Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
WMTI -Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

07/11/2007 | Voz da Arquibancada
Estamos no lucro ou no prejuízo?

Por Alisson Guimarães

Seguindo o exemplo de 2005, o Cruzeiro vai fechar o ano sem levantar uma taça na categoria profissional (vale lembrar que no início do ano, a molecada fez bonito na Taça São Paulo), mas pode conseguir, após quatro anos, voltar a disputar a Libertadores.

Diferentemente dos últimos anos pós-2003, o Cruzeiro vislumbrou, durante o Brasileirão 2007, disputar a taça de campeão. Chegou perto, se não fosse os constantes deslizes na reta final do certame.

A série negativa das últimas sete rodadas terminou com a boa vitória diante do Flamengo. A partir daí vêm duas perguntas chaves que me atormentam: (1) esse time é bom mesmo? (2) Ou o time é não é lá essas coisas, passou por uma grande fase e injustos estamos sendo nós, torcedores, que estamos querendo extrair deles um resultado acima das suas reais condições?

A segunda pergunta pode parecer estranha, mas se formos analisar bem a conturbada trajetória da Raposa no ano, podemos chegar à conclusão de que, a princípio, estamos no lucro.

O primeiro semestre apresentou uma equipe com desempenho bom na maioria dos jogos, mas que mesmo assim não passava confiança ao torcedor. O técnico Paulo Autuori, em momento algum, teve o time nas mãos e isso se tornou evidente nos momentos decisivos.

Depois das fatídicas perdas do Mineiro e da Copa do Brasil, o Cruzeiro entrou no Brasileirão desacreditado, com um time desfigurado e um técnico da nova safra que era (e para muitos ainda é) uma incógnita. Passadas as primeiras rodadas, o Cruzeiro era um sério candidato ao rebaixamento

Mas não é que, mineiramente, Dorival Júnior foi caracterizando a equipe à seu modo e colocou o Cruzeiro na parte de cima da tabela? A arrancada azul foi uma grata surpresa inclusive para boa parte de seus torcedores.

Durante boa parte do campeonato, o Cruzeiro se apresentou como sendo a única equipe a ameaçar o São Paulo. Não fosse a falta de regularidade e concentração em momentos cruciais, o time teria conseguido melhor êxito.

A equipe aguerrida e concentrada que entrou em campo contra Flamengo e em outros vários jogos (como nos clássicos contra o Atlético, Inter, Botafogo e Palmeiras) sequer pisou no gramado em outras partidas que deveriam ser encaradas com o mesmo teor de importância, contra, por exemplo, Juventude, Paraná, Figueirense, Náutico...

O grande X da questão é que, durante boa parte do certame, o Cruzeiro se mostrou uma equipe forte e com futebol vistoso, apesar das falhas. No entanto, o principal erro do Cruzeiro parece ter sido o de não escalar a “concentração” em todos os jogos, por mais fáceis que eles aparentavam ser.

Aí volto às indagações. Estamos no lucro ou no prejuízo? Respondo: estamos nos dois. Mesmo que esta resposta pareça ser amoral (pois deveria se escolher uma das hipóteses), ela não é imoral.

Se partirmos do pressuposto de que o Cruzeiro se formou durante o campeonato, diante de inúmeras adversidades, creio que estamos no lucro, caso a equipe consiga uma das vagas para a Libertadores.

Mas se tomarmos partido da história da instituição Cruzeiro, estamos no prejuízo, pois pelo menos a vaga já deveria estar garantida à tempos e um hiato de quatro temporadas sem grandes títulos e sem disputar uma Libertadores não condiz com o tamanho da nossa agremiação..

Condições os jogadores já mostraram ter. O que falta agora, nestas rodadas finais, é todos eles botarem não o coração, mas sim a concentração no bico da chuteira. Caso isso aconteça, fatalmente a vaga será conquistada antes mesmo da última rodada.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Isaac | Guarapari | 07-11-07 09h15min
ÓTIMA COLUNA, VÁLIDOS OS QUESTIONAMENTOS.
1- Estamos no lucro, porque cometemos o erro P.A. que chegou no início do ano e nada fez, deixou o time sem perna e um monte de bébados.
2- Nos distânciamos do SAMPA e entramos numa corrente de derrotas, porque o time o elenco focou premiações, e a diretoria demorou a intervir, MAS INTERVIU, graças ao PIPOCASSO.
3- Foi a melhor temporada após 2003.
4- Temos uma ótima base, melhor inclusive que a de 2002.
 Isaac | Guarapari | 07-11-07 09h18min
5- Este ano nossa base levou o título inédito da copinha e quase não vira em cima do time galinha no final do Mineiro....A BASE DESTE ANO DEU UM SHOW!
6- Temos tantos jogadores badalados que com certeza este elenco BARATO está super valorizado.
7- Colocamos mais uma vez o FOQUINHA na trilha de seu ótimo futebol.
8- VAMOS NOS CLASSIFICAR PARA A LIBERTADORES COM UM BOM TIME E COM CONDIÇÕES DE VENCE-LA....LÓGICO QUE COM ALGUNS REFORÇOS.
 ribunodocruzeiro | Não definido | 07-11-07 09h33min
É claro que estamos no prejuízo. E ainda teremos que ouvir a Itatiaia dizer, a cada rodada no início do ano que vem, que o Atlético é o atual campeão mineiro. Só temos um título brasileiro desde 71. São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Inter, Vasco e Santos sempre pensaram grande. Os demais pensam pequeno. Ganhar Brasileiro e Libertadores é o que engrandece um clube. Entrar nestas competições só para participar, é iludir o torcedor e nisto essa diretoria é craque.
 JS | Não definido | 07-11-07 12h28min
Parabésn pelo texto.Eu diria que estamos no lucro.Mas, se o que o pessoal vem dizendo que faltou a diretoria colocar uma premiação para o time "correr" atrás do título, eu diria que perdemos uma grande chance.O verdadeiro time é aquele que jogou contra o Flamengo.Creio que falta aí uma interação maior da Diretoria com o time.Qual o problema de premiar os jogadores na reta final por exemplo por vitória? Ou pela conquista do título? Tínhamos time para sermos campeões!
 killer fox | resplendor | 07-11-07 22h18min
PERDEMOS ESTE CAMPEONATO PELOS NOSSOS PRÓPRIOS ERROS! FOI O CAMPEONATO DE PIOR NÍVEL TÉCNICO QUE EU JÁ VI!AGORA A BASE ESTÁ MONTADA SE CONSEGUIRMOS IR PRA LIBERTADORES TEREMOS QUE INVESTIR PESADO! O PRÓPRIO MURICI FALOU HUMILDEMENTE QUE OS BAMBIS NÃO TEM TIME PRA GANHAR A LIBERTADORES.. QUE DIRÁ NÓS!SE´OS LINGUICEIROS ENTENDEREM ISSO PODEREMOS E TEMOS CHANCE MAS PRA ISSO TEM QUE GASTAR$$$$$$$$$$$$$$$$
 PP | Formiga | 08-11-07 09h03min
Prejuizaço, acho que faltou o PIPOCASSO mais cedo. Um time da estrutura do cruzeiro, que vinha sempre ganhando títulos e que em 2007 passa em branco, só pode ficar no prejuizo. Quando se ganha vem a valorização dos jogadores e rolam altos negócios, aí nesse ponto eu acho que houve lucro, porque não vão ficar atormentando o clube para comprar jogadores, vão ter tempo em 2008 para mostrar futebol e quem sabe voltar os títulos e a alegria do torcedor. Bela matéria.
 Marcone Verissimo | bELO hORIZONTE | 08-11-07 10h16min
A que ponto chegamos, comemorar vaga na libertadores!! Com certeza é algo que todos queremos, mas é muito pouco para o Cruzeiro. Meu temor é que esta vaga esteja encobrindo os últimos 4 anos de fracassos acumulados. Chegamos inclusive ao ponto de sermos goleados pelo time da série-B. Díficil ainda acreditar que teremos um time competitivo em 2008.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 08-11-07 20h57min
ALISSON, boa coluna, e leva a um debate do qual me esquivarei. Acho que fica complicado a gente ainda não terminou o Brasileiro e estamos fazendo o balanço. Digamos, se o CRUZEIRO for vice-campeão, terá sido assim "bom"? Se não classificar nem para a Libertadores, foi "péssimo"? Posts anteriores mostraram que nossa torcida leva tudo muito no ferro e fogo, 9 ou 90; não acho isso bom, e qdo se escreve aqui, se alimenta de uma foram ou de outra isso, e o campeonato não terminou!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 08-11-07 21h05min
Acho que em muitas partidas nos desdobramos e fizemos jogos espetaculares (3x1 VAX, 4x3 FOGO, 4x2 e 4x3 frangas, 4x2 FLU, 5x1 Palmeiras, 3x0 Coringon lá, FLA 3x1 aqui, 2x0 2x contra o Gremio, não se pode esquecer. Fizemos entregadas homéricas e partidas pra esquecer: Paraná 4x3 e 2x2, FIGA 1x2 2 vezes!, Juventude 2x3, 1x3, FLA 1x3 lá, FOGO 1x4 lá! E empates onde havia tudo para vencer: NÁUTICO 2x2, Goias 0x0, CAP 1x1 e 2x2.Fomos prejudicados terrívelmente contra o SFC 0x1, SPFC cá 1x2, FLU 2x2.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 08-11-07 21h09min
Fizemos belos progressos e jogamos fora todo o esforço. Acho que falta a definição de esquema tático, laterais, volante (P.DIAS, L. ALBERTO podem ser este volante?), não sabemos aonde joga (ou desaparece) GUILHERME, a zaga com T.HELENO-EMERSON-FORTUNATO-TIAGO será que consegue melhorar com 1 volante? Definições de marcação, de esquema...Acho que este time poderia ter ido muito mais longe, faltou pipocas contra o GOIÁS (lá atrás), decidir os jogos decisivos e VENCER o SPFC e FLA lá!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 08-11-07 21h16min
Fomos diversas vezes prejudicado pelo pessoal do apito de queijo, ficamos sem técnico 5 partidas, tivemos que ver MYKO, JARDEL, MARIANO, entre outros tomando lugar de peças que mereciam outras chances, tivemos um péssimo início de Brasileiro,onde DJ queria agradar os "patrões" e manter a tchurma anterior. A leva foi boa, maas ainda sobraram coisas comoo ANDRÉ-F.SANTOS e que podem retornar novamente! Bom mesmo foi que muito do que se pediu, foi feito. Manteve-se o TIME! Batalhamos pelo campeonato
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 08-11-07 21h19min
Acho que o ZZP fez tudo que estava ao seu alcance pra ter o apoio da torcida, a coisa só desandou na pipoca, agora nestas últimas 7 partidas, onde acho, dever-se-ia ter focado no estímulo necessário pra se chegar lá... Bem, chorar leite derramado não adianta, mas dizeer as coisas boas e bem feitas é necessário! Da mesma forma que antes CRITIQUEI, hoje bato palmas pois a DIRETORIA fe o que a gente pediu, não conseguimos o Título, mas tentamos fazer a nossa parte. Vamos pra frente!
 PedrodeOliveira | São Paulo | 09-11-07 18h27min
Claro que é prejuízo!! O Cruzeiro é muito maior que essas últimas campanhas!!!
 lcrocha | Não definido | 09-11-07 20h42min
Eu fico abismado com o apoio que algumas pessoas aqui dão a diretoria do cruzeiro. "Eles fizeram de tudo, nem venderam ninguem..." Por favor, o Cruzeiro é ums dos maiores clubes do país, tem obrigação de disputar titulos importantes todos os anos. Montar equipes competitivas. Nos últimos 4 anos foram campanhas medonhas e não para esquece e sim para lembrar que não queremos nunca mais. Um time competitivo, ganhando titulos, sempre atrai investidores, patrocinadores ...continua
 lcrocha | Não definido | 09-11-07 20h46min
...gere renda para o clube. Com isso um novo time, ainda mais competitivo pode ser montado e mais titulos, mais dinheiro. Isso é um ciclo de conquistas, como o São Paulo faz hoje. Sinceramente, eu não estou satisfeito com essa diretoria. Não mesmo. Não estou dizendo que devem sair, nada de anarquimos, afinal eles sabem trabalhar, se fosse diferente não tinham ganhado tudo em 2003. Mas que precisam melhorar, ah precisam e muiiiiito. E a fórmulas eles conhecem, e montar uma base boa para o time...
 lcrocha | Não definido | 09-11-07 20h51min
com bons jogadores, peças de reposição no mesmo nível e no mais compor o restante do time com bons jogadores. Nada de vender jogadores importantes no meio de um campeonato...eles sabem o que fazer. Mas se recebem o apoio fazendo um serviço meia boca e ainda sim sempre com os cofres cheios, para que melhorar? Por isso sempre falo aqui. NÃO estou satisfeito e exijo mudanças JÁ. Quero um time descente que da orgulho de ir ao estádio, quero gritar "É campeão!" de novo, de algo importante! ZEROOOOOOO
 wellmo | Taubaté | 11-11-07 21h50min
Estamos no Lucro, esse time é pipoquero, deu sorte de não cair pra segundona!!!
 wellmo | Taubaté | 11-11-07 21h59min
Esse time, no início do campeonato era forte candidato ao rebaixamento, dai danou a ganhar e todos achavam que poderia ser campeão, tanto que até os jogadores pensaram que poderiam ser campeões, olha ai no que deu: Perdeu pro juventude, perdeu pro figuera, perdeu pro Falmengo capengando e perdeu nos ultimos instantes pro Santos e agora pro Inter. Ainda quer vaga na libertadores? Fala sério!
 pyxis | BHZ | 11-11-07 22h10min
Alisson,
Bom questionamento, mas de difícil resposta, talvez impossível, ou talvez esteja faltando a opção EM TERMOS.
Este negócio de lucro ou prejuizoé meio desfocado da questão apaixonante para a qual nos remete o fubebol.
Particularmente estou decepcionado pois acreditava mais no técnico, acreditava mais no aproveitamento dos juniores da Copinha e acreditei no título.
Entendo que o prejuízo para o torcedor foi MUITO GRANDE. MAS para o torcedor pessimista é LUCRO puro.
 AFernando | Varginha | 16-11-07 15h24min
O questionamento é válido, mas pessoal vamos ser realista, diante da grandeza do Clube, estamos num prejuizo enorme e ainda mais sem titulos, sem jogadores, sem tecnico e uma diretoria passiva aos acontecimentos. Com intuito de remendar os erros contrataram mal um monte de jogadores, comissão tecnica e outros profissionais.Se continuarem com este pensamento 2008 não sera muito diferente dos ultimos.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster