Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

07/03/2008 | Voz da Arquibancada
A Arena e o Velocista

Por Thales Antônio – João Monlevade/MG

Antes de começar este texto, gostaria de fazer menção ao texto que escrevi anteriormente:

Fiquei surpreso com a quantidade de comentários postados sobre “O Dilema da Camisa Um” (http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=758), publicado recentemente, a respeito do goleiro Fábio. A maioria das opiniões foi contrária a minha, mas considerando que a torcida azul é muito grande, é absolutamente normal que isso tenha acontecido. É até muito interessante essa discussão, pois a intenção de todo torcedor é ver sua equipe vencer com a melhor formação possível, mesmo que sua opinião provoque a ira de outros torcedores ou colunistas. Não sou jornalista (e estou muito longe disso), não sou membro do site “Cruzeiro.org” e nem de nenhuma torcida organizada, nem comentarista profissional, tampouco ligado à área desportiva. Os textos que eu, com muita dedicação, inspiração e vontade própria, escrevo a este site, são apenas visões por parte de um torcedor cruzeirense, apaixonado pelo time desde os sete anos de idade, que acompanha a equipe pelo rádio, televisão, internet, jornais, celular e nos estádios; que provoca os amigos atleticanos e comenta futebol com outros vários cruzeirenses; que desde criança, sempre teve o Cruzeiro Esporte Clube como tema da maioria de suas redações escolares, sendo muitas vezes premiado por isso; que encontrou este cantinho no site “Cruzeiro.org” para expressar um pouco de seus pensamentos sobre este time que tanto amo e compartilhá-los com outros apaixonados pelo time. Do mesmo modo que critiquei (porém ressaltei as qualidades) o goleiro atual, aceito tranqüilamente as críticas que me foram feitas (afinal, CADA TORCEDOR PENSA DE UMA FORMA DIFERENTE), mas mantenho minha opinião daquele texto e tenho certeza que é a de muitos torcedores azul-estrelados. Se o texto fosse tão ruim assim, ou vazio de conteúdo, o site não o teria publicado e não haveria tantos comentários a respeito. Talvez o momento atual do Cruzeiro não seja propício para críticas específicas, pois o time está vencendo, apesar de precisar melhorar muito para voltar a conquistar títulos. A verdade é que não podemos enxergar somente os defeitos do time e esquecer de suas proezas, mas também não podemos fechar os olhos para as deficiências. Avante, Cruzeiro!

Em meio a tantas críticas recebidas, um torcedor, identificado como “Eli Cruz”, de Belo Horizonte, sugeriu que eu deveria escrever sobre outros temas mais interessantes, como a construção da Arena do Cruzeiro ou sobre a falta de um atacante velocista no time. Então vamos lá.

A Arena Azul

Essa história de estádio do Cruzeiro se arrasta há alguns anos. Sempre esbarra na falta de patrocinadores que queiram bancar esta obra de grande custo financeiro. Inicialmente, o que interessa para o torcedor é bola na rede (do adversário), ou seja, um time forte e competitivo, tipo aquele de 2003 ou de outros anteriores, ou pelo menos algo próximo daquilo que presenciamos naquele ano.

Entretanto, seria muito interessante a construção de estádio com lojas e conjunto habitacional, conforme pretende a diretoria azul. Seria uma forma de a instituição conseguir se manter financeiramente, sem depender tanto da venda de jogadores, além de ajudar a manter os craques que vestirem a camisa azul cinco estrelas. Também, um time da altura do Cruzeiro merece ter uma “casa própria”, apesar de já sermos mais que donos do Mineirão, palco de grandes conquistas da história celeste. Quem sabe teremos também o melhor estádio da América do Sul, porque os melhores centros de treinamento e reabilitação de atletas (Tocas I e II) são os nossos. O resto é imitação.

Dos grandes times do Brasil, apenas Cruzeiro, Corinthians e os fregueses pateticanos não possuem um estádio próprio. O Mineirão, conhecido também como Toca III ou Caldeirão Azul, ficará para sempre eternizado por grandes momentos, como a conquista de títulos de alto nível (Brasileiro, Libertadores, etc.) e o pelo velório preto-e-branco realizado no estádio em 2005, quando da queda do timeco centenário. Mas um novo estádio, nos moldes de arena multiuso (tipo a do Atlético-PR), seria o primeiro passo para uma nova fase do Cruzeiro e um recurso que outros clubes do Brasil poderiam lançar mão, na tentativa de conter os euros e dólares, que a cada dia empobrecem nosso futebol dentro de campo e enriquecem os empresários.

A Arena sozinha poderia não ser tão eficaz. Seria necessária também uma mudança nas regras de negócios do futebol (como a Lei Pelé), se é que isso é possível. Não entendo muito dessa lei, mas pelo que compreendi, antigamente o jogador era formado pelo time e este detinha o “passe” do atleta até ser vendido, quando então o dinheiro ia quase totalmente para o clube. Hoje, muitas crianças de 11 e 12 anos de idade já possuem um ou mais empresários, e algumas nem sequer chegam a vestir a camisa da equipe profissional, indo direto para o futebol do exterior. Muitas vezes, é essa “amarração” com empresários que faz o jogador entrar na Justiça contra o clube, endividando ainda mais a entidade esportiva.

Caso o Cruzeiro realmente construa sua Arena esportiva, do jeito que está no papel, juntamente com uma eventual mudança na Lei Pelé e com a recente adoção da Timemania, não resta dúvidas de que será, em poucos anos, o clube mais bem estruturado financeiramente do Brasil, e o resultado disso refletirá dentro de campo – é o que esperamos.

O Atacante Velocista

Surpreendendo muita gente, o Adilson Batista está conseguindo ótimos resultados com o elenco cruzeirense. O time até agora não perdeu nos campeonatos que disputa, tem feito boas atuações e começa a ter uma identidade que não tinha no ano passado, na época do Paulo Autuori.

Apesar das vitórias, o time precisa melhorar em alguns setores do campo. A zaga ainda não está cem por cento, haja vista os gols sofridos no Paraguai contra o Cerro Portenho, contra o Guarani em Divinópolis e contra o Villa Nova no Mineirão, nos quais os atacantes adversários pediram licença e ficaram frente a frente com o Fábio, que apesar das minhas críticas, tem feito diferença este ano, em especial contra o San Lorenzo.

No meio campo, Ramires tem se destacado muito, e o Wagner tem feito boas atuações. O Charles alterna bons e maus momentos numa mesma partida. O Fabrício me faz lembrar muito o Maldonado, pois está sendo um leão dentro de campo e protege muito bem a defesa. Os quatro laterais (Paraná (improvisado), Apodi, Fernando e Jadílson) servem muito bem o time pelas alas do gramado.

A grande deficiência no momento são os atacantes. Para os críticos de plantão, não estou dizendo que eles são ruins. São até bons e de muita raça. O Marcel tem pinta de matador, o Marcelo Moreno é um guerreiro, o Guilherme é um baita jogador (apesar do mau momento) e deve se transformar em moeda estrangeira dentro de pouco tempo, mas falta aquele jogador velocista, habilidoso, que parte para cima do adversário com velocidade, que puxa um contra-ataque rápido, que “entorta a coluna” dos zagueiros. O Roni, se tivesse permanecido, seria o nome ideal para fazer dupla com qualquer um dos três citados anteriormente. O próprio Araújo, negociado no ano passado, faria bem essa função também. O Éder Luis, cedido pelo rival ao São Paulo, encaixaria como uma luva. O Carlinhos Bala, que quase retornou a Toca, apesar de ser pequenino e até certo ponto habilidoso, poderia ser uma alternativa ao Adílson.

Assim como as opções para o gol, no Brasil, não são muitas, este atacante de velocidade não será encontrado facilmente no mercado nacional. Ao que indica, a solução será buscar um “camisa onze” no exterior, mas aqui pertinho, na América do Sul.

Tanto o atacante velocista quanto a Arena multiuso do Cruzeiro seriam importantes para o clube e para a alegria da torcida. Se não vierem, já fico satisfeito com o caneco da Libertadores e do Mundial no fim do ano.

Thales Antônio – João Monlevade/MG
E-mail/MSN: thalesad@hotmail.com

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 marco | Curitiba | 07-03-08 10h21min
Caro Thales, não comentei sua coluna anterior, mas sou um dos que não concorda com ela. Porém, o importante é desejar sempre o melhor para o Cruzeiro, como você está fazendo. Com relação aos temas desta coluna, o atacante velocista é essencial para o sucesso do time neste ano. Sem o mesmo, entendo que teremos dificuldades em conquistar os títulos mais desejados (Brasileiro, Libertadores e Mundial). Já com relação ao estádio, também sou de opinião de que seria um passo importante (Cont).
 marco | Curitiba | 07-03-08 10h24min
(cont). para a independência financeira do clube, além de matar os cacarejantes de inveja. Porém é uma questão complexa que depende de vários fatores (localização do estádio, acesso, investimentos, etc.) e deve ser planejado com cuidado e inteligência. Saudações cruzeirenses.
 Rodrigo - Serra - ES | Serra | 07-03-08 11h47min
Meu grande irmão cruzeirense Thales Antônio. FICA TRANQUILHO. EU TAMBÉM NÃO COMENTEI SUA COLUNA ANTERIOR, MAS ESTOU PLENAMENTE DE ACORDO COM VOCÊ, PRA VOCÊ VER COMO A NOSSA TORCIDA É IMENSA MESMO E POR ISSO AS OPINIÕES DIVERSAS. UM GOLEIRO QUE NUNCA PEGOU PÊNALTE E FALTA COM BARREIRA É SEMPRE UM DEUS NOS ACUDA É DOSE DE AGUENTAR. POR OUTRO LADO EU GOSTO DO CARINHO QUE FÁBIO DEMONSTRA TER PELO CRUZEIRO. VAMOS TORCER PARA QUE ELE UM DIA MELHORE NESSES QUESITOS.(Continua)
 Rodrigo - Serra - ES | Serra | 07-03-08 11h55min
ACHO QUE DIDA, GOMES E ATÉ MESMO O ANDRÉ PASSA MAIS SEGURANÇA NO GOL DO QUE O FÁBIO. GOLEIRO PRA SER UNANIMIDADE NO CRUZEIRO TEM QUE SER BOM, DEMONTRAR CARINHO PELO CLUBE E PELA TORCIDA E ACIMA DE TUDO, GANHAR TÍTULOS E TÍTULOS IMPORTANTES, DE ENVERGADURA E ESSES EXEMPLOS CITADOS CONSEGUIRAM ISSO. MAS MESMO ASSIM TORÇO PARA QUE ELE SE SUPERE E VENHO NOS CALAR DEFENDENDO PÊNALTES E FALTAS COM BARREIRA. TENHO CERTEZA QUE VÃO ME APEDREJAR DEPOIS DESSE COMENTÁRIO ASSIM COMO TE APEDREJARAM (continua)
 Rodrigo - Serra - ES | Serra | 07-03-08 12h04min
MAS ESSE ESPAÇO TEM QUE SER DEMOCRÁTICO, HAJA A VISTA AS PARTICIPAÇÕES POLÊMICAS DOS SENHORES PETER, BERNADO, ETC. TEMOS QUE RESPEITAR TODOS, POIS QUEREMOS O BEM DO NOSSO CRUZEIRO, MESMO COM CADA UM DO SEU JEITO. REPITO: EMBORA O FÁBIO NÃO ME PASSE TANTA SEGURANÇA, TORÇO SEMPRE PARA O SUCESSO DELE NO CRUZEIRO, POIS NÃO TENHO NADA CONTRA ELE PESSOALMENTE, MUITO PELO CONTRÁRIO. E LÁ VEM PEDRADA, RS, RS, RS, RS, VÃO COM CALMA, HEIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! UM ABRAÇO PRA TODA NAÇÃO AZUL!!!!!!!!!!!!!
 manicure | Serro | 08-03-08 22h08min
Muito bem, Thales. Você está representando muito bem a nossa torcida cruzeirense do Vale do Aço. Seria ótimo se o Cruzeiro tivesse seu campo, acho que todo todo grande time quer ter seu proprio estádio, e o nosso Cruzeiro também. E quanto ao atacante velocista, é uma alternativa importante para mudar o jogo, jogar no contra-ataque, etc. Bola prá frente!...
 pyxis | BHZ | 09-03-08 12h23min
Thales,
Sua outra coluna provocou minha indignação e veemência equiparada a forma como você escreveu. Reitero todos os adjetivos e qualificativos que coloquei sobre o seu conhecimento do tema.
Nesta outra coluna, permita-me discordar integralmente de uma das suas posições e parcialmente de outra.
Quanto ao arena, espaço multiuso e blá-blá-blá, sou contra e ou motivos foram suficientemente FUNDAMENTADOS em discussões que faço sobre o assunto há mais de dez anos e, ... (CONT)
 pyxis | BHZ | 09-03-08 12h26min
... peço desculpas por não reproduzí-las aqui na sua coluna. Sua visão não vai nem um milímetro além daquilo que a mídia está cansada de reproduzir (vários dos argumentos utilizados pelo próprio Cruzeiro para defender a construção d "complexo"). Sou contra...

Com relação a velocista, entendo que o assunto é mais para provocar efeito de marketing na torcida. Este velocista PODE estar na Toca II, só não está sendo aproveitado pois interessa outro tipo de arranjo para o time... (CONT)
 pyxis | BHZ | 09-03-08 12h29min
... embora o Adílson venha usando tal termo, ele não precisa de um velocista e um velocista NÃO AUMENTARÁ a qualidade do trabalho e dos resultados que ele tem apresentado. Mas como tá na moda tecnico sempre pedir mais do que tem. O Adílson pede errado ou avalia equivocadamente alguns recursos que dispõe. E grande parte da torcida embarca no auê da mídia quando fala no tal "velocista". Você não está equivocado neste assunto. Embarcou num assunto que foi ampliado com vício na origem.
 pyxis | BHZ | 09-03-08 12h34min
Rodrigo,
Como UM DOS colaboradores diretos deste site, entendemos que TODAS as opiniões são respeitadas. O que não é respeitado é o direito de termos opiniões diferentes.
Você (Rodrigo - SerraES) faz isso qo escrever a sua opinião e se precavendo contra opiniões DIFERENTES já qualificá-las de "lá vem pedrada"...
Por que se a opinião diferente da sua é pedrada???
mas fique tranquilo que se VOCÊ não assumir como pedrada, outros não o farão. E não é somente você que age assim... (CONT)
 pyxis | BHZ | 09-03-08 12h36min
... a MAIORIA daqueles que não respeitam as opiniões dos outros USAM deste tipo de artifício para justificar possíveis retaliações ou rusgas.
O espaço e direito democrático é respeitado. Mas se já colocarmos que as opiniões divergentes serão "pedradas" não haverá compreensão de que opiniões diferentes sejam APENAS opiniões diferentes e não desrespeito às opiniões.
 santans | Não definido | 10-03-08 17h25min
Caro amigo torcedor fanático, se vc acha o Fábio um goleiro ruim, vc tá querendo colocar quem no lugar dele? só se for o Buffon ou quem sabe um retorno do Dida... pára de viajar pq o Fábio é o melhor goleiro do Brasil! e apesar de algumas falhas, já cansou de salvar o Cruzeiro até de goleadas..
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster