Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

15/06/2006 | Voz da Arquibancada
6 anos não são 6 dias

Por André Murilo "Dezin"

Alô Nação Azul,

08 de junho de 2000. Lá estava eu no Mineirão, numa quinta feira a noite, próximo à divisa, em mais um Cruzeiro x Frangas, desta vez decidindo o Campeonato Mineiro daquele ano.

Ganharam o campeonato, é verdade, não a partida que terminou 1x1 pois jogavam pelo empate e tiveram o desprazer de dar a volta olímpica sem nos ter batido no último jogo. E, por muito pouco, o Cruzeiro não fez o gol da virada e do título no finzinho do jogo com Fábio Júnior. Mas não tinha problema, pois o melhor estava ainda porvir, o tempo iria se encarregar.

Lá se vão 6 anos que os cacarejantes não sabem o que é ser campeao de alguma coisa. E 6 anos é muito tempo, às vezes não temos dimensão de quanto é, mas é muita água debaixo da ponte que já passou. Faça um paralelo de sua vida pessoal por exemplo e verá quanto isso representa. Eu, por exemplo, nesse famoso dia ainda estava cursando a faculdade de engenharia e não tinha nem um mês de namoro e procurava um estágio profissional. De lá até hoje, me formei, trabalhei em vários lugares, zanzei pra lá, pra cá, acabei me mudando de cidade, e depois de país, e hoje estou na França. E ainda por cima vou me casar. Ou seja, meu tempo de namoro bate com o tempo jejum das frangas.

Se não estiver satisfeito, vamos olhar o mundo ao nosso redor, e reparar o que ja aconteceu nesse tempo todo. Em junho de 2000, FHC nao tinha nem chegado na metade do seu segundo mandato de presidente e mal poderíamos imaginar que o tri-vice Lula ganharia em 2002.

Bill Clinton era o presidente dos EUA, e quando ouviamos falar de Bush, era o pai, e não o filho que chegaria ao poder um ano mais tarde. Aliás as notícias mais importantes que chegavam da Casa Branca na época não eram sobre guerra, e sim sobre assédios com estagiárias.

Nunca tínhamos ouvido falar de Bin Laden, e as torres gemeas ainda existiam.

No Brasil a população de aparelhos celulares crescia como a de ratos, a Tim era Maxitel, e a moda era ter aparelhos Nokia 6120 ou 5125.

A musica mais tocada na época era Ana Júlia de Los Hermanos, e o Capital Inicial fazia sucesso com seu CD acústico recém-lançado.

DVD praticamente não existia, câmera digital era artigo de luxo e MP3 estava mais pra "Medida Provisoria 3" do FHC do que qualquer outra coisa.

As Olímpiadas de Sydnei ainda nem tinham começado, e nem a França tinha sido campeã da Eurocopa 2000 frente a Itália.

O Lyon ainda nao tinha conquistado o primeiro dos cinco titulos consecutivos do Campeonato Francês. O seu grande jogador brasileiro na época era o Sony Anderson. Juninho "Pernambucano" ainda estava no time do Rio de Janeiro.

O Euro ainda não era a moeda oficial da Europa.

O Felipão nem tinha treinado o Cruzeiro, muito menos a Seleçao, que só assumiria em 2001 pra comandar a campanha do penta.

O Ronaldo Fenomeno se recuperava de mais uma contusão grave no joelho e muitos (prá não falar todos) achavam que ele não voltaria mais a jogar.

O Brasil vivia ainda o trauma da final da Copa de 98, com escãndalos, CPI do futebol, etc.

A Seleção Brasileira disputava as eliminatorias para a Copa de 2002 aos trancos e barrancos, com então técnico Wanderley Luxemburgo. Este que foi do céu ao inferno em 2000. Demitido da Seleção e envolvido com denúncias de sonegação, assédio sexual, falsidade ideológica, etc. Só iria se recuperar com no Cruzeiro em 2002/2003, que o levou a ascenção nacional novamente.

Voltando ao futebol mineiro, enquanto nos últimos 6 anos foram de vacas raquiticas no poleiro, do lado azul não podemos dizer o mesmo. Foram 8 títulos no mesmo período. E com partidas memoráveis por sinal, mostrando nossa força em todos eles. Só para citar algumas de nossas grandes vitórias, sempre na Toca da Raposa 3.

Cruzeiro 4 x 2 Frangas (00 e 03); Cruzeiro 3 x 0 Santos (03);
Cruzeiro 1 x 0 Atlético-PR (02); Cruzeiro 2 x 1 Frangas (05);
Cruzeiro 1 x 0 Frangas (05);
Cruzeiro 3 x 1 Flamengo (03);
Cruzeiro 3 x 0 Coritiba (01); e, principalmente, os inesquecíveis
Cruzeiro 2 x 1 Paysandu (03) e
Cruzeiro 2 x 1 São Paulo (00).

Entretanto, o outro lado foi marcado por fiascos históricos, dentre os quais podemos destacar:

Frangas 0 x 6 Sport-PE (00);
Frangas 1 x 4 América-MG(01);
Frangas 0 x 3 Brasiliense-DF(02);
Frangas 0 x 4 Caldense-MG(02);
Frangas 2 x 6 Corínthians (03);
Frangas 0 x 5 São Paulo (04-Independência);
Frangas 2 x 3 Fortaleza (05);
Frangas 0 x 0 Vasco (05).

Percebemos, então, nação azul que esses 6 anos não sao 6 dias. Além do mais parece que gostaram tanto desse tempo que ainda contrataram um técnico que vive exatamente o mesmo jejum. Pelo visto, do jeito que tá, a sala de troféus do lado de lá vai continuar um bom tempo do jeito que está. Ou seria, sala de antiguidades?

Saudações Celestes

André Murilo "Dezin"

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Isaac | Guarapari | 14-06-06 22h00min
André, legal sua coluna. Me fez voltar no tempo...seis anos atraz!! Gostei muito da forma que voce colocou o tema. Caramba quanta coisa né...e os NOKIAS????????? Acredita que ainda tenho um destes????? Sobre as frangas cabe o seguinte, um dia nos idos de 1984 um torcedor do time das frangas gozou minha cara, que tinham anos que não ganhavamos nada...e eles com aquele timaço e nós amargando derrotas e vergonhas...HOJE A HISTÓRIA É OUTRA, e eles estão pagando tudo..tim tim por tim tim.
 mfox | Chicago | 14-06-06 22h41min
Isaac, e o melhor de tudo é que, quando eles tiveram um timaço, não conseguiram ganhar nada além do mineiro... E depois ainda dizem ser o "orgulho do esporte nacional". Credo! Enquanto isso, só nos resta o Mundial, que o destino ainda não quis que fosse nosso, como quis que esperássemos tantos anos para ganhar o Brasileiro (a espera foi tanta, que tivemos o privilégio de ter uma campanha incontestável, inesquecível e inigualável). Chora ***** imundo!
 mfox | Chicago | 14-06-06 22h48min
Para não acharem que escrevi um palavrão horroroso, vou refazer minha frase! Chora cachorrada imunda! Desculpem-me, não sabia que não poderia escrever o nome do bicho de quatro letras que tanto detestamos!
 Carlos Campos | Resende | 15-06-06 02h15min
Boa coluna! Boas lembranças! Nobre Isaac, boas lembranças..o mundo dá voltas! Temos q olhar, estudar, relembrar e viver o passado..pois, só assim projetaremos o nosso futuro glorioso! AS ESTRELAS PROCURAM O INFINITO!!!!!!!!!
 Dilson | Belo Horizonte | 15-06-06 07h32min
Muito boa sua coluna André.É claro que temos sempre que mirar o presente e o futuro, mas o passado não deve ser esquecido.É impressionante,como nosso Cruzeiro cresceu e junto tb sua torcida nestes últimos 40 anos, desde a inauguração do Mineirão e da consolidação do profissionalismo no futebol brasileiro.Ao contrário do lado de lá,que com as benesses desta imprensinha parcial e podre, vê cada vez mais próximo a derrocada final.Viva o Cruzeiro, viva nossa torcida, e os colegas deste sítio!
 Dezin | Grenoble | 15-06-06 18h27min
Isaac, vc tocou num ponto importante. 1984 foi o ano da volta por cima. Tudo começou naquele acachapante 4x0 em cima das frangas no final do mineiro. Depois, aquela final inesquecivel em 87 e a reestruturaçao no final dos anos 80. E a partir de 90, nos ja conhecemos muito bem a historia.
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 16-06-06 13h24min
Desin
Como é bom ler seu texto e confirmar nossa ascendência no futebol profissional e a derrocada, próxima do final, das frangas. Esse ópio atristicano que é a imprensinha mineira muito tem contribuído para que se mantenham no fundo do poço.
Parabéns e saudações celestes.
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 16-06-06 14h37min
Perdo-me o equívoco é:
Dezin.
 Hermes | Divinópolis | 18-06-06 10h43min
Andre,parabens pela coluna,espero que a secura continue por toda eternidade.Com diz o Neuber Soares:e muito tempo.
 alex10cruzeiro | Passos | 18-06-06 20h44min
Esqueceu de falar nas sheilas do tcham.... brincadeira, muito bom o texto, parabéns dezin!
 Rayane Patricia | VISCONDE DO RIO BRANCO | 25-06-06 09h24min
Legal, legal mesmo terem lembrados que há mais de 6 anos os cacarejantes não sabem o que é comemorar uma conquista. Espero que fiquem pelo menos mais 6 anos sem ganhar nada, ate mesmo a segundona espero que não conquiste e que a dispute por bons 6 anos........
 Eli Lopes | Não definido | 26-06-06 21h03min
André, apenas para concluir: nos últimos 6 anos tudo no mundo mudou, só o que continua a mesma "mer..." é o timinho das frangas. Quero dar um depoimento: tenho um sobrinho de 6 anos que o levo sempre ao Mineirão e nesse tempo ele já viu vários títulos. Já pensou quem é atleticano e tem filho de seis anos? Será o que o filho diz?
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster