Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

08/03/2007 | Voz da Arquibancada
Brincadeira ofensiva na Grande Jornada

Por Estevão Moreno

Caros amigos celestes, companheiros de arquibancada e de Cruzeiro.Org.
A parcialidade pró-atlético-mg por parte da grande maioria da imprensa mineira é algo latente visível e palpável, sei na pele o quanto isso incomoda e irrita profundamente toda a Nação Azul 5 Estrelas. No clássico contra o atlético mg, por exemplo, a parcialidade da Rádio Itatiaia que se vangloria de ser, segundo o seu próprio bordão, “A rádio de Minas”, deixou a mim profundamente irritado e resultou num texto-protesto que resolvi enviar via e-mail ao Sr. Emanuel Carneiro, Presidente da Rádio Itatiaia no último dia 11/02.

No texto eu fiz alguns questionamentos com relação a já falada e reclamada parcialidade zebrada da Maior Rádio de Minas, a Itatiaia.

Primeiro: por que na hora dos gols do Cruzeiro no clássico, o nosso hino não foi tocado? Por quê só tocaram o hino nos gols do nosso arqui-rival? Por quê motivo o torcedor rival podia ter aquela emoção de ouvir seu hino na hora gol do seu time e nos Cruzeirenses não? Indaguei o Sr. Emanuel Carneiro sobre o por quê da diferenciação de tratamento entre as duas torcidas. O por quê de se fazer uma festa maior nos gols do adversário.

Segundo: Aleguei que entendia o fato dele torcer pelo adversário, afinal de contas ele é conselheiro do mesmo. Afirmei que ele torce e torceu neste clássico para nosso rival, e sempre deixa transparecer isto em seus comentários, tanto que defendeu com certa intransigência inclusive, as tão injustas premiações dos Troféus Telê Santana e Guará que compararam os desempenhos dos jogadores e Clubes em competições distintas, segue no e-mail enviado: “coisa mais descabida, comparar um jogador que joga na Série B, com um jogador que joga no Campeonato Brasileiro, ‘Série A’...”. “...só essa imprensa zebrada mesmo, deixando o único time de Minas que ganhou um título OFICIAL no ano, o Cruzeiro, Campeão Mineiro de 2006, ‘pagando o pato’ com pouquíssimas premiações nos dois troféus”.

Mas daí a aceitar que Roberto Abras fizesse como fez no Sábado, após o clássico, “brincando”, no ar, sobre o suposto "sorrisinho" (o sorriso do Sr. Emanuel Carneiro) que segundo ele, Abras, "estava sentindo pelo microfone", "estou sentindo pelo Microfone Emanuel, o seu sorrisinho", dando a entender de forma bem direta apesar da “implicitude” da brincadeira (permitam-me o neologismo, meu parco português não me deu outros recursos), que o Presidente da Rádio Itatiaia, a “Rádio de Minas”, estava sorrindo devido à vitória de nosso arqui-rival no Clássico, constato no texto-protesto: “aí já é DEMAIS”.

Aleguei que tais atitudes são um desrespeito a Maior e Mais Fiel Torcida de Minas, a Torcida que mais paga ingresso no Estado: “...nosso ingresso custa é 20 reais Sr. Emanuel Carneiro. Enquanto que o ingresso da ‘massa’, da ‘fanática torcida alvinegra’ como vocês gostam tanto de alardear, custa ‘dois me réis’ não pagando sequer a confecção do mesmo”.
A Torcida Celeste que com toda certeza é a que mais renda gera a Itatiaia está FARTA deste tipo de brincadeira, que não raro ocorre na rádio, e sempre contra o Cruzeiro, nunca contra o outro clube.

Terceiro: O Cruzeiro tem recordes: Mundiais (Maior média do Mundo de público pagante em uma só competição, SUPER-COPA 1992), Sul-Americanos (Público recorde da história da Copa Libertadores, FINAL DA LIBERTADORES 1997), Nacionais (Médias, e Públicos recordes COPA(S) DO BRASIL, CAMPEONATO(S) BRASILEIRO e TAÇA BRASIL), Inter-Estaduais (Média e Públicos recordes COPA SUL-MINAS), Estaduais (Maior público da história da Competição e do Mineirão em 1997. Vide também como exemplos as duas últimas edições dos CAMPEONATO(S) MINEIRO de 2005 e 2006 em que tivemos a melhor média de público do Campeonato, e a China Azul não foi sequer informada disso pela “Rádio de Minas”, se fosse o time do outro lado da Lagoa que possuísse recordes tão expressivos, a rádio alardearia aos quatro cantos com todo aquele costumeiro ufanismo.
Enfim, o Cruzeiro tem recordes de públicos e a referida rádio NUNCA faz uma menção honrosa a Nação Azul 5 Estrelas.

SEQUER nos informam deles criando um grande número de torcedores Cruzeirenses completamente alienados, que cometem disparates em entrevistas afirmando que a torcida do adversário é realmente tudo aquilo que a rádio está sempre vomitando. A Rádio Itatiaia faz ao meu ver, uma verdadeira lavagem cerebral! E lamentavelmente alguns desinformados acabam caindo neste conto. Enquanto os torcedores arqui-rivais, por exemplo, podem estar três vezes menores no Clássico, porém nunca vão aceitar, vão sempre dizer que estavam maiores.

A torcida do atlético mineiro é uma torcida normal, vai a campo quando o time está bem e quando está mal foge do estádio, a não ser que se barateie o ingresso a preços pífios como sua diretoria costumeiramente o faz. No entanto é sempre elogiada pela rádio Presidida pelo Sr. Emanuel Carneiro. Isso me deixa extremamente irritado.

Segue abaixo na íntegra a parte final do texto-protesto que enviei a “Vossa Senhoria”, o Sr. Emanuel Carneiro: “Enfim, gostaria apenas de registrar MAIS UMA VEZ o meu descontentamento com tais situações através deste texto-protesto que estou enviando ao Sr. Que torçam para quem bem entenderem, continuem contratando apenas profissionais que torcem pelo time zebrado, mas RESPEITEM a CHINA AZUL.”

Ao final da coluna, gostaria de fazer um breve comentário acerca do gol de número 3.000 do Cruzeiro em Campeonatos Mineiros: ao marcar o gol de nº 3.000 da Instituição Cruzeiro Esporte Clube em Campeonatos Mineiros. Marcinho definitivamente CRAVOU seu nome na história do Clube. Mesmo que hipoteticamente, não volte a jogar, ou que não apresente bom futebol ao longo da temporada, ele entra para o hall do seleto grupo, seleto, mas, porém composto por inúmeros e GRANDES jogadores/personalidades que passaram pelo Clube e ajudaram a construir sua gigantesca e importante História. VALEU MARCINHO! PARABÉNS!

VIVA O PALESTRA! VIVA O CRUZEIRO E SUA HISTÓRIA!

"Os outros clubes tem tradição, o Cruzeiro tem história".
Ex-Presidente Felício Brandi

FORZA AZURRA!

Estevão Moreno
estevaomoreno@yahoo.com.br


Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 CrazyBlue | New York | 07-03-07 23h10min
Estevao,parabens!!! Parabens mesmo! Voce foi perfeito! Sempre envio minhas mensagens de protesto!Temos que seguir mostrando nossa insatisfacao com a imprensa mineira, e sobretudo com a "Radio de Minas"!Eu, a distancia, percebo nitidamente esse favorecimento a que voce se referiu e me revolto! Eu sonho com uma outra opcao,mas pela internet nao tenho encontrado! Esper,sinceramente, que muitos outros Cruzeirenses conscientes sigam o seu exemplo! Mais uma vez: PARABENS!!!
 Carlos Campos | Resende | 08-03-07 01h31min
MAIS UM NA LUTA! ESTE SERÁ O MEU ETERNO COMBATE! SÓ ASSIM SEREMOS REALMENTE IMBATÍVEIS! O PODER DA MANIPULAÇÃO TEM QUE SER BLOQUEADO. O CRUZEIRENSE PRECISA SER RESPEITADO!
 benny the dog | BH | 08-03-07 08h33min
Conclusão: desligue o rádio! Saluti Celesti
 claudiocq | Sao Bernardo do Campo | 08-03-07 09h48min
Li no orkut que a CBN transmite os jogos... Então aí vai o link: http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/ E, na minha opinião, o melhor contra-ataque é fazer propaganda boca-a-boca contra esses putos nas arquibancadas durante os jogos.
 rapozaço | Belo Horizonte | 08-03-07 10h16min
Puxa vida.Gostaria de ter feito esse comentário. O pior que até a falada "voz da falange azul-estrelada" no caso o Alberto Rodrigues, funcionário da Atletiaia ( ou Itatigalo, caso queiram) está fazendo o jogo do patrão.Que má-vontade. Enquanto tudo do lado de cá é ruim, não presta, do lado de lá está à mil maravilhas( esquecem dívidas,elenco de segunda, etc).E parece que parte da torcida celeste está indo na onda.Uma mentira repetida várias vezes vira verdade.E eles têm o poder da persuasão.
 rapozaço | Belo Horizonte | 08-03-07 10h22min
Eu às vezes tento seguir o sábio conselho do irmão Benny The Dog, desligando o rádio. Mas por aqui a única rádio que "entra" é a rádio da cocota zebrada, através da Rádio Ouro Preto, afiliada.O programa das 20:30 já deletei. Às vezes ouço o das 18:00 h. O das 11:30 quase sempre.Estou mais do que nunca esperto acerca da credibilidade das tais "fontes fidedígnas".Estou fazendo valer meu direito de ser seletivo...
 rapozaço | Belo Horizonte | 08-03-07 10h25min
Mas acho o protesto muito válido. Mandei meu protesto formal à TV Globo Minas sobre não-transmissão do jogo do Cruzeiro contra o Veranóplis ( o da volta). Um absurdo. Nem pelo PPV. Brincaram com a maior torcida de Minas. Não responderam. Mandei de novo. Temos que fazer valer nosso direito de consumidor. Afinal somos quase 8.000.000. Merecemos respeito...
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 08-03-07 10h31min
Grande Estevão, tudo bem? Bom de revê-lo por aqui.
Eu sinceramente faço diferente. Ouço tudo e deleto o que for em contra dos interesses do clube. Há uma expressão em espanhol que grafica muito bem o que penso: NO HAY QUE DARLE AL PITO MÁS VALOR QUE LO QUE EL PITO VALE.
Quanto mais os criticamos, mais importantes se sentem. E, sinceramente, para mim POUCO IMPORTAM.
O que importa é a realidade. Contra ela, ninguém pode. ABRAÇO CELESTE!!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 08-03-07 12h08min
Brilhante comentário. O adversário é aquele garoto rebelde e a imprensa mineira faz a vez dos país, que acham bonito tudo que ele faz.O resultado está aí. Qualquer emplumado mais consciente também não deve gostar dessa atitude da imprensa.Quanto ao cruzeiro, é só ele voltar à jogar bem, que vira destaque na imprensa nacional.
 CrazyBlue | New York | 08-03-07 12h27min
Sou da opniao que nao se pode simplsmente ignorar o adversario!.. Alias,na minha opniao, essa filosofia vale para todas as situacoes da vida. O adversario tem que ser combatido, a adversidade enfrentada! Eu sonho ate mesmo com uma emissora voltada para as coisas do Cruzeiro!!!
 eli lopes | Não definido | 08-03-07 16h43min
Estevão, sabemos que é público e notório que a rádio Itatiaia é uma representante do galo. Concordo com você. E tem mais: se um dia eles ganharem uma Libertadores, é possível que essa citada rádio crie um programa "Melhores momentos da Libertadores" para relembrar os gols do galo. Imagine se a situação atual fosse ao contrário: o Cruzeiro em 6o. lugar e o ***** em 1o. nesse Mineiro 2007. O que a Itatiaia não estaria falando? Mas o bom disso tudo é que a parcialidade deles beira ao RIDÍCULO.
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 08-03-07 18h14min
Eu já disse e repito. Nada tenho contra o colunista, mas sinceramente, protestar de parcialidade da imprensa é INEFICIENTE e DESNECESSÁRIA. Primeiro, porque não existe imprensa imparcial (aliás, costumo dizer que imprensa imparcial é aquela que torce pro time da gente). Segundo, se eles são realmente parciais, a culpa não é só deles, É NOSSA !!! SIM NOSSA !!! Nossa, porque DAMOS AUDIÊNCIA PRA ELES. Continua ...
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 08-03-07 18h17min
Tem muito torcedor que é mazoquista, acompanha a imprensa parcial só pra reclamar deles depois. Portanto, quanto mais reclamamos, mais indicamos pra eles que damos audiência pra eles. É como diziam os antigos, 'falem mal mas falem de mim'. Se os Carneiros lá são atleticanos, eles estão é rindo da cara de quem se manifesta reclamando deles. Porque eles sabem que na próxima jornada esportiva, os cruzeirenses estarão lá, de novo, escutando-os e passando raiva, pra mandar mais e-mail depois. Cont...
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 08-03-07 18h20min
Se vocês querem parar de passar raiva com parcialidade da imprensa, dou duas idéias: 1) Ajam como na sugestão do nosso amigo 'Ror-rreee'. Ignorem a torcida e fiquem com a informação. Deixem eles torcerem a vontade, o sofrimento que eles passam já é vingança suficiente pra gente. Separem a informação das pateticanices. 2) Simplesmente NÃO ESCUTEM mais a rádio. Se eles não te agradam, não dêem audiência pra eles, oras. O que importa a uma rádio é audiência. Continua ...
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 08-03-07 18h24min
Se o cruzeirense quer mesmo que a Itatiaia mude sua atitude como provedora de informação futebolística, a perda de audiência por parte de nossa torcida é muito mais eficiente do que e-mails que só atestam o sucesso deles. Não precisam fazer campanhas, piquetes ... Simplesmente não assistam, procurem outras opções. Pronto. Acaba o sofrimento. Quer informações sobre o Cruzeiro? A Cruzeiro.org taí pra isso. Muito melhor que qualquer rádio. Tomem vergonha, não percam tempo com bobagens como essa !!!
 CrazyBlue | New York | 08-03-07 18h45min
Ufa!!!
 eli lopes | Não definido | 08-03-07 19h34min
Colega de Cel. Fabriciano: Concordo com você quando você cita o nosso amigo Jorge quanto a "ignorar a torcida (da rádio) e ficar com a notícia". Mas não creio que ignorar a referida rádio é a melhor alternativa. Temos de criticar sim esses que se dizem "críticos" de futebol com tamanha parcialidade. Nesse país onde a imprensa (ou melhor, uma parte dela) já elegeu e já derrubou presidente, é muito perigoso deixar que ela aja sozinha.
 Ricardo Faria | Uberlândia | 08-03-07 19h55min
Brilhante o comentário do Estevão sobre a imprensa cocoricó. Só faltou um detalhe: naquele fatídico sábado do clássico, em determinado momento da jornada, o Tião das Rendas disse que o público era de 4 por 1 para o Cruzeiro. 5 minutos depois ele voltou e disse que a torcida do ***** tinha encostado: estava 3 por 2. Como isso aconteceu em 5 minutos???? No mínimo, o Tião das Rendas deve ter levado uma bronca do "chefão".
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 09-03-07 00h00min
Mas Eli, você não percebe que é JUSTAMENTE ISSO QUE ELES QUEREM? Que os critiquemos? A crítica é a prova de que a torcida do Cruzeiro assiste à programação da rádio, mesmo não gostando. É ÓBVIO que eles não vão mudar, eles vão é provocar mais a torcida cruzeirense. É a mesma tática do Milton Neves, que fala mal do Cruzeiro pro cruzeirense assistir o programa dele e mandar e-mail criticando. Irônicamente, Milton e Itatiaia ficam com os nomes lá em cima graças a inocência de nossa torcida.
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 09-03-07 00h02min
Se não gostamos de fazer papel de bobo, o que resolve mesmo é não dar audiência. Ou então ignorar as provocações. A indiferença é muito mais prejudicial a eles do que a crítica. Entendam isso e perderão menos tempo com bobagem.
Além do mais, repito: Pra mim, não existe jornalismo imparcial.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 09-03-07 14h12min
APLAUSOS PARA RDISH. Disse tudo.
Estevão, ouvi de E. Carneiro o "agradecimento à sua carta" no dia em que você a enviou. É o que eles querem, "agradecer". Modelo 'MUY AMIGO'.
 RAPOSÃO COME FRANGO | Brasília | 09-03-07 16h36min
Nós CRUZEIRENSES temos que parar de falar do problema, todos sabemos que essa Rádio de Segunda chega as rais do ridiculo, portanto o desprezo é o melhor. Se a situação está nesse ponto porque o CRUZEIRO não faz um convênio com alguma rádio ou TV ou monta sua própria rádio ou TV e acaba com a audiência desses imparciais. Não concordo com o RDISH sobre a imprensa ser ou não imparcial, no Brasil ela é parcial mas tem que haver o respeito. Exemplo a GLOBO é Flamengo puro, mas mesmo assim dá espaço..
 RAPOSÃO COME FRANGO | Brasília | 09-03-07 16h39min
...para outros clubes, antes ela só transmitia Campeonato Carioca "o melhor do Brasil", hoje o mesmo campeonato é tratado como "o mais charmoso do Brasil", teve que se render ao Campeonato Paulista, teve que regionalizar mais as transmissões dos jogos do Brasileiro, tudo devido a interesses comerciais. Resumindo: quem manda é o dinheiro, boicotem essa Itatigaylo, deixem os patrocinadores perceberem a caída da média de ouvintes, pronto...está cavada a vala para o entero.
 LUIZ ANTONIO | SAMPA | 10-03-07 14h14min
Alô maior torcida de Minas. Adorei acoluna do nosso amigo virtual. Estou de pleno acordo. Gostaria de dizer que quando o assunto é sobre a imprenssa mineiro, muito dos amigos aqui do site não emitem opiniões. Será que têm o rabo preso. Eu gostaria de dizer também que esta atitude não só da itatigaylo, mas também de outros, só vai diminuir quando os + de 8 milhões de cruzeirenses se unirrem e pararem de consumir um produto de um patrocinador deles. Se essa moda pega, podem crer que eles mudam.
 Du #5 Star | Betim | 12-03-07 09h18min
itatiCAIA, VAI SE FU.. O MEU CRUZEIRO NÃO PRECISA DE VC!!! É REVOLTANTE, MAIS FAZER O QUE NÉ.. INFELIZMENTE TEMOS QUE PASSAR POR ISSO. PARABÉNS PELO COMENTÁRIO. SDS
 j.geraldo | belo horizonte | 12-03-07 19h53min
Eu faço o seguinte: escuto quando eles começam a falar do Cruzeiro ouço com atenção o noticiário q vem da toca, blz... quando eles começam a falar do patetico eu desligo o radio Rsrsrs bom d+++
 Lecio Ferreira | Não definido | 17-03-07 21h49min
O time deles já tem mais de 35 anos que não ganha um título importante, com isso a torcida atleticana está envelhecida, apesar de ser maioria na imprensa, na arbitragem já esta diminuindo sua presença pela questão da idade é óbvio.Daqui alguns anos atleticano será igual a americano, velhinhos caminhando para a extinção.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster