Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI- Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

01/06/2006 | Voz da Arquibancada
Quem é o verdadeiro torcedor?

Por Joao Francisco Costa Silva

Eu sempre fui cruzeirense. Afirmo isso porque não foi preciso que alguém me convencesse a ser cruzeirense. Nasci no interior das Minas Gerais, no vale do Jequitinhonha e, na adolescência, mudei-me para Brasília sem jamais ter deixado de acompanhar as notícias do Cruzeiro. Vou aos estádios, quando dá, compro revistas, jornais, vejo TV, compro camisas, sou sócio 5 estrelas, etc. E nem por isso me sinto mais cruzeirense que outros que apenas torcem, nem menos que outros que fazem mais que eu.

Freqüentemente, acesso o sítio do Cruzeiro.org e me deparo com alguns senhores que me parecem ser donos da verdade, que querem ter o monopólio da verdade, verdadeiros senhores feudais do espaço dedicado ao torcedor cruzeirense. Ora, torcer por um time é um ato passional, racionalizamos pouco quando se trata de futebol. As opiniões à respeito de uma partida de futebol são díspares, como não poderia deixar de ser. As opiniões sobre, jogadores, técnico e o time, idem. A não ser que nosso time ganhasse tudo que disputasse. Aí, sim, não questionaríamos nada. Portanto, irrita-me profundamente a postura daqueles que não respeitam a opinião alheia, seja ela calcada em comentários lógicos ou não. Se o cara diz que não foi ao estádio o "doutor" diz que a opinião dele não vale nada porque ele é torcedor de meia tigela, se o cara diz que não sai do estádio, o "phd" diz que somente isso não o autoriza a criticar ou elogiar o time, que ele precisa fazer comentários mais substanciosos, mais precisos, mais concisos e outras bobagens do gênero. Se gosta ou não de determinado jogador ou do técnico, logo uma torrente de impropérios são digitados para desqualificar o infeliz.

Ora, caros amigos, a legião de torcedores do Cruzeiro, bem como de outros times, é feita de torcedores apaixonados e outros nem tanto, de grandes conhecedores da história do time e outros que só sabem de onde é o time, de grandes analistas e outros que são meros observadores, mas somos todos torcedores. Como eu já o disse, futebol é paixão e ninguém torce para um time que só perde, excetuando aqueles que já viram o seu time ganhar; uma criança não começa a torcer pra determinado time por acaso, e sim porque o vê ganhar, sagrar-se campeão, e se entristece, como qualquer torcedor, quando ele perde, quando está mal na competição, quando não tem um time convincente, quando o dirigente vende o seu ídolo e não compra outro à altura.


Isto posto, acho que está na hora, por mais que isso pareça óbvio, de aprendermos a respeitar a opinião dos outros, por mais que ela nos pareça absurda. Basta apenas dizer que não concordamos e pronto. Sem ofensas, sem comentários maldosos, sem pedantismo, enfim. O time é de todos os torcedores, experts em futebol ou não, bem como o espaço do sítio é de todos os que trocem pelo Cruzeiro, "analistas" ou simples observadores. Vida eterna ao glorioso Cruzeiro!!

Joao Francisco Costa Silva

Brasília/DF

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-06-06 08h52min
Prezado João Francisco:
Li com muita atenção sua coluna. Vou colocar aqui uma reflexão que venho fazendo há bastante tempo, e na qual me sinto incluido, de maneira clara.
A minha experiência não é com nada que você escreveu, simplesmente "metido a". Mas, fiz uma aposta pessoal (na qual estou) para trabalhar no campo (não só teoricamente) a relação entre futebol e integração interpessoal.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-06-06 08h58min
Posso-lhe dizer que até aqui, o pouco que vejo, é uma reprodução entre o nosso agir cotidiano (onde seja que for) e a forma de efetuar as nossas colocações no meio virtual.
É mais, por mais que a gente se queira "iludir" ou achar que é diferente àquilo que denota na escrita, depois dum tempo, aparece nosso verdadeiro "rosto".
Nessa lógica, poderia comprovar com exemplos, e imagino que você não os precisa, porque diz que é frecuentador do site, que nesta história construída (cont.)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-06-06 09h04min
(cont.) ouveram avanços enormes de moderação e respeito. Então, e voltando, o convidaria (e já o parabenizo por ter-se animado a escrever) a integrar essa cruzada na qual estou, e sempre estarei, à de educação.
AGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA.
Não esqueça, além disso, que ainda sendo virtual, depois dum tempo, naturalmente surgem as comunidades, os afetos, os "dimes e diretes", como dizemos em espanhol, e menos esqueça que, apesar do tempo, as distâncias, (cont)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-06-06 09h12min
(cont.) e os etcéteras, tem o brilho de ir alêm: HÁ UM SEGUNDO ENCONTRO MARCADO NO MINEIRÃO, para o dia 20 de agosto (a gente vai se conhecer, não é?), e a idéias nascem de dentro do grupo (ESTOU FALANDO DE IDÉIAS POSITIVAS, NÃO COMO OS QUE MARCAM ENCONTRO PARA BRIGAR), tem camisa, está construindo uma identidade, e vou mais longe ainda: criaram-se afetos sólidos, preocupações afetivas, de saúde, de trabalho. É claro que é um trabalho de formiguinha, é claro que no início é muita dor (cont)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-06-06 09h17min
(cont.) é muita dor que numa opinião contrária seja rotulado de galinâceo, ou kikiriqui, ou outros termos que, no emocional do futebol, são terríveis.
Obrigado pela recordação, é muito bom refrescar o AGUA MOLE EM PEDRA DURA.
No entanto, quero lhe dizer uma coisa: dos espaços virtuais de torcidas de futebol, este é, de longe O MELHOR . Literalmente escapei de dois sites de torcidas de RIVER PLATE, um horror. Para finalizar (estou muito chato, como dissem meus filhos) (cont.)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-06-06 09h26min
(cont.) Para finalizar, não podemos esquecer de que estamos vivendo uma verdadeira revolução, a da informática. Nesse quesito, ninguém é PHD, a orquestra é a mesma, com alguns instrumentos diferentes, mas é a mesma.
Desculpe-me por tanta escrita, mas, acredite se quiser, já passei da fase dos "sabe e não sabe", "entende ou não entende", "diz ou não diz". Tomara que a passe logo, é um sincero desejo de amigo, vai se sentir de maravilhas. SAUDAÇÕES CRUZEIRENSES. Jorge Schulman
 JOÃO COSTA | BRASILIA | 01-06-06 10h21min
Caro Jorge, Honra-me profundamente que tenhas lido minhas opinião, lisonjea-me que as comente. Não tive a presunção de fazer nenhuma análise psico-social dos "frequentadores" do sítio, até porque nossas opiniões são baseadas, na maioria, mais em resultados que em constatações, são, digamos efêmeras, pois duram somente até o próximo resultado, bom ou ruim. De qualquer forma, acho apenas que o arroubo verbal de alguns servem para espantar aquele torcedor mais tímido, que está justamente...
 JOÃO COSTA | BRASILIA | 01-06-06 10h24min
procurando por amigos, por um grupo que, como ele, compartilhe de alegrias, tristezas, frustrações e outros sentimentos que só esse esporte maravilhoso consegue fazer aflorar em todos nós. Um grande abraço e obrigado pelos comentários.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 01-06-06 10h46min
Caro João Francisco, tô contigo até ao ponto final de seu desabafo em forma de coluna! Pois, a algum tempo atrás também passei por uma rajada de discórdia e quase censura branca, por causa de opiniões contraditórias à comentários de uma suposta "panelinha do site". Desculpem-me, àqueles que acham que não se incluem na tal, pois à época se achavam os donos da verdade, e ao mesmo tempo até sub-entendí que os mesmos entendiam mais de todos os assuntos, que êste simples e também mortal Cruzeirense.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 01-06-06 11h04min
Meu Caro Jorge, louvo o nobre hermano River/Celeste que sempre com finíssimo trato, tece seus comentários com primorosa exautação e motivação para seguir-mos avante, sem que perca-mos la índole e la ternura. ***Abraços e Saudações Celestes***
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-06-06 11h10min
Caro João Francisco
É assim mesmo, e agora está você também com sua voz, dizendo que ainda falta MUITO para educarmos o nosso relacionamento, que não é necessário gritar na "tela" do outro com impropérios, apenas concordar, discordar, opinar, cumprimentar, sem atacar a pessoa, só trabalhar a idéia. Claro que agora, com você, é mais um para a turma dos "moderados". Entretanto, sem os "falcões" fica muito sem graça também.
(rsrsrsrsrsrs)
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 01-06-06 11h13min
Rogerião, para com isso, meu amigo. O dia 20 vc vem pra BH, né? Estou já fazendo um espaço para levantar uma geladinha e brindarmos pela amizade e pelo RIVER/CELESTE (gostei).
Estou com um novo desafio em porta, verá o que escrevi na próxima coluna. Nessa estou lascado. SAUDAÇÕES CELESTES.
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 01-06-06 12h55min
Caro João. A propósito de sua coluna, meu amigo Evandro (de tantos copos) tbm discorreu aqui sobre o mesmo assunto e acho que algumas coisas mudaram. Não quero e nem sou de nenhuma "panela", não me sinto com a "carapuça" servida, mas tenho a obrigação de discordar em parte do seu comentário (sem ressentimentos), por não enxergar essa "panela". Talvez a frieza do espaço cibernético, faça-o "achar" que há essa panela, porém, democraticamente e porque não, educadamente discorde de algum...cont
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 01-06-06 13h01min
comentário postado e sinta-se a vontade para discordar ou então concordar. Nesse nosso próximo encontro verá que quando se dá "cara" aos comentários (obrigado Rapozaço), cria-se tbm proximidade, mais respeito e uma vontade enorme de sempre passar aqui por nossa casa. Tornou-se "família", "de casa", os amigos que aqui fiz. Entretanto, o fato de não participar (quem quer que seja) do encontro, não dá a ninguém o direito e liberdade de ser sem-educação.Por vezes ataquei e fui atacado, mas tô aqui.
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 01-06-06 13h09min
Enfim quero dizer que "os falcões", têm que existir aqui e em qualquer outro lugar. Dessa forma, concordo plenamente com o nobre River/Celeste e complementaria sem eles isso aqui vira discussão de lordes ingleses (como eu dou gargalhadas com essa afirmação). Com a assiduidade aqui no espaço, verá que ele (o espaço) é uma "cachaça". Obrigado pela oportunidade de concordar e discordar do amigo. Abraço Fraternal. Fernando.
 rapozaco | Belo Horizonte | 01-06-06 14h09min
Ao João Costa. Muito boa sua coluna. Eu prego aqui no site o "princípio do contraditório".Ninguém é obrigado a concordar com qualquer opinião, mas tudo dentro de um princípio de educação,cordialidade e principalmente irmanados nas cores azul e branca que nos congrega. ISTO POSTO, por não pertencer a qualquer "panelinha", e por acreditar piamente que não existe isso aqui(ratifico...somente opiniões iguais e diversas)sujiro ao amigo que venha ao encontro do dia 20 de agosto.
 rapozaco | Belo Horizonte | 01-06-06 14h14min
Você verá "in loco" que trata-se de pessoas boas, bem sucedidas na vida ( em todos os sentidos), irmanados na nossa paixão maior, o Cruzeiro. SEM PANELINHA OU O QUE O VALHA. COMO SEMPRE DIGO AQUI: O FUTEBOL ( DIGA-SE CRUZEIRO ESPORTE CLUBE) é a coisa mais importante das menos importantes da minha vida.O convite ( ainda extra-oficial, esperamos o "de acordo" do BOSS Evandro) fica desde já feito à sua pessoas e a todos os que comungam conosco. Grande abraço ao Fusil e agradeço a lembrança.
 João Duarte | Vit�ria | 01-06-06 16h05min
Prezado Xará,
Talvez por escrever muito e interagir com as pessoas no site possa passar a impressão de os que são "habituées" sejam pessoas que se arvoram do direito de donos da verdade, mas, de fato e de direito isto não existe. Defendo a diversidade, as opiniões contraditórias e o direito de discordar sempre.
Mas, se tem algo que me incomoda é o tal do pré-conceito... então, você vai ver que há alguns que só reclamam e os que nada acham bom, mas, são estas opiniões que nos levam (cont)
 João Duarte | Vit�ria | 01-06-06 16h08min
São estas opiniões contraditórias que nos levam à reflexão, a rever os conceitos e seguir adiante...NO STRESS é um dos lemas.
Fique fulo de raiva, mas, por um mili-segundo só...E o mais importante, dê a sua opinião, seja com embasamento ou não, para que do outro lado, alguém possa examinar e reter o que seja bom, segundo a sua consciência.
Discorde, mas, não agrida, porque, a agressão dirigida e velada machuca muito as pessoas e ninguém deve fazer isto. Tire e aceite sarro. Viva Feliz...
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 01-06-06 18h24min
Pois é Caro João Costa, também sou de Brasília assim como o Grande Evandro que se auto-e-nos-denominou, como torcedores cibernéticos. Contudo, não poderemos nos considerar menos Cruzeirenses, que os demais próximos da toca III. ***Saudações Celestes***
 Gabriel | BH | 02-06-06 00h19min
Companheiro Joao Francisco, fiquei muito feliz em ler a sua coluna. Disse um pouco do que eu gostaria, e com mérito! Queria registrar tb que não acho bacana, tal como disse, rotular alguns torcedores como os "do contra", etc. Ta legal, é sarro, mas querendo ou não exclui alguns companheiros que tem posições diferentes. O engraçado é que justo aqueles que eu considero terem as posições mais equilibradas cometem mais a tal exclusão. Talvez inconscientemente, mas a gente acaba criando grupos,(cont)
 Gabriel | BH | 02-06-06 00h21min
que podemos até ver em algumas notícias. Fica um ‘grupo’ comentando, depois entra outro. As vezes rola o fight. E olha que o nosso sitio é só de cruzeirenses! Acho que é a tendência irresistível de polarizarmos as coisas. Podemos até ter opiniões semelhantes, mas na ausência de divergências maiores, acentuamos, como numa lupa, as nossas. Bom, isto é assunto pro professor Jorge Schulman. Saudações Celestes!
 Leonardo 2 | Belo Horizonte | 02-06-06 05h39min
Caro João. Parabéns pela coragem/oportunidade do seu comentário. Só discordaria de você em um ponto. Apenas um pequeno detalhe. Escreveria exatamente o que escreveu mas com o texto todo em MAÍUSCULAS! Em muitos momentos, eu que era visitante frequente aqui do site, pensei o mesmo que você. Entretanto não manifestei a minha opinião a respeito. Pensei que seria voz isolada. Vejo com alegria que não. Nunca fui aviltado mas, senti na minha pele, impropérios dirigidos a outros. Talvez volte a me...
 Leonardo 2 | Belo Horizonte | 02-06-06 05h41min
manifestar aqui. Você me animou. Um grande abraço. leonardometzker@hotmail.com
 César | Belo Horizonte | 02-06-06 09h42min
Parabéns João Francisco. Parei de participar dos comentários e me contento em ser apenas um leitor. Indireta e diretamente já me sentí "adjetivado" de URUCA, SECA-PIMENTEIRA, GAYLO etc,justamente por ser contrário à opinião de alguns. Para mim o nosso Cruzeiro após 2003 parece estar entrando numa deliberada decadência. Basta ler os noticiários, os desencontros absurdos de nossa direção.Mentiras deslavadas! Aí voce vira o "SECA-PIMENTEIRA" do site quando critica o clube! Muito chato isto!
 Olecram | Poços de Caldas | 02-06-06 11h20min
Caro João Francisco, parabéns por suas palavras francas e corajosas. Concordo com vc em praticamente tudo o que escreveu, pois sempre pensei que a divergência de opiniões, o confronto de idéias e opiniões, sempre de forma respeitosa e leal, é que nos leva ao objetivo comum, que é a grandeza de nosso time. Pouco importa se a opinião venha de simples mortais como nós ou dos doutos, dos mestres, dos phd em futebol ou em Cruzeiro, pois a "unanimidade é sempre burra", não concorda?
 webmaster | Belo Horizonte | 02-06-06 12h23min
César,
Gostaríamos de corrigí-lo pois quando você escreve "...Aí voce vira o "SECA-PIMENTEIRA" do site quando critica o clube!..." não pode atribuir isso ao SITE www.cruzeiro.org pois NUNCA existiu manifestação dos coordenadores do site julgando ou classificando qualquer pessoa que interaja através do site.
Abrimos o espaço e cuidamos de manter o melhor nível possível. E, em NENHUM momento tomamos posição sobre opiniões deste ou daquele.
 Isaac | Guarapari | 02-06-06 12h50min
BOM NÃO IRIA ME ESCONDER. Sei que foi pra mim e pro CARLÃO esta coluna. Que esperam? Critica a coluna? Não!!!! Mas que também saibam apoiar e parar de SÓ CRITICAR....Muitas vezes esta postura deve-se ao fato que voce e mais meia dúzia se aproveitam só pra denegrir o CRUZEIRO. Impressionante, só aparecem aqui nas derrotas e tropeços, mas COVARDEMENTE SOMEM NAS VITÓRIAS. Aceito vossa crítica, mas conto também com sua reavaliação, de só saber criticar. Um abraço, Isaac Mirai
 Isaac | Guarapari | 02-06-06 12h54min
João Francisco, mesmo sendo uma coluna muito pesada pra mim e pro CARLÃO, queira obter de minha parte, um voto de parabéns por escrever esta coluna. Acho que quem se expõe está sujeito as críticas, e voce não se acorvadou. Veio e escreveu o que sente, educadamente. NÃO CONCORDAMOS MESMO DA FORMA DE VER O CRUZEIRO, voce detona e eu apoio, mas gosto de pessoas que tem personalidade e grandeza de carater, e isto voce mostrou que tem.
 JOÃO COSTA | BRASILIA | 02-06-06 13h46min
Caro ISAAC, Primeiramente, obrigado pelas palavras encorajadoras a mim dirigidas. Quanto à coluna por mim escrita, não foi com o intuito de atingir este ou aquele em particular, muito menos a vc, a quem eu respeito muito, nem ao Carlão. Quis sim, e pareçe-me que o objetivo foi atingido, chamar todos à reflexão para algo que, em princípio, é inocente e, sem a devida medida, pode descambar descambar para o preconceito, ou uma espécie de censura ao livre pensar e opinar. Obrigado a todos por suas..
 CrazyBlue | New York | 02-06-06 13h46min
JOAO FRANCISCO; Concordo com voce em varios aspectos. O principal deles e com relacao ao torcedor que tem poucas chances de ir ao estadio ou ate mesmo de acompanhar pela TV. Tenho visto no site, participantes espalhados pelo Brasil e pelo mundo afora. Claro que nao somos menos cruzeirenses...Pelo contrario, apesar da distancia, das dificuldades a paixao pelo Clube Celeste se mantem intacta, resignada, fortalecida. Dos meus tres filhos, somente o mais novo, de 10 anos teve a alegria de conhecer
 JOÃO COSTA | BRASILIA | 02-06-06 13h47min
e tenham a certeza que a minha intenção foi a de agregar e não de dividir. Saudações Celestes!!
 CrazyBlue | New York | 02-06-06 13h49min
de conhecer o Mineirao. No entanto todos sao apaixonados pelo Cruzeiro. Sofrem nas derrotas e comemoram nas vitorias. Enfim, Joao Francisco, estamos "ciberneticamente" de acordo!
 Isaac | Guarapari | 02-06-06 15h42min
João, um fraterno abraço, está entendido 100%.
 César | Belo Horizonte | 02-06-06 15h43min
WEBMASTER, Me desculpe...mas foi totalmente fora de propósito sua correção. Ficou claro....200% evidente para quem lê minha opinião.....que quando me refiro a “virar o seca-pimenteira do site”....me refiro às críticas que recebemos por parte de alguns que usam também o site e nos adjetivam da forma mencionada. SUA OBSERVAÇÃO APENAS DESVIA O FOCO DO ASSUNTO PRINCIPAL E DE SUA FUNÇÃO QUE É ZELAR PELO DIREITO À MANIFESTAÇÃO DO TORCEDOR, SEJA ELA CONTRÁRIA OU NÃO, ÀS IDEOLOGIAS PRESENTES.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 02-06-06 16h05min
Caro João Francisco, concordo com vc, exceto em um ponto, o qual só destacarei no final. É certo que alguns se arvoram em donos da verdade, mas, não acho isto grave, a pessoa tem q defender mesmo com unhas e dentes a sua opinião, até q se convença do contrário ou perceba-se equivocado ou mal informado. Isto, p/ mim, é normal, é uma questão de personalidade, não vejo como arrogância. Na minha concepção de vida, todos somos donos da nossa verdade, (cont.)
 jeronimo | Rio de Janeiro | 02-06-06 16h06min
apesar do pensamento de Sócrates, o filósofo, “só sei que nada sei”. Só entendo isto como uma coisa não natural, quando a opinião do outro é rebatida com ofensas, zombaria, sarcasmo, desmerecimento desmedido ou coisas q o valha. E isto muitas vezes ocorre aqui, é fato. Como vc bem disse, isto pode afastar alguns, mas está pimenta também é mais um atrativo do espaço, às vezes só na leitura, morro de rir de algumas discussões. Descordo de vc apenas (cont.)
 jeronimo | Rio de Janeiro | 02-06-06 16h06min
quando diz que freqüentemente quando acessa o site se depara com alguns que querem ter o monopólio da verdade, verdadeiros senhores feudais do espaço (vc não usou a palavra panela). Cada um tem sua percepção do ambiente, inclusive o virtual, e vejo hoje de forma diferente. Quando comecei a postar aqui, observei claramente esta postura em alguns e inclusive a existência da tal panelinha, até bati violentamente de frente com alguns. No entanto, me parece, (cont.)
 jeronimo | Rio de Janeiro | 02-06-06 16h06min
que atualmente, se ainda existem panelas explícitas (senhores feudais), confesso que não tenho percebido, talvez apenas “uns marias vai com as outras”. Acho que este tempo já passou, ou então, após um tempo de discórdias mais agressivas evoluímos para um estágio de um maior amadurecimento como grupo e companheiros numa mesma paixão. Discórdias, brigas, ofensas ocasionais sim, mas grupo de senhores feudais ou panela, como queiram chamar, acho que não.(cont.)
 jeronimo | Rio de Janeiro | 02-06-06 16h07min
PS.: Aproveito a ocasião, para me dirigir ao Evandro, e concordar com ele quando me aconselhou a estudar a tendência de estádios pelo mundo. Assim o fiz, e dentre outras coisas, constatei que vc está absolutamente certo quando diz que o estádio do Milan, Giuseppe Meazza, inaugurado em 1926, tb conhecido por San Ciro é compartilhado com a Internazionale. Só não encontrei a informação que seja público. Inclusive pelo que pesquisei foi totalmente financiado (cont.)
 jeronimo | Rio de Janeiro | 02-06-06 16h08min
por Pietro Pirelli, Presidente do Milan. Contudo, continuo achando que o Cruzeiro não deve embarcar nesta aventura da concessão do Mineirão por 30 anos, esta era a essência de minha discordância com vc na ocasião da notícia. Reconhecimento feito, só peço desculpas ao João Francisco por aproveitar o espaço destinado a discussão de seu texto com outro assunto. O momento me pareceu apropriado. Saudações celestes a todos.
 banu | Montes Claros / Berilo | 02-06-06 19h39min
Bravo, João, o onhas de Brasília. Você fez o que poucos conseguiram aqui: escrever uma crônica-desabafo, uma catarse que tocou nos corações e mentes dos que habitam este espaço cibernético. Conseguiu fazer com que todos dessem opiniões seguindo o assunto proposto, logrou apoios até de quem discorda das suas opiniões, levantou o problema do sectarismo dentro do próprio grupo, da exclusão de um filho que pensa diferente na família, mas chamou a uma discussão de bom senso que você identificou como
 banu | Montes Claros / Berilo | 02-06-06 19h44min
...que você identificou como impossível de conseguir em um grupo de torcedores movidos a paixões exacerbadas ( existem paixões que não são?). Uma coisa é certa, ou quase certa: quando o Evandro, tempos atrás, defendeu a classe de torcedores cibernéticos, eu vibrei e me identifiquei. Vem você e coloca mais tempero nesta experiência e aventura humana gostosa de ser torcedor de um time de futebol como o Cruzeiro. O Isaac enfiou a carapuça. Ele melhorou muito na convivência cotidiano do embate.
 banu | Montes Claros / Berilo | 02-06-06 19h51min
Venho participando dos debates desde outubro de 2005. Aprendi bastante sobre futebol, sobre o Cruzeiro, sobre a vida. Fiquei um pouco ausente por alguns dias. Lia os comentários e não me sentia provocado para escrever. Esta crônica me tirou do paradeiro da escrita. Em tempo: também sou do Vale do Jequitinhonha, nascido em Francisco Badaró e infância/adolescenência em Berilo e Minas Novas. Você é de qual cidade , João?
 banu | Montes Claros / Berilo | 02-06-06 20h03min
Meu último comentário foi dia 16/05, me denuncia o cabeçário do site. Que tempo, hein? Tou assustado. Todos os dias leio os comentários dos amigos cruzeirenses. Tem caras novas e interessantes. Mas, cadê a Nádia e o Paraibano? O que acontece com torcedores destes espaço que somem de repente? A crõnica do João Francisco toca em pontos vários dos debatedores e do clima gerado, principalmente após os jogos. Há um tempo morno antes dos jogos, mas esquenta quando os resultados não são os idealizados.
 banu | Montes Claros / Berilo | 02-06-06 20h14min
Será que este clima quente, de até agressão com os irmãos cruzeirenses tem levado pessoas a desertarem da nossa trincheira? Espero que não. Tou programando estar no Mineirão, dia 20 de agosto, domingo, no encontro da galera cruzeiro.org. Será bom que você, João Francisco, esteja presente pra discutirmos e vivenciarmos estas e outras idéias e sentimentos, deixar rolar uma branquinha de Salinas, Comercinho ou Araçuaí, com carne de sol de Montes Claros, comemorando mais uma página imortal.
 Isaac | Guarapari | 02-06-06 20h23min
Banu, não é por aí. Questionei com ele sobre esta cronica ser destinada a mim e ao Carlão e ele negou...basta ler o texto acima. Agora uma coisa é certa, se atrapalho a alguns me espanta o que o site tem de comentário quando solto uma bomba. Se sumo um dia, minha caixa postal lota, meu celular não para... se entra um seca-pimenteira no site chamam por mim....ora, existe uma turma sim aqui e muitos invejosos querendo entrar...mas é só entrar, não precisam encher o saco!
 banu | Montes Claros / Berilo | 02-06-06 21h14min
Isaac, eu disse que você pensou que fosse pra você. Na realidade, a crônica foi pra todo mundo, pois analisa todos os grupos. Quando disse que você melhorou muito é no sentido que você começou a argumentar mais e xingar menos. Não foi só você, todos nós melhoramos no debate da nossa paixão. Tudo que se faz com paixão se faz com amor profundo, quase cego. Uma nesga de luz se faz necessário se não esquecemos de outras coisas na vida. Respeito você, Isaac, e suas opiniões. O bom senso é recente.
 banu | Montes Claros / Berilo | 02-06-06 21h25min
Os debates do site cada vez mais vêm melhorando. A maioria das opiniões são balizadas, críticas. Cada vez mais procuramos a convergência pro Cruzeiro e seus valores, num turbilhão de divergências.E olha que, com raras excessões, debatemos sem informações privilegiadas e detalhadas dos grandes críticos da mídia.Não frequento muitos sites sobre futebol, mas duvido que algum ultrapasse o alto nível do nosso Cruzeirorg. Leio análises aqui que não devem nada ao Tostão ou ao Armando Nogueira,Soninha
 Isaac | Guarapari | 02-06-06 21h35min
Banu, o problema é mais sério. Criou-se a ideia que eu sou o PROPRIETÁRIO de uma panelinha aqui. Olha isto me deixa indignado. O problema é entrei no início em uma furada, e tive que ir ajustando as coisas, até mesmo disse que o Personagem Isaac tinha saído e entrado o Isaac...Impressionante é que a turma cresce, ou seja não é fechada. Basta dizer que quando um precisa do outro voce encontra aqui no site a solução. NÃO ENTENDO A IRA DE ALGUNS A NOSSA TURMA!!!
 Carlos Campos | Resende | 02-06-06 22h24min
Pois em nada me incomoda a constatação de lideranças naturais!!!!ISAAC, liderança não se discute! O que dizer do MESTRE? Quem freqüenta esse espaço e não se rende ao Mestre João Duarte é por que não entende o verdadeiro espírito de Cruzeirense! A VELHA GUARDA, um estado de espírito se formou aqui! AQUI NESSE ESPAÇO , travei contato com João Duarte, Rapozaço e Isaac! POSSO AFIRMAR QUE SÃO VERDADEIROS BALUARTES DA TORCIDA AZUL! "puxar saco de outros?, maria vai com as outras?.PANELINHA?.
 Carlos Campos | Resende | 02-06-06 22h29min
João Duarte é o dono da verdade da HISTÓRIA CRUZEIRENSE! Nenhuma instituição será forte se não cultuar suas tradições, se não conhecer o seu passado e projetar o seu futuro. JÁ DISSE AQUI: ninguém´é mais Cruzeirense que ninguém! Temos tribos diferentes de estilos. Mas, cabe aos "guardiões das cores azuis", defendê-la de ataques escusos, maldosos e cercados de segundas intenções.Os que observam atentamente sabem q existem FRANGAS infiltradas, com trabalho de INTELIGÊNCIA bem feito! A nós cabe as
 Carlos Campos | Resende | 02-06-06 22h32min
A nós cabe a arma da CONTRA INTELIGÊNCIA! O Isaac sempre teve o dom de ataque. Confessadamente, ele sabe que é UMA METRALHADORA GIRATÓRIA! Um nobre infante! Não posso nunca me esquecer do desafio ao REPRESENTANTE DA GALINHA MOR QUE DEU ENTREVISTA AO BLOG DO JORGE SANTANA. O Evandro teve uma opinião inteligente sobre o erro da postura de ataque, mas o momento TÁTICO exigia a reação AZUL! a coluna foi boa no contexto e na provocação do assunto! ADMIRO O EVANDRO, POIS APESAR DE DISCORDAR, NUNCA
 Carlos Campos | Resende | 02-06-06 22h35min
O EVANDRO, pyxis, webmaster.... TEM A VIRTUDE DE PERMITIR O TRÃNSITO DAS OPINIÕES MAIS DIVERSAS... e isso fez o sucesso do site! DEIXO OS PARABÉNS AO AUTOR DA COLUNA POR IDENTIFICAR AS TENDÊNCIAS DO ESPAÇO... realmente, seus sentimentos procedem! É MUITO BOM FAZER PARTE DA VELHA GUARDA- "senhores feudais"...KKKKKKKKKKCERES! MESTRE,RAPOZAÇO,ISAAC E EU- QUE ORGULHO INTEGRAR ESSE TIME! SALVE O CRUZEIRO! " vamos vamos a ganhar..só pra ver vc jogar...com coração, e muito amor...É O MEU CRUZEIRO !!!
 Isaac | Guarapari | 03-06-06 00h26min
Carlão, eu disse aqui mesmo para nosso colunista que parabenizava ele pela coragem de se expor. Gosto de pessoas transparentes, e ele foi super leal a seu raciocínio, foi direto sem firula nenhuma. Achei tão bom o que ele escreveu que me fez parar e repensar muito. No início a METRALADORA teve um ar de fazer a discussão, depois tive que parar com isto pois já havia alí um relacionamento, de certa forma foi proposital e voce sabe disto. Hoje de metralhadora virei o PCG...
 Isaac | Guarapari | 03-06-06 00h30min
Sempre achei que uma pessoa do contra traria a discussão, e assim o negócio ficaria quente, e o sucesso do site seria alcançado. Mesmo sem ser dono do espaço, me sinto como se fosse no bom sentido. Comprei a idéia do pessoal que faz isto acontecer, e quero isto sempre. Hoje não é que mudei um pouco, é que sou eu mesmo. Uma pessoa que não tem nada de bravo, super social, com todos os defeitos de um Humano, uma manteiga derretida, um chorão e uma pessoa Justa.
 Isaac | Guarapari | 03-06-06 00h33min
Quem me conhece pessoalmente sabe disto, e não acredita que eu sou o cara que escreve tão CRUELMENTE. Vou aos poucos passando isto, só tem uma coisa que me deixa puto da vida...PESSIMISMO!!! Carlão luto contra a MORTE todo dia, levanto sorrindo e durmo agradecendo por mais um dia em meu lar. Queria muito que quem não me conhece soubesse disto, mas um dia o site vai ainda reunir todos e as mascaras vão cair. Vamos conhecer as pessoas verdadeiramente.
 geraldo araujo | Brasília | 03-06-06 13h13min
João, parabéns pela sua coluna. Nós torcedores somos quase sempre inconseqüentes. Às vezes, a lógica do torcedor é não ter lógica, coerência, sentido. Se estamos por trás, escondidos, cibernéticos. Achamos no direito de externarmos nossas opiniões da maneira a mais esdrúxula possível. Não que devamos ser anjinhos, alados, mas todos que colocam seus pensamentos, suas opiniões devem fazer, sempre, com respeito. O mais importante é que temos este espaço maravilhoso para o debate sobre o Cruzeiro.
 banu | Montes Claros / Berilo | 03-06-06 19h54min
Ô Isaac, sua luta pela vida fica demonstrada em tudo. Fiquei admirado com sua participação nos debates do site, tendo sua companheira Márcia em situação delicada de saúde. Pessoalmente, eu simplesmente sumiria deste espaço para dedicar à saúde da minha amada. Fiquei imaginando, refletindo sobre o tamanho da sua paixão pelo Cruzeiro, e, ao mesmo tempo, sentindo que você dividia uma drama familiar com seus amigos cruzeirenses deste espaço cibernético. Você expôs suas dores íntimas com a gente.
 banu | Montes Claros / Berilo | 03-06-06 20h04min
... Com a doença da Márcia, a humanidade do Isaac ficou estampada na internet pra quem queria ver e sentir. Este foi um momento que me tocou e me fez repensar conceitos de frieza e paixão muçulmanas dele. Errar é humano, torcer pelo Cruzeiro é ser quase muçulmano, exigente, feliz. Se o time ganha é só comemoração. Se perder é xingatório, pedir pra cabeça rolar. Os extremos das emoções apresentadas aqui mostram o Isaac apaixonado, extremista; o João Duarte analítico, síntese do torcedor otimista.
 banu | Montes Claros / Berilo | 03-06-06 20h13min
...mostra o Alex10, debatedor, crítico, firme com posições consolidadas com dados reais, precisos ; o Rapozaço como um articulador do grupo; o Jorge Schulman como um conciliador, torcedor das arquibancadas e virtual, participativo; do Evandro observador e coordenador dos debates; do Carlão, torcedor histórico e militante cruzeirense, com posturas firmes e contundentes em defesa dos símbolos estrelados... Poderia falar de todo o grupo, dos mais novos, ou melhor, de mais recente participação...
 banu | Montes Claros / Berilo | 03-06-06 20h27min
As contribuiões de todo o grupo como do Fusil cruzeirense, do Rogério, Gerônimo, dos "estrangeiros"... têm sido fundamentais na dinâmica da vida deste nosso espaço virtual. Uns batem o ponto diariamente, outros esporadicamente, outros entram e saem. Às vezes voltam, às vezes não. Já me senti com dificuldades em debater questões de táticas e esquemas de jogo com um ou outro jogador, com suas características peculiares, em posicionamento diferenciados. Aprendi muito e tenho muito o que aprender.
 banu | Montes Claros / Berilo | 03-06-06 20h36min
Acho que a posição do João Francisco é de quem chega e sente que tá tudo dominado pelos grandes espaços ocupados por cerca de 10 personagens com outros gravitando em torno destas estrelas.Mas não é assim não, João. Somos todos torcedores 5 estrelas.Já me senti patinho feio nesta turma. Mas foi por pouco tempo.Não há panela. Pelo contrário, há um espaço enorme azul celeste aqui. Acredito que o alto nível do debate leva a termos milhares de visitas, embora não chegue a cem os debatedors efetivos.
 pyxis | BHZ | 03-06-06 22h05min
Jerônimo,
O Giuseppe Meazza é chamado assim somente pelos milanistas, os interistas o chamam somente de San Siro. O estádio é público e creio que foi devido as reformas ocorridas para a Copa do Mundo de 1990 quando nenhum dos dois clubes quis assumir as reformas e o Poder Público assumiu (e olha que estávamos uns 25 anos na frente deles em relação ao Mineirão).
Em FEV ou MAR do ano passado a Revista Lance+ fez um especial sobre estádios. Vale a pena conseguir um exemplar e ler...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 04-06-06 00h28min
Associazione Calcio Milan Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Redirecionado de AC Milan) Ir para: navegação, pesquisa
 jeronimo | Rio de Janeiro | 04-06-06 00h29min
A Associazione Calcio Milan, ou simplesmente Milan, é um clube de futebol da cidade de Milão, na Itália. O clube foi fundado em 1899 como o Milan Cricket and Football Club por Alfred Edwards, um britânico expatriado. Em homenagem às suas origens, o clube manteve a forma inglesa de escrita do nome da cidade, ao invés de alterar para o italiano Milano; Nota-se que a pronúncia atual em italiano é realmente Mi-lahn. O atual estádio do clube é o Giuseppe Meazza de 85.700 lugares, também conhecido co
 jeronimo | Rio de Janeiro | 04-06-06 00h32min
como San Siro. O estádio é dividido com a Internazionale, a grande rival na cidade. Os torcedores milanistas usam "San Siro" para se referir ao estádio, já que Meazza foi um ídolo da Inter.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 04-06-06 00h36min
"http://www.zerozero.pt/estadios.php"............ Site de estádios pela Europa. Muito informativo, principalmente no que diz respeito a capacidade dos estádios.
 pyxis | BHZ | 04-06-06 22h07min
Jerônimo,
Troquei as bolas, o que seria catastrófico em Milano.
A site zerozero.pt está fora do ar por algum problema quando se utiliza determinados navegadores...
 JOÃO COSTA | BRASILIA | 05-06-06 13h41min
Caro Banu, Fiquei felicíssimo com a repercussão da coluna, menos por méritos meus e mais pela "avalanche" de opiniões sérias aqui postadas. O objetivo, ao meu ver, foi atendido, que foi permitir que personas do seu quilate e outras "feras", pudéssemos civilizadamente, como é peculiar ao cruzeirense, trocar impressões a respeito desse assunto e outrosainda mais controversos.À propósito de sua pergunta, sou de Medina e quero acresçentar às cahaças citadas por vc as da minha cidade, tão boas ...
 JOÃO COSTA | BRASILIA | 05-06-06 13h43min
aquelas citadas por v.sa. Prometo que farei o possível para estar em BH em 20/08, será um prazer encontrar-me contigo e outras "feras" Saudações alvi-celestes!!
 PP | Formiga | 05-06-06 22h03min
Caro João Francisco, boa noite...Confesso que antes, eu também me irritava com certos comentários, parecendo que poucas pessoas aqui no sitio é quem tinha razão e que a maioria não sabiam de nada. Com o passar do tempo, fui deixando essas diferenças de lado e me apoiando em duas pessoas sensacionais daqui, que apesar de termos encontrado apenas em um jogo no mineirão, deixaram suas marcas e os considero como amigos, são eles: Jorge Schulman e Rapozaço, se eles dão o contra, ninguém o percebe...
 PP | Formiga | 05-06-06 22h16min
cont...tamanha é a finura nos seus comentários. Aprendi também que democracia da o direito a todos de falar o que quer e de ouvir o que não quer, e por aí se vai... Pra criar um atrito aqui agora, só pra ver quem da o contra, digo que sou apaixonado com aquela gostosona, Viviane Araújo, que participa do programa zorra total, ela é boa demais, tenho certeza que aqui no sitio ninguem acha ela gostosa, que eu sou louco e não entendo nada de mulher, espera só pra ver, vão me malhar, rss....
 Isaac | Guarapari | 05-06-06 22h56min
Uai PP...te vejo sempre com GISLENE...aquela que diz!!!!! VIVIANE ARAÚJO????????????? ISTO NÃO TE PERTENCE MAIS!!!!!!!!
 PP | Formiga | 05-06-06 23h02min
Ô Isaac, não é Gislene...é Gizlaine...aquela gordinha??? tô fora...
 banu | Montes Claros / Berilo | 06-06-06 16h24min
Valeu, João, conterrâneo do Vale do Jequitinhonha, da cidade de Medina, dos melhores doces cristalizados de Minas, do granito, ds meninas da rio-bahia, e da cachaça também. Já dividi alguns copos com Dr. Walter Tanure. Sua crônica provocu um frisson legal, muitos debates interessantes. Arquivo algumas crônicas e debates para revisitá-los depois, em outro momento, com outro olhar. A sua tá registrada.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster