Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI- Tecnologia da Informação



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

14/10/2007 | Evandro Oliveira
Fim de Temporada

O que nos deixa impressionados é que não aproveitar um ano como este de 2007, para que a torcida crescesse e se consolidasse, é desanimador

Como é dura a vida do torcedor-cibernético. Mas como é fácil a vida do torcedor-cibernético.

Mas como é que pode ser fácil e difícil ao mesmo tempo?

Fica difícil separar o torcedor nestes tempos de intensa comunicação à distância. Os desejos, as carências e as respostas são completamente diferentes e refletem muito daquilo que os torcedores mantiveram acumulado durante muitos anos ou décadas.

Outro dia, conversando um senhor, chaveiro de profissão, depois de experimentar outras atividades no interior de Minas, onde nasceu e viveu durante anos, pude perceber que, na maioria das oportunidades, este torcedor quer muito pouco. Quer alguma informação; se dá por satisfeito em ver o time jogar na telinha; quer conversar com alguém para liberar a sua opinião e relembrar fatos, jogadas e títulos.

Este senhor, cruzeirense, fez questão de relembrar um dos momentos mais felizes que teve na vida, uma simples partida de futebol que nem valia título. A vitória do Cruzeiro sobre o Internacional-RS por 5 a 4. A maioria dos torcedores com mais de 30/35 anos sabe de cor e salteado ao que ele se referia. A maioria dos torcedores de Belo Horizonte não tem a dimensão da narrativa e alegria deste senhor ao simplesmente contar a história de como ele viu a partida, como ganhou uma aposta, como acreditava e esperou o título da Libertadores.

Ainda dos meus contatos cibernéticos, na tentativa de unir os torcedores do Cruzeiro de todo o mundo, através do espaço virtual chamado Cruzeiro.Org, conheci uma garota que até já escreveu uma coluna no Cruzeiro.Org. Uma manauara que passou a torcer pelo Cruzeiro pelo simples fato de que não queria torcer para o São Paulo. A jovem Suzy tinha aproximadamente 13 anos quando ocorreu a decisão pela Copa do Brasil de 2000. Toda a família dela acompanhava a partida pela TV, na distante Manaus, quando ela resolveu que torceria sozinha contra todos os outros. Venceu e virou cruzeirense, daquelas que não cabiam de emoção quando alguns anos depois o Cruzeiro foi atuar na capital amazonense e a primeira coisa que ela fez foi garantir seu ingresso, custasse o que fosse, só para ver seu time do coração ao vivo pela primeira vez. A Manauara Azul nem pensa em ver um jogo na Toca da Raposa III, seria um sonho muito distante.

Assim vai se formando uma torcida, assim vai se evoluindo na história.

Não são pesquisas manipuladas e com critérios suspeitos e duvidosos, que atendem a quem está pagando uma pesquisa, que fazem com que a torcida de um time cresça.

Entretanto, numa coisa estamos (o Cruzeiro) pecando. O descaso com alguns pequenos detalhes, como a atenção para o torcedor aqui denominado de torcedor-cibernético, aquele que acompanha o time somente pelos flashes da rede detentora dos direitos de imagens, aquele que não tem acesso a computadores e Internet, tem prejudicado o crescimento desta torcida. O recente período de longa exposição, mais de uma década, de títulos oficiais, com títulos muito importantes, serviu para reforçar a fama da exigente torcida cruzeirense, que acompanha o time no dia-a-dia, mas não deu subsídios para crescer a torcida fora de Minas ou pelo mundo.

Estamos encerrando mais uma temporada em que o relacionamento e interação entre torcedor cruzeirense fora da Grande BH poderia ter sido mais efetivo e não o foi. Acompanhei jogos do Cruzeiro em várias cidades do país. É difícil ver o tratamento que o torcedor recebe em cidades que a torcida cruzeirense tem presença marcante. Em algumas cidades e contra alguns adversários não é absurdo afirmar que, mesmo fora de Minas, a torcida do Cruzeiro não faz feio e enfrenta na garganta a torcida local de igual para igual.

O que nos deixa impressionados é que não aproveitar um ano como este de 2007, para que a torcida crescesse e se consolidasse, é desanimador. Bastava o time acompanhar a torcida e acompanhar a campanha feita pelo Departamento de Marketing, muito bem elaborada e que determinava nas suas frases que “Esta Torcida Move o Time” ou “O Cruzeiro vai jogar eu vou” todo o espírito que o torcedor deseja expressar.

As dúvidas que ficam são:

Por que o time do Cruzeiro não entendeu a campanha e não acompanhou a resposta da torcida?

O que mais a torcida, dentro e fora de Minas Gerais, precisa fazer para existir sintonia com o jogadores?

Mais um ano perdido e, desta vez, não se pode acusar a torcida de não ter participado.

Avisem para os jogadores, comissão técnica e diretoria que o torcedor-cibernético vem aí e uma hora as coisas mudam.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 ricardo | Belo Horizonte | 15-10-07 10h46min
Prezado Evandro, excelente coluna. Trata de assuntos os mais variados sob uma ótica precisa, que não deixa margens à outras conotações que não as de um autêntico torcedor. Realmente dói saber que a o movimento do MKT foi bacana, mas unilateral. A Torcida comprou a idéia, porém, o time, não. Ao fecharem-se as cortinas desse ano em que tudo estava de mão beijada, fico com uma triste lembrança de anos anteriores: como fomos tão incompetentes? Mas como certeza, isso é assunto pra outra coluna.
 silvercan | Belo Horizonte | 15-10-07 12h08min
Granded PROFESSOR! Mais uma vez, de grande valia, não só a sua coluna, mas a tua luta em ver a nossa trocida se expandir pelo país e pelo mundo. É uma pena que dirigentes, despreparados para a modernidade, para o futuro, ignorem esta realidade. Parabéns pela coluna!
 wilsonflavio | China Azul | 15-10-07 22h03min
Evandro, as histórias que você conta ratifica o que comentei outra vez na lista que participam os mantenedores deste site. O Cruzeiro.org é uma cachaça.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 16-10-07 10h21min
Evandro, infelizmente está consumado que essa enorme paixão do torcedor, não vem sendo correspondida!
 cesar | Belo Horizonte | 16-10-07 12h36min
Evandro, só sua coluna para me tirar do anonimato. Cansei de ficar discutindo no site quem é seca pimenteira ou quem é bope!! Muita perda de tempo. O que faltou para continuar aproximando torcida do time (cibernética ou não) foi o imobilismo de nosso dirigentes. No momento em que o time pegou "a chamada onda justa" e embalou....era preciso contratar mais dois ou três atletas de melhor nível para repor as forças e manter o time no rumo. Vieram Angelo e Luiz Alberto. Pífios reforços. Uma pena.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 17-10-07 16h26min
Bela coluna EVANDRO! Sei que a gente discute muito neste espaço (BLOG do SANTAN0, e muitas vezes temos opiniões dispares, maaaas, da mesma foram que se cresce algo com sua visão, a gente ter algo alternativo, aumenta a dimensão do facho (rss). Olhe, desencantei de olhar ou entender o FUTEBOL somente dentro das 4 linhas, afinal existe MUITA COISA fora delas que não conhecemos... Julgar, pre-conceber, adivinhar são nuancias perigosas da tentativa de ir mais longe que as 4 linhas...
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 17-10-07 16h29min
A influência da CBF/STJD sobre o DJ, com a sua não participação em 5 jogos, e o seu "retorno", sabe-se lá a que "preço". Times que estavam jogando mal e continuaram jogando mal depois, mas de repente fizeram uma "apresentação única" contra o CRUZEIRO. Times que não se apresentaram em CAMPO, e dixaram o SPFC "fazer como quizesse". Manipulação de resultado de partidas pode incluir até árbitros e bandeirinhas, como no caso da partida contra o SANTOS, e contra o NÁUTICO o penal no MYKO foi claro, em
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 17-10-07 16h32min
embora ele tenha caído "espetacularmente", não precisava... Êrros nossos inexplicáveis como o do GUIGUI: não fazendo 1.o e depois dando o passe pro adversário. E finalmente, o descaso geral, como foram as pífias partidas contra o GOIÁS e o NÁUTICO. Sabe-se lá QUEM escala o MYKO e por que ele não sái? Sebe-se lá por que o RENAM serve antes, não serve depois e vai embora eo L.ALBERTO não vinga? O que há com o PAULINHO? Onde está o futebol do JARDEL, virou porrada só? FERNANDINHO virou GABRIEL II?
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 17-10-07 16h35min
Enfim QUAL a participação dos BASTIDORES, dos EMPRESÁRIOS, nessa colcha de retalhos de INTERESSES INDIVIDUAIS que novamente vai se formando, em que o TIME desaparece, mas cada umquer resolver SOZINHO, fazer mil firulas, etc... e fazer o GOL, mas dar o passe pro companheiro fazer o gol, não se quer??? A última jogada do FERNANDINHO no final do jogo, mostra bem o que estou dizendo... É ruim demais a gente ficar conjecturando, mas é tudo que resta, quando se vê algo que ia tão bem,de repente virar
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 17-10-07 16h39min
isso... Será que vamos ENTRAR em campo contra o SPFC, ou vamos fazer outra entregada como contra o SANTOS 1x3 lá??? De todo jeito, tenha certeza, o torcedor não merece ver o que está vendo agora, e derrotas como contra o FLA, contra o FIGA, contra o PARANÁ, MATAM de raiva qualquer torcedor...da mesma forma que a torcida cresce, também se retira...Meu cunhado não vai a estádios a 10 anos, e não assiste mais partida do ZERO; é muito triste isso...
 pyxis | BHZ | 17-10-07 19h12min
Relutei bastante em escrever esta coluna e dar o nome de "fim de temporada", espero que a passagem de 2002-2003 esteja se repetindo. Mas é decepcionante quando os próprios torcedores do Cruzeiro entram na onda da mídia e de alguns cruzeirenses debitando ao técnico todas as nossas mazelas.
Preferia não escrever este texto, mas prevalece a opinião e o trabalho do site. E ao darmos espaço para as mais diferentes opiniões estamos cumprindo nosso objetivo.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster