Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

04/04/2008 | Voz da Arquibancada
Marcelo Moreno – O artilheiro bom o bastante

Por Leopoldo Moura Jr.

No final dos anos 80, o psicólogo norte-americano Bruno Bettelheim (1903-1990) escreveu um livro sobre educação infantil cujo sub-título era “Pais bons o bastante”. O livro ficou famoso e essa frase resumia bem a posição do autor de que a educação de uma criança deveria ser simples, sem muitas teorias, e que o mais importante era o resultado final - que é a formação de pessoas equilibradas.

Na prática, ele quis dizer para os pais fazerem o feijão-com-arroz, procurando não atrapalhar com invenções.

É o que penso com relação ao artilheiro Marcelo Moreno. Ele é simples e direto no que se propõe a fazer. Ele executa muito bem aquilo que o técnico Parreira, certa vez, chamou de “detalhe do futebol”: o gol.

Mesmo assim, o nosso centro-avante vem sofrendo algumas críticas porque teria pouca técnica e perde muitos gols.

Analiso as suas atuações em termos absolutos e não relativos. Ou seja, valorizo a quantidade de gols que ele faz e, simplesmente, desconheço o percentual de aproveitamento em relação às oportunidades que surgem.

Aos artilheiros não devem ser feitas cobranças considerando a regularidade e volume de jogo numa partida. Aqui, também, o que importa é o resultado.

Diferentemente de outros esportes, o futebol tem, no gol, uma forma de pontuação com base em fato difícil e raro de acontecer ao longo de 90 minutos.

Muitas vezes um ato fortuito e isolado pode decidir uma partida – o que não ocorre no vôlei ou no basquete, por exemplo, nos quais a contagem é feita às dezenas de pontos. Essa, para mim, é a melhor explicação para o fato de existir muito mais zebras no futebol do que nos outros esportes. Se no basquete, para premiar um arremesso do meio de campo, houvesse cesta de 30 pontos, as possibilidades de surpresas seriam bem maiores e os arremessadores teriam altíssima valorização.

Resumo da ópera: enquanto estiver fazendo gols, Macelo Moreno é artilheiro bom o bastante. Merece todo o apoio da torcida celeste.


Leopoldo Moura Jr., 52 anos, cruzeirense, auditor de tributos e mora em BH.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 04-04-08 21h07min
Leopoldo,
Eu sou um dos que escrevem que o Moreno não tem técnica. Continuo com a mesma opinião e a cada apresentação dele confirmo isso.
Entretanto, escrevo também que precisamos dele, nem que seja pelo espírito de luta durante TODO o jogo. Ele é calado, às vêzes tímido, mas um leão em campo. Talvez para compensar possiveis deficiências.
Tem se mostrado mais do que útil e faz aquilo que é ESSENCIAL para um atacante: GOLS.
Tá de ótimo tamanho.
 Rodrigo - Serra - ES | Serra | 05-04-08 11h02min
Eu sempre acreditei nele. O cara tá se mostrando um exelente jogador e tem nêgo que fala que o boliviano tá melhorando, um outro fala que tem que vender porque vai ser bom para o Cruzeiro. Realmente eu não sei o que vocês querem. O Cruzeiro demora arrumar um jogador que dá sangue dentro de campo (quando marca gol vibra igual ao torcedor da arquibancada, lembra até o Sorín, embora esse seja inigualável), vem marcando gols a bastante tempo e etc. Vai entender este povo daqui, que dureza viu...
 Rodrigo - Serra - ES | Serra | 05-04-08 11h04min
É aquela velha história. A grama do vizinho é sempre mais verdinha do que a nossa. O Moreno pode se tornar o maior artilheiro de todas as Libertadores (fato que até então não é tão impossível assim)que vai ter negozinho aqui falando que o cara é um iniciante e que tem muito que aprender ainda. E ainda vão falar que o Adriano Imperador é o maior do mundo, mesmo não sendo campeão e nem alcaçando o Moreno na artilharia. Ê povinho difícil...
 Rodrigo - Serra - ES | Serra | 05-04-08 11h13min
E tem mais! Suponhamos que num belo dia os Bambis vai e compra o boliviano, aí eles mudam de opinião e fala que o Moreno é o maior do mundo. Enquanto ele estava no cruzeiro era apenas esforçado. Parece que a mídia Rio-Sampa contamina até parte da nossa torcida. Mas voces ainda vão ver o Galvão e a Globo tendo que engolir o Marcelo Moreno vivo na transmissão da final da libertadores, pois eles serão obrigado a transmitir em rede nacional. Agora, não tem como vcs pararem de secar o cara não???
 Rodrigo - Serra - ES | Serra | 05-04-08 11h17min
Mas mudando de assunto, gostaria de Parabenizar a diretoria pelas homenagens no Ipatingão. Apesar da década de 80 não ter sido tão boa para o nosso Cruzeiro, durante ela existiram jogadores que realmente marcaram nossa história como o próprio goleiro Gomes, tão bom quanto o outro Gomes mais recente e o grande Careca, tão descriminado pela mída carioca e que disputava a fama de artilheiro junto com Gerson (se não me engano este morreu com AIDS) das Cocotas. Como esquecer deles...
 JOAO COSTA | BRASILIA | 07-04-08 17h18min
Leopoldo, Concordo plenamente contigo, e acrescento: Tivesse ele uma assistência de melhor qualidade teria feito mais gols.Ele é o verdadeiro B.B.B: bom, batalhador e barato.
 raposa astuciosa | rio de janeiro | 07-04-08 18h35min
TO CONTIGO E NÃO ABRO....O IMPORTANTE NÃO É QUANTOS GOLS SE FAZ NUMA PARTIDA ...MAS O VALOR DELE PARA O TIME...E O MORENO TEM DECIDIDO..NESTE DOMINGO NOS DEU A VITÓRIA....É ASSIM QUE SE FAZ MORENO...E QUE FALEM DE VC BEM OU MAL ..MAS FALEM SINAL QUE ESTÁ INCOMODANDO....
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [14 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster