Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Banda Help



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

15/01/2007 | Evandro Oliveira
Invasão do Torcedor-Cibernético

Cruzeiro x Flamengo, um confronto difícil. As dificuldades começavam pelo fato de o mesmo goleiro ter sido escolhido para os dois escretes

Ao final de 2005, neste espaço que dedico à analise e divagações sobre o comportamento e influência do torcedor virtual, escrevi uma coluna cujo título era “O aparecimento do torcedor virtual”.

Não era premonição ou “chute”, era uma constatação de que torcedor não é somente aquele que deixa seu dinheiro nas bilheterias dos estádios. O mundo globalizado e as tecnologias à disposição de muito mais pessoas permite que a participação seja, cada vez mais efetiva e maior.

O ano de 2006 consolidou esta participação e chegamos a casos onde o torcedor cibernético começa a ditar alguns comportamentos (nem sempre os mais nobres). Da participação de torcedores cibernéticos em conselhos de administração dos clubes / times até o agendamento de confrontos com violência física pode-se constatar no uso dos recursos cibernéticos.

Para fechar o ano numa avaliação do que foi este avanço utilizare um exemplo que foi criticado por uns, apoiado por outros e visto com indiferença por muitos.

O jornalista Juca Kfouri tem respaldo de grandes órgãos da mídia de desde a primeira metade da década passada abraçou as tecnologias apoiadas na Internet. Apostou e ganhou. Ao contrário de alguns dinossauros do mundo esportivo que até hoje resmungam e resistem em até mesmo travar novos relacionamentos pela Internet, pois preferem as panelinhas e os velhos hábitos do milênio passado, o Juca Kfouri interage com a torcida, mantêm as suas velhas convicções mas interagindo sempre.

Foi nesta barca que ele percebeu que a revista Placar ao distribuir edição especial com a “seleção” de todos os tempos dos maiores e mais tradicionais clubes brasileiros, renderia mais algum “ibope”. Criou uma “Copa dos Sonhos” virtual e que colocaria esquadrões de heróis (alguns nem tanto!) frente a frente. A idéia é ótima e serve para quebrar o marasmo e a mesmica de falta de notícias do futebol brasileiro nestas férias. Muita gente não entendeu o espírito da brincadeira saudável e outros continuaram resmungando.

Sem entrar no mérito dos critérios e regras do jogo (não me agradaram de maneira nenhuma!) gostaria de ressaltar o episódio do confronto entre Cruzeiro x Flamengo.
Em linhas gerais, o jornalista abria no seu blog um confronto e os internautas davam as suas opiniões. Durante este período um conjuntos de especialistas (de pessoas entendedoras como Tostão e PVC a bairristas inverterados como Márcio Guedes e Renato Maurício Prado) ia dando a sua opinião que era contabilizada e armazenada pelo Juca Kfouri. O jornalista só emitiria a sua opinião (voto) se houvesse empate.

Pois bem...

No confronto Cruzeiro x Flamengo, previa-se uma disputa difícil. As dificuldades começavam pelo fato de o mesmo goleiro ter sido escolhido para os dois escretes. Começa a empatar no gol.

Algumas coisas interessantes foram observadas.

A maior torcida do Brasil não conseguiu suplantar a torcida do Cruzeiro na Internet. A maior torcida do Brasil não tem fundamento na sua opinião, votaram como torcedores pura e simples. Desrespeitaram, na maioria dos comentários, a qualidade do futebol de jogadores como Joãozinho, Piazza, em favor de jogadores como Nunes e Andrade.

Pode parecer brincadeira, mas foi assim.

Enquanto os torcedores cibernéticos do Cruzeiro mostravam que jogadores como Perfumo tinham mais história e futebol nos gramados do mundo do que Mozer e estes mesmos torcedores respeitavam muito a história de Domingos da Guia, mesmo nunca tendo visto-o jogar, o posicionamento dos torcedores adversários não era o mesmo. Nem o fato de Zico nunca ter feito um gol sequer sobre o Cruzeiro diminuiu a arrogância e desprezo do torcedor rubro-negro.

Mas a surpresa não demorou. No chamado voto popular, a torcida cruzeirense suplantou a “maior torcida do Brasil”. Não se fala nem na qualidade do voto, mas na quantidade, e um fato pitoresco e inédito na “Copa dos Sonhos”: O resultado inicial apontava uma goleada contundente e depois de alguns recursos no tapetão do STJD o chefe da “Copa” arrumou mais 100 (cem) votos para os rubro-negros o que diminuiu a lavada proporcionada pelo torcedor cibernético cruzeirense.

Quem não conhecia a nossa força ficou conhecendo (os adversários anteriores já tinham visto o estrago).

Sabia-se, e os comentários dos cruzeirenses demonstravam isso, que fatores bairristas e parciais colocariam a derrota para o Cruzeiro dentre os chamados especialistas. Assim como no futebol real a arbitragem e os tribunais desportivos prejudicam times fora do eixo RJ-SP, nem numa copa virtual os caras são capazes de ser imparciais. Ou não entendem nada de futebol (o mais provável) ou são bairristas-monolíticos do tipo, não me venham com fatos que já temos opinião formada.

O voto dos caras foram hilários.

Talvez seja o único confronto onde o povão vota numa coisa e os “especialistas” votam em outra.

O destaque ficam para os quatro dinossauros que merecem ser citados: Márcio Guedes, Calazans, Renato Maurício Prado e José Trajano. Merecem placa de agradecimento do futebol carioca por manterem-se fiéis há tanto tempo. Engraçado que o José Trajano que se diz quase-inimigo das tecnologias como a Internet, na hora de votar aparece lépido e faceiro e ainda com discurso justificativo do voto.

O mais grotesco de todos foi o Márcio Guedes que, aliás, está mostrando toda a sua incompetência no assunto futebol. Teve o displante e cara-de-pau de justificar se voto e se auto-denominar imparcial e não-bairrista ao eleger o Flamengo de Nunes, Mozer, Andrade melhor do que Joãozinho, Piazza e Perfumo. Compreensível. Talvez fosse mais feliz (e deixasse os outros felizes) se fosse cuidar da sua carreira de crítico cinematográfico.

A eliminação da “Copa dos Sonhos” era previsível. Se não fosse pelos especialistas seria pelo STJD. Juca Kfouri, uma hora destas, deve estar dando graças por não ter sido argüido em nenhum confronto (também, ele sabe perfeitamente o quão desequilibrada foi a escolha de seu “júri de especialistas”.

Fica a certeza de que os torcedores, especialmente do Cruzeiro, não na sua maioria ainda, estão preparados para começar a discutir e participar de maneira real, usando recursos cibernéticos.
Basta que quem dirige e coordena processos decisórios comece a pensar em formas de participação mais efetivas.
Com o advento da TV digital, onde, mais e mais, as palavras determinantes são Conectividade e Interação, não dá para o Cruzeiro fechar os olhos para o que pensam, o que fazem e como se dispões a interagir os milhões de cruzeirenses espalhados pelo mundo.

Para ver a “Copa do sonhos” a URL do Blog do Juca Kfouri é:
http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

Para ver alguns debates e opiniões muito interessantes no Blog do Jorge Santana
http://www.cruzeiro.org/blog/

Para ver um excelente trabalho de acompanhamento da "Copa dos Sonhos" feito pelo Benny
http://cruzeirense.wordpress.com/


2007 será o ano da invasão do Torcedor-Cibernético.


P.S.

1) Vale a recomendação de uma leitura atenta (se possível aquisição) da edição 1301 B "Especial Placar" do "Meu Time dos Sonhos".

2) No confronto dos sonhos de Cruzeiro x Flamengo os times foram formados assim: Cruzeiro: Raul, Nelinho, Procópio, Perfumo, Sorín, Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Tostão, Palhinha e Joãozinho. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Flamengo: Raul, Mozer, Aldair, Domingos da Guia, Leandro, Andrade, Adilio, Zizinho, Junior, Zico e Nunes. Técnico: Cláudio Coutinho.

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 LUIZ ANTONIO | SAMPA | 15-01-07 11h36min
Evandro. Parabéns. Você falou tudo em nesta coluna. Eu tentei votar naquela enquete mas não consegui. Meu voto não foi computado. Passei o site do juca para os amigos do cruzeiro.org. Acredito que muitos tenham votado. A imprenssa é a mesma no Brasil inteiro. Mas a + preocupante é a mineira que dá asco. O tal do Bob Faria tem que ficar comentando jogos apenas do galo. Vocês têm que fazer uma campanha estrondosa para que isso aconteça. Tenho saudades do Raul como comentarista também. Abraços.
 rapozaço | Belo Horizonte | 15-01-07 14h06min
Evandro e demais amigos. Não vou questionar o critério adotado pelo "dono" do blog ao escolher a comissão votante. Desde que tomei conhecido dessa ação e li no blog quem votaria TEMI pela sorte do Cruzeiro de todos os tempos num embate com o Flamengo, Vasco ou Santos.Mas vida que segue. Deixo consignada aqui a importância do site Cruzeiro.org na mobilização da torcida celeste visando dar essa "lavada" nos internautas cariôcos.As chamadas do benny, do Jorge santana e demais fizeram a diferença...
 rapozaço | Belo Horizonte | 15-01-07 14h10min
Sem mêdo de errar afirmo que em matéria de internet nenhum outro clube no Brasil está tão bem servido quanto o Cruzeiro. O site Cruzeiro.Org é ferramenta única e mantém a torcida do Cruzeiro na vangurda das tecnologias de ponta, em tempo real. E esse trabalho que a equipe Cruzeiro.Org realiza( 0800) com tanto carinho e profissionalismo só poderia redundar numa "balaiada" como essa sofrida pelos rubro-negros.À cada dia nossoa torcida é mais respeitada. E nós torcedores celestes mais unidos...
 ACRossi | Belo Horizonte | 15-01-07 14h41min
Caro Evandro, A cegueira dos colunistas cariocas é imperdoável. Comparar Tostão, Dirceu, Nelinho, Sorin e Cia. com os rubro negros, é brincadeira de mal gosto. Neste torneio a "final" só poderia ser Cruzeiro x Santos, num jogo bem equilibrado, Se bem que em 66 com quase todos os personagens fizemos 3x2 e 6x2. Convoco ainda os cruzeirenses para entrarem no site "fanaticosporfutebol.com.br", onde estamos atrás dos galináceos, o que é inadimissível. Abraços Celestes, Antonio Carlos Rossi
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 15-01-07 14h53min
Caríssimo Evandro.
Falta isenção à imprensa brasileira. Não são todos, mas a grande maioria é de um bairrismo intolerável. Faço minhas as palavras do Rapozaço e parabenizo-o e a todos que mantêm o cruzeiro.org ativo. Esta vitória na internet frente ao Flamengo tem certamente uma grande contribuição sua e dos idealizadores do cruzeiro.org. Não se faça de rogado, os coordenadores do site merecem esse reconhecimento que faço. Abraço fraterno.
 wilsonflavio | China Azul | 15-01-07 23h35min
Evandro, tenho pra mim que o Guedes não é bairrista. Ele é só um ignorante, um caipira. Ele resume o carioca que chama nordestino tudo de "paraíba", ignorando a diversidade cultural daquela região. Lembra-me muito o perfil do americano comum, que acha que os EUA são o mundo. O Guedes sempre participou de programa carioca, do Manchete Esportiva àquela mesa-redonda da TVE. Ele acha mesmo que aquele time do Flamengo é melhor que o Cruzeiro. Caipira que é, morrerá equivocado.
 wilsonflavio | China Azul | 15-01-07 23h38min
Evandro, fora o Guedes, que é assunto secundário, você tratou do melhor da Copa dos Sonhos. O jogo do Cruzeiro foi o único que o resultado entre blogueiros divergiu do dos "especialistas". Muitos sorrisos amarelos foram produzidos. O torcida do Cruzeiro é isso mesmo, tá sempre surpreendendo. Nós não temos pré-temporada, nem na vida intra-uterina. Grande abraço!
 marco | Curitiba | 16-01-07 09h55min
A muitos anos atrás (1983), o M. Guedes trabalhava na Globo e numa semi-final do Brasileiro, o Flamengo enfrentou o Atlético -PR. O M. Guedes foi mandado embora da Globo por ter chamado "no ar" o Atlético-PR de timinho. O bairrismo dele data desta época e pelo jeito ainda não aprendeu a lição.
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 16-01-07 14h39min
Amigo Evandro, Como coordenador, sugiro passar pelo site http://www.futeboldeminas.com.br/ Não sei se já o conhece ou foi apontado. Mas aparecem algumas materiais interessantes de serem trazidas para nosso portal... e ainda sairiamos da hegemonia local do superesportes/EM. Abs
 BETH MAKENNEL | Belo Horizonte | 16-01-07 18h32min
Evandro, em 2007,vamos defender nosso cruzeirão com unhas e dentes,em qualquer lugar, nada nos segura. Não existe uma seleção melhor do que esta. E ainda ficou muitos craques de fora: Alex(talento Azul), Ronaldo(fenômeno), Cris, Dida(goleiraço), Evaldo, Natal, Renato Gaucho, outro Palhinha, Nonato, Ricardinho, Luiz Fernando Flores, Boiadeiro, Adilson, e ... Celeiro de craques; " No presente e no passado plantel de craques geniais fazendo arte nos gramados detonando nossos rivais ". Zeirôôô.
 Benny the Dog | BH | 17-01-07 09h55min
Evandro, foram 856 mensagens relacionadas ao jogo Cruzeiro X Flamengo da Copa dos Sonhos, a maioria a favor do Cruzeiro. Os flamenguistas dizem que foram votos anti-flamenguistas, pois todas as torcidas votaram contra o Flamengo. Eu já discordo, muitos também foram votos anti-cruzeirenses. Então ficou empatado em número de anti-voto e ganhamos no pró-votos. Isso significa uma coisa: a nossa torcida possui uma força "digital" fora do comum, capaz de derrotar a maior torcida do Brasil ...
 Benny the Dog | BH | 17-01-07 10h05min
... também ajudaram os apelos que fizemos a partir do Blog do Jorge Santana (e do Blog do Cruzeirense, nas devidas proporções). Com certeza, algo similar foi feito nas comunidades do Orkut. Concordo com o Evandro que o Cruzeiro Esporte Clube deve voltar suas atenções para esse tipo de manifestações; desta forma pode enxergar as reais necessidades da torcida e ao mesmo tempo contar com apoio irrestrito dela para a causa celeste. Saluti Celesti
 corradian | Belo Horizonte | 17-01-07 15h51min
Evandro, parabéns pelo comentário feliz. Realmente qdo vi que não seria pelo voto e sim por alguns escolhidos, eu já imaginava o final. Os caras são bairristas mesmo e só o tempo fará com que eles se recolham às suas insignificâncias. Por mim não dou a mínima para estes cronistas totalmente parciais.
 nil_azul | Belo Horizonte | 25-01-07 14h10min
Evandro, Boa tarde, qdo lí a lista de comentaristas escolhidos pelo Kfouri, notei que ele escolhe aqueles velhos amigos da ESPN Brasil. Lógico que como são do velho eixo, deveríam pender para o lado deles, ou seja, times do Rio e de São Paulo. Mas, e aí vai minha indignação, foram por demais bairristas, aliás, mais até, qdo fazem aqueles comentários estapafurdios no tal canal pago. Mas a constatação de que somos maioria no campo virtual e na sociedade em geral, já nos dá o título de vencedores.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster