teoricamente, o clube poderá ser adquirido por uma Sociedade Anônima ou até ter um dono. Isto não será improvável de acontecer em um futuro próximo.
Tendo uma administração profissional o futebol aqui tenderá a migrar para um modelo como o empregado na Europa (Itália, Inglaterra ou Espanha). Só que eu não creio nisto...
Então é melhorar cair na realidade e sonhar com o cenário possível e mais factível.
 João Duarte | Vit�ria | 24-05-08 23h18min
O modelo de futebol brasileiro terá sempre uma configuração que favorecerá a Rio & São Paulo, por óbvio, pois lá corre a grana da mídia e isto os favorecerá sempre. A FIAT prefere botar R$ 15 Milhões no Palmeiras e não aceita pagar R$ 10 Milhões / ano para o Cruzeiro... Os investidores locais não botam a mão no bolso... Por quê ???
Será que não sabemos captar, patrocinadores ?
Então, diante do quadro atual, temos receita de R$ 30 Mi e o São Paulo tem R$ 100 Mi. Como mudar isto ???
 João Duarte | Vit�ria | 24-05-08 23h27min
O Flamengo recebe R$ 24 Mi / ano da Petrobrás e nós temos que nos contentar com 1/4 disto... Pelo mesma função publicitária.
Então, é preciso que o torcedor aprenda a investir e a colaborar com o clube. Somos apenas 8 mil sócios. Porque não somos 160 mil ou 2% da nossa torcida a contribuir com R$ 600,00 / ano. Com isto poderíamos fazer um time muito forte para se ganhar tudo no Brasil...
Mas, sinceramente, vocês acreditam nisto ???
 pyxis | BHZ | 25-05-08 00h32min
JDuarte,
Só por hipotese:
O se patrão depois de tanto ouvir sobre o futebol brasileiro e de ver as cifras de craques como Ronaldinho, Kaká etc. Resolve investir num time brasileiro. Aí ele fala que vai comprar um time brasileiro investindo R$500milhoes (meio BILHAO).
Você, se pudesse indicar o investimento indicaria o Cruzeiro ou deixaria ele investir em outro clube/time???
É isso que estou falando. Não vai demorar e não vai esperar que torcedores estejam preparados e avisados.
 pyxis | BHZ | 25-05-08 00h35min
... eu quis escreve "o SEU patrão".

Depois ainda serei obrigado a ler o RDish (que tem o mesmo patrão) escrever que estou sendo acometido de delirios persecutórios.
A única coisa que entendo que fará retardar o processo é a ganância dos nossos dirigentes e a respectiva POUCA "propriedade" que eles têm sobre os patrimônios dos clubes/times. Numa negociação destas eles NÂO LEVAM e dificilmente serão os executive-chief dos times-clubes-empresas.
 João Duarte | Vit�ria | 25-05-08 02h37min
Evandro,
Se eu pudesse indicar o Cruzeiro para ser comprado pelo sr. Mittal, eu o faria na hora. Porque ele além de ser muito bom gestor ainda parece ter o toque de Midas. E quem é que não gostaria de ver o Cruzeiro ganhando tudo.
Uma pena é que a legislação vigente não seja atrativa o suficiente. Mas, eu estou entre os que defende a livre iniciativa, embora acredite que estamos muito longes disto. Tá explicado ?
 Paulo-São Luís-MA | Não definido | 25-05-08 11h36min
Srs, sei q meu nível d conhecimento sobre o assunto discut não está a altura, só queria fazer uma observação: Vejo com muita tristeza o modelo de administração atual, focado apenas na venda d craques. Moro no NE, tenho um filho adolescente nascido aqui e faço das tripas coração para que ele aprenda a gostar do Cruzeiro. Mas tudo conspira contra, tanto o assédio do pessoal que só torce pros times de RJ/SP, quanto à falta de conquistas importantes, a não exposição na TV aberta e a admn mercenária.
 pyxis | BHZ | 26-05-08 21h13min
Pois vejam só...

O balanço do Cruzeiro em 2007 foi publicado e começa a ser debatido no Blog PHD
http://cruzeiro.org/blog/?p=2423

A dívida total é uma ninharia perto das possibilidades que um destes magnatas pode pagar pelo Cruzeiro.
E se um presidente do Conselho resolve chamar uma assembléia de conselheiros e apresentar uma POSSIVEL proposta?
Será que algum torcedor que NÃO seja sócio ou conselheiro será convidado a opinar? Será que os 8 milhões votam?
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
24/09 - 20h40 [1 coment.]
Arrascaeta marca gol 900 no Campeonato Brasileiro por pontos corridos 

24/09 - 10h03 [8 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

24/09 - 09h32 [0 coment.]
Alisson é liberado pelo departamento médico e confirmado na decisão 

23/09 - 23h21 [0 coment.]
Sub-14 estreia no estadual com vitória sobre o América-MG 

23/09 - 23h12 [0 coment.]
Sada Cruzeiro bate Sesc RJ e começa torneio com a mão direita 

23/09 - 23h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro FA confirma a 1a colocação da Conferência Sudeste 

23/09 - 22h51 [0 coment.]
Diretoria do Cruzeiro anuncia a renovação de contrato de Murilo 

22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster