Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

12/10/2006 | Voz da Arquibancada
Torcida: e-mail enviado ao Alterosa Esporte

Por Genibaldo Lucena

Boa tarde Leopoldo Siqueira!

Sempre assisto ao Alterosa Eporte e volta e meia aparece o assunto sobre qual é a maior torcida de Minas Gerais.

Não é uma coisa que me importa muito, mas sei que isso é um assunto legal para uma bancada de torcedores falando de futebol.

E vejo que esse assunto é tratato com o maior respeito pelos representantes das torcidas. Claro que sempre há uma brincadeira aqui e ali, mas tudo sempre muito saudável e divertido.

Mas, mesmo não achando o assunto o mais relevante de todos, resolvi enviar este e-mail pois há um aspecto que me incomoda quando se fala sobre torcidas no Alterosa Eporte.

O Dudu sempre diz que tamanho de torcida se "mede na roleta". Que o que "conta" são os torcedores que vão ao campo apoiar o time. Que pesquisa não vale nada.

Bom, eu moro em Montes Claros-MG, que fica à 450 km de Belo Horizonte. E passei grande parte da minha vida morando em Brasília, que fica à 750 km da capital mineira.

Sou torcedor fanático do meu time. Compro somente produtos oficiais (só esse ano já comprei sete camisas), sou sócio proprietário e sócio-torcedor (sempre em dia com as mensalidades). Quando meu time ganha, eu grito, solto foguete, comemoro e até choro. Quando meu time perde, fico muito triste, vou trabalhar de cabeça inchada. Tenhos pôsteres, flâmulas, revistas e vários outros souvenirs aqui em casa.

Não perco um jogo do meu time. Mas é aí que está o problema. Eu sempre acompanho os jogos pela TV e pelo rádio. Antes era mais pelo rádio e alguns pela TV. Depois do surgimento do pay-per-view, consigo assistir à 95% dos jogos, ao vivo, em cores. Reúno os amigos aqui em casa em quase todos os jogos. Já apelidaram minha casa de Mineirão do Norte de Minas.

Só que de tanto ouvir o Dudu dizer que o "que conta é a roleta", fico na dúvida se eu sou mesmo um torcedor do meu time. Será que só porque eu não vou ao estádio não posso ser considerado um legítimo torcedor??? De onde o Dudu tirou esse critério??? Será que os torcedores de Belo Horizonte e região são mais importantes do que eu por terem o privilégio de morarem perto do Mineirão??? Será que eu mereço menos respeito por ter minhas razões para não comparecer aos jogos do meu time???

Além da distância, vários outros fatores contribuem para que eu não vá ao estádio. Tenho certeza de que, como eu, milhares de torcedores fanáticos não podem comparecer ao estádio, mas são muito fiéis ao time do coração. Os grandes times de Minas têm torcedores espalhados por todos os cantos do estado e até mesmo fora dele (Brasília é um ótimo exemplo). E esses torcedores não podem ser desconsiderados.

Há também os torcedores que moram em Belo Horizonte mas preferem ficar em casa por motivos de segurança e conforto.

Nós somos torcedores sim! Nós contamos sim! Nós gostamos do nosso time do mesmo jeito do que os torcedores que podem ir ao estádio gostam. Do nosso jeito, nós participamos da vida do nosso clube.

Então, gostaria de pedir respeito ao Dudu quando falar de torcida. Veja que em nenhum momento citei qual é o meu time, pois o Dudu, com esse discurso pronto dele, pode estar ofendendo tanto os torcedores do time rival como os do time dele.

Repito, tenho meus vários motivos para ir não ir ao estádio, mas sou torcedor do meu time e sou mais um na contagem de qual é a maior torcida. Torcedor que não vai ao estádio também é torcedor e também tem que estar nessa conta.

O Dudu viaja muito pelo interior e ele sabe muito bem disso. Portanto, já está na hora dele mudar esse dicurso decorado dele.

Número de torcida é uma coisa, torcedor que vai ao estádio é outra.

Gostaria, em respeito aos torcedores que não vão ao estádio (por vários motivos), principalmente os do interior, que essa mensagem fosse passada por você, Leopoldo, ao Dudu, no ar, ao vivo, para que esse grande erro, que vem se repetindo a tempos, possa ser corrigido.

Um grande abraço,

Genibaldo Lucena

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 DANIEL REINER | BELO HORIZONTE | 12-10-06 00h23min
GENIBALDO,sua reinvidicação é justa e seus argumentos lúcidos e convincentes.aplausível seu ato de reagir de maneira efetiva ao que sai na imprensa,independentemente do veículo. quem conhece o interior mineiro sabe que a torcida do cruzeiro é, assustadoramente, maior.mas por se tratar de quem disse o crédito é nenhum.
 DANIEL REINER | BELO HORIZONTE | 12-10-06 00h27min
seria interessante que o NOSSO REPRESENTANTE na bancada nos desse a oportunidade de dar sugestões,informações e fazer reinvidicações.afinal,uma só voz não pode sugerir o que 6 milhões de cerebros pensam.
 alex10cruzeiro | Passos | 12-10-06 14h55min
muito boa carta, ela foi lida no ar? caro amigo, esse discursinho politico decorado do dudu é tipico de quem não tem mais nada o que falar. então relaxa....
 nadia2005 | Belo Horizonte | 12-10-06 16h30min
Duvido que o e-mail tenha sido lido ou mencionado no ar. Já mandei vários, que nunca foi lidos. Também mandei e-mails para a seção de cartas do Estado de Minas, que também nunca foram publicados. Enfim, já cansei de tentar rebater provocações de Atleticanos, sem sucesso, eles só publicam ou leem o que interessa. Há muito tempo desisti de gastar o meu tempo a toa, com essa gente parcial e paternalista. Agora eles só tem o meu DESPREZO.
 pyxis | BHZ | 12-10-06 19h26min
Nádia,
Vc acertou em cheio. E isso é o que temos colocado em prática desde 1994 com os sites sobre o Cruzeiro que fazemos ou colaboramos.
INDIFERENÇA é a palavra.
Eles não nos acusam de arrogantes e outras coisas? Pois sim. Acredito que não temos NADA a aprender com eles e com a mídia deles. Exaltam a torcida? Sejam felizes. Somos diferentes e melhores, eles que nos copiem como sempre fazem e escondem. A mim não importa uma virgula do que estes Dudu's da vida falam ou deixam de falar...
 pyxis | BHZ | 12-10-06 19h28min
...muito menos com o que falam os donos da midia como Itatiaia e outros... sou adepto do ditado.... a caravana passa e os cães ladram... nada mais do que isso. Estaremos no século XXI e eles ainda falando de torcida...
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 12-10-06 20h38min
Prezado Genivaldo;
É tudo montagem, nada sério. O tema é vender, concorrer com as demais redes de televisão, quem assiste mais do mesmo. Estão pouco se importando. Isso não é jornalismo, não é comédia, não é piada, não é nada. Apenas desprezo à inteligência das pessoas, que vivem paixões reais pelas suas cores prediletas.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 12-10-06 20h49min
Podemos até admitir que acharam (no início) uma forma engraçada de trabalhar a rivalidade histórica, e perderam o charme com o rebaixamento do Atlético Mineiro, e a queda livre do América.
Hoje é, PRIMEIRA É DO ZEEEROOO,
SEGUNDA É DO GALO,
TERCEIRA É COELHO, Ö, Ö, Ö, Ö.
O que restou? Falar de números, de torcidas, porque cada um joga em outra "categoria".
 alberto raposão | BELO HORIZONTE | 12-10-06 21h22min
Genibaldo, são torcedores como Você que faz do Cruzeiro Esporte Clube o Maior de Minas e orgulho do Brasil. Não importa a distância, o importante é torcer, sentir este orgulho de vestir a camisa mais bela do futebol brasileiro. Em 2003 tive a honra de registrar através de minha câmera e divulgar no canal 13 no porgrama do cruzeiro "O CLUBE DO MEU CORAÇÃO' a caminhada histórica de dois empresários de brasília que caminharam 730 km, de Brasília até a Toca II em BH p/abraçar nossos heróis.
 alberto raposão | BELO HORIZONTE | 12-10-06 21h51min
Estes torcedores bateram um record mundial. Foram os únicos no mundo que andaram tanto para comemorar um título. Os cruzeirenses de Brasília foram ovacionados na chegada. Choraram de emoção ao beijam o escudo azul celeste, sendo todos recebidos pela diretoria e os heróis da conquista do primeiro título por pontos corridos com toda legitimidade e grandeza. É isto que nos faz totalmente diferente dos outros. Somos torcedores especiais porque temos um clube muito especial;a grife da 1a. divisão.
 pyxis | BHZ | 13-10-06 02h03min
Alberto Raposão,
Muito bem lembrado... foi uma caminhada épica que fizeram o SAulo Diniz e o Rogério. A viagem dos dois rendeu um Livro no qual eu apareço numa das citações com direito a foto quando fomos encontrá-los na divisa de Goiás e Minas Gerais.
Essas coisas a mídia rural não fala e se não fosse a diretoria do Cruzeiro dar o tratamento que deu, ninguém saberia de nada. Só como registro, depois de caminha 25 dias, eles entraram no Mineirão numa partida contra o América...
 RAPOSÃO COME FRANGO | Brasília | 13-10-06 10h31min
Valeu GENIBALDO, como você também sou torcedor à distância, mas não menos torcedor de quem está em BH ou dentro do Mineirão. Sou CRUZEIRO desde a camisa que ganhei aos 3 anos de idade da minha avó. No interior de Minas a torcida AZUL massacra as galinhas, média de 8 x 2, isso essa imprensa marrom não fala, para eles só vale quem vai no Mineirão, assim até o América-MG poderia ter a maior torcida do Brasil, bastaria que todos seus torcedores fossem a todos os jogos do time, desprezemos esses...
 RAPOSÃO COME FRANGO | Brasília | 13-10-06 10h36min
...coitados que se julgam "jornalistas", pesquisa não vale porque não ajuda o timeco deles, porque se fosse ao contrário estariam se bagando da situação. Eles são muitos menores do que nós, está comprovando que somos uma das poucas torcidas do Brasil que tem indíce positivo de crescimento e já somos a 6ª maior torcida do Brasil e a 4ª da região sudeste, a região mais rica do Brasil, portanto temos poder de consumo e o que vale é isso, assim como você consumo produtos originais do meu time, ZEIRO
 Lord_bhte | Contagem | 13-10-06 10h49min
Bela coluna, só gostaria de saber se eles leram o email..... quem puder me responder agradeço.....
 Olecram | Poços de Caldas | 14-10-06 11h06min
Pois é, Genibaldo... como a mídia insiste em prestigiar o falido Patético, apelam agora para esse curioso tipo de pesquisa, como se torcedor fosse apenas aquele que vai ao Estádio. Se fizerem uma pesquisa séria em toda Minas Gerais ou até mesmo no Brasil, ficará comprovado que somos sim a maior torcida de Minas. Aquí em Poços de Caldas, distante quase 500km de BH e mais próxima de SP, são muitos os cruzeirenses e os kkrejantes podemos contar nos dedos da mão do Lula! Parabéns, amigo!
 alex | São Paulo | 15-10-06 11h24min
Ai pessoal! Passa pra esse Dudu ai que aqui em SP, a maioria dos mineiros são cruzeirenses, coisa de 8/2. E para os paulistas time mesmo em Minas só o CRUZEIRO!!!! SDÇS
 Marcio China Azul | BH | 16-10-06 18h18min
Na minha opinião Genibaldo, o Dudu neste ponto tem razão. A melhor maneira de se medir o tamanho de uma torcida é quem vai lá prestigiar o time,in loco, não a que está no "paperview" de pijama. Se o que vc coloca fosse verdade a maior torcida do mundo seria a da China, e lá nem futebol tem direito. Mas preferiria mil vezes ser por exemplo o único torcedor da seleção brasileira do que fazer parte do 1 bilhão de torcedores chineses. Isso vale p/ o CRUZEIRO em comparação com ao atlético mineiro.
 rapozaco | Belo Horizonte | 17-10-06 13h23min
Geniba...Já tinha conhecimento dessa sua coluna no blog do Jorge.Ocorre que mesmo no quesito "roletas" os KKrecos sempre perdem.Só ganham na maneira festiva que são tratados pela mídia tendenciosa,quando estimulam a presença dos sofredores na Toca III visando bater recordes, que até eles sabem que são azuis.Repararam que nenhum órgão de comunicação mineiro divulgou que o São Paulo colocou quase 56.000 no Morumbi SEM PROMOÇÃO de R$1,99?Repararam que de uma hora para outra eles se concentraram (c)
 rapozaco | Belo Horizonte | 17-10-06 13h26min
especificamente no quesito "média"? Nesses dias parei de assistir/ouvir programas esportivos. Como nossa estimada Nádia me cansei e estou dando o devido desprezo.Prefiro acompanhar o noticiário do Cruzeiro aqui no site e pronto.O poder de fogo tristicano na mídia impulsiona a torcidinha de 1,99 a lotar o Mineirão.Mas na arrecadação(R$$$) o Cruzeiro AINDA TEM mais de R$ 100.000,00(salvo engano) de receitas.Isso sem contar jogo com portão fechado, etc.
 LCAVIANA | Belo Horizonte | 17-10-06 13h33min
Caro conterrâneo, Não é só o Dudu que comunga deste pensamento pequeno. Já ouvi e li isto de cruzeirenses. São aqueles que se acham mais torcedores que os outros, que não analisam as circunstâncias, as condições e a imensidão geografica deste esta, quiça do país. Indo ou não ao estádio sou e serei sempre cruzeirense, de radinho, de tv, de jornal, de internet ou bula. Parodiando os gremistas: com o Cruzeiro onde o Cruzeiro e eu estiver.
 rapozaco | Belo Horizonte | 17-10-06 13h52min
LCAVIANA... Certim... E eu tenho notado que já faz um tempão nossa torcida NUNCA desampara o time quando precisa. A vitória sobre o Inter foi a prova cabal do que ora afirmo. Nosso time é muito limitado.Sabemos disso.Aquela partida foi vencida no BERRO da torcida celeste. Te juro que depois de muito tempo assisti o jogo das especiais. Só prá ver a festa.A torcida(inclusive de onde me encontrava) vibrou,cantou e empurrou o time para uma grande vitória.Foi noticiado,mas muito aquem do fato em si.
 rapozaco | Belo Horizonte | 17-10-06 13h57min
E aposto com quem desejar. Marca um Cruzeiro X Fortaleza com público e coloca o ingresso a TRÊS CONTOS. Vende 50.000 à tôa e ganhamos com folga. Esse time só funciona na base do empurrão. Da cobrança. Da pressão. Como a torcida celeste ( A MAIOR DE MINAS E A SEXTA DO BRASIL segundo os institutos sérios que se propuseram a desenvolver esse trabalho )NUNCA abandona o Cruzeiro, basta as diretoria parar de pensar pequeno(balas,etc) prá voltar o MUNDÃO AZUL no Mineirão, A VERDADEIRA CASA do Cruzeiro.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster