Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

15/06/2006 | Voz da Arquibancada
6 anos não são 6 dias

Por André Murilo "Dezin"

Alô Nação Azul,

08 de junho de 2000. Lá estava eu no Mineirão, numa quinta feira a noite, próximo à divisa, em mais um Cruzeiro x Frangas, desta vez decidindo o Campeonato Mineiro daquele ano.

Ganharam o campeonato, é verdade, não a partida que terminou 1x1 pois jogavam pelo empate e tiveram o desprazer de dar a volta olímpica sem nos ter batido no último jogo. E, por muito pouco, o Cruzeiro não fez o gol da virada e do título no finzinho do jogo com Fábio Júnior. Mas não tinha problema, pois o melhor estava ainda porvir, o tempo iria se encarregar.

Lá se vão 6 anos que os cacarejantes não sabem o que é ser campeao de alguma coisa. E 6 anos é muito tempo, às vezes não temos dimensão de quanto é, mas é muita água debaixo da ponte que já passou. Faça um paralelo de sua vida pessoal por exemplo e verá quanto isso representa. Eu, por exemplo, nesse famoso dia ainda estava cursando a faculdade de engenharia e não tinha nem um mês de namoro e procurava um estágio profissional. De lá até hoje, me formei, trabalhei em vários lugares, zanzei pra lá, pra cá, acabei me mudando de cidade, e depois de país, e hoje estou na França. E ainda por cima vou me casar. Ou seja, meu tempo de namoro bate com o tempo jejum das frangas.

Se não estiver satisfeito, vamos olhar o mundo ao nosso redor, e reparar o que ja aconteceu nesse tempo todo. Em junho de 2000, FHC nao tinha nem chegado na metade do seu segundo mandato de presidente e mal poderíamos imaginar que o tri-vice Lula ganharia em 2002.

Bill Clinton era o presidente dos EUA, e quando ouviamos falar de Bush, era o pai, e não o filho que chegaria ao poder um ano mais tarde. Aliás as notícias mais importantes que chegavam da Casa Branca na época não eram sobre guerra, e sim sobre assédios com estagiárias.

Nunca tínhamos ouvido falar de Bin Laden, e as torres gemeas ainda existiam.

No Brasil a população de aparelhos celulares crescia como a de ratos, a Tim era Maxitel, e a moda era ter aparelhos Nokia 6120 ou 5125.

A musica mais tocada na época era Ana Júlia de Los Hermanos, e o Capital Inicial fazia sucesso com seu CD acústico recém-lançado.

DVD praticamente não existia, câmera digital era artigo de luxo e MP3 estava mais pra "Medida Provisoria 3" do FHC do que qualquer outra coisa.

As Olímpiadas de Sydnei ainda nem tinham começado, e nem a França tinha sido campeã da Eurocopa 2000 frente a Itália.

O Lyon ainda nao tinha conquistado o primeiro dos cinco titulos consecutivos do Campeonato Francês. O seu grande jogador brasileiro na época era o Sony Anderson. Juninho "Pernambucano" ainda estava no time do Rio de Janeiro.

O Euro ainda não era a moeda oficial da Europa.

O Felipão nem tinha treinado o Cruzeiro, muito menos a Seleçao, que só assumiria em 2001 pra comandar a campanha do penta.

O Ronaldo Fenomeno se recuperava de mais uma contusão grave no joelho e muitos (prá não falar todos) achavam que ele não voltaria mais a jogar.

O Brasil vivia ainda o trauma da final da Copa de 98, com escãndalos, CPI do futebol, etc.

A Seleção Brasileira disputava as eliminatorias para a Copa de 2002 aos trancos e barrancos, com então técnico Wanderley Luxemburgo. Este que foi do céu ao inferno em 2000. Demitido da Seleção e envolvido com denúncias de sonegação, assédio sexual, falsidade ideológica, etc. Só iria se recuperar com no Cruzeiro em 2002/2003, que o levou a ascenção nacional novamente.

Voltando ao futebol mineiro, enquanto nos últimos 6 anos foram de vacas raquiticas no poleiro, do lado azul não podemos dizer o mesmo. Foram 8 títulos no mesmo período. E com partidas memoráveis por sinal, mostrando nossa força em todos eles. Só para citar algumas de nossas grandes vitórias, sempre na Toca da Raposa 3.

Cruzeiro 4 x 2 Frangas (00 e 03); Cruzeiro 3 x 0 Santos (03);
Cruzeiro 1 x 0 Atlético-PR (02); Cruzeiro 2 x 1 Frangas (05);
Cruzeiro 1 x 0 Frangas (05);
Cruzeiro 3 x 1 Flamengo (03);
Cruzeiro 3 x 0 Coritiba (01); e, principalmente, os inesquecíveis
Cruzeiro 2 x 1 Paysandu (03) e
Cruzeiro 2 x 1 São Paulo (00).

Entretanto, o outro lado foi marcado por fiascos históricos, dentre os quais podemos destacar:

Frangas 0 x 6 Sport-PE (00);
Frangas 1 x 4 América-MG(01);
Frangas 0 x 3 Brasiliense-DF(02);
Frangas 0 x 4 Caldense-MG(02);
Frangas 2 x 6 Corínthians (03);
Frangas 0 x 5 São Paulo (04-Independência);
Frangas 2 x 3 Fortaleza (05);
Frangas 0 x 0 Vasco (05).

Percebemos, então, nação azul que esses 6 anos não sao 6 dias. Além do mais parece que gostaram tanto desse tempo que ainda contrataram um técnico que vive exatamente o mesmo jejum. Pelo visto, do jeito que tá, a sala de troféus do lado de lá vai continuar um bom tempo do jeito que está. Ou seria, sala de antiguidades?

Saudações Celestes

André Murilo "Dezin"

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Isaac | Guarapari | 14-06-06 22h00min
André, legal sua coluna. Me fez voltar no tempo...seis anos atraz!! Gostei muito da forma que voce colocou o tema. Caramba quanta coisa né...e os NOKIAS????????? Acredita que ainda tenho um destes????? Sobre as frangas cabe o seguinte, um dia nos idos de 1984 um torcedor do time das frangas gozou minha cara, que tinham anos que não ganhavamos nada...e eles com aquele timaço e nós amargando derrotas e vergonhas...HOJE A HISTÓRIA É OUTRA, e eles estão pagando tudo..tim tim por tim tim.
 mfox | Chicago | 14-06-06 22h41min
Isaac, e o melhor de tudo é que, quando eles tiveram um timaço, não conseguiram ganhar nada além do mineiro... E depois ainda dizem ser o "orgulho do esporte nacional". Credo! Enquanto isso, só nos resta o Mundial, que o destino ainda não quis que fosse nosso, como quis que esperássemos tantos anos para ganhar o Brasileiro (a espera foi tanta, que tivemos o privilégio de ter uma campanha incontestável, inesquecível e inigualável). Chora ***** imundo!
 mfox | Chicago | 14-06-06 22h48min
Para não acharem que escrevi um palavrão horroroso, vou refazer minha frase! Chora cachorrada imunda! Desculpem-me, não sabia que não poderia escrever o nome do bicho de quatro letras que tanto detestamos!
 Carlos Campos | Resende | 15-06-06 02h15min
Boa coluna! Boas lembranças! Nobre Isaac, boas lembranças..o mundo dá voltas! Temos q olhar, estudar, relembrar e viver o passado..pois, só assim projetaremos o nosso futuro glorioso! AS ESTRELAS PROCURAM O INFINITO!!!!!!!!!
 Dilson | Belo Horizonte | 15-06-06 07h32min
Muito boa sua coluna André.É claro que temos sempre que mirar o presente e o futuro, mas o passado não deve ser esquecido.É impressionante,como nosso Cruzeiro cresceu e junto tb sua torcida nestes últimos 40 anos, desde a inauguração do Mineirão e da consolidação do profissionalismo no futebol brasileiro.Ao contrário do lado de lá,que com as benesses desta imprensinha parcial e podre, vê cada vez mais próximo a derrocada final.Viva o Cruzeiro, viva nossa torcida, e os colegas deste sítio!
 Dezin | Grenoble | 15-06-06 18h27min
Isaac, vc tocou num ponto importante. 1984 foi o ano da volta por cima. Tudo começou naquele acachapante 4x0 em cima das frangas no final do mineiro. Depois, aquela final inesquecivel em 87 e a reestruturaçao no final dos anos 80. E a partir de 90, nos ja conhecemos muito bem a historia.
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 16-06-06 13h24min
Desin
Como é bom ler seu texto e confirmar nossa ascendência no futebol profissional e a derrocada, próxima do final, das frangas. Esse ópio atristicano que é a imprensinha mineira muito tem contribuído para que se mantenham no fundo do poço.
Parabéns e saudações celestes.
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 16-06-06 14h37min
Perdo-me o equívoco é:
Dezin.
 Hermes | Divinópolis | 18-06-06 10h43min
Andre,parabens pela coluna,espero que a secura continue por toda eternidade.Com diz o Neuber Soares:e muito tempo.
 alex10cruzeiro | Passos | 18-06-06 20h44min
Esqueceu de falar nas sheilas do tcham.... brincadeira, muito bom o texto, parabéns dezin!
 Rayane Patricia | VISCONDE DO RIO BRANCO | 25-06-06 09h24min
Legal, legal mesmo terem lembrados que há mais de 6 anos os cacarejantes não sabem o que é comemorar uma conquista. Espero que fiquem pelo menos mais 6 anos sem ganhar nada, ate mesmo a segundona espero que não conquiste e que a dispute por bons 6 anos........
 Eli Lopes | Não definido | 26-06-06 21h03min
André, apenas para concluir: nos últimos 6 anos tudo no mundo mudou, só o que continua a mesma "mer..." é o timinho das frangas. Quero dar um depoimento: tenho um sobrinho de 6 anos que o levo sempre ao Mineirão e nesse tempo ele já viu vários títulos. Já pensou quem é atleticano e tem filho de seis anos? Será o que o filho diz?
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster