Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** Cruzeiro.Org® - Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - 20 ANOS ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

26/09/2019 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Corneta Azul

Torcedor de teclado acha que time de futebol real é igual ao seu fantasy game, mó sem noção ! ...


Tenho escrito muito pouco aqui no site, a questão do tempo e outras atividades estão impedindo de falar mais sobre o Cruzeiro, exclusivamente aqui. Escrevi Uma coluna um pouco mais elaborada que não teve um décimo da receptividade e repercussão que eu imaginava. Vários devem ter sido os motivos, especialmente devido a visão superficial da maioria dos leitores de redes sociais.


Torcedor Corneta

Torcedor corneta era, tempos atrás, aquele que ia a treinos e depois ficava no estádio buzinando no ouvido do treinador ou de jogadores no banco de reservas. Deste tipo de torcedor surgiram expressões e histórias como o ´treinador burro mas com sorte`. E outras curiosas como torcedor zoando outro por ´queimar a língua`.

Assim sendo, estamos implementando mais um verbete ao dicionário ´Torcida Cruzeirense de A a Z` (visualizar em http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=314 ), com duas acepções, uma de antes da vulgarização das redes sociais e outra depois.

Corneta: Denominação do torcedor cruzeirense que dá palpite em tudo, especialmente sobre questões táticas e técnicas, que tem treinador e jogador de estimação e é imediatista. (1) Habitante de geral ou cativa que tem tudo na ponta da língua e nunca sequer jogou futebol. (2) Habitante de rede social e teclado que se acha o máximo no fantasy game e pensa que futebol é joguinho.


Desejos

Reconheço que, muitas das vezes, tenho recaídas e faço como estes tipos aqui (des)qualificados. Entretanto, o que mais tem me deixado irritado é a quantidade de sem noção que faz questão de dar palpites completamente errados só pelo prazer de ser idiota.

Sonho com um ´dia de corneta`.

Imaginei o seguinte: A diretoria do clube teria um diretor de relacionamento com a torcida que teria contato com todos os torcedores. Eventualmente, os torcedores que fossem Sócios do Futebol (o programa agora chama Sócio 5 Estrelas) poderiam trocar seus ´cruzeiros` por um dia de cornetagem.
É uma recompensa simples, um dia vivendo o time e tendo o direito de fazer uma resenha-corneta. Mas, pensando bem, eu usaria a hashtag #SQN. Conheço gente que já teve esta oportunidade e o que fez? Foi tirar foto, pedir camisa de jogador, arrumar um jeitinho de ficar perto dos ídolos da vez. Isto é torcedor? Claro que não é … é simpatizante de jogador. Tá nem aí para o clube ou para o time.


Corneta Alternativo

Existem técnica e técnicas de escrita e abordagem, uma questão importante é ´entrar na cabeça` de quem lê para atingir a todos. Escrever 280 caracteres é fácil, qualquer um interpreta como quer e foda-se o mundo. Antes da Internet, um escritor procurava ´mil leitores`, hoje em dia, ´milhões de escritores` procuram um leitor. E aqui neste ponto faço o teste que dá a verdadeira medida da ideia do corneta alternativo. Quem leu tudo com atenção e conseguiu chegar até aqui sem ter dor de cabeça e pensando no assunto, poderá comentar com propriedade.

Minha proposta de corneta alternativo é simples. Perguntas e respostas dirigidas a jogadores, técnico, dirigentes. Perguntas seriam objetivas e diretas, escolhidas por gente que pensa (IMNSHO eu poderia ser o selecionador), feitas pelo diretor de relacionamento com a torcida, respondidas no site ou em qualquer lugar.

Existem perguntas que revelam uma proposta que vai muito além da cornetagem imediatista, pueril e termocéfala de torcedor que tá mais preocupado com a zoação dos adversários do que com os problemas do clube e do time.

Este torcedores cornetas sem noção NUNCA serão torcedores, quiçá simpatizantes. O que me deixa muito triste é que até para esta ideia funcionar, tem que ter ´intermediário` roubando a ideia e ´agenciando` a conversa. P Q P !


P. S.
Aqui, neste contexto de corneta, desqualifico e não reconheço o que chamam por aí de influencers. Este povo, no Cruzeiro, são erva daninha e os que recebem para influenciar são o estado da arte da hipocrisia e canalhice. Cancro puro.



---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 romarol | N�o definido | 28-09-19 12h21min
Evandro, as pessoas gostam de mediocridade. Pensar, doí!
 pyxis | BHZ | 30-09-19 15h49min
Romarol, fico feliz pelo seu comentário.
Muito além de ser o único leitor (outros leem, temos as estatísticas bem detalhadas como, por exemplo, o tempo máximo, médio e mínimo de cada leitura)... por isso coloquei aquela frase lá no meio...
Parabenizo-o por ter a coragem de comentar... tem gente que ficou mais de 6 minutos, foi, voltou e não teve coragem para comentar (ou teve alguma dificuldade operacional!).
Vamos em frente ! ! !
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/10 - 12h54 [1 coment.]
Feminino vence o primeiro clássico da história do futebol mineiro 

20/10 - 07h06 [4 coment.]
Cruzeiro vence primeira fora de casa e pode ficar fora da ZR4 

18/10 - 17h41 [1 coment.]
Sub-14 sofre revés e se despede da Copa Brasileirinho 2019  

18/10 - 12h11 [1 coment.]
Crise: Cruzeiro adota novo formato administrativo temporário 

18/10 - 12h02 [1 coment.]
Cruzeiro vence América e garante vaga na final do Mineiro Sub-17 

18/10 - 12h01 [1 coment.]
Crise: Rodada ´perfeita` reduz possibilidade de rebaixamento  

18/10 - 11h55 [1 coment.]
Cruzeiro terá novidades em relação ao uniforme da Adidas para 2020 

17/10 - 12h17 [1 coment.]
Sub-14 bate Botafogo (RJ) e vai às quartas da Copa Brasileirinho  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - 20 ANOS - Contatos para Webmaster