Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
WMTI -Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

29/06/2007 | Voz da Arquibancada
O Grande Pai

Por Jorge Schulman

Estamos reagrupando as forças, tentando o pensamento positivo voltar às hostes conjugado com os objetivos traçados.

É uma questão mental. Devemos afiançar a idéia que tínhamos quando apostávamos na consolidação da forma de jogar do time contra o Palmeiras. Seguindo a linha de raciocínio de Dorival Júnior, queríamos que o time continuasse engatinhando, só que agora na nossa frente. Não aconteceu. Contudo, no ‘imortal’ Estádio Olímpico, Charles, Thiago Heleno, Gatti & Cia. Ltda., capitaneados pelo Ronni, gloriosamente nos deram uma merecida vitória.

Quem mais, quem menos, sabe das dificuldades da ‘criança’. Essencialmente, dá o primeiro passo, mas não é de primeira que já sai andando. Roda, tropeça, se machuca, se levanta, anda...

Há muito que vejo o torcedor como ‘o grande pai’, embora seja um simples sentimento e possa estar diametralmente equivocado. O Grande Pai, aos meus olhos, é aquele que sempre está, os dirigentes passam, os técnicos e os jogadores, nem falar, e ele está aí, onisciente, onipresente.

É o Grande Pai que fica orgulhoso na vitória, dizendo que Ele nasceu para ser Campeão. É também o sofredor na derrota, dizendo que “isso aí ele não ensinou”.
Difícil ser o Grande Pai nos momentos mais complexos, naqueles do famoso vestibular, da matéria em recuperação, da escapada noturna, parece que aí é que aparecem as vaias.

As vaias não são do Grande Pai, ele apenas permeia os sentimentos sociais advindos da mal usada palavra ‘torcida’, termo genérico que encobre todo e qualquer tipo de setor de análise. Ao fim e ao cabo, é no seu coração grande que se juntam os conceitos de ‘torcidas organizadas’, ‘torcedores de sofá’, ‘torcedores do interior’, de ‘arquibancada’, de ‘diversas facções’, de “torcedores que vão para o Estádio ‘com família’", dos que ‘não sentem segurança para ir com a família’, dos ‘de radinho’, dos ‘sem radinho’, dos rotulados como ‘seca-pimenteiras’, dos que foram atacados e chamados de bope´s, e mais algumas formas que não me vêm à mente.

O Grande Pai junta os termos, ele nos exime das classificações, elimina os degraus e joga por terra os ‘melhores’ dos ‘piores’, os ‘torcedores’ dos ‘simpatizantes’.

A criança está amadurecendo, que o digam os sofredores do outro lado da lagoa. Nem com ajuda do juiz puderam derrubá-la.

Pensamento positivo, eis a fórmula. SEMPRE É A HORA. Exuberância na vitória e alento no momento difícil. Participação SEMPRE vibrante nessa história começada no dia 2 de janeiro de 1921. UNIDOS ou NADA!!

Jorge Schulman é argentino e o mais cruzeirense entre os torcedores do River Plate.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Ricardo Faria | Uberlândia | 29-06-07 17h30min
Caro Jorjão, você, como sempre, brilhante em seus raciocínios e comentários. A metáfora do pai mostra a responsabilidade de cada torcedor celeste neste processo de subida do nosso time. Não podemos nos esquecer de que o verdadeiro pai, às vezes, com o coração doendo dá umas palmadinhas no bumbum do filho para colocá-lo no caminho correto. Acredito que as vaias em alguns momentos e as críticas dos torcedores nada mais representam do que esses tampinhas de amor ao nosso Cruzeiro.
 walfrido | Essen | 29-06-07 17h38min
Jorge, sensacional. Nosso colega aqui em cima já disse tudo que queria dizer. Aproveito para concordar com as sábias palavras dele. Nós temos que assumir nossa responsabilidade de pai e dar todo apoio a este adolescente instável, as vezes mal criado, mas que é nosso filho... Força Cruzeiro! Nos encha de orgulho amanhã! estarei lá para aplaudi-lo!
 Isaac | Guarapari | 29-06-07 19h15min
Jorgito
Saudades de ler seus textos aqui! Como sempre brilhante!
Jorgito o grande PAI não dá palmadas no bum bum do seu filho na frente dos outros.....o fiel torcedor não vaia seu time durante o jogo.........um PAI incentiva seu filho até o fim, mesmo sabendo que é impossível alcançar uma vitória naquele momento, um torcedor não esculhamba seu time durante o jogo...HÁ HORA PRA SER TORCEDOR E HA HORA DO TORCEDOR COBRAR.
ABRAÇOS E CUIDE DE SUA SAÚDE!
 Ricardo Faria | Uberlândia | 29-06-07 19h57min
Parece que o amigo Isack não entendeu bem minha brincadeira. Eu disse vaias, na hora certa. Por exemplo depois de algumas exibições apáticas que a equipe apresentou no campeonato mineiro, nada mais justas do que as vaias na saída do time de campo. Durante o jogo, é incentivar e apoiar sempre.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 29-06-07 20h45min
Gde SHULMAN, BLZ mano! O apoio é FUNDAMENTAL principalmente quando se lida não apenas com PESSOAS, com INTERESSES, com PODERES,com aspirações e com PAIXÕES!!! E o TORCEDOR é um apaixonado,que sái da maior alegria (2x0),vai o desespero (2x2 e penalti, *****!) e FICA de novo eufórico (Gatti e 4x2!). A TORCIDA é o GRANDE PAI. Eu na torcida sou menos que 1 grão de arroz, mas MINHA VAIA pode gerar milhares de grãos de arroz, assim como o meu simples APLAUSO!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 29-06-07 20h48min
Devemos dar nosso apoio ao TIME e ao DJ porque estão fazendo por merecer e apartir deste VINCULO DE CONFIANÇA CRESCE O TIME E VAI JUNTO A TORCIDA! Agora, o PERIGOSO é, que em função de APROVEITAR MOMENTO se torne a fazer retrocessos ao crescimento do TIME, e ENGANAR o TORCEDOR! Ninguém CRITICA sem razão! O TORCEDOR não vaia sem razão! Se ´temos tudo para APLAUDIR o nosso TIME, por que vaiá-lo???
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 29-06-07 20h51min
Então veja, a questão PASSA não pela cobrança da TORCIDA, não por uma PALMADA de um crítico, de uma organizada; passa por coisas DESAGRADÁVEIS que espero estarmos TODOS SUPERANDO,e torcendo MUITO que NÃO SE VOLTE NOVAMENTE a colocar em campo aqueles que jogaram nosso time pra baixo, em respeito deste próprio PAI, que é a TORCIDA! A gente é humano,erra, conserta, erra de novo, isso é a vida, são etapas do crescimento!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 29-06-07 20h53min
O torcedor erra vaiando por qq coisa, criticando o jogador sem razão, procurando justificativas na FALHA HUMANA... mas vamos ter que viver com ela!!! TOLERANCIA é muito importante, tanto quanto COMPROMETIMENTO e RESPEITO a este MANTO AZUL que alguns vestem, outros trazem dentro do peito!!! Gde Abraço!
 Isaac | Guarapari | 29-06-07 22h36min
Irmão Cruzeirense Ricardo Faria
Entendi sim, concordo com seu comentário e apenas e tão somente apenas agreguei a ele o meu ponto de vista. OK!
 Ricardo Faria | Uberlândia | 30-06-07 08h42min
falou e disse, irmão de sangue azul.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-06-07 10h23min
Ricardo, é mais ou menos por aí. As estatísticas demonstram, claramente, que a permissividade e o "está tudo bem" levam à criação de personalidade isenta do NÃO. É muito ruim para todo mundo. Abraços - Jorge
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-06-07 10h25min
Walfrido;
chegarei um pouco acima de hora, mas também estarei no Mineirão. Consegui ingresso pelo portão 12 e irei com a camisa do Cruzeiro.org. Talvez a gente se encontra no Portão 3. Apoio total é o lema.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-06-07 10h39min
Isaac;
Este grande pai é tão benévolo que durante longo tempo se furtou de dizer EU ESTOU AQUI. Tão benévolo que seus brotos o EXCLUIRAM. De repente, ele teve um surto, e acordou. Nessa hora não há razão coletiva, não funciona como a gente, sentado na frente da tela, pensando cada letra. Eu chamo muito à atenção sobre isso. Cuidado com a EXCLUSÃO. MEU ABRAÇO FORTE E ESTOU MELHOR, OBRIGADO PELO CARINHO!
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 30-06-07 10h51min
Grande Arthur! Sábias suas letras. O Grande Pai chamou seu filho para uma conversa, essa é a verdade. Ultimamente estive lendo materiais que expõem as formas de agir na exclusão. E para quem possa acreditar que há uma maneira unívoca, é IMPOSSÍVEL. Cada um, na irracionalidade, na paixão, age conforme seus instintos. É por isso que é tão importante interpretar as formas de desenvolvimento dos grupos humanos, e RESPONDER à ALTURA DOS ACONTECIMENTOS. Abraços – J. Schulman
 Olecram | Poços de Caldas | 01-07-07 10h57min
Olá Jorgito! Quem bom ver vc de volta por aqui hermano! Estou inteiramente de acordo com sua perspectiva exposta aqui. Mas não posso negar que quando o filho sai dos trilhos, é obrigação do grande pai colocá-lo de volta, chamar sua atenção para os erros que cometeu, para que eles não se repitam. Nem que para isso seja necessário castigo ou palmada. E, dentro desse raciocínio cabe lembrar que foi o clamor da torcida por mudanças que colocou o nosso Zeirão de volta ao bom caminho! Abraço fraterno!
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-07-07 11h18min
Caro Marcelo! É isso que defendo, mais quando os filhos moram na Toca!! rsrsrsrs Todo cuidado é pouco. Abraços e cuide sua saúde.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster