Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

20/07/2006 | Voz da Arquibancada
Vida de Cruzeirense Exilado

Por Zé do Canadá

Meu nome é José Maria Caldeira Paulo, (aka) Zé do Canadá, tenho 40 anos, nasci em Rio Piracicaba-MG. Vim para o Canadá em 1987 e desde então moro na cidade de Toronto. Fiz ciência de computação, aqui em Toronto. Hoje sou engenheiro de rede em um escola privada, sou o responsável pelo desenvolvimento, desenho, manutenção e suporte de um sistema de VPN usando equipamentos Cisco. Sou também o backup administrador do nosso domain.

Quando cheguei aqui em 87 era quase impossível acompanhar notícias ao vivo do futebol brasileiro, portanto eu perdi o contato com o dia a dia do Cruzeiro até 95. A gente conseguia ver alguns jogos mais importantes em canais sulamericanos e ficava sabendo apenas de grandes contratações e revelações, como o caso do Renato Gaucho, Nonato e Ronaldo através de amigos ou por telefone com o Brasil. No inicio de 96 eu “descobri” a pagina do Cruzeiro feita pelo Olavo, acho que o Evandro também fazia parte da página. A partir daí ficou tudo mais fácil, com as noticias que eles colocavam na pagina, a lista de discussão e mais tarde a pagina Cruzeiro.org, rádios on-line e a Globo internacional. Tinha (tem até hoje) também o pessoal que frequentava as redes de IRC onde os jogos do Cruzeiro são narrados ao vivo na maioria das vezes.

A vida do torcedor aqui é completamente diferente do que acontece no Brasil, por exemplo, não temos ainda a oportunidade de comprar o pacote com os jogos do nosso time no pay-per-view, e a Globo Internacional é muito bairrista, apesar da maioria esmagadora de mineiros e torcedores Celestes temos que nos contentar com jogos de times do eixo. É quase impossível ver um jogo ao vivo do Cruzeiro contra algum time fora do eixo. As rádios estão sempre com overload, às vezes temos que seguir o jogo através do site Cruzeiro.org. Outro exemplo é sobre a violência nos estádios no Brasil. Aqui eu nunca vi uma briga em bar ou na rua, talvez a distância faz com que os torcedores fiquem mais calmos e tolerantes, sentamos sempre juntos e tem a gozação de sempre, mais nunca passa disso.

Apesar de todos estes obstáculos nós tivemos uma longa caminhada e hoje podemos assistir pelo menos a alguns jogos do Cruzeiro, em minha parte, apesar de ter a Globo internacional em casa, eu prefiro ir aos bares brasileiros de Toronto onde encontro alguns amigos, tomamos uma cerveja e colocamos o papo em dia. Viramos um curva importante mas temos uma longa caminhada até conseguirmos realmente seguir o futebol do jeito que os torcedores de poltrona no Brasil conseguem. Futebol de países mais organizados estão disponíveis no sistema pay-per-view, infelizmente no nosso caso acho que vai demorar um bocado pra CBF/Times/Globo ver que somos um ótimo mercado.

Em Toronto é incrível o tamanho da torcida azul, quase sempre juntam corinthianos, palmeirenses, flamenguistas, são paulinos, e o resto pra torcer contra e nós ainda somos a maioria esmagadora em qualquer bar ou festinha. Isso sem falar que TODOS os times de Toronto tem a cor azul em seus uniformes, o Toronto Maple Leafs (Hockey sobre o gelo, o time mais amado do Canada), o Toronto Blue Jays (Baseball), Toronto Argonauts (Futebol americano), e o Toronto Raptors (Basketball).

Zé do Canadá

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 rapozaco | Belo Horizonte | 20-07-06 09h20min
Alô Galera coração azul cinco estrelas ...alô colunista da semana "Zé do Canadá".Acompanho seus comentários na lista.E deu prá confirmar que o que você coloca nessa coluna é o espelho da realidade do dia-a-dia de quem reside no exterior.O site "Cruzeiro.Org"que reside fora tem a grande oportunidade de ficar ciente das coisas do Cruzeiro e de sua torcida.Tenho um irmão que está voltando esta semana de Hong Kong(morou lá 4 anos), onde criou e presidiu a "TOCA"-Torcida Organizada China Azul...
 rapozaco | Belo Horizonte | 20-07-06 09h23min
Mesmo com seu retorno a torcida continua positiva e operante,com vários cruzeirenses de olhos puxados envergando com orgulho nossa camisa estrelada.Acho que é assim que a coisa funciona.Cada um fazendo sua parte, como fiz na minha adolescência, gastando $$$ em camisas e brindes prá trazer a garotada para o lado vencedor, dos títulos, longe da influência da grande mídia, sempre favorável ao time do código de barras.Tanto que aqui na minha cidade somos 10 ou 11 para cada sofredor...
 rapozaco | Belo Horizonte | 20-07-06 09h27min
Quando o pessoal do site( leia-se Evandro e cia) resolveu organizar o ENCONTRO DE 19/20 DE AGOSTO ( como é... vai nos dar o prazer de conhecê-lo pessoalmente? senti ali uma oportunidade ímpar de fazer novas amizades reais ( que virtuais já estão mais que concretizadas).O pessoal da organização está caprichando nos eventos, para que a data se torne oficial e que outros tantos encontros ocorram, tornando nossa amizade ainda mais forte...com amburanas, skol, tira-gosto, etc..Gde abraço!!!
 ricardo | Belo Horizonte | 20-07-06 11h37min
Prezado Zé do Canadá: conheço bem como é essa vida de morar fora do Brasil e ter de acompanhar o Cruzeiro pela Internet ou meios mais ortodoxos... Fica sempre aquela vonatde de tomar uma cerveja no 22 e um tropeiro depois do jogo, além de ver o time azul celeste ao vivo. Hoje estou exilado em Brasília, mas ainda volto a BHZ pra acompanhar de perto o Cruzeirão. Um abraço e Saudações Celestes.
 CrazyBlue | New York | 20-07-06 12h02min
Alo Ze do Canada! Um grande abraco, companheiro! Coincidentemente, desembarquei em NY no ano de 1987 com varias preocupacoes. Uma delas era como acompanhar uma das minhas grandes paixoes, o CRUZEIRO! Na verdade com o passar das semanas e meses, os desafios e lutas diarios desviaram bastante minhas atencoes. Como era praticamente impossivel acompanhar as coisas do time, pouco a pouco fui me acostumando e como no caso dos grandes amores, a distancia fez "adormecer" a paixao! De 87 a 97 quase...
 CrazyBlue | New York | 20-07-06 12h07min
...quase nada soube do Cruzeiro querido, a nao ser esporadicamente, por telefone ou atraves de amigos! Em 1997, as coisas comecaram a mudar... Assisti os dois jogos das finais da Libertadores em um bar de imigrantes peruanos aqui em Long Island,NY. Ali solitario, escondico e em silencio, rodeado por torcedores do Sporting Cristal, vi o primeiro empate e a vitoria no Mineirao! Naquele dia a paixao reascendeu mais violenta que nunca! A partir dai voltei a acompanhar o nosso time do peito!
 CrazyBlue | New York | 20-07-06 12h13min
So para concluir, telefonei para casa, no Brasil, e armei um verdadeiro "sistema" para voltar a acompanhar as coisas celestes! Meu sobrinho encarregava-se de ligar o radio dentro de um armario e deixar la dentro o telefone,enquanro aqui eu acionava o "speaker" do fax-machine e ouvia deliciosamente os jogos e comentarios...Depois fomos aperfeicoando com as facilidades da Internet... E meu amigo, quando mais dificeis as coisas, mais valorizadas sao! Espero encontra-lo numa jornada no Mineirao...
 CrazyBlue | New York | 20-07-06 12h36min
Ze do Canada, tive que voltar para deixar mais uma opniao! Diariamente envio e-mails a Globo Internacional. Inicialmente protestava pelo fato de sermos maioria mineira esmagadora, pagando para ver jogos de Rio-SP. Agora, envio sugestoes, como disponibilizar pacotes PPV do Mineiro,Copa do Brasil e Brasileiro! Ainda nao recebi uma resposta sequer, mas sigo enviando minhas reiinvidicacoes... Quem sabe uma hora dessas sao vencidos pelo cansaco!
 CrazyBlue | New York | 20-07-06 12h41min
Outro aspecto importante citado por voce, ZE, e com relacao ao mercado representado pelo mineiro vivendo no exterior! Estamos na America, Europa, Asia, enfim, estamos em todo o mundo! Sem exagero algum, somos maioria esmagadora mesmo! E da Colonia Mineira, os Cruzeirenses sobram na contagem, sobram nas esquinas, nas festinhas, nas grandes festas... Talvez pelo fato da maioria dos imigrantes mineiros sairem do inteiror de Minas! Quando descobrirem essa "fatia" do mercado, talvez as coisas mudem!
 Olecram | Poços de Caldas | 20-07-06 17h45min
Bravo companheiro Zé do Canadá, parabéns por seu relato das agruras que passa o torcedor celeste, espalhado pelos mais improváveis recantos deste mundo. Por ele, dá perfeitamente para notar que não é só o torcedor presencial, que mora em BH ou em cidades próximas e por isso assiste ao vivo os jogos na Toca III, que nutre paixão pelas coisas nossas. Também o torcedor cibernético tem essa paixa, muitas vezes até mais forte, ante os imensos obstáculos que defronta para ter noticias do nosso time.
 Olecram | Poços de Caldas | 20-07-06 17h50min
Vc, o amigo Crazy Blue e tantos outros cujos nomes me fogem da memória são um verdadeiro exemplo desse abnegado amor pelo time que um dia foi chamado de Academia do Futebol. A nossa torcida, espalhada ao sabor dos ventos e das marés pelos quatro cantos do mundo e também do Brasil e de Minas Gerais, merece ser aplaudida de pé! Parabéns, companheiro, por sua devoção ao manto sagrado. Saudações de um velho cruzeirense!
 Hermes | Divinópolis | 20-07-06 19h15min
ZE DO CANADA:Considero voces que estao no exterior uns herois da resistencia celestes,pois com toda dificuldade que tiveram nao perderam o amor pelo CRUZEIRO.PARABENS A TODOS VOCES.Agora quando vc citou Rio Piracicaba,lembrei dos meus 18anos em J.Monlevade,tinha uma namorada na sua cidade,(Marina Barros),todo fim de semana estava la,quando ia embora era uma cerveja no Sayonara,boas recordaçoes:abraços.
 Isaac | Guarapari | 20-07-06 21h30min
Zé do Canadá.........to emocionado. Cara é muito difícil morar fora, ficar longe da família dos amos em fim do cotidiano Brasileiro que não existe em lugar nenhum do Planeta. Sei de tudo que voce passa, morei fora em Israel e só sabia das notícias por uma página do BITOQUE que minha finada MÃE me enviava pelo correio, mesmo assim com 15 dias de atrazo. Um grande abraço, e que seja sempre assim, CRUZEIRENSE FANÁTICO!!!!!
 CrazyBlue | New York | 21-07-06 02h14min
Eu,aqui no site fico igual "io-io", vo e volto! Agora me lembrei de um detalhe... Entre 87 e 97 voltei ao Brasil em 1993. Regressei por um mes para definir alguns detalhes e fui muito feliz! No domingo da minha chegada, o CRUZEIRO empatou com o Gremio em PA na partida de ida pela Copa do Brasil. Na quarta-feira (tres dias depois), la estava eu no Mineirao comemorando a nossa primeira CB! Foi bom demais!!! Alguns dias depois, a contragosto, eu regressava a NY! Mas estava feliz da vida!!!!
 nil_azul | Belo Horizonte | 21-07-06 12h56min
Zé, que bom saber que a nação azul cinco estrelas se faz presente no Canadá! Veja vc, até aqui no nosso Brasil, se vc saí um pouco do nosso Estado, já encontra uma certa dificuldade de acompanhar jogos do Cruzeiro, então imaginei vc aí, o que passa e já passou pra poder realizar aquela vontade de assistir jogos do melhor do mundo!!! Mas por outro lado, como é sensacional qdo em qualquer outro esporte que é transmitido pela TV em qualquer parte do mundo e podemos vêr uma bandeira/faixa ou camisa,
 nil_azul | Belo Horizonte | 21-07-06 12h59min
do Cruzeiro pendurada nos ginasios/arquibancadas/janelas e o que mais for possível! É saber com certeza que lá no Japão/Coréia, ou Russia tem um "ZÉ DO CANADÁ" nos representando! Boa sorte aí e que apareça um dia destes por aqui para conhecermos. Saudações Celestes.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [2 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster