Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Blog Páginas Heróicas Digitais



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

30/01/2007 | Evandro Oliveira
Euforia Cibernética

O torcedor-cibernético é diferente dos arquibaldos, geraldinos e torcedores-de-radinho?

Seria o torcedor-cibernético diferente no comportamento, opinião e sensibilidade dos arquibaldos, geraldinos e torcedores-de-radinho?

Defendemos, aqui, que a resposta deva ser NÃO.

Entendemos que, tomadas algumas precauções, o comportamento geral do torcedor-cibernético seja equiparado ao senso comum dos demais. Se tomarmos uma pesquisa, com alguns critérios científicos, os resultados serão bastante similares. Por exemplo: se um determinado jogador não agrada a 70% do torcedor da arquibancada, dificilmente a opinião do torcedor-cibernético será contrária ou muito díspare daquela medida sobre o arquibaldo.

Isto tem sido verificado quando navegamos nos espaços virtuais em que a torcida do Cruzeiro tem participado (Fóruns, Orkut, Blogs, Comentários de Notícias, Lista de Discussão, etc).

O tema a ser colocado aqui é a euforia desenfreada pela venda do Fábio Santos e seus efeitos colaterais, possivelmente desastrosos, para a torcida do Cruzeiro.

O mais curioso é que chega-se ao absurdo deste ou daquele torcedor atacar, questionar ou ridicularizar quem não concorda com o senso comum que passa a ser quase uma obrigação de opinião das pessoas.

A primeira coisa que o torcedor inteligente tem que fazer é separar a venda do Fábio “vida loka” Santos e TODAS as especificidades desta negociação de TODAS as outras aquisições e cessões de direitos feitas pelos diretores do Cruzeiro a qualquer tempo.

Aqui, mais do que qualquer outra situação, é um equívoco inominável concluir que se esta negociação do Fábio Santos foi “ouro puro” (E FOI MESMO!), todas as outras assim foram. Não vou nem citar exemplos, mas aqueles que relembram SOMENTE das negociações de FábioJr, Geovanni, Evanílson e outros, não sabem o mal que fazem à torcida do Cruzeiro. Além de fazerem mal são mal informados, talvez premeditadamente.

O torcedor-cibernético ficou mais rapidamente contaminado com a transação. Até de “goldfinger” (numa alusão a ser um verdadeiro Midas) o Zezé Perrella foi nomeado.

Até atribuir, única e exclusivamente, ao Zezé Perrella os louros de todas as negociações teve torcedor que escreveu. É uma coisa bastante curiosa. Maluf, um quase endemoniado pela torcida do Cruzeiro, não deve ter tido nenhuma atuação; o presidente Alvimar deve ter ficado somente olhando; o restante da comissão técnica e diretoria não tiveram nem conhecimento. Este é o pensamento e o que manifestaram muitos destes torcedores-cibernéticos.

Caso mantenha-se a escrita de que o restante não-cibernético da torcida pensa mais ou menos na mesma linha e em proporção semelhante ou bastante próxima, é muito preocupante a euforia quase catatônica que assola a torcida.

Entendo que a negociação do “vida loka” para o Lyon foi uma verdadeira "pernada de anão", mas daí a considerar o cara “goldfinger” e os outros insignificantes e que a partir disso o time será infalível vai uma distância muito grande.

Entendo que a conquista da Copinha, aliado ao refrão, “...arerê, ganhar copinha é melhor que série B...” inebriou a torcida para algumas coisas básicas. O time profissional não ganhou nada ainda, ou melhor ganhou duas partidas sobre times sofríveis. Não ganhamos nem dos campeões da Série B.

Será que não precisa ganhar do campeão da série B se o time ganha a Copinha e se consegue vender o Fábio Santos por mais de 4 milhões de Euros?

Outra coisa curiosa é torcedor que não concorda com este questionamento achar que não estamos relaxados e estamos preocupados atoa. Será que temos que esperar os maus resultados para alertar que não ganhamos nada ainda?
Ou estes torcedores estão esperando perder para o adversário local e começar as críticas de acordo com o que a mídia direciona.

Infelizmente, a mídia (ah! Sempre ela!) influencia de maneira muito fácil a opinião da maioria. Basta um comentarista um pouco mais influente falar de um assunto da maneira que deseja (ou da maneira como foi convencido) que um séqüito de torcedores passa a pensar da mesma maneira. Neste caso, o torcedor-cibernético tem sido o ponta-de-lança na análise e difusão de equívocos pois tem acesso mais rapidamente ao que divulgam os formadores de opinião. Ficam eufóricos mais rapidamente. Se a Internet trouxe benefícios imensuráveis na democratização dos meios de comunicação, também são consideráveis os equívocos a que são induzidos os torcedores-cibernéticos.

Este caso do Fábio Santos, associado a vitória na Copa SP de Juniores, aliado a duas boas apresentações no Mineiro 2007 e para complicar mais com as lambanças tradicionais do nosso adversário, poderiam servir para dar esperanças ao torcedor cruzeirense de que o ano de 2007 vai ser diferente dos três anos anteriores. Diferente para melhor. Mas a euforia que temos visto já foi vista, por exemplo, em 2004 e os resultados não foram os mais animadores e muito distante do esperado.

Será que é pedir muito que o torcedor do Cruzeiro comemore (ficou devendo muito na comemoração da Copinha!), fique satisfeito com negociações como a do Fábio Santos, tripudie dos rivais somente pelo momento que eles vivem (que parece ser eterno, ainda bem!), mas tenha os pés no chão e consciência de que não ganhamos nada ainda?

Ainda não reparei, nos eufóricos de plantão, muita consistência no que escrevem e muito pouco de garantia de que vão manter isso ao primeiro revés. No ano passado foi assim mesmo. Começaram numa euforia danada, mas aos poucos foram mudando a prosa e ao final do brasileiro restavam pouquíssimos que ainda sustentavam a opinião inicial.

Mas porque este debate?

Porque acredito que os espaços virtuais associados ao Cruzeiro estão evoluindo, estão atraindo pessoas evoluídas e podem contribuir mais do que satisfatoriamente para uma democratização e ampliação de espaços que muitos desejam. De maneira mais aberta, clara e democrática. Quem trabalha para que estes espaços sejam bagunçados, ofensivos, menosprezados não é cruzeirense ou tem outros interesses que não coadunam com interesses de verdadeiros cruzeirenses.

O torcedor do Cruzeiro tá igual aquele torcedor que só vê o cara que faz gol. Num dia o ídolo é o Rômulo (afinal fez DOIS gols), noutro dia é o Araújo (que fez DOIS) e o Rômulo vira perna-de-pau pois não fez nenhum. Isso não é establidade, isto é desconhecimento do contexto. Fazer uma afirmação de que, "... a venda do Fábio Santos é a prova definitiva de que o Zezé é o melhor negociante e o melhor dirigente do país... : é mais ou menos isso. Uma falácia. Pior do que isso é que muitos acreditam nesta falácia e daqui a pouco vira verdade.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Dilson | Belo Horizonte | 30-01-07 09h35min
Prezado Evandro, não seja tão "ranzinza" amigo.Vc sabe muito bem que nossa torcida é reconhecidamente uma torcida pé no chão, inteligente e equilibrada, e diria até desconfiada d+, pro meu gosto, e espelha muito bem o jeito mineiro de ser.Já do outro lado da lagoa, nós sabemos como as coisas funcionam, e o resultado tá aí pra todos verem.Creio que esta alegria incontida e otimismo deve-se aos últimos 3 anos que não foram nada bons, e por não estarmos acostumados a isso, é mais do que (cont)...
 Dilson | Belo Horizonte | 30-01-07 09h41min
natural comemorarmos este primeiro mês, que até agora é inegável veio cheio de boas notícias, ou não? Entendo sua preocupação, em sermos mais críticos neste momento, mas fique tranquilo, pois creio que pelo comandante que temos, o PA,isto ficará restrito às arquibancadas e aos espaços virtuais.Necessitamos sim , canalizar esta "euforia?" para o marketing bem feito pra podermos auferir lucros ao clube.Eu particularmente estou sim bastante otimista com o ano de 2007, pelo rumo que nossa (cont)...
 Dilson | Belo Horizonte | 30-01-07 09h48min
administração tem tomado.Quanto à importância do Zezé nesta história ,concordo em parte com sua posição, pois creia no Cruzeiro funções são delegadas, e o esteio do sucesso de nossa administração está na união entre todos que compõem nossa diretoria executiva e conselho deliberativo. Mas é inegável, a liderança do Zezé , por sua personalidade , e quem o conhece no dia a dia sabe do que estou afirmando.No mais um abraço, e agradeço-lhe, e a todos do cruzeiro.org, por nos proporcionarem (cont)
 Dilson | Belo Horizonte | 30-01-07 09h51min
a alegria e o prazer de cotidianamente participar desta comunidade cruzeirense, que julgo ser referência pra qualquer torcida de de time de futebol do mundo.Vcs são nota 10!
 marco | Curitiba | 30-01-07 10h33min
Evandro, já discordei de muitas de suas opiniões, mas neste caso concordo em "gênero, número e grau". Claro que temos que comemorar o título da Copinha e o bom começo no estadual, mas sempre com os pés no chão. Foram somente 2 jogos e é preciso muitos mais para termos realmente a real noção da capacidade do time. Porém, quero crer que o P.A., com toda sua experiência e competência, não se deixará iludir por este momento e saberá exigir do elenco a seriedade necessária. No mais o ano promete.
 ACRossi | Belo Horizonte | 30-01-07 10h42min
Caro Evandro, Procure entender a "alma" de nossa torcida. Não foram poucas as boas notícias neste início de ano: 1. Técnico competente: desde 2003 era necessário; 2. Saída das "maçãs podres" (Leandro, Martinez, Bala, e até o Fábio Santos, entre outros; 3. Título Copinha, que trouxe de volta o orgulho de ver a raça cruzeirense; 4. Nossas 2 primeiras partidas: time mais organizado e com mais personalidade; 5. Início deles, que desceram rapidamente do pedestal que a imprensa os tinha colocado.
 ACRossi | Belo Horizonte | 30-01-07 10h43min
Portanto esta soma de fatores fez com que nossa torcida tivesse uma euforia até certo ponto justificado. Saudações Celestes, Antônio Carlos Rossi
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 30-01-07 10h59min
Evandro. Permita-me concordar parcialmente com suas afirmações e parabenizar o Dr Dilson pelas colocações. Essa tendência de formação de opinião na internet e inegável e incontrolável, fato é que ninguém conseguirá contê-la. Mas veja se a torcida não tem razão:Fazem um estardalhaço por conquista da B; Vem um e diz que não ficaremos nem entre os quatro colocados do mineiro; são históricamente sofridos e qualquer motivo é motivo de zueira; imprensinha que nos detona; etc,etc. Não seremos,cont...
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 30-01-07 11h03min
e nem queremos ser iguais a eles, mas inegavelmente é a referência. Voltaram para a série de ELITE, já se achando candidatos ao título. Tudo é somente o TROCO. E como bem disses, se a situação não se sustentar (eu não acredito nisso), naturalmente questionaremos, não tem como ser diferente. Entendo sua preocupação quanto ao fato de sermos "uns iludidos", mas isso não acontecerá porque somos é exigentes, não alienados como outros. Então relaxa. Abraço fraterno.
 pyxis | BHZ | 30-01-07 11h08min
Dilson e Fuzil,
Mas eu não discordo das considerações feitas por vocês. Só relatei constatações o q vi e q, na maioria dos casos, não são manifestações isoladas.
Eu mesmo fiquei eufórico com a venda do Fábio Santos, o q estou colocando como opinião é que esta euforia nunca fez bem a ninguém. Aí uns caras aí (não é o caso seus) concluem que eu sou negativista ou pessimista.
Acredito que 2007 será o melhor dos últimos quatro anos e cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém...
 Azul Real | Passos | 30-01-07 11h23min
Concordo q foi a manta do século, pode ser até q ele vingue por lá(acho muito difícil), ficamos livres desta peste. Endeusar o anão acho q é mais pelo entusiasmo do momento, temos q lembrar dos péssimos negócios nos últimos anos tbém. Não podemos achar q por esse negócio seje o melhor do dirigente do mundo, mas q o Baixinho sabe vender como poucos isso sabe. No mais vamos torcer e deixar torcer como queiram, cada um sabe(ou acha q sabe) o q é melhor pra si e para nosso Glorioso Cruzeiro. Abraço
 Azul Real | Passos | 30-01-07 11h26min
Evandro, por problemas na hora do envio a primeira parte do meu post não foi processada. Vou tentar repetir...
 Azul Real | Passos | 30-01-07 11h35min
Entendo a euforia da grande maioria dos torcedores, pois concorda comigo q estava enchendo o saco ter q ouvir a imprensa elevando as frangas e nos rebaixando? Junte a isso os péssimos times q formaram nos últimos anos, os desmanches no meio da temporada, mais as 2 partidas iniciais(tanto nossa quanto delas)e o título da copinha. Portanto acho q devemos entender esta euforia. Esta seria a 1ª parte do post, acho q dá pra entender né...
 BETH MAKENNEL | Belo Horizonte | 30-01-07 12h00min
Caro Evandro, nos torcedores estamos simplesmente curtindo um momento muito bom do nosso querido Cruzeiro e acreditando em nosso novo time para novas conquistas. Não sei ao certo quem vende e compra jogadores no Cruzeiro; penso que é o Zezé e o Alvimar. Mas, é claro que o Maluf e outros dirigentes provalvelmente, são peças importantes nestas negociações bem feitas pelo clube. Todos merecem os aplausos e reconhecimento do profissionalismo e competência. Agradeço a todos. Vamos, vamos Cruzeirôôô.
 BETH MAKENNEL | Belo Horizonte | 30-01-07 12h07min
Gosto muito do futebol do Fábio Santos. Infelizmente quase não jogou no Cruzeiro, ou por expulsão ou contusão. Mas acho que o Lyon está virando uma filial do cruzeiro e o Fábio Santos vai dar muitas alegrias ao torcedor Francês pois é craque e se tomar juízo é de seleção Brasileira. Não quero que vendem o Gladistone não, pois é o melhor de nossa defesa e precisamos dele e de sua raça alvi-celeste. Acho que o Cruzeiro esta juntando dinheiro para construir o estádio, estou certa? e o Bar Temático?
 pyxis | BHZ | 30-01-07 13h53min
Beth,
Aí que está. Não vejo como uma "simples comemoração". A coisa ultrapassou qq limite do razoável... e quem disse que futebol tem razoável?
É como me escreveu um torcedor, duas semanas de coisas boas serviram para apagar copmpletamente três anos de coisas ruins. E alguns dos caras mais "cheios de razão" preferem me atacar do que debater a minha opinião. Esses torcedores ficam parecendo os galináceos que sofrem e basta ganharem uma série B que comemoram com se fosse um título de verdade
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-01-07 19h49min
Evandro, essa "euforia cibernética", quando bem utilizada pode ser interessante. Ontem, no programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, a nossa torcida virou o placar à favor do Anderson, na escolha do gol mais bonito da semana.Achei muito legal. Acho que em situações como esta é legal a torcida mostrar a sua força.
 PHDF | Brasília | 01-02-07 18h56min
Discordo dos que tentam controlar a euforia da torcida. Eu não recebo qualquer remuneração para torcer, pelo contrário, muitas vezes tenho despesa. A minha recompensa são as alegrias momentâneas que o esporte me traz e, às vezes, em momentos de derrotas, a oportunidade de transferir minhas frustrações a terceiros (juízes, jogadores, técnicos e diretoria). Logo, acho que cabe aos profissionais que vivem do futebol, que são remunerados, administrar seus momentos de euforias e tristezas, [...]
 PHDF | Brasília | 01-02-07 18h57min
[...]tudo dentro de um planejamento. A nós torcedores, não acho que devamos impor limites de euforias, excetuando aquelas que impliquem ultrapassar o que nossa sociedade denomina razoável. Como disse em outra oportunidade: enquanto durar essa onda positiva, não vou parar de comemorar e de tirar sarro dos nossos adversários, assim como venho fazendo desde o início da década de 90.
 pyxis | BHZ | 02-02-07 05h48min
PH,
mas onde vc leu ou quem está falando em controlar a euforia da torcida?
Só estamos relatando o que aconteceu nos últimos dias e do quanto isso pode cegar o torcedor para problemas reais.
Se o torcedor quer ficar eufórico além da conta, chamar o Zezé de GOldfinger, elegê-los (Zezé e Alvimar) e propagandearem como os os melhores do mundo, e achar que ganhamos alguma coisa com duas vitórias no Mineiro, podem ficar à vontade. Ninguém proíbe. mas não queria que todos fiquem assim...
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 02-02-07 22h44min
Evandro, concordo c/ vc e vejo sim um lado ruim q tem toda "paixão cega", toda "ilusão do carnaval"! Esse oba...oba...foi causado por uma peste chamada ZIZA! O cara vem p/a TV insultar a inteligencia e desrespeitar o torcedor cruzeirense com suas falas ridículas...qdo o gaylo toma 2 pra dentro em seguida, o torcedor tem q fazer festa, é inevitável! Mas cabe a nós, lembrarmos ao torcedor q ocampeonato NÃO ACABOU, apenas começou...q muita água vai rolar, e q o pior se SUBIRMOS no SALTO ALTO
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 02-02-07 22h49min
o TOMBO poderá ser maior do que aqueles q estamos a gozar! Sim, a tchurma de preto já tá prontinha p/ fazer o serviço, Vila é filial do Cruzeiro (?) mas a imprensa kkrejante já soprou horrores no ouvido do adversário,está fazendo o possível e o impossível p/ motivar o VILA contra o Cruzeiro: isso é preocupante! ZIZA está se fingindo de COITADINHO, para a FMF protegê-lo como sempre e ele chegar nas finais do Mineiro na maciota...Esse ZIZA é muito mais maldoso do q se imagina! todo CUIDADO É POUCO
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
24/09 - 20h40 [1 coment.]
Arrascaeta marca gol 900 no Campeonato Brasileiro por pontos corridos 

24/09 - 10h03 [8 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

24/09 - 09h32 [0 coment.]
Alisson é liberado pelo departamento médico e confirmado na decisão 

23/09 - 23h21 [0 coment.]
Sub-14 estreia no estadual com vitória sobre o América-MG 

23/09 - 23h12 [0 coment.]
Sada Cruzeiro bate Sesc RJ e começa torneio com a mão direita 

23/09 - 23h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro FA confirma a 1a colocação da Conferência Sudeste 

23/09 - 22h51 [0 coment.]
Diretoria do Cruzeiro anuncia a renovação de contrato de Murilo 

22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster