Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Blog Páginas Heróicas Digitais



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

07/06/2007 | Voz da Arquibancada
Como Salvar 2007

Por Marco Emilio Guimarães

O ano ainda nem chegou à metade, o campeonato Brasileiro mal começou e já temos a sensação de mais um ano perdido (assim como foram 2004, 2005 e 2006).

A questão que nos vem à cabeça agora é como salvar 2007? Será que isto ainda é possível?

Entendo que sim. Mas, seria preciso que a diretoria definisse um plano de ação com objetivos claros e tomasse as medidas necessárias para realizá-lo.

Se hipoteticamente me fosse dada a missão de criar este plano de ação, seria, em linhas gerais, mais ou menos assim:

1) Contrataria urgentemente reforços de qualidade (não é necessário que sejam craques internacionais, mas que tenham qualidade comprovada) para as posições carentes, que seriam: laterais (1 esquerdo e 1 direito), meio campo armador, zagueiro.

2) Reduziria o elenco dos atuais 33 jogadores para 25 a 28 (quem não tem condições de jogar deve ser emprestado ou negociado em definitivo).

3) Estabeleceria objetivos bem claros com a comissão técnica (manteria a atual) que seriam: Tentar ser campeão da Copa Sul-americana (um título internacional que nenhum time brasileiro ainda ganhou e nos faria muito bem) e tentar ficar entre os 10 melhores colocados no Campeonato Brasileiro (temos que ser realistas e encarar a dura realidade de que o título é quase impossível). Dependendo do desempenho do time, uma vaga na Libertadores poderia passar a ser o novo objetivo.

4) Tentaria obter o comprometimento dos jogadores com os objetivos determinados, já estabelecendo a premiação para o atinjimento dos mesmos. Quem não quisesse se comprometer seria negociado.

5) Tentaria trazer a torcida para junto do time, colocando-os a par dos objetivos e pedindo seu apoio para o atinjimento dos mesmos.

Não tem nada de mais complicado na proposta acima. Acredito que qualquer um com um pouco de bom senso poderia fazer algo semelhante ou melhor. Porém, é preciso de atitude para realizar as propostas, coisa que não tenho visto na diretoria ultimamente.

Não é preciso nenhum super-time para obter resultados, haja vista o Grêmio. Ou será que alguém acha que Tuta, Patrício, Tcheco e companhia são melhores do que os jogadores que temos aqui? No caso do Grêmio, o que faz a diferença é uma aplicação tática e garra impressionantes, associados a um time unido e que sabe onde quer chegar. Que inveja!

Quem sabe algum dia poderemos ter um grupo de jogadores, comissão técnica e diretoria com o mesmo comprometimento e lucidez.

Para os que acham que isto é impossível como elenco atual, fico com as palavras do mestre Tostão: "Acho que o Campeonato Brasileiro é tão equilibrado que a maioria das equipes está no mesmo nível. Então, antes de começar o Campeonato, qualquer time que não seja favorito, que não esteja entre os três quatro favoritos, como o Cruzeiro, tende a se preocupar com tudo. Os demais estão todos no mesmo nível. Então não é porque perdeu na terceira rodada, porque está na zona de rebaixamento, que por isso virou um problema. O Campeonato está começando."

Espero sinceramente que o time ache o caminho de volta às vitórias e que terminemos este ano finalmente com alegrias.

Marco Emilio Guimarães
40 anos, Engenheiro Eletrônico

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 06-06-07 21h26min
Nobre Marco Emílio, parabéns pela belíssima coluna e exclusivamente ao apelo àqueles que podem e devem fazer algo mais, pelo nosso querido Cruzeiro! Parabenizo-o ainda, por relatar trecho da entrevista do ídolo Tostão, um dos maiores ex-craques do azul celeste mais lindo do mundo, quando o mesmo cita que ainda acredita numa reação do time, nessa temporada! Caro Emílio, confesso que também andei temeroso e desanimado com os resultados negativos do ano, contudo voltei a acreditar que 2007 promete!
 jfabio | Pouso Alegre | 07-06-07 08h17min
Marco, a muito tempo eu defendo uma outra estratégia para o Cruzeiro. Não tenho dúvidas que deveríamos ter 2 times. Deveríamos ter o time A e o time B. O time A na toca II e o time B na toca I. (...) pode parecer maluquice, mas não é! Porquê que o Cruzeiro tem condições financeiras e técnicas de montar um time para o Ipatinga, que consegue ser tão competitivo a ponto de ganhar do Cruzeiro, e não podemos ter 2 times com objetivos bem determinados? (continua)
 jfabio | Pouso Alegre | 07-06-07 08h23min
(... continuação) Se o padrão europeu permite um melhor rendimento dos jogadores pq lá eles jogam menos, então vamos nos mexer! Imagine que o time B enfrente os adversários mais fracos, ou que o time B reveze com o time A, no caso dos jogos mais distantes, no caso da sulamericana, ou no caso do time A não estar bem. Poderíamos testar melhor nossos jogadores da base e diminuir a quantidade de atletas na equipe principal... É isso aí, esta é a minha contribuição. Saudações estreladas a todos.
 Mendes | Montijo - PORTUGAL | 07-06-07 08h32min
Caro Emilio Guimarães: Li atentamente sua cronica e em relação aos 5 itens que escreveu tenho a dizer o seguinte: 1- Posso até concordar que 1 lateral de qualidade seria bem vindo mas nesta altura já seria perigoso porque qualquer um que chegue vão querer que rebente logo, ou seja, a cobrança vai ser enorme por isso mais vale estar como está. 2- Neste ponto concordo plenamente e seria até mais radical, 22 a 24 jogadores no máximo. O espirito de grupo seria muito mais fortalecido e formava-se uma
 Mendes | Montijo - PORTUGAL | 07-06-07 08h38min
família. É impossível um treinador manter um grupo de 30 pessoas motivadas, quando só 11 jogam. 30 jogadores num plantel de futebol é numero astronómico. 3- Neste ponto o caro amigo está sendo pessimista demais, é claro que o título É POSSIVEL sim, aliás o discurso terá que ser sempre o de alcançar o título até que matematicamente seja impossivel. À 4.ª Jornada dar o Campeonato como perdido??!!! Não faz sentido. 4- É utopia da sua parte pensar que algum jogador se iria responsabilizar por aquilo
 Mendes | Montijo - PORTUGAL | 07-06-07 08h42min
que produz em campo. Isso não vai existir no Cruzeiro nem em parte alguma do Mundo. 5 - Pedir à torcida para torcer?! Acha que é necessário?! Quem gosta do Cruzeiro nunca vaia seu time. É uma questão de sentir o Clube e esse tipo de sentimento não se incute, ou se nasce com ele ou então nem vale a pena estar a forçar. Por fim e na linha do que escrevi no ponto 3, o amigo acabou de dar o exemplo do Grémio como um time que não precisa de craques para brilhar. Precisa sim de VONTADE e MOTIVAÇÃO.
 Mendes | Montijo - PORTUGAL | 07-06-07 08h47min
Estive esta noite a assistir ao Santos-Grémio até às 03h45 e apesar de ter visto que o Santos tem incomparavelmente um elenco muito melhor que o Gremio e de ter jogado muito melhor, quem vai estar na Final da Libertadores é o Grémio... E porquê? Porque no 1.º jogo tudo lhes saiu bem e ontem agarraram aquela vantagem com unhas e dentes e com um espirito de grupo que se vê daqui a 4500 km de distancia. Felizmente no futebol não ganha quem tem melhores jogadores mas sim quem consegue formar a melho
 Mendes | Montijo - PORTUGAL | 07-06-07 08h50min
equipa e por isso, eu acredito que o nosso Cruzeiro Esporte Clube pode ser CAMPEÃO sim e que o que está perdido é o Campeonato Mineiro e a Copa Brasil, estas 2 competições sim, perdemos. Por isso vamos, TODOS, fazer uma onda de confiança e tentar transmiti-la no sentido de estar todo o mundo celeste moralizado para ganhar a Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro. Saudações Cruzeirenses.
 maferreira | Nova Olímpia - MT | 07-06-07 09h53min
Precisa vir um estrangeiro (por favor, sem nenhuma conotação de menosprezo, ao contrário. Ok Mendes?)para ensinar um brasileiro a ser torcedor do cruzeiro!!!!
 Mendes | Montijo - PORTUGAL | 07-06-07 11h13min
Tudo bem maferreira, eu entendo o que o amigo quer dizer. No entanto esclareço que não estou ensinando nada a ninguém, apenas estou constatando um facto. Torcedor é aquele que Ama e Sente o seu time em TODAS as circunstancias por mais decepcionado que esteja. O meu Sporting esteve 18 anos sem ganhar absolutamente nada e nunca deixei de o defender como o Melhor Clube do Mundo. Para mim sempre foi, é e irá ser. SEMPRE. Saudações Celestes. Com o Cruzeiro apaixonei-me e essa paixão vai crescendo...
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 08-06-07 23h52min
Marco, parabéns pela coluna, mas vou comentar:--------------- 1-concordo emtrazermos mais 1LD e 1 LE. No demais: meio, zaga, chega, tem gente de mais! É importante enxugar, e urgente!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 08-06-07 23h56min
Como diz o RAPOZAÇO os itens 4 e 5, estou com ele. Quanto a METAS somente a DIRETORIA do Cruzeiro, que ama o caminho fácil se contentaria em ganhar uma SulAmericana! isso é lamentável, a que ponto chegamos! O campeonato mal-começou, 4 partidas, e a Diretoria já indica as pretensões do TIME! Pouco me lixo prea SUL-AMERICANA, se Mineiro é rural, isso não vale nada pra mim, é tipo COMENBOL campeonato do GELO! Direcionar o TIME pra isso? E dizer pra torcida apoiar??? É de quem não quer fazer nada!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 08-06-07 23h59min
Eu tenho 48 e jamais vi um campeão de futebol que não tivesse garra, determinação, conjunto, alma, suor e vontade! Fora disso é malandragem e "resultado armado"! Nós temos de dar força e cobrar pois é nosso direito como torcedor, e não queremos qualquer time, como não queremos qualquer título... Esperamos mais um Brasileiro, e a getne chega-lá é com competência, com luta, dedicação, isso começa de cima e chega embaixo! Se a DIRETORIA não é capaz de montar um TIME
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 09-06-07 00h01min
pro Brasileiro, e arrumá-lo e dar condições ra ele chegar lá, num torneio que está começando...entãoque se arrum um NOVO DIRETOR DE FUTEBOL, que tenha pelo menos ambição de chegar no topo e não no meio do caminho!!! Gde Abraço!!!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster