Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI- Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

14/09/2006 | Voz da Arquibancada
O que acontece com nosso time?

Por Marco Emilio Guimarães

Nestas últimas semanas algumas perguntas vêm “martelando” na minha cabeça: O que acontece com nosso time? Como parece longínquo o ano de 2003, onde tivemos tantas glórias. Porque as coisas mudaram tanto?

Até a Copa do Mundo parecia que estávamos no caminho do título de 2006. Após a Copa o futuro parece ser bem mais sombrio. Tudo indica que teremos mais um ano sem títulos expressivos.

Era um ano que parecia promissor, com contratações de expressão (Araújo, Gil e Élber) e a liderança do campeonato brasileiro, com o melhor ataque, o artilheiro do campeonato e uma das melhores defesas.

O que aconteceu então? Foi por culpa do azar que chegamos à situação atual (nono lugar na tabela e a quatro pontos da zona de rebaixamento)?

Na minha modesta opinião, o azar pode ser um dos fatores desta complexa equação que afeta nosso time, mas não acredito que seja o maior deles. Outros fatores me parecem ter mais influência, na situação:

- Planejamento equivocado da cúpula do clube: A diretoria, assim como nos anos anteriores (2004 e 2005), não fez um planejamento adequado, prevendo a perda de jogadores importantes no meio do ano e não foi capaz de suprir as perdas com a mesma qualidade.

- Erro de avaliação da capacidade do elenco: Apesar dos sinais claros de que o grupo não era tão forte assim (campeonato mineiro ganho com dificuldade e eliminação na Copa do Brasil), o mesmo foi superestimado, gerando falsas expectativas de que reforços não eram necessários.

- Falta de comando do antigo treinador (PC Gusmão): Sei que muitos não concordarão, mas atribuo ao PC uma grande parcela de culpa pela situação atual. Ele não foi capaz de implantar um sistema de jogo claro e definido nos 13 meses que esteve no Clube. Parecia mais preocupado em passar uma imagem de estrategista do que realmente arrumar o time.

- Falta de empenho de muitos jogadores: Esta, a meu ver, é a principal causa dos maus resultados. Mas por mais que me esforce, não consigo entender o motivo desta apatia (que não é de hoje). O Clube paga em dias os salários, tem uma das melhores estruturas do país, tem uma torcida enorme, tem projeção nacional e internacional. Então por que a falta de empenho? Será porque o Cruzeiro virou um trampolim para clubes da Europa? Isto explicaria a falta de vontade, de gana de alguns jogadores, que só estão esperando a hora de serem negociados. Mas por outro lado, se não mostram vontade também diminuem as chances de uma venda. Sinceramente não entendo esta situação.

Este texto não tem por objetivo dar resposta à pergunta do título e sim gerar reflexão em todos que torcem pelo sucesso do nosso time. Provavelmente existem outras razões que não pude detectar e com certeza os leitores desta coluna irão compartilhá-las em seus comentários.

Finalizo esperando que os novos reforços ajudem a melhorar o desempenho da equipe, que os jogadores liberados do DM voltem e joguem bem e que voltemos a ter mais alegrias do que tristezas.

Marco Emilio Guimarães
Curitiba-PR

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Olecram | Poços de Caldas | 13-09-06 18h51min
Marco Emílio, excelente a sua análise! Faz tempo que tenho dito aquí as mesmas coisas, em outras palavras. Quanto à falta de alma do time, não seria exatamente porque ele virou mero pit-stop ou trampolim de jogadores para uma futura venda para o exterior? Ou seja, o reflexo da política equivocada implantada no clube nesse pós-2003? Não só os jogadores recém-contratados, mas até mesmo as pratas da casa fala em se expor para uma futura transação para times estrangeiros... PARABÉNS PELA LUCIDÊZ!!!
 Olecram | Poços de Caldas | 13-09-06 18h53min
COPIA DO COMENTÁRIO QUE FIZ NA COLUNA DO NEUBER: Realmente o nosso problema é sério e não é de agora que me preocupo. O time conquistou o ruralito por falta de adversários à altura, pois o seu futebol não foi convincente. Demos um vexame na Copa Brasil. O fato de termos ficado na liderança do Brasileirão iludiu a muitos torcedores, pois apesar dos poucos reforços, o time continua deixando muito a desejar. Não bastasse isso a troca do PCGusano foi tardia e ocorreu por um técnico que, embora
 Olecram | Poços de Caldas | 13-09-06 18h54min
por um técnico que, embora trabalhador, esforçado, não é um motivador, haja visto seu comportamento fleumático dentro de campo (igualzinho aos manequins da Mesbla, com vc muito bem definiu) e as suas declarações desestimuladoras. Além disso, tem mesmo feito mudanças bruscas em setores vitais do time, sem sequência de jogos e sem nenhum sucesso. Basta notar seu tremendo equívoco ao colocar Elson na lateral! O time, que não é grande coisa, está desmotivado e desorientado ante essa caótica situação
 Olecram | Poços de Caldas | 13-09-06 18h55min
nte essa caótica situação. É verdade que temos muitos jogadores jovens no plantel. Mas eles deveriam estar sendo contorolados não só pelo treinador, mas pelos poucos veteranos ou mais rodados, como Geovanni, Gladstone e, principalmente Élber. Esse último, como capitão do time, é um fracasso, pois sua timidêz chegas às raias da acomodação e isso reflete nos demais jogadores, que não lutam em campo. Mas não adianta agora culpar nem técnico, nem jogadores. Essa triste situação que estamos vivendo
 Olecram | Poços de Caldas | 13-09-06 18h56min
Essa triste situação que vivemos resulta da omissão da Diretoria, que contratou mal e muito tarde; que implantou uma filosofia de "engorda do boi" para vender e com isso transformou o nosso amado Cruzeiro em mero trampolim para exportação de jogadores. Essa Diretoria dormiu sobre os louros de 2003 e depois disso adotou uma política meramente eleitoreira, fazendo inúmeras promessas não cumpridas, como reforços de peso, treinador de gabarito e bom patrocínio. Por isso clamo por mudanças já!!!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 14-09-06 11h23min
Marco Emílio, vou te dizer o que está faltando: simplesmente um atacante como Fred. Com este time e Fred no ataque, com certeza estaríamos disputando o título.Saudações Cruzeirenses.
 webber | Belo Horizonte | 17-09-06 19h01min
Certeiras as sua palavras, Marcos. Sua análise tem muitos pontos de vista comuns. Na minha opinião a culpa maior cabe aos dirigentes do Cruzeiro. E isto em qualquer organização! Se os dirigentes falham nas suas responsabilidades, política e visão, estes têm que ser substituídos. Mas tenho certeza, o Cruzeiro vai nos dar muita alegria ainda e cabe a nós, torcedores, transmitir e contagiar os jogadores com a paixão que sentimos pelo clube. Criticar, cobrar e até xingar é de nosso direito, sim.
 DERSON | LEME | 23-09-06 07h53min
O QUE O CRUZEIRO NECESSITA ALEM DE UM BOM TECNICO, VONTADE, SEM VONTADE A GENTE NAO VAI A LUGAR NENHUM,PC TEVE UM TIME ASSIM, MAS SE ACOMODOU DEIXOU QUE O TIME JOGASSE DO JEITO QUE QUERIA E DEIXOU QUE A VONTADE FOSSE EMBORA.OSVALDO É O TIPO DE TECNICO INTELIGENTE COMO MUITOS JOGADORES DO NOSSO TIME,MAS NAO TEM VONTADE.SEM VONTADE A GENTE NAO CAMINHA.AGORA TEM O TITE ESSE TEM VONTADE,E ESTA A DISPOSIÇAO,POIS O PALMEIRAS ACHOU QUE TINHA EXCESSO DE VONTADE. ABRA O OLHO CRUZEIRO
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster