Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

21/06/2007 | Voz da Arquibancada
Torça!

Por Luiz Claudio Viana

Vencemos. É verdade, foi o time reserva do Grêmio, mas enfim, vencemos. Longe da nossa torcida, longe das vaias. 77,77% de aproveitamento fora de casa. Zero em casa.

Se o aproveitamento fora fosse a média, seriamos potenciais candidatos ao título, o inverso nos colocaria com os dois pés na segunda divisão.

O que acontece? Porque isto? Talvez Freud explica o que acontece com o time do Cruzeiro jogando no Mineirão.

A culpa será da torcida? Antes de continuar, deixe-me apresentar algumas definições de torcida e torcedor.

Claque de apoio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Uma Claque (Torcida no Brasil), numa competição (desportiva ou não), constitui-se pelo conjunto dos torcedores de uma das partes envolvidas na competição. Entre os tipos de claques mais notórios está o das claques de clubes de futebol.
O embrião das torcidas organizadas no Brasil foi a Charanga do Flamengo, fundada por Jaime de Carvalho em 1942, por ocasião da realização de um Fla-Flu disputado no Estádio de Laranjeira , cuja característica principal era que se tratava um grupo de músicos que formaram uma banda que tocava durante as partidas. Em 1944, foi criada a Torcida Organizada do Vasco, sendo a primeira torcida organizada nos moldes atuais.

Torcida
Origem http://dicionario.bomsaber.com
s.f. Mecha de candeeiro ou de vela; pavio. / Objeto comprido e torcido. / Bras. Ato ou efeito de torcer. / Grupo de torcedores, conjunto de adeptos de um clube esportivo. / Bras. (BA) Enchimento do charuto, constituído de folhas de fumo, enroladas.

Torcedor
Origem: http://dicionario.bomsaber.com
adj. Que torce. / &151; S.m. Instrumento para torcer. / Fuso, arrocho, garrote. / Bras. Engenho rústico. / Bras. Partidário de um atleta ou de uma equipe, por quem torce nas competições esportivas. / Partidário apaixonado de uma política, de um candidato, de um governo.

Posto isto, voltemos ao assunto: o que acontece com o time quando se encontra com a sua torcida? Em tese que receba apoio e incentivo, mas... como só acontece por estas plagas, aqui o buraco é mais embaixo, a torcida sempre exigente e acostumada a conquistas, mesmo que seja um Mineiro por ano, não aceita quatro anos de altos, baixos e títulos perdidos e menos ainda um time sem brio e sem vontade.

E esta faltando vontade ou será que o time entra em campo pressionados a oferecer mais que podem dar? Será que podemos cobrar de Rômulo mais o que a sua capacidade técnica possa oferecer? E será certo vaiá-lo por isto? Será que um ou outro jogador alçado a condição e culpado é realmente culpado ? não estamos fazendo um linchamento público por conta dos erros da diretoria, comissão técnica anterior e atual, jogadores, imprensa e mesmo da torcida?

Freud talvez explique, mas Freud não fará o time ou determinados jogadores melhores ou piores, não fará destro virar canhoto ou vice-versa e muito menos irá curar nosso contingente de jogadores encostados no Departamento Médico, mas torcida pode ajudar, mais que Freud, mais que terapia, basta estar com o time, apoiá-lo do primeiro ao último minuto.

É proibido vaiar? Não, assim como não é proibido sonhar com um time crescendo a partir da vitória sobre o Grêmio e outra vitória sobre o Atlético na próxima rodada e, quem sabe, partir para uma recuperação que nos leve a ficar entre os primeiros. Sonhar, ainda, não paga imposto. Então se quiser vaiar, vaie, xingue, se descabele, mas espere acabar o jogo, espere acabar as possibilidades de uma virada.

Ninguém perde de véspera e nem antes do apito final. Dê uma oportunidade do time mostrar que pode ganhar dentro de casa. Apóie. Seja torcedor, torça, vibre, grite, xingue, pule, mas também seja compreensivo, ponderado, equilibrado. Seja o décimo segundo jogador.

Pressione o adversário e não sua torcida ou seu jogador. Mostre para todos que aqui quem manda é o Maior do Mundo, iluminado pelo sol que brilha neste céu azul.

Afinal de contas o melhor de torcer é poder saborear a vitória.

Luis Claudio Viana
Belo Horizonte

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Isaac | Guarapari | 20-06-07 23h12min
MUITO BOM!!!!!!!!!!! QUE BOM LER UM TEXTO DESTE!!!!!!! É ISTO MESMO!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 21-06-07 00h38min
VIANA, a TORCIDA é a ENERGIA, a FORÇA, o INCENTIVO que o jogador possui para superar as dificuldades e manter algo fundamental o rítmo, a luta para conseguir chegar ao resultado final no esporte coletivo! E se lembramos que ninguém consegue produzir bem quando tem alguém ao seu lado "EN.CHEN.DO-O-SA.CO", que dirá jogar com sua TORCIDA vaiando, é MUITO difícil!!!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 21-06-07 00h41min
Porém, hoje há dois tipos de torcedores vaiando: 1)os que não tem nenhuma paciência e/ou confiança no TIME, e 2)os que tem alguma mas acabam perdendo ao ver uma sucessão de coisas erradas que levam 'as GOLEADAS e aos VEXAMES que sofremos várias vezes já este ano! É PRECISO CALMA! SIM! É PRECISO VOLTAR A INCENTIVAR O TIME! SIM! É PRECISO TER CONSCIÊNCAI QUE ESTE GRUPO NÃO É O QUE SE SONHAVA! SIM!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 21-06-07 00h44min
Acho que na MEDIDA em que o TORCEDOR possa ver as limitações de TUDO que nos cerca (nosso TIME) e os adversários, ficará talvez mais fácil de entender que não se tem mais AQULES CRAQUES E AQUELE FUTEBOL DE ALTA QUALIDADE DO PASSADO, e que tal futebol foje hoje as pretensões empresariais, e ocorre mais acidentalmente que reconhecidamente! O NÍVEL está baixo! O GERMIO que o diga (Boca 3x0, 2x0 e tchau LIBERTADORES!).
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 21-06-07 00h47min
como se viu, o GREMIO não é tão bom assim, e nem o BOCA, CRAQUE tem 1 em campo RIQUELME e mais 10 esforçados, corredores, lutadores jogadores, apenas isso! Muita raça e muita luta! Isso pedimos aqui, o TORCEDOR gritou aqui! A VAIA cobra este RESPEITO AO MANTO, AO TIME E A ELA PRÓPRIA TORCIDA!!! Quando isso ocorre aos 40 do 2.o tempo, ou perdendo de 1x3, acho que está NO DIREITO DELA, embora não ajude!!!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 21-06-07 00h49min
GREMIO 0x2, ainda com o penalti contra, o povo cantava, mas não havia mais nada a fazer, TODOS SABIAM INCLUSIVE OS JOGADORES! Acho que a nossa torcida vai se encontrar domingo com o nosso time para ENCORAJAR MAIS QUE NUNCA PARA UMA SUADA E MERECIDA VITÓRIA! DEUS HÁ DE AJUDAR!!! gde abraço!
 walthinho | Betim | 21-06-07 13h27min
Parabéns luiz Carlos Viana...faço as minhas palavras a suas neste texto...bom ouvir comentários lúcidos como esse
 jeronimo | Rio de Janeiro | 22-06-07 16h54min
Luiz Cláudio, apesar de achar seu texto tendencioso, corrompido pelo que muitos escrevem aqui, com citações fora de propósito q mais parecem subterfúgios do verdadeiro objetivo (definições de torcedor e torcida, com significados fora do contexto, lembrança à charanga do Flamengo, Freud, ??????), ainda vou considerar que pelo menos você não se deixou vencer pela tentação de culpar unicamente a nossa torcida pelas derrotas em casa e principalmente de classifica-la de imprestável
 jeronimo | Rio de Janeiro | 22-06-07 16h54min
Nesse aspecto pelo menos te dou meus parabéns. Mas pq invocar Freud para uma questão tão simples? Não ganhamos pq vacilamos em momentos q tudo estava a nosso favor, pq é um grupo ainda sem conjunto e na ocasião com muitos jogadores inexperiente, jogando sob pressão dentro de casa e se sentindo na obrigação de fazer o resultado para a torcida. No mais, se nada disso for verdade, digamos q são coisas do futebol, faz parte, vamos ver se até o final do campeonato a história não será outra.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 22-06-07 16h58min
Não faça como outros, não freqüente a Escolinha do professor Raimunsac, os diplomados lá são vítimas (ou se renderam) a uma maciça lavagem cerebral que contempla mais de 2700 conexões ao direito de lecionar. Vamos torcer p/ que a teoria da pior torcida do Brasil não ganhe aceitação a nível nacional, pq a escolinha é persistente.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 22-06-07 23h22min
GDE JÊ!!! E põe persistente nisso...Cada vez que ele vier dizer Oh torcidinha, deveríamos dar uma torcidinha no pescoço do Beduíno,... ha essas alturas ele já teria virado uma Girafa...kkkkkkkkkkkk!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster