Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

22/11/2018 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - 15 anos

Os torcedores cruzeirenses estão muito confusos. Eu chamaria de mediocridade . . .


Modinha

Muito tempo atrás, para ser mais preciso em 2004, falei que tinha muita gente que precisava aprender a torcer ou reaprender. É claro que fui atacado por todos os lados. Ao contrário de muita gente que tem medo de pedradas, eu as recebo com naturalidade e, para ser bem sincero, avalio que a maioria das críticas e pedradas, especialmente quando falam da pessoa; quando citam ´voadoras` e levam para o lado pessoal esquecendo do conteúdo da minha opinião, referendam e fortalecem o meu pensamento.

Desde 2004

Quando falei sobre a mudança de comportamento, estava me referindo a termos ganho a Tríplice Coroa. Neste ano (2018), completam-se quinze anos daquela maravilhosa conquista. Eu disse que aquelas vitórias, ainda exclusivas do Cruzeiro, seriam um fardo e transtorno, e que o torcedor não saberia tratar e viver com elas.

As temporadas seguintes da Tríplice Coroa (2004 e 2005) foram das piores nos últimos 25 anos. De lá pra cá ganhamos muito, mas aqueles anos não ensinaram o torcedor do Cruzeiro a pensar e ter um pouquinho de racionalidade. Tá ! Sei que o irracional está acima de tudo e de todos quando o assunto é futebol.

Temos mais uma geração de torcedores. Afinal são passados 15 anos e quem nasceu em 2003 já está torcendo nas arquibancadas e se achando o maior torcedor do mundo, mesmo que vá para a arquibancada para fazer selfie ou mostrar seis dedinhos nas mãos. Isto é ser ´torcedor` em tempos de fantasy games desenfreados.

Não me sai da cabeça quando estava em Brasília, no time de 2009, o Cruzeiro ganhando de alguém, quase 90 minutos de partida, Marquinhos Paraná pega uma bola e a retêm. Aí um torcedor modinha ao meu lado começa a gritar: acelera... acelera ... acelera ... como se tivesse um joystick na mão e devesse acelerar para fazer alguma coisa a mais. E eram 90 minutos de jogo, estávamos ganhando e a competição não terminaria ali.

Sinal dos tempos !


E vai piorando

Estes torcedores desta geração, e os que precisavam aprender a torcer, não fizeram o dever de casa. Tem cada coisa que surgiu que assusta. Vejo crianças com menos de doze anos muito bem articuladas para falar das coisas do futebol, entrentando com atitudes completamente incompreensíveis.

Reflexo claro do que os pais ´ensinaram` neste últimos anos.

Não se vê mais aquele ´somos torcedores exigente, por isso somos multicampeões ...`, mesmo porque esta idiotice não tem mais nenhuma sustentação. Mas vemos coisas piores por parte da torcida.

Futebol mudou muito, mas como no caso da ´caixinha de leite` com o escudo do Cruzeiro, que o cruzeirense não compra, comprova que a irracionalidade do torcedor piorou muito.

As redes sociais potencializaram torcedores que querem seus segundinhos de fama através dos canais digitais. É cada coisa surreal. Um destes cruzeirenses me bloqueou simplesmente porque eu disse que ele tinha conteúdo mas a forma estava um pouco fora de algo que um cruzeirense honesto deveria passar.

Enfim, tá ficando muito complicado ver nas arquibancadas o reflexo e a repetição de comportamentos de redes sociais. O desrespeito que tenho presenciado com mulheres, idosos e outros é assustador.
Esta gestão do Wagner Pires de Sá pode mostrar que o comportamento da torcida pode sempre piorar e o distanciamento do clube pode ser fatal. Já vejo movimentos de torcedores falando no Cruzeiro FUTEBOL Clube e desprezando outras modalidades como vôlei, atletismo, futebol americano.

Tenho pensado, seriamente, como vou ter que torcer daqui um ou dois anos. E as perspectivas não são das melhores.


---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 27-11-18 13h41min
Não há perspectivas de melhora...Ontem resolvi testar os palmeirenses de ocasião dizendo que o Cruzeiro também é deca (6 CB - 1BR). Poucos contra argumentaram....
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
08/12 - 07h36 [3 coment.]
Cruzeiro: raio-X da situação contratual do elenco 

07/12 - 17h00 [1 coment.]
Torcida do Cruzeiro rompe 1 milhão de presentes na Toca 3 em 2018 

02/12 - 06h12 [4 coment.]
Cruzeiro enfrenta Bahia no Pituaçu em ritmo de despedida 

01/12 - 19h31 [3 coment.]
Cruzeiro anuncia que recusou proposta de negociação de Romero 

30/11 - 10h19 [1 coment.]
Tríplice Coroa - 15 anos de feito histórico no futebol brasileiro 

29/11 - 18h36 [2 coment.]
Sada Cruzeiro despede-se do Mundial de Clubes com vitória 

28/11 - 19h40 [2 coment.]
Cruzeiro cede ao Palmeiras (SP), direitos sobre o lateral Mayke 

28/11 - 18h48 [1 coment.]
Da Arquibancada - Procuram-se Sombras - Gustavo Nolasco 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster