Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

01/10/2007 | Voz da Arquibancada
O sonho acabou

Por Marco Guimarães

Escrevo este texto ainda de "cabeça inchada" pela inesperada derrota para o Figueirense ontem no Mineirão.

No começo de Junho de 2007, tive um texto publicado nesta coluna, cujo título era " Como salvar 2007". Na época o Cruzeiro vinha de derrotas em casa para Corinthians, Paraná e Juventude e minhas perspectivas para o ano eram terríveis.

O tempo passou, o time evoluiu muito e superou de longe minhas expectativas, que eram de ficar entre os 10 primeiros e quem sabe tentar uma vaga na Libertadores.

Hoje a vaga é quase certa, certamente ficaremos entre os 5 melhores do brasileiro, mas novamente passaremos um ano sem nenhum título no profissional (ou alguém ainda acredita na possibilidade de ganhar o brasileiro?).

Embora a situação atual seja completamente diferente da de 4 meses atrás, algumas opiniões que coloquei no meu texto de Junho ainda fazem sentido (reproduzo a seguir alguns trechos do texto da época, com a numeração original):

1) Contrataria urgentemente reforços de qualidade (não é necessário que sejam craques internacionais, mas que tenham qualidade comprovada) para as posições carentes, que seriam: laterais (1 esquerdo e 1 direito), meio campo armador, zagueiro.

As laterais ainda são nossos pontos fracos (sem reposição) e no meio campo, quando o Wagner não joga ou joga mal, o time vai mal.

2) Reduziria o elenco dos atuais 33 jogadores para 25 a 28 (quem não tem condições de jogar deve ser emprestado ou negociado em definitivo).

Continuamos com um excesso de jogadores (37 se não me engano). O São Paulo só tem 28 e está onde está.

3) Estabeleceria objetivos bem claros com a comissão técnica (manteria a atual) que seriam: Tentar ser campeão da Copa Sul-americana (um título internacional que nenhum time brasileiro ainda ganhou e nos faria muito bem) e tentar ficar entre os 10 melhores colocados no Campeonato Brasileiro (temos que ser realistas e encarar a dura realidade de que o título é quase impossível). Dependendo do desempenho do time, uma vaga na Libertadores poderia passar a ser o novo objetivo.

A Copa Sul-americana na minha opinião deveria ter sido mais valorizada. Seja como for é um título internacional e inédito para times brasileiros. Poderia ter "salvado" o nosso ano. Já sei que muitos discordam desta opinião e acham que esta competição não vale nada e só serve para atrapalhar no brasileiro. Para estes só cito o exemplo do SP, que continua firme na competição e mais forte do que nunca no Brasileiro, além de não ter poupado os jogadores na Sul-americana.

O mais difícil é aceitar que perdemos a chance de brigar pelo título perdendo pontos para times que estão na zona de rebaixamento ou brigando para não entrar nela (Juventude, Figueirense, Paraná, Corinthians, Atlético-PR e Flamengo). Para um time que quer ser campeão, isto é inaceitável.

Ainda jogaremos contra alguns times nesta "briga" para não cair (Atlético-PR, Goiás, Náutico, América e Flamengo) e espero que não venhamos a perder mais pontos para eles, pois então a até mesmo a vaga na Libertadores pode não vir.

Sendo mais otimista, as perspectivas para 2008 são boas, para não dizer excelentes. Basta que a diretoria não faça um desmanche no time, mantenha o DJ e contrate certo para as posições carentes.

Saudações Cruzeirenses,

Marco Emílio Guimarães
40 anos, Engenheiro Eletrônico

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Bernardo | São Paulo | 01-10-07 16h55min
O São Paulo esta trabalhando só com 22 jogadores, pois
o Hugo foi suspenso, 120 dias
Reasco quebrou a perna
Maurinho foi para o Goias
Marcel para o Gremio
Edi carlos para o Benfica
Eram 27 jogadores, hoje são 22
O NEGOCIO NÃO É QUANTIDADE MAS SIM QUALIDADE
 Bernardo | São Paulo | 01-10-07 16h56min
Sem contar que o Lateral JUNIOR, so fica machucado.
Um bom exemplo para o CRUZEIRO em 2008
 LUIZ ANTONIO | SAMPA | 01-10-07 19h22min
Alõ Marco Guimarães. Você estava pessimista naquela época com razão. Só acho que voce está sempre esperando catástrofes do time para poder escrever. Cabia muito bem uma coluna sua sobre a goleada em cima do Parmera e a socada em cima dos patéticos. A diretoria fez um planejamento com a chegada do Paulo Autuori em Janeiro/2007, mas o cara avacalhou e não trabalhou. Ou você acha que a chegada do P.A. naquele momento não encheu de esperança a grande nação azul?
 LUIZ ANTONIO | SAMPA | 01-10-07 19h22min
Com a justa demissão do P.A. restou á diretoria contratar alguém de peso. Mas naquele momento quem seria o mais indicado? Optaram pelo Dorival, que segundo o BIBA não servia pro gaylo porque era inexperiente! Mas os Perrellas apostaram e deu no que deu. O técnico revelação do Brasileirão. Está fazendo um baita trabalho no cruzeiro, valorizando em muito os nossos jogadores. Claro que ainda falta experiência a ele, mas se a torcida deixar ele ficar + umas duas temporadas
 LUIZ ANTONIO | SAMPA | 01-10-07 19h23min
Aí sim teremos uma equipe + qualificada e com experiência para disputar e ganhar vários campeonatos. Quem torce para um time acostumado a ganhar muitos títulos, certamente fica chateado quando deixamos de ganhá-los. Eu gostaria de ganhar todos os anos o campeonato rural, a copa do Brasil, a Libertadores, o campeonato Brasileiro e o Mundial. Mas contentamos quando ganhamos apenas um deles em cada ano. E nos decepcionamos quando não ganhamos nenhum deles durante um ano.
 LUIZ ANTONIO | SAMPA | 01-10-07 19h24min
Não me leve a mal, mas Só por brincadeira eu gostaria de te fazer uma pergunta: Será que estas derrotas para os times que estão na zona de rebaixamento ou perto dela, não é para ajudar esses times a subirem um pouco + na tabela, empurrando os patéticos para as últimas posições? Dos times da zona de rebaixamento o cruzeiro ganhou as duas do gaylo, e perdeu para os concorrentes direto deles. Deve ser uma estratégia da diretoria ou não????????
 LUIZ ANTONIO | SAMPA | 01-10-07 19h29min
Sobre a Sulamericana, eu compartilho da sua opinião. Sempre torço prá entrarem com força máxima pois quando o cruzeirão joga no mineirão uma competição internacional, a galera vai e lota a toca III. Pena que mais uma vez não deram a devida importãncia pra esta competição. Grande abraço. Só prá lembraro nosso amigo Bernardo: Cruzeirense não vive de Sonhos e sim de realizações.
 jose maria - vitória | Vitória | 01-10-07 21h34min
Sobre o futuro... O ano nos mostrou, como já havia acontecido no passado, que um time pra ser campeão, tem de ter um goleiro que feche o gol! O São Paulo, como a Seleção feminina da Alemanha e como o próprio Cruzeiro dos áureos tempos de Raul, Dida e Gomes mostram bem isto. O Fábio, apesar da aparente melhora, peca ainda muito nas bolas altas. Chutes rasteiros na cara do gol, pra ele é mais fácil do que bolas cruzadas ou na meia altura! Portanto, primeira providência: goleiro rápido e urgente!!
 killer fox | resplendor | 01-10-07 21h34min
O DJ É UM BAITA TREINADOR! JOGAMOS ONTEM SEM LATERAL ESQUERDO E DIREITO; ME DESCULPEM MAS MARIANO NÃO DÁ!AGORA PRÁ TUDO NA VIDA PRECISA DE PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIA E SOBRETUDO ARRISCAR E COM CORAGEM SEM MEDO DE ERRAR! O BOCA PRÁ SE TER UMA IDÉIA PAGOU 2 MILHÕES DE EUROS POR EMPRÉSTIMO DO RIQUELME DE 1 ANO! RESULTADO CAMPEÃO DA LIBERTADORES DE 2007!O INVESTIMENTO DEU RETORNO FINANCEIRO E TÉCNICO PRO TIME! SERÁ QUE NÃO DÁ POR EMPRÉSTIMO APENAS POR 6 MESES O SORIN E O ALEX PRA LIBERTADORES?
 killer fox | resplendor | 01-10-07 21h39min
ESTA DIRETORIA QUE ESTÁ PRA SAIR DEVE SABER ARRISCAR E SOBRETUDO APOSTAR QUE QUANTIDADE NÃO RIMA COM QUALIDADE! APROVEITAR NO FIM DA TEMPORADA NEGOCIAR CARLINHOS BALA, GLADSTONE, TIAGO HELENO, NENE E JONATHAN;FAZER CAIXA E AÍ PODEREMOS ENTRAR NA LIBERTADORES NÃO SÓ PRA COMPETIR E SIM PRA GANHAR!SEM JOGADORES DE QUALIDADE E EXPERIENTES NÃO DÁ PRA GANHAR ´TÍTULOS PRINCIPALMENTE LIBERTADORES E MUNDIAL DE INTERCLUBES!
 jose maria - vitória | Vitória | 01-10-07 21h44min
Defesa e meio campo: A zaga me parece atualmente de razoável para boa! Difícil encontrar alguma coisa muito melhor! Já as laterais, sim! O ponto crucial do time!!! Na esquerda Fernandinho atua de maneira satisfatória: apesar de alguma deficiência na marcação, passa bem, chuta e cruza bem. Na direita, Jhonatan, ao contrário do Fernandinho marca melhor, mas é deficiente nos demais quesitos. Gosto muito do Ramires, do Charles, do Leandro Domingues e do Wagner, mas acho Maicosuel só esforçadinho!
 jose maria - vitória | Vitória | 01-10-07 21h50min
Ataque: indiscutivelmente o melhor do Brasil. Sai um, entra outro, a qualidade pouco muda, mas precisa de laterais que estejam mais presentes municiando-os e de um meia que desequilibre! Ah! saudade do Alex!! LATERAL DIREITO: Alguém aí já viu o futebol do lateral direito do Ipatinga? O cara é muito bom!! Fora esse só gosto do futebol do Paulo Bayer! As duas peças de desequilíbrio do São Paulo: Rogério Ceni e Richarlison, que desde o tempo que estava no Santo André já arrebentava!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 01-10-07 22h09min
MARCO- durante todo o torneio vim ao SITE, cuspindo marimbondo ao ver coisas como estas derrotas para times que estavam na zona do rebaixamento. Algumas dessas derrotas tiveram ingredientes da intromissão dos árbitros diretamente na partida (caso do PARANÁ lá). Porém, nas 2 contra o JUVENTUDE, nas 2 contra o FIGA, contra o MENGO, contra o SANTOS mesmo, entramos MAL. As dificuldades que se viu na partida contra o SANTOS, foram as mesmas vistas ontem, o meio não funcionou, os laterais não
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 01-10-07 22h56min
tiveram cobertura e o TIME não foi compacto. DOMINGUES voltou, jogou bem, mas não é o forte dele a marcação. O MAIKOSSUEL faz uma jogada boa em 10 ruins. MORENO não apareceu. RONI não conseguiu ser aquele jogador que retem a bola. E fora isso jogar contra o SIMON é muito dificil. Otem foi uma jornada das mais infelizes e o TIME sentiu a virada do SAMPA. Foi de lascar e de desanimar. O resto foi consequencia. mas, olhe, a LIBERTADORES não está garantida e temos que jogar muito, são 10 ainda!
 marco | Curitiba | 02-10-07 08h27min
Caro Luiz Antonio, diferentemente do que você diz, eu já escrevi vários textos em bons momentos do time (só como exemplos de textos meus já publicados: “Amor Cruzeirense, “Como é duro ser torcedor à distância”, “Do inferno ao céu”), portanto não escrevo somente após catástrofes. Embora não acho que a “somente” classificação para a Libertadores se configure como catástrofe. Não escrevi nada nos últimos meses, pois embora eu também tenha acreditado que seria possível o título (sonhar sempre é bom)
 marco | Curitiba | 02-10-07 08h28min
(cont..) tinha sempre uma pontinha de desconfiança e não quis ser taxado de pessimista caso falasse dela. Muito pelo contrário, estou extremamente otimista para 2008, mas acho que é nas horas ruins e que aparecem as oportunidades para melhorar, por isto resolvi fazer o texto.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 04-10-07 10h31min
Está consumado Marco, o sonho acabou mesmo e entramos num pesadelo!
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 04-10-07 12h03min
Num time de futebol, existe uma posição que é a mais ingrata, mais esforçada, mais dedicada e é ao mesmo tempo, a mais apaixonada no que faz: Esta posição é a do jogador nº 12, que é o que mais se doa para ajudar o conjunto do time e esse nº 12 é um fiel e sofredor jogador, que na maioria das vezes faz mais que os outros 11, que atuam nas entre linhas e ganham seus exurbitantes salários! E esse jogador, se quer leva um centavo por sua estimada contribuição, parabéns à todos Nós os camisas nº 12!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [2 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [7 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [5 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [2 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [3 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster