Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Banda Help



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

03/08/2006 | Voz da Arquibancada
HÁ 30 ANOS

Por Estevão Moreno

“... toma posição Nelinho... a equipe do River catimba, isto não é bom. Nelinho está descansando neste momento... é Nelinho quem tem que bater, tem que se afastar, tomar posição, meter o gringo com a bola e tudo para dentro do gol!... ...Ah menino! Ah Menino! Joãozinho pelo Amor de Deus! Você Joãozinho! Joãozinho! FAZ COM QUE ROBERTO BATATA LÁ NO CÉU ABRACE-O AQUI NA TERRA JOÃOZINHO! Neste momento eu me lembro de Roberto Batata, ele que tanto lutou nesta Libertadores pelo Cruzeiro faz o gol que o Brasil está comemorando, vamos agora esperar torcedor do Brasil, que o Cruzeiro vá e coloque a faixa sobre o túmulo do jogador Roberto Batata falecido. Cruzeiro 3, River Plate 2, o River quer brigar, mas o Cruzeiro ganha no futebol...”.

Há 30 anos, a América do Sul era azul celeste pela 1ª vez. Três décadas se passaram, não é a toa que comemoramos o aniversário deste título, mas o grito daquele gol fenomenal certamente ainda ecoa por nossas montanhas, por toda a Minas Gerais e pelo Brasil afora, que tem no Cruzeiro um de seus principais representantes no exterior, representante do toque de bola, do futebol acadêmico, enfim, o Cruzeiro é um digno representante do MELHOR FUTEBOL DO MUNDO.

”Tudo no Cruzeiro me emociona demais” ·

A celebre frase dita por Zezé Perrella ao comentar a conquista do BI-CAMPEONATO da Copa Libertadores pelo Cruzeiro em 1997, me serve de base para escrever esta coluna, sobre os 30 anos da conquista celeste, de nossa então PRIMEIRA Libertadores, e como disse Wilson Flávio certa vez “como é gostoso poder dizer PRIMEIRA Libertadores”, visto que temos duas, é bom demais, mas como disse, me inspiro na frase do agora Vice Presidente de Futebol Zezé Perrella, para escrever sobre um feito que não acompanhei, já que em 1976, eu ainda não havia nascido, somente 10 anos depois mais um cruzeirense chegava para se somar a esta verdadeira NAÇÃO AZUL CELESTE.

O Cruzeiro foi Campeão da América em 1976, de forma heróica, fantástica e categórica. A conquista do ESQUADRÃO AZUL ANIL não foi um fato isolado, foi um “cala boca” a Uruguaios e Argentinos que se revezavam nas conquistas da importante Copa desde 1964, não obstante que as únicas conquistas do Brasil haviam sido respectivamente em 1962 e 1963 com o Santos. A conquista celeste de 1976, foi HISTÓRICA. E neste momento em que escrevo a coluna, me vem na memória, uma outra frase, agora do saudoso e ETERNO Presidente Felício Brandi: “os outros clubes tem tradição, o Cruzeiro tem história”, é claro que esta frase foi dita por outros motivos e em outras circunstâncias, mas ela cabe perfeitamente, quando nos lembramos da conquista de 1976.

A “irresponsabilidade responsável” de Joãozinho, de bater a falta sem autorização do árbitro e mesmo não sendo o cobrador oficial, já que o mesmo era Nelinho, traz para o Barro Preto o troféu mais importante das Américas, até então, o terceiro troféu Sul-Americano de clubes para o Brasil. O Cruzeiro foi campeão da América, e aos gritos de "irresponsável!" e “moleque!”, gritos estes proferidos pelo técnico Zezé Moreira, Joãozinho o bailarino e autor do gol da conquista, comemorava o título.

Apesar de não ter participado como torcedor daqueles momentos fantásticos, confesso que me emociono ao escrever sobre este feito, assim bem como, encontro meus olhos banhados de lágrimas ao assistir as homenagens na televisão, mostrando o belo gol de falta, e logo após quando surge em alto e bom som, com toda altivez o início de nosso hino... Ah! é demais para o meu coração! Emociono-me também com a narração apaixonada do rádio, narração esta que tomei a liberdade de transcrever alguns trechos no início desta coluna.

Bem, era isto que eu tinha a dizer. Ao final da coluna gostaria de prestar uma homenagem aos heróis desta conquista

UM GRITO PELOS NOMES DOS HERÓIS DE 1976:

Raul! Nelinho! Moraes! Darci! Vanderlei! Capitão Wilson Piazza! Zé Carlos! Eduardo! Isidoro! Jairzinho! Palhinha! Joãozinho! Ronaldo! Roberto Batata! Téc. Zezé Moreira! Vice.Pres. Carmine Furletti! Pres.Felício Brandi e tantos outros!

CRUZEIRO CAMPEÃO DA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 1976.

A NAÇÃO AZUL é ETERNAMENTE GRATA A TODOS!

Estevão Moreno
E-mail: estevaocruzeirao@yahoo.com.br

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 wilsonflavio | China Azul | 03-08-06 11h31min
Beleza Estevão! Sua coluna emociona. Parabéns! Fazia tempo que você não escrevia no Cruzeiro.Org. Abs!
 Jamicel | Não definido | 05-08-06 22h01min
Emocionante mesmo,nasci no mesmo ano do colunista,mas meu pai me conta sobre essa grande conquista! grande abraço!
 gljamil | Belo Horizonte | 06-08-06 11h16min
Tive o prazer de ver escrita esta página histórica do Cruzeiro Esporte Clube, ao lado de meu falecido pai, Conselheiro do Cruzeiro por mais de quinze anos, o que me traz dupla memória do título. Fomos e somos um clube de escala mundial, isso não há baixaria que tire! CRUZEIRO!!!!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster