Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

22/03/2008 | Voz da Arquibancada
Em defesa da torcida celeste

Por Leopoldo Moura Jr.

O economista inglês John Maynard Keynes teve idéias inovadoras que ajudaram a economia mundial a sair do buraco nas crises de 1929 e no pós-Segunda Guerra. É atribuída a ele uma frase que, mais ou menos, dizia o seguinte: “a economia vai bem quando todos acham que ela vai bem”.

Nessa aparente redundância está um conceito keynesiano da maior importância, o do “estado das expectativas”. Ou seja, as pessoas, mesmo num ambiente de incertezas como é a economia, atuam positivamente (investindo ou consumindo) quando têm uma disposição otimista, quando acreditam que vai dar certo. Se não há confiança para encarar a incerteza, a coisa desanda.

Como diria o Conselheiro Acácio: “pensamento negativo atrai mais pensamento negativo”.

Me lembro disso quando vejo os dirigentes e o técnico do Cruzeiro fazendo críticas e cobranças à torcida. Esse tipo de comportamento só atrapalha. Se não pode elogiar, é melhor não falar nada, porque no final das contas quem sai prejudicado é o clube.

Há muito tempo, desde a gestão do César Masci, parece que virou hobby a cartolagem pegar no pé dos torcedores. Na falta de assunto, ou por qualquer motivo, lá vem a lenga-lenga de que somos exigentes, não sabemos apoiar, que a vaia só deve acontecer no fim do jogo etc e etc. E isso acaba contaminando alguns torcedores que entram nessa conversa.

Ora, não gosto de vaia e sempre que vejo alguém vaiando o time começo a apoiar até passe de três metros. Aumento ainda mais a minha vibração. É simples, não cobro de ninguém, só dou o meu exemplo.

E a grande maioria dos torcedores apóia sempre. Somos uma torcida fantástica que já deu inúmeras provas de sua força.

Entre cartolas e técnicos, bons exemplos não faltam.

Os dirigentes deveriam fazer como Felício e Furletti, que apenas citavam a torcida quando tinham uma palavra de apoio.

Além disso, o técnico Adilson Batista, cujo trabalho merece elogios, já disse que tem como referência o ex-técnico Ênio Andrade.

Por que não adotar, também, o estilo do mestre “Cabeção” de falar pouco e não reclamar de nada, muito menos da torcida?

Leopoldo Moura Jr., 52 anos, cruzeirense, auditor de tributos e mora em BH.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 MarceloFox | BELO HORIZONTE | 22-03-08 13h37min
Leopoldo, disse tudo. Se me permite, gostaria de acrescentar que somos diferentes, por nunca termos sidos indiferentes, ou seja: bater palmas para o mal feito, nunca esteve em nossos planos. Isto é uma qualidade do outro lado da lagoa que vive de utopia e outras coisas. Somos grandes porque cobramos e melhor, entendemos de futebol. Vaia como as palmas, fazem parte do jogo, quem não estiver preparo para isso, não pode jogar em clube grande. Vaiassão para determinados atletas e não para o time.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 22-03-08 20h16min
Esse assunto tem PREDOMINADO em várias páginas do BLOG do JS, e ainda virará TESE do nosso caro sociólogo...rss. Gostei do texto, mas gostaria de colocar coisas que precisam ser melhor compreendidas. Se a anulação, a "cegueira" pateticana tem marca registrada, qdo pedem a cabeça, saem que nem vendaval, (vide praça 7 recente!) Eles não comemoram como COSTUMAM o campeonato do ano passado, ficou patente a "armação e a enganação". E caminha desse jeito este ano também!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 22-03-08 20h20min
(cont 1) E sairam as ruas no s/protesto. Justificável! Bem, isso mostra uma mudança de postura emplumada. De nosso lado, o nosso torcedor "não se sente" enganado, pois a mídia não é BOPE (aliás, muito ao contrário),e, as tentativas de "enganação" tem sim, jogado muito atrito torcedor-clube sem a menor necessidade. Aproveitam-se os MALEDICENTES de plantão (EsGALO-de-Minas, Dizgalo da tarde- R.Lobo, Jornal de Causa de frangas, Itatilaia, etc), colocam mais dinamite na fogueira.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 22-03-08 20h23min
(cont 2) cabe a nós Torcedores termos 1-Cuidado para não sermos usados por essas forças kkrejantes, contra o nosso próprio time, 2-não sermos injustos com os que fazem por onde o nosso TIME crescer, 3-apoiar o TIME em campo,afinal ir contra, é ir contra nós mesmos, que resultado BOM isso pode ter? E após o jogo, falarmos, criticarmos o que merece, ajudarmos ao nosso treinador/elenco, principalmente, ao invés de vaiar MURCHINHO, que tal aplaudirmos L.FERNANDO? (Isso é um exemplo).
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 22-03-08 20h27min
(cont 3) Além disso, cabe ressaltar a enorme pressão da Imprensa Emplumada, em cima da FMFrangas (o que não vão falar hoje das 2 expulsões corretíssimas, do árbitro de hoje? Vasculharam atrás pra ver se havia penal numa jogada contra o CEC (por acaso?) E qdo eles empataram o jogo, viu se a festa desenhada dos pateticanos da Lobo. Então, TUDO o que se pode fazer pró-frangas estão fazendo! cabe a nós torcedores azuis, sermos expertos e não cairmos nos aueees da imprensa codorninha.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 22-03-08 20h30min
(cont 4) Isso posto, vejo que nossos queridos ZZP/AOC precisam ter o MAIOR cuidado agora, é HORA de fazer, e fazer CALADO! Se não vai trazer nada, não fica dizendo que vai. Não criar FALSAS expectativas e não permitir que haja uma separação TIME-TORCIDA! E para isso é preciso mais uma vez AÇÃO, e não contratações 0800, e apostas que vão jogar mais problemas pro ABap. ZZP: se for fazer algo, é hora de dar o TIRO CERTO e não tiro no pé!E nós torcermos para vencermos as dificuldades do agora!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 22-03-08 20h31min
(cont5)No mais s/coluna está beleza, Leopoldo, parabéns! ABS/ART
 pyxis | BHZ | 22-03-08 20h40min
Discordo de TODAS as teorias generalistas...
Das que saem em "defesa da torcida celeste" às que afirmam que "a torcida é cri-cri".
A maioria delas parte de situações particulares ou momentos específicos para defender as teses generalistas.
Defendo, ferrenhamente, parcela da torcida que, incompreendida, é equiparada aos cri-cris... como defendo, com veemência os torcedores críticos que não se encaixam no "cri-cri".
Sem esta que parecer ficar em cima do muro. Só discordo das falácias.
 carfelix27 | belo horizonte | 22-03-08 23h04min
CARO AMIGO, PERMITA DESCORDAR DE TUDO QUE DIZ RESPEITO A DEFESA DA NOSSA TORCIDA, A TORCIDA DO CRUZEIRO ESTÁ ESTRAPOLANDO, E FALO ISSO POR ACOMPANHAR E VER QUE ESTÁ COM O PÉSSIMO HÁBITO DE VAIAR QUALQUER UM ANTES OU APÓS UM ERRO. PRIMEIRO FUTEBOL É ASSIM DESDE OS PRIMÓRDIOS, ERRAR PASSE, MARCAR MAL, PERDER A BOLA, TOMAR FRANGO, ERRAR GOL FEITO, E OUTRAS TANTAS SITUAÇÕES QUE ACONTECEM, PORQUE DIGO QUE A TORCIDA ESTÁ ERRADA? PELO SIMPLES FATO QUE VAIAR É NO FUTEBOL UM ATO DIRIGIDO AO ADVERSÁRIO...
 carfelix27 | belo horizonte | 22-03-08 23h08min
NO DIA QUE VAIA RESULTAR EM ALGUMA MELHORA NA FORMA DO NOSSO TIME JOGAR, AÍ SIM PODE APOSTAR QUE SEREI O PRIMEIRO A VAIAR, A TORCIDA ESQUECE QUE JOGADORES PASSAM POR MAUS MOMENTOS, POR DISTRAÇÕES, E É EXATAMENTE NESSA HORA QUE SE APÓIA, IMAGINE SEU FILHO, JOGA MAL UMA PARTIDA E VC FICA NA ARQUIBANCADA VAIANDO, ACABA O JOGO E VC FICA BUZINANDO NO OUVIDO: POXA VC É RUIM HEIN, NÃO TEM CONDIÇÃO DE JOGAR NO TIME NÃO!!! POIS É, A SITUAÇÃO É A MESMA...
 carfelix27 | belo horizonte | 22-03-08 23h12min
EU JAMAIS IREI VAIAR UMA PESSOA QUE ESTIVER VESTIDA COM O "SAGRADO MANTO AZUL CELESTE", NUNCA!!!, POIS VESTI-LA É UM ENORME SINAL QUE A BATALHA ESTAR POR VIR. JÁ VI VIRADAS FANTASTICAS POR INCENTIVOS INACABÁVEIS, DESCONHEÇO SIMPLES VITÓRIAS CERCADAS DE VAIA. ABRAÇO NAÇÃO AZUL
 jeronimo | Rio de Janeiro | 23-03-08 11h22min
Não posso hipotecar minha total concordância devido a complexidade do tema, mas quanto as colocações do Leopoldo, concordo quando diz q o ideal seria, como faziam Felício e Furletti, citar a torcida apenas quando for p/ apoiá-la. Penso isto pq não vejo como dissociar torcida e clube, um não existe sem o outro, ou se existe, é de uma forma pouco apaixonante. O lugar comum é p/ ser repetido sempre: A TORCIDA É O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM CLUBE.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 23-03-08 11h22min
Por motivos óbvios, q atualmente passam principalmente por questões econômicas. Nossos dirigentes entendem isso, duvido q na negociação de qq contrato q tenham q firmar o tema “força de nossa torcida” (leia-se, consumidores) não seja considerado.
Quanto aos q abominam as vaias e criticam torcedores ou toda a torcida, gostaria de lembrar, q as vaias é o caminho mais simples e pacífico de expressar descontentamento. É precipitação fazer comparações tão ...
 pyxis | BHZ | 23-03-08 11h23min
Carfélix,
Exatamente no ponto. Eu nunca vaiei e nem vou vaiar o Cruzeiro e quem estiver representando-o sob qualquer hipótese.
Isto é o que precisa a mídia patética para criar instabilidade, para criar cizânea. Se torcedores do Cruzeiro não enxergam isso é uma infelicidade. Lamentável. Pior ainda quando USAM de performances e ações INDIVIDUAIS de jogadores, técnico e dirigentes para justificar estes atos. É um verdadeiro crime LESA-PÁTRIA contra a nação cruzeirense. Contra o patrimônio.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 23-03-08 11h24min
...simplistas como li acima, pq o futebol é algo diferente, mexe diariamente com a paixão de multidões. Não é como ir a um teatro e sair educadamente quando não se gosta do q assistiu, ou ficar se colocando (ou ao filho) no lugar do jogador. Torcedor quer saber é se o time ou jogador está honrando o tal manto sagrado.
Evidentemente q não sou a favor das vaias sem propósito, penso q é um instrumento a ser utilizado com inteligência (sei q muitos dirão q não existe esta hipótese) ...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 23-03-08 11h25min
... e na hora devida, por isso não abomino o ato e nem quem o pratica com consciência. Quem não vaiaria o Rincón p/ vê-lo longe do clube? Não fico dando ao ato uma dimensão maior do q merece, pois isto acaba conspirando mais contra o clube q o próprio ato.
Não fico contabilizando quando vaias levaram um time a derrotas ou o apoio a vitórias, só gostaria de lembrar, q uma vitória não representa um título ou uma história de sucesso, mas um protesto pacífico na hora certa, faz pensar mais ...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 23-03-08 11h30min
... do q aplausos constantes.
Tb não vou querer justificar o injustificável. Nossa torcida muitas vezes erra, assim como todas, mas continua sendo a nossa torcida e não ficarei dando ibope p/ outras em detrimento da nossa. P/ mim é tão importante como o próprio clube, o motivo da existência de um clube de futebol.
P/ encerrar diria: é verdade, as pessoas passam, o clube (de futebol) permanece, mas, tirem a torcida, e imaginem se a máxima permaneceria verdadeira.
 pyxis | BHZ | 23-03-08 12h26min
Jerônimo,
Vc coloca algumas premissas improváveis.
Por exemplo, diga um time que PERDEU torcida, que tinha torcida e não tem mais. Daí supõe-se que TORCIDA é o esteio de qualquer equipe que se pretenda GRANDE.
Prá mim, torcida é TUDO IGUAL, como em quase tudo que diga respeito a comportamento humano.
Tem torcedor inteligente, torcedor burro, torcedor cri-cri, torcedor exigente... Dê uma olhada na crõnica do Wilson Flávio... lá tem classificação para todos os gostos.. cont.
 pyxis | BHZ | 23-03-08 12h29min
... talvez precise de atualizações pois estão surgindo espécimes novos, espécimes estão evoluindo/involuindo... mas o torcedor cruzeirense está, na sua quase totalidade, representado lá...
Um mesmo torcedor pode assumir facetas diferentes (faz parte da paixão indefinível cartesianamente). Não pode é torcedor se achar mais do que os outros e dono da razão, principalmente se a razão deste torcedor é fundada na ofensa, agressão, vaia etc.
http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=314
 jeronimo | Rio de Janeiro | 23-03-08 17h36min
Pyxis, o q vc escreveu nos dois últimos posts em nada difere do q venho pregando a muito tempo, é isso mesmo, torcida via de regra é tudo igual, com todos os tipo de torcedores listados por vc e pelo Wilson Flávio.
Da próxima vez, faz pergunta difícil. Times q perderam torcida e já tiveram o status de grande: América (MG e RJ).
Times q vem progressivamente perdendo torcida: Fluminense e Botafogo. Já tiveram torcida maior q o Cruzeiro e hoje tem por volta de 1/3 da nossa.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 23-03-08 17h42min
E o q falar do Santos, q tem sua torcida bastante concentrada na cidade praiana. Se não fosse o time de Robinho, Diego e cia, certamente estaria em queda livre. E o Caquético q se cuide, senão vira outro América/MG.
Só conheço uma torcida q cresceu na desgraça, a dos malucos corinthianos. Aqui, é necessário um estudo profundo de comportamento humano para se entender o fenômeno.
 pyxis | BHZ | 23-03-08 21h33min
Jerônimo,
Ameriquinhas NUNCA tiveram torcida. Então não tinham como "perder" (tem uma piada que diz que torcedor dos Ameriquinhas são iguais fãs do ROberto Carlos... não nasce nenhum, só morre!)
Botafogo e Flu não perdem torcedores... as taxas de crescimento de torcedores Cruzeirense, Gremistas, SãoPaulinos é que são MUITO SUPERIOES devido a títulos.
A pergunta é APARENTEMENTE fácil mas vc errou. Time que tem muitos torcedores não perdem. Time não é grande sem torcida. TUDO IGUAL
 jeronimo | Rio de Janeiro | 23-03-08 22h13min
Pyxis,
Minhas primeiras postagens nesta coluna, em lugar nenhum falei em perder torcida, mas quando vc fez a pergunta não me preocupei com isso, apenas quis dar minha opinião.
Ameriquinhas já tiveram torcida sim. A do América/MG (deca campeão) foi , em tempos remotos, maior q a do Cruzeiro.
De qq forma, quando respondi seu questionamento, era nesse sentido mesmo (de crescimento). Se a torcida ñ cresce ou tem crescimento menor, está perdendo torcida proporcionalmente. E por óbitos.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 23-03-08 22h15min
Quanto a piada sobre o Roberto Carlos, taí um ótimo exemplo, já teve um "torcidão".
 Leopoldo Moura Jr | Belo Horizonte | 24-03-08 14h18min
Pyxis, vou discordar de você. Não acho que “torcida é tudo igual”, simplesmente porque os clubes não são iguais. E não há como separar um clube de seus torcedores. A vida do clube é a história da sua torcida. Não precisamos ir muito longe. Dos três grandes clubes de BH, dois nasceram da elite e um, o Cruzeiro-Palestra, foi formado por operários. Um dos times da elite chegou até a ter base popular nos anos 40 e 50.
 Leopoldo Moura Jr | Belo Horizonte | 24-03-08 14h19min
(Cont.1) Mas a partir dos anos 60, quando BH e o futebol mineiro cresceram de verdade, e a competência e o trabalho passaram a valer mais do que a influência e a política, o Cruzeiro e sua torcida passaram a predominar. A torcida celeste é tão ou mais vibrante do que a dos principais times do país. Nós sabemos o quanto custou chegar até aqui. Temos hoje o dobro da torcida rival, a qual, de acordo com suas raízes, é majoritariamente formada por mauricinhos e patricinhas - com todo o respeito.
 Leopoldo Moura Jr | Belo Horizonte | 24-03-08 14h21min
(Cont.2) Eles vivem vaiando o time, mas ninguém critica porque escondem muito bem a realidade. E os nossos cartolas têm sido mais realistas do que o rei. Contudo, se ainda há entre nós uns poucos “cri-cri” que vaiam o time, talvez a melhor explicação para esse tipo de fenômeno tenha sido dada pelo Paulo Francis, que disse mais ou menos o seguinte: “é impossível acabar com os chatos e com o mau-hálito”.
 Pai Véi | Uberlandia | 25-03-08 01h07min
Evandro e Jeronimo, vocês afirmam que torcida é tudo igual, OU que torcida NO BRASIL é tudo igual? Vocês leram o post "Time e torcida trocaram de papel" no blog do J.Santana(PHD)? Alguém já viu uma torcida brasileira se portando da forma descrita no post?
 Pai Véi | Uberlandia | 25-03-08 01h32min
Também concordo que não cabem generalizações sobre a demografia de uma torcida. Tampouco entendo que esse erro tenha sido cometido pelo A.Perrela ou mesmo pelo colunista do .org que escreveu sobre "a torcida cri-cri". Acho que todos aqui concordamos com o Leopoldo M. Jr. em um aspecto: Se há uma parcela de "cri-cris" entre nós, é minoria. O grande problema é que essa minoria se faz ouvir, muitas vezes quando a hora é de apoiar o time em campo.
 Pai Véi | Uberlandia | 25-03-08 01h42min
Tenho a impressão de que a torcida que vai ao estádio(aqui já generalizando...) tem se comportado, cada vez mais, de forma burra. Se o Jeronimo vaia por que acredita que isso ajudará o Cruzeiro de alguma forma, a maioria vaia "sem motivo nenhum", vaia pq o Perrela ficou rico, vaia pq o Cruzeiro não ganha nada desde 2003(não aguento mais esse "desde 2003"), pq nunca ouviu falar do M.Paraná, etc...
 Pai Véi | Uberlandia | 25-03-08 01h54min
E para que isso mude, melhor do que "querer ensinar aos outros a torcer"(como EU mesmo andei fazendo aqui neste espaço), é fazer como o carfélix27. Dar o Exemplo. A cada vaia que vc ouve do sujeito ao lado, vc responder com um incentivo( um "BOA!"), gritar mais alto, gritar o nome do jogador vaiado etc...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 25-03-08 13h07min
Caraca Pai Véi, eu não sou defensor das vaias não, eu defendo nossa torcida e compreendo as vaias em casos em q está coberta de razão (pq p/ mim as vaias as vezes tem razão de ser). O Rincón (q já citei anteriormente) eu xingaria até a mãe. Não q quisesse ofender sua progenitora, mas pq o chupa-sangue me irritava profundamente. Poderia citar outros exemplos, mas deixa pra lá. Defendo a torcida pq sei q o melhor p/ o clube é estar em paz com ela.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 25-03-08 13h07min
Outros motivos existem, mas só esse já me basta. Se não fosse assim, vc acha q os Perrelas mandariam pronunciamentos apaziguadores p/ ela? É ruim heim! Se está extrapolando nas manifestações no momento, então ok, está errando, concordo, mas ficar rotulando nossa torcida por algo q julgo q todas fazem é q não consigo admitir. E de se pensar tb se não existem os causadores desta atual impaciência.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 25-03-08 13h14min
Veja só, duvido q a maioria d nossa torcida hoje ñ está com um pé atrás com nosso time, uns até dizem q p/ ficar bom, falta pouco. E pq esse pouco não acontece? Pq as promessas estão fáceis demais há muito tempo e a vontade de cumpri-las ñ parece muito forte. Isto está irritando a torcida q tem a percepção da coisa, e desconfia que, a se continuar assim, nossos sonhos de um ano melhor têm muitas chances de ficar na mesmice do pós 2003 (não é apenas questão de ñ ganhar nada). Aí, sobra p/ alguns.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 25-03-08 13h17min
Cara, não estou pedindo vaias, de forma alguma, muito pelo contrario, acho q a hora é de paciência e apoiar pq com nosso time completo temos chances. Somente procuro entender a torcida e o inconsciente coletivo e jamais fazer certas generalizações q alguns fazem.
O que faço então. Simplesmente não fico engrossando o coro dos q abominam as vaias, e vem aqui ou onde quer q seja criticar insistentemente nossa torcida, pq depois vira rótulo e isso vai atrapalhar mais q as próprias vaias, ...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 25-03-08 13h18min
... que é algo intrínseco a todas as torcidas.
 pyxis | BHZ | 26-03-08 00h41min
Pai Véi,
Certamente, vc não me conhece. Não estou querendo ensinar NINGUÉM a torcer e MUITO MENOS querendo que torçam a minha imagem se semelhança. Nunca fui pretensioso a ponto de achar que sou mais torcedor do que qualquer um e SEMPRE COMBATI aqueles que se acham mais torcedores do que os outros POR QUALQUER motivo.
Repito e reafirmo com o conhecimento de o tempo que tenho de ARQUIBANCADA E GERAL.
Torcedor, NO GERAL, á tudo A MESMA COISA, no Brasil.
 Leopoldo Moura Jr | Belo Horizonte | 27-03-08 02h06min
Prezados, hoje, no fim do jogo Atletico-MG X Peñarol, o time emplumado foi vaiado por parte da torcida. Ficou comprovada, mais uma vez, a tese de que as vaias dos rivais não são divulgadas: a televisão mostrou claramente o descontentamento dos torcedores e não há nenhum comentário sobre o episódio na crônica esportiva de BH.
 Pai Véi | Uberlandia | 27-03-08 02h11min
Evandro, infelizmente não o conheço, a não ser pelos comentários que leio regularmente. Digo infelizmente porque tenho grande consideração pelos serviços que vc presta a nós cruzeirenses atravéz deste site. Você interpretou mal o que eu escreví. Quando falo sobre "querer ensinar o outro a torcer", não critíco ninguém especificamente além de MIM MESMO! Faço esse "mea culpa", tb em respeito à opinião do Jeronimo.
 Pai Véi | Uberlandia | 27-03-08 02h22min
Sobre as torcidas brasileiras serem todas iguais, de certa forma é o que eu penso. Não acho que a nossa mereça o rótulo de cri-cri... não mais do que qualquer outra deste país. O que não me impede de sonhar com uma torcida à argentina(ou turca, ou grega, ou uruguaia, ou alemã...). As torcidas mudam. Muito lentamente, mas mudam. A do atlético já foi o dobro da nossa, hoje é a metade, a do Corinthians já foi mais conformada, hoje é exigente, e por aí vai.
 Pai Véi | Uberlandia | 27-03-08 02h29min
E sobre "dar o exemplo", a TFC está aí! quem sabe um dia essa "forma inovadora" de torcer(pra mim, a unica forma) não se espalha e dá início a uma revolução na torcida do Cruzeiro... Devo mesmo ser um romântico, pra sonhar com isso depois do que ví no jogo contra o Rio Branco. Mas não abro mão!
 Pai Véi | Uberlandia | 27-03-08 02h44min
Leopoldo, as vaias não me surpreenderam. Aliás, assisti à pelada centenária até o final, só porque tive certeza de que teria o prazer de ouvi-las. Amanhã vou ficar de oreia em pé... vamos ver a repercussão(ou não).
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster