Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

15/02/2008 | Voz da Arquibancada
Os donos do boné

Por Wallace Henrique

O futebol virou uma grande faculdade. Cursos, palestras, entre outros, são oferecidos no mercado para aqueles que não tiveram a sorte de pisar nos gramados, ou mesmo para aqueles que brilharam nas quatro linhas.

Técnico de futebol é sempre o curso com mais interessados. Desses, poucos conseguem efetivamente um sucesso em um grande clube. Casos como o de Paulo Autuori, Carlos Alberto Parreira e o seu xará, Carlos Alberto Silva, ilustram as páginas de grandes treinadores que não exerceram o ofício da bola.

Mas, os melhores treinadores do presente e as promessas do ramo saíram todos do mesmo caminho: os gramados. Nos últimos anos, os clubes que obtiveram sucesso em seus campeonatos tiveram treinadores provenientes do futebol. Exemplo é o que não falta, desde um grande jogador, como Renato Gaúcho, Cuca ou mesmo Frank Rijkaard — para citar monstros do futebol —, até os apenas “esforçados”, Felipão, Mano Menezes e Luxemburgo — o maior exemplo que a habilidade com as pernas não rege um grande treinador.

Será que esse diferencial está no modo de enxergar o adversário e as situações que somente aquele presente no campo pode visualizar?

Esses ex-jogadores que optaram por caminhos paralelos ao esporte, como comentarista, olheiro, entre outros, quase sempre obtiveram sucesso no ramo escolhido. Muito desse sucesso se deve ao fato do contato contínuo com o ambiente.

O repórter que sempre cobriu a editoria de Polícia, não terá a mesma visão do esporte de um menino de 12 anos, que sua vida se resume ao seu time do coração, acompanhando todos os noticiários esportivos e treinamentos do seu clube. Se essa comparação pôde ser feita anos antes, por que será que ela não pode ser aplicada aos treinadores?

Adílson Batista é a atual promessa do ramo. Zagueiro consagrado, por conhecer o “caminho das pedras”, é aquele que tem a possibilidade de ajudar um jovem atacante a se posicionar melhor para o remate final, e também orientar o sistema defensivo a marcar o jogador-chave do time adversário.

Talvez por ter ao seu lado a percepção do jogo, saber o que está enfrentando e como se encara de frente os obstáculos que vierem, treinadores como ele, Cuca e Renato Gaúcho, conseguem fazer com que seus times tenham um “algo a mais” contra os adversários, mostrando maior domínio das quatro linhas.

Força guerreiro.

Rumo ao Tri
Saluti Celest
Wallace Henrique

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 unico3! | BHte | 15-02-08 10h31min
Acredito sim, que um treinador tem vantagens quando já participou do traçado. Tem uma percepção maior do jogo e uma visão diferenciada...Apesar disso, acho que profissionais que se preparam através de cursos e estagios com grandes tecnicos como foi o caso do Emerson Avila.
 unico3! | BHte | 15-02-08 10h37min
Já o caso Adilson Batista, ví uma reportagem interessante que falava sobre o treinamento específicos dos zagueiros, já que tem muito conhecimento, foi um ótimo zagueiro, acho que isso está dando resultado vide o crescimento do Thiago Heleno. Alem disso falava sobre o conhecimento das dificuldades dos zagueiros, ele sabe que as bolas alçadas na area são mais dificeis de serem cortadas do que a tentativa de dribles frente a frente, e passa isso com insitência para os seus comandados.
 unico3! | BHte | 15-02-08 10h47min
Concluindo acredito muito no trabalho do Adilson Batista, ele se identifica com o clube é serio e muda de estrategia e até a escalação conforme o seu adversario (Técnico que fez isso bem foi o da Italia na última copa, utilizou todos os jogadores do grupo em prol da equipe)... Claro que ele terá dificuldades, e esse começo fulminante deve-se a fragilidade dos adversários, porem tem conseguido unir a equipe e isso é importantíssimo pro crescimento e evolução do time.
 Bernardo | São Paulo | 15-02-08 21h48min
Ele é craque, ele é artilheiro, ele faz a diferença, ele é goleado, ele é O SONHO DA MAIOR TORCIDA DE MINAS GERAIS, e esta na reserva no time do Japão DENIS MARQUES

Zeze e Alvimar Perrelas, pelo tudo que é sagrado, trás esse ano, o Denis Marques para o Cruzeiro. Nosso time esta Otimo, mas pode ficar excelente.

DENIS MARQUES, por favor
 pyxis | BHZ | 16-02-08 12h39min
Wallace,
Queria colocar um outro detalhe às suas observações. Destes técnicos que têm sobressaído e conquistado grandes espaços, tem uma característica que o Adílson Batista também está inserido.
A maioria, quase totalidade, destes treinadores foram defensores... zagueiros, laterais, goleiros. Creio que o fato de jogarem vendo o desenvolvimento do adversário e do próprio time ofensivamente e se postando como espectador do desenvolvimento do seu próprio lhes dê alguma qualidade.
 Pai Véi | Uberlandia | 17-02-08 09h51min
Boa reflexão. Contra os ex-boleiros, existe o argumento de que talvez por terem um nome consolidado, e contatos remanescentes da antiga profissão, seja mais fácil a escalada até o topo. O famoso Q.I.(quem indique). O próprio A. Batista no Cruzeiro é um bom exemplo disso. Essa predominancia dos ex-jogadores é evidente, mas já foi maior. Vejo isso mudando aos poucos, o aumento do no. de cursos, seminários etc é um indicador. Ney Franco e Emerson Ávila são expoentes dessa nova geração não boleira.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 18-02-08 20h26min
sem dúvida quando um jogador consegue ter a leitura do que acontece em campo, e em função disso, usa da sua capacidade pra modificar o resultado e a partida; a coisa vai longe. Lógico que estou falando de algumas pessoas especiais, como o TOSTÃO! Mas, se vcs pudessem voltar no tempo, lembrariam que o nosso RAUL era um comentarista de mão cheia, um ótimo observador do time e da partida. Várias vzes se via o RAUL, apontando prum beque, purm lateral, gruda neste ai, vem pra cá, vai pra lá!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 18-02-08 20h30min
Nem sempre o CEC tinha todos os titulares em campo, e atrás principalmente a coisa sempre foi complicada. Então, nosso RAUL passava 2 confianças ao time, de saber defender e ter sorte no gol, e de ajudar a defesa a marcar melhor, a sair melhor. Por isso, embora haja muita técnica e muita coisa a ser colocada numa escola, a prática de quem já esteve na "guerra", não pode ser despresada! Não é atoa que ZAGALO, TELE, RENATO GAUCHO, entre outros craques que se tornaram técnicos chegam tão longe.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 18-02-08 20h31min
Na minha opinião, pelo caráter, vontade e garra do RENATO ele tem tudo pra chegar mais longe.Não sei dizer se o DUNGA tem a msma capacidade, e acho valorosa a participação do JORGINHO, o que as pessoas de certa forma não lembram...
 Pai Véi | Uberlandia | 19-02-08 01h50min
eu_sô_cruzeiro_meu(pai), não acho que o Dunga caiba entre os outros nomes citados por vc, Dunga não é, e nunca foi treinador. Não passa de um fantoche do R Teixeira, um capacho oportunista. Seu trabalho se limita a distribuir coletes e dar entrevistas coletivas, e aliás faz isso muito mal...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster