Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

21/02/2008 | Voz da Arquibancada
Será o fim da festa nos estádios?

Por Marcus Flávio Silva


Amigos da bola e da arquibancada, confesso que estou assustado com o que vi na semana passada. O nosso futebol deixou de ser um motivo de comemoração e divertimento para tornar-se uma guerra que pode acabar ceifando nossas queridas torcidas organizadas. O Ministério Público está agindo com rigor e falou-se até em extinção de torcidas. Depois dessa parei para pensar e resolvi alertar a nossa torcida tão linda e maravilhosa. O Ministério Público não está brincando, esta é que a verdade.

Irmãos Cruzeirenses, não imaginava a nossa Toca III, diga-se de passagem, o Mineirão sem bandeiras. Ficou. Bandeiras que estava acostumado a ver desde pequeno tremulando nas arquibancadas e tive a honra muitas vezes de balançar o estandarte da Máfia Azul, da Mancha e de outras torcidas do nosso querido clube estrelado. Mas o alvo eram os bambus das bandeiras usados como armas. Pergunto-me como pode um instrumento usado como objeto de alegria ser usado como uma arma. Não me conformo, mas lei é lei e tem que ser cumprida. Pode ser a lei, não me conformo, mas entendo que alguns torcedores disfarçados, e me reservo o direito de não falar de quê, pois respeito a todos, usam estes bambus para agredir o torcedor rival. Mas somos Cruzeirenses, não desistimos nunca e com isso hoje temos o bandeirão que cobre quase todo o anel onde fica a massa Cruzeirense, obvio, já que não temos bandeiras temos o bandeirão. Mas até isso querem nos tirar.

Já tiraram a cerveja do campo, até aí tudo bem, pois tem sempre uma turma que se exalta mais e o álcool acaba sendo o combustível da fúria. Que me perdoem a turma da cerveja, mas infelizmente por causa de alguns, aqueles que gostam de tomar sua cerveja e assistir ao jogo sossegados, foram punidos. Arrastões, brigas fora do campo e pasmem meus amigos, brigas dentro da nossa própria e gloriosa torcida azul. O que isso companheiros, somos todos Cruzeirenses, amamos nosso time, estamos do mesmo lado, buscamos o mesmo objetivo, cantamos a mesma música e comungamos do mesmo amor e ainda sim brigamos entre nós? O que está acontecendo com a gente?

Lembro de meu pai falando se suas aventuras no Mineirão, quando bandeiras eram tremuladas, rolos de papéis higiênicos eram lançados dando um efeito digno de Spielberg, batucadas e onde só xingávamos o Juiz e mesmo assim de forma menos ofensiva. Neste tempo podia ir-se ao Mineirão às 9 da manhã para um jogo às 16 horas e sair do campo lá pelas 20 horas sem ter medo de briga assalto ou confusão. E os cantos, como eram bonitos, incentivando o time, sem palavrões, sem se preocupar em fazer cantos para hostilizar o adversário, melodias que inspiraram até sambas de enredo. Como era bom, como era bom...

Mas nem tudo está perdido. Só depende de nós torcida azul, seja qual for, Máfia, Mancha, China, Tuc e todas mais que não citei aqui. Nós temos um lema que o Cruzeiro usa de incentivo: “Essa Torcida Move o Time”. E movemos mesmo. Vamos a campo, vibramos, incentivamos o time e ele nos corresponde com belas jogadas gols e vitórias. Os presidentes das torcidas organizadas já estão empenhados em manter a paz, porém depende de cada um de nós também irmãos de alma azul. Já pararam pra pensar que muita gente conhecida de cada um de nós, amigos, família, esposas, filhos deixaram de ir ao campo? Que triste é ver um jovem de 15, 16 anos e até mais que nunca foi ao campo torcer pelo Cruzeiro porque tem medo? Olha tenho medo de daqui a algum tempo alem de proibir bandeiras, instrumentos, cerveja, eles impeçam nós torcedores, isso mesmo, nós de ir a campo. Já pensaram nisso? O quão triste seria um estádio de futebol sem torcida “organizada”? Destaquei a organizada porque ela tem que ser mesmo, pois ela quem canta, anima agita e coloca-nos voz em um coro só.

Já está na hora de mudar esta história, pelo menos do nosso lado. Presidentes de torcidas, convoco a todos a se unirem para barrar certos abusos feitos por torcedores que não merecem estar entre nós, pelo menos enquanto não entenderem que estamos no campo para torcer pelo Cruzeiro e não pela sua torcida ou facção organizada. Lanço um desafio: Vamos mudar as músicas para ser mais belas e que todos possam cantar sem constrangimento desde o neto até o Avô. O canto sem ofensas e palavrões é bem mais bonito e ninguém esquece e até passa adiante. Vamos sim fazer a festa e não a Guerra. Vamos cadastrar de verdade os torcedores, com rigor, carteira de membro completamente preenchida e de porte obrigatório em jogos. Vamos fechar o cerco e incentivar mais gente a ir ao campo. O Cruzeiro precisa de nós e nós vamos estar presentes.

Um abraço a paz a todos.

Marcus Flávio Silva
marcusflaviosilva@hotmail.com
Especialista em Administração e Comex

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 rushe | Belo Horizonte | 21-02-08 17h05min
*clap* *clap* *clap* chega de briga e confusão nos estádios!
 Rodrigo - Serra - ES | Serra | 22-02-08 11h18min
Estou plenamente de acordo que devemos fazer a nossa parte para construirmos essa PAZ nos estádios. O problema é que o lado da COCOTAS não contribuem e sempre rola confronto, E O PIOR. Quase sempre tem um irmão nosso cruzeirense que se dá mal na parada. O foda é ficar engolindo isso toda mão que as galinhas vem pra cima da gente. Não estou incentivando uma eventual vigança mas que dói você pegar um noticiário e lê quase sempre que um cruzeirense tá no hospital por isso, é foda de aguentar!!!
 Marcinho-gv | Manhuaçu | 24-02-08 19h47min
Marcus Flávio da maneira que estaõ comportando as torcidas organizadfas a tendencia é eleas desaparecerem mesmo. E tem outra coisa: não existe torcedordes fantasiados de outras coisas não. Tem outras coisas(dê o nome que quiser) fantasiados de torcedores.
 Marcinho-gv | Manhuaçu | 24-02-08 19h54min
Deixe-me consertar algumas coisas:
Marcus Flávio da maneira que estão se comportando as torcidas organizadas a tendencia é elas desaparecerem mesmo. E tem outra coisa: não existe torcedordes fantasiados de outras coisas não. Tem outras coisas(dê o nome que quiser) fantasiados de torcedores.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 24-02-08 22h50min
MARCUS- a pior intolerancia não é do lado de cá! O MIN. PÚBLICO está sendo USADO, como já foram outras entidades, no sentido explícito de prejudicar o TORCEDOR CRUZEIRENSE! Sempre a torcida do lado de lá foi muito mais violenta e agressiva, e flagrantemente apoiada por uma mídia altamente parcial. Ora, que eramos eternos formadores de corredor no MINEIRÃO e que não permitiam o nosso lado crescer, por um cordão de isolamento que beneficiava só a metade do lado de lá?
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 24-02-08 22h54min
(cont1) Antes eramos parte de um estádio, veja aí o artigo do JDUARTE: CRE x VILLA (1967) público : 17.000 pessoas! Hoje, se bobear tomamos o estádio com 55.000, simples assim! Somente em BH e em MINASasbandeiras são proibidas, só aqui não se pode beber cerveja, nem ter bandeirão, e depois nem organizadas... Peraí! E as torcidas de RJ e SP são assim quietas? Alguém tem coragem de fazer com a Torcida do FLA, o que os "distintos" querem fazer com as nossas... È hora e a vez das organizadas se
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 24-02-08 22h58min
(cont2) se UNIREM, e realizar um manifesto ao BRASIL, sob a falta de respeito imposta por meios ditos judiciais, que olham somente um lado da questão. Se falou muito do ATLETICANO falecido, dito agredido por torcedores do CEC, mas o mesmo ou NENHUM destaque foi dado à agressão da torcida organizada do lado de lá, sobre torcedor azul que tb foi morto. Com o relevante dos ataques a loja CRUZEIROMANIA e a própria sede do CLUBE (Ed. ZZP), por pessoas dessas facções.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 24-02-08 23h04min
(cont3) Vários são os casos de flagrantes desrespeito da PM frente a torcedores do CEC, como a TV mostrou em NOVA LIMA ano passado. Ainda naquele ano, vimos a PM entrar e retirar os instrumentos musicais da banda, no jogo contra o AM. R.G. NORTE. Recentemente vimos a PM, barrando torcedores da Geral do MINEIRÃO, entre outras coisas, que nos colocam com a questão:isso são medidas pra proteger e CUMPRIR o estatuto do torcedor, ou, uma usurpação de força e outros, prejudicando o torcedor azul?
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 24-02-08 23h07min
(cont4). Agora não poderemos mais dizer "Ei frangas, vai tomate cru?" Por que? Vão nos calar também? As pessoas que olham só o lado do rspeito, se ofendem com o palavrão em coro, é triste; concordo! É desrespeito? É,concordo! Então, por que o torcedor se manifesta desse jeito? Porque passou da hora de dizer a verdade, desses que são em maioria pateticanos, estão no poder, usam e abusam dessa prerrogativa, para de um jeito ou de outro,prejudicar nosso clube e torcida.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 24-02-08 23h11min
(cont5) Essa intolerância é alimentada todo dia, mas ninguém faz nada realmente contra a parte errada! Entraram vários galináceos na área destinada aos torcedores do CERRO PORTENHO, inclusive com bandeira. Pergunto: a PM permitiu por que? O time das cocotas estava jogando? Não! Então o que estariam fazendo lá? Ou seja,podem provocar confusão, a REDE BOBO pode mostrar várias vezes ao vivo, mas isso é possível não é? Isso mostra o descaramento e a falta de respeito desse povo.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 24-02-08 23h15min
(cont6) Então temos de lutarsim: pela volta das bandeiras, pela volta das bebidas,pelo respeito ao torcedor;e pelo fim do uso das entidades como órgão de repressão à torcida do CRUZEIRO, visto que do lado de lá, "tudo" pode e é devidamente abafado! Por causa dessa falta de respeito conosco, o repúdio ao uso do poder como forma de calar o nosso torcedor, que NINGUÉM MAIS SEJA TORCEDOR DA MAFIA AZUL, mas todos torcedores do CEC, e gritaremso com 60 mil vozes pros pateticanos que querem nos calar
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 24-02-08 23h15min
(Cont7) aquilo que eles gostam de ouvir!!!
 pyxis | BHZ | 24-02-08 23h53min
Marcus,
Faço parte do movimento chamado de "torcidas organizadas" desde 1972. Conheço as pessoas que construíram este movimento e desconheço as que vêm deturpando este movimento.
Vejo um mone de oportunistas falando do assunto sem terem a mínima noção do que falam... de torcedores a promotores passando por repórteres travestidos de jornalistas.
Pelo que vejo, as torcidas de Minas vão pagar CARO e a torcida do Cruzeiro mais caro ainda. Este é o sentido de justiça de quem manda.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster