Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

27/08/2007 | Voz da Arquibancada
Raio X do Brasileiro de 2003 a 2007: agora é a hora?

Por Thales Antônio

Em 2003, nós, cruzeirenses espalhados pelo universo, tivemos a oportunidade de mostrar ao mundo como se joga um futebol alegre e vencedor. Sob as ordens do comandante Luxa e do regente Alex, conseguimos conquistar um feito histórico a ser batido por outra equipe nacional: a Tríplice Coroa.

Lembro-me que em dezembro de 2003, todos os meus amigos de colégio na época comentavam entre si que 2004 seria um ano ainda mais histórico para a nação celeste, pois certamente haveria a possibilidade de disputar e vencer o Mundial no Japão com a provável conquista da Libertadores. Ainda mais com Rivaldo em campo.

Mas o que não podíamos contar era que o destino (será mesmo coisa do destino?) nos pregasse uma surpresa. Depois de um início ruim, perdemos o nosso comandante às vésperas de um clássico, o qual perdemos de forma vexatória, e que alguns jogos depois tivemos a oportunidade de dar o troco na final, com uma bela exibição do injustiçado Sandro. O substituto Paulo César Gusmão, além do bi do Mineiro, conseguiu umas poucas vitórias no Brasileiro, deu-nos até uma ligeira possibilidade de título, mas PC não agüentou a pressão e tivemos que agüentar de Leão a Marco Aurélio e terminar com Ney Franco. Tivemos que nos contentar em pelo menos permanecer na primeira divisão. A verdade é que o time perdeu várias peças, e a diretoria não soube ou não quis repor à altura..

Em 2005, ressurge a esperança. Nas mãos de Levir Culpi estão depositadas as chances de repetir 2003. Depois de alguns reforços e com Fred em alta e de uma boa primeira fase do Mineiro, os olhos celestes se encheram de brilho, ofuscado pela filial do Vale do Aço, o Ipatinga. Na Copa do Brasil, paramos nas semifinais ante o “poderoso” Paulista, depois de vencermos no Mineirão por 3 a 2, terminando o primeiro tempo 3 a 0. Quem não se lembra?

No nacional daquele ano, o time começou uma boa arrancada. Levir, a exemplo de PC no ano anterior, ficou desprestigiado com o tradicional vice do Mineiro e a eliminação na CB, e deu lugar novamente ao próprio PC. Conseguimos até uma boa arrancada, vencemos nos dois turnos os nossos rivais alvinegros e ajudamos a rebaixá-los, mas com a saída do Fred, o time caiu, e muito. Mais uma vez, tivemos que nos contentar com a permanência na primeira divisão, o que foi até comemorado na época em virtude da ruindade do time de Vespasiano.

Amanhecemos 2006 com PC, e de cara conseguimos o Mineiro. A esperança, que no torcedor celeste não morre nunca, renasceu nos pés de Élber, Gil, Wagner, Alecsandro e outros. Conseguimos o Mineiro, dando o troco na filial, e começamos bem o campeonato brasileiro, terminando primeira parte da competição antes da copa em primeiro lugar. Foi só o campeonato recomeçar e o Cruzeiro, a exemplo da seleção na copa, “desaprendeu” a jogar futebol, tendo uma queda de rendimento incrível e, mais uma vez, garantindo participação na divisão máxima do futebol nacional e uma vaga na “cobiçadíssima” Copa Sul-americana. Terminamos com Osvaldo de Oliveira, que nada acrescentou ao time.

Com pinta de campeão mundial, Paulo Autuori chega e a china azul fica em polvorosa, afinal temos agora um treinador “de ponta”, a nível, segundo os críticos da época, de Luxemburgo, Felipão ou Leão. 2007 parecia ser um ano diferente dos anteriores, a começar pelas contratações de jogadores teoricamente bons, como Rômulo, o experiente Ricardinho, Marcinho, a revelação paranista Maicosuel, o tão sonhado reforço Gabriel, a recuperação do Araújo e outros.

Mas foi só chegar a primeira partida da final do Mineiro contra os recém chegados da série B e todo mundo sabe o que aconteceu. O treinador campeão mundial pediu conta e coube a Emerson Ávila montar uma equipe em uma semana para sair dignamente da competição, quase até conseguindo reverter essa vantagem adversária.

Enfim, chega Dorival Júnior, dono de uma campanha invejável no São Caetano. Chegou desacreditado, fazendo partidas ruins no brasileiro, escalando jogadores como o Guilherme em posição errada e substituições equivocadas durante as partidas. Ouviu-se pela imprensa rumores até de rebaixamento, mas DJ não cedeu às pressões e está hoje firme no cargo.

Dorival fez uma limpeza na Toca, trouxe alguns poucos jogadores, e aos poucos foi dando uma cara ao time celeste, o que até então não tínhamos com o Autuori. Conseguiu seu momento alto com a vitória sobre o time da camisa de código de barras, por 4 a 2, com uma bela exibição do contestado Araújo, e desde então o time apresentou uma evolução muito grande, o que nos dá hoje a possibilidade de título.

E agora? Será que DJ vai conseguir fazer com que esse time mantenha o pique e conquiste o tri do brasileirão? Será que Alecsandro, Wagner, Guilherme, Roni, Leandro Domingues, Charles, Ramires, Fernandinho e outros permanecerão até o fim do campeonato? Será que dessa vez vai? A torcida cruzeirense espera que sim, e tomara que a diretoria também.

Por Thales Antônio
João Monlevade-MG

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 27-08-07 00h29min
TALES, já várias vezes gritei neste NOSSO ESPAÇO AZUL que mais importatne que MINEIRO, COPA BRASIL, SUL-AMERICANA, é o BRASILEIRO! felizmente saimos da última competição, e temos hoje um GRUPO FORMADO e focado no campeonato e a TORCIDA APOIANDO! Falta nos ainda o ZEZÉ PERRELA assumir com vontade que a HORA É AGORA, E colocar na gaveta OFERTAS de compra de jogadores do exterior, com a resposta simples e mineira: no final do campeonato,a gente conversa!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 27-08-07 00h32min
Complementando, concordo sem dúvida que o DJ tem trabalhado duro, mas não se pode negar que este SITE tem feito muito pelo TIME/TORCIDA como uma forma de manifestação coletiva, que auxiliou oCLUBE na limpeza de quem devia, de dar apoio a quem merecia, e de enfim poder motivar toda essa CHINA AZUL pra empurrar o TIME morrinhão acima! O número de espectadores que só é (por enquanto) superado pelo SPORT mostra isso! Então sou da opinião que o ORG tem tido um papel importante na ascensão desse time
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 27-08-07 00h36min
cabe nos, como TORCEDORES que somos, o importante papel de contermos o "OBA-OBA", o "JÁ GANHOU", o lado "EUFÓRICO" e jogarmos o jogo, tem muito MORRINHÃO pela frente e estamos tão somente em segundo! Temos chances? Temos, mas não se ganhou nada, ainda não se conseguiu nada! Estamos em segundo e temos muita LUTA pela frente! Então todo APOIO é necessário e como dizia o LUXA, CADA PARTIDA É APENAS UMA PARTIDA! Nosso problema agora se chamA PARANÁ! È um time chato, vem tb de vitória (3x1) e também
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 27-08-07 00h38min
perdemos pra eles aqui no MINEIRÃO! Precisamos pelo menos fazer o nosso resultado! Pode-se 1x0 ou 100x0, tanto faz! O importante agora e nesta partida são os 3 pontos! O resto se vê depois... vamo-q-vamo! gde abraço! ARTHUR
 pyxis | BHZ | 27-08-07 07h33min
Eusocruzeiro,
Vc escreveu, depois de tergiversar muito...
...O resto se vê depois... vamo-q-vamo!
Depois reclama que chamar você de imediatista.
Não dá para compactuar desta perspectiva imediatista, às vêzes até irresponsável (cobra-se responsabilidade de outros naquilo que é bom e critica-se todo o resto).
Pensar grande é pensar TODOS os titulos em todas as competições. Se é para ser desclassificado então ABANDONE a competição e decline do convite para disputá-la.
 pyxis | BHZ | 27-08-07 07h37min
Thales,
Teoricamente correta a sua análise, mas restam mais problemas nas entrelinhas que nos forçam a uma linha de raciocínio não tão simplista.
A visão de seus colegas de escola revela o imediatismo, a "pressão" que o PCGusmão sofreu revelam imediatismo.
Resumindo, o torcedor ainda é teleguiado, na sua maioria, pela mídia e vai ao sabor do que dita esta mídia de massa.
Desta forma, sempre será justificado que "...a hora é agora..." temos que ter MUITO CUIDADO com esta posição.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 28-08-07 00h26min
EVANDRO, não te intendo! Não estou sendo imediatista, estou focando no jogo, como faria LUXA, é um de cada vez! Vamos jogar pra ganhar do Paraná! Mas isso não quer dizer SOMOS CAMPEÕES, percebeu? Cobro sim que é HORA da DIRETORIA de se decidir por lutar pelo campeonato, apoiar o treinador e manter o elenco! Se isso é imediatismo, então sou imediatista, afinal se a getne começar a cair morro abaixo, o título vai embora junto... então estou pensando GRANDE sim: quero o título Brasileiro!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 28-08-07 00h28min
Ele é muito maior que essas coisas que sobraram por aí, e TEMOS, vc, EU e o THALES,de darmos todo o nosso apoio e usarmos nossa força pra mobilizar a torcida, pois falta MUITA COISA e MUITO CHÃO pela frente...Gde abraço!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster