Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

22/09/2018 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - Sócio 5 Estrelas

Ver cruzeirense nesta confusão, por conta das mudanças do Sócio do Futebol, é deprimente ...

Torcedor Cibernético

O torcedor cruzeirense deveria entender das coisas um pouco melhor. Ver cruzeirense nesta confusão, por conta das mudanças do Sócio do Futebol, é deprimente.

Haja coração!


Fidelidade

Um programa de fidelidade entre torcedor de uma equipe e um clube é uma coisa muito além do futebol ou das recompensas.

Lembro de uma das primeiras, ou a primeira iniciativa do Cruzeiro nesta direção. Um carnê de ingressos para três partidas de uma competição internacional. A expectativa era grande e a torcida não correspondeu como os idealizadores esperavam.

Algum tempo depois surgiu o “Cartão Cinco Estrelas”, de vida efêmera. Logo substituído pelo Sócio do Futebol e que agora está sendo substituído pelo “Sócio 5 Estrelas”. E gerando, como sempre, polêmicas pueris e muito mimimi.


Cruzeiro Sempre ?

Serão estes cruzeirenses ´sempre` cruzeirenses?

Parece que não. São movidos por interesses individuais, nunca aceitam conversar com quem pensa diferente e não admitem que estão excendendo seus direitos sem a contrapartida dos deveres.

Houve uma campanha com o mote ´… para o Cruzeiro, TUDO, do Cruzeiro, NADA...`, que não foi bem assimilada por muitos.

Duas passagens de torcedores sobre as mudanças que são motivadoras desta coluna.

1) Torcedor que se diz Sócio ´cativo` vocifera em rede social.

´… a reclamacao é : Tem jogo neste domingo as 19h. Eu ja tenho de definir se vou ou nao . Se eu deixar para resolver ir no proprio domingo , nao vou poder ir, pois ja passou o prazo de compra. Caso seja um jogo importante como o de quarta feira que vem, o socio vai dancar se perder o prazo para compra, antes podia simplesmente ir que ja estava garantido. E pior os ingressos vao ficar nas maos de cambistas ... so vi desvantagens.`

2) Torcedor Sócio ´Cruzeiro Sempre` faz ameaças em rede social
… sacanagem é o q fizeram com o sócio Cruzeiro Sempre, desconto mínimo para sócios que como eu está a anos ajudando o Cruzeiro. Ano que vem devido a mudança não sei se vou renovar.`


Viva a Metamorfose !

Sou bastante crítico quanto a estes programas de fidelidade que não respeitam as ciências atuariais. Desde o Cartão 5 Estrelas, manifesto-me sobre esta questão. Já ofereci meus poucos conhecimentos sobre o tema, para ajudar a montar mais do que um nome de Programa de Fidelidade, é necessário trabalhar a questão da paixão e fidelidade com recompensas reais e factíveis.

Sou ferrenho opositor da imagem e sustentação de um plano de fidelidade como se fosse uma relação de gôndola. Não estamos falando de pasta de dente (dentifrício, pra nós mineiros), de sabão em pó, de marca de cerveja ou montadora de carros.

Fico absurdado quando vejo parcerias com ´caixinha de leite` e que cruzeirenses não se dão conta dos benefícios que o time terá. Compram o mesmo produto, às vezes mais caro, sem parar e pensar. É da natureza do torcedor irracional.

E fica muito pior quando o Cruzeiro e os gestores não ouvem e nem estudam as sugestões como deveriam preferindo ouvir amigos e gente que diz saber como funciona uma torcida de mais de 8 milhões, a partir de seu mundinho.

O Sócio do Futebol, enquanto nome, não me deixa nenhuma saudade. Enquanto evolução de programa, para mim que tem dois cadastros de sócio cativo, vejo que melhorou em algumas coisas. No geral, acho as medidas mais comésticas e preocupantes do que efetivas e substanciais (pode até ser que eu não tenha entendido nada).

Finalmente, digo que o mal maior que padece qualquer programa de fidelidade de um time de futebol, onde as recompensas financeiras e traquitanas que trocamos, é o de menos (pelo menos pra mim !).

Defendo, desde o início, como escrevi para a diretoria que estava à frente do clube à época, duas coisas simples e complexas. Transparência em tudo que envolva dinheiro do associado fidelizado e participação proporcional deste associado na vida do clube em função da sua contribuição financeira.

Vamos aguardar e ver até onde vão ameaças pueris de desfiliação e insatisfação de associados que não conhecem nem o que contrataram.

Só não gosto de falta de transparência e surpresas e de dar razão para torcedor modinha e sem-noção que acha que paga ´Cruzeiro Sempre` pode ver o jogo onde quiase, em pé e praticando o que de maior existe em falta de civilidade e urbanismo.

Nunca serão ! E, por isso, a maioria dos sócios fidelizados não consegue nada coletivamente.

P. S. Ainda estou muito confuso em relação a critérios de TRANSIÇÃO e em relação a outras cláusulas que reputo MUITO leoninas no atual contrato. Uma relação de consumo com remunerações, recompensas não pode ter cláusulas tão autoritárias assim.

-------------------------------------------------------------------------------

PEDIDO DE APOIO

O torcedor que inspirou esta coluna é real e precisa do apoio de todos e não somente de cruzeirenses. Ele estava na arquibancada nesta decisão e estará em muitas outras mais. Infartou na decisão do rural mas não foi por emoção pois viveu muitas e tem inúmeras outras histórias maravilhosas para contar,

Se você interessa em saber a história e mais detalhes sobre o que precisa este nosso guerreiro, escreva para solidariedade@cruzeiro.org

O coração do guerreiro ainda pulsa, que a força esteja com você.

#TamosJuntos !

---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 estrelado campeao | Ubá  | 26-09-18 08h46min
Bom dia Evandro. Ainda não sou sócio torcedor. Pretendo. Fiz consultas algumas vezes ao clube. Em uma das oportunidades fui até a Timbiras. Á época você não podia adquirir o Cruzeiro Sempre á vista, em dinheiro vivo. Achei muito estranho. E acho que ainda não pode, do tipo adquirir o valor completo à vista, para o ano todo.
 estrelado campeao | Ubá  | 26-09-18 08h48min
As mudanças aconteceram e deveriam acontecer, porém eu manteria os nomes. Ouro, Prata e Bronze qualquer clube do Brasil pode nominar o seu sócio. Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil, estavam ligados à nossa história, sei lá. Muito pessoal essa coisa. Minha visão.
 estrelado campeao | Ubá  | 26-09-18 08h50min
Quanto a quem ser cativo e ter que confirmar a presença, eu acho correto, tendo em vista que se o cidadão não fosse o local ficaria vazio. E clube continua sendo para todos os cruzeirenses, sócios ou não. O que se pode discutir seria o prazo para o cativo definir, só isso.
 estrelado campeao | Ubá  | 26-09-18 09h04min
Fugindo um pouco do tema, mas abordando comportamento do torcedor,que é sua especialidade(não a minha, nem minha pretensão) permita-me apenas tecer comentários a respeito de uma organizada do Cruzeiro. Enquanto Gambás, Sardinhas, Urubus, Colorados e Suínos aderem ao repúdio contra o coiso, uma organizada do Cruzeiro declara apoio a um senador cruzeirense, altamente envolvido naquilo que de muito sujo existe na política tupiniquim. Vejo o ponto que chegamos.
 estrelado campeao | Ubá  | 26-09-18 09h11min
A mesma torcida que leva bandeira do Che. Lembrando que os rosanos fizeram uma bandeira onde retrata o general boliviano René Barrientos, responsável pela ação que matou Che. Diga-se de passagem, vários emplumados repudiaram a atitude dos seus pares, principalmente membros da ***** Marx, dentre outros. Desculpas se estou entrando em campo minado. Mas, achei que não poderia passar batido, e sua coluna acho a mais propícia para expor esse meu particular repúdio.
 estrelado campeao | Ubá  | 26-09-18 09h19min
Justiça seja feita, vários torcedores do Cruzeiro, inclusive da organizada, repudiaram a atitude da mesma. Não passou batido. Se a Vanguarda existisse teria réplica e tréplica.
 pyxis | BHZ | 26-09-18 10h15min
Estrelado,
1) Sobre o SF (aka S5E), tem muita coisa para melhorar e o torcedor Muito o que entender.
2) Sobre torcidas organizadas, sempre fui CONTRA misturar política, futebol e religião... nunca dá certo. No caso em epígrafe, é UMA parte da torcida que recebe os ´benefícios` outra banda não coaduna com este uso ... mas cada instituição tem a cara de seus ´donos`.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
09/11 - 07h02 [0 coment.]
Sada Cruzeiro vence Corínthians em noite inspirada de Le Roux 

08/11 - 11h56 [1 coment.]
Cruzeirenses dos EUA instalam outdoor para comemora Hexa da CopaBr 

08/11 - 09h48 [0 coment.]
Zagueiro Léo, cruzeirense, tem contrato renovado por mais dois anos 

07/11 - 16h40 [0 coment.]
Cruzeiro é campeão de Bocha realizada no Rio Grande do Sul 

07/11 - 09h03 [3 coment.]
Da Arquibancada - O último gol no Bento - Gustavo Nolasco 

07/11 - 08h23 [1 coment.]
Os uniformes e visibilidade em tempos de imagens com alta definição 

06/11 - 11h01 [1 coment.]
Clube Top 100 por ações esportivas, sociais, culturais e de lazer 

06/11 - 09h25 [1 coment.]
Cruzeiro aproxima-se dos 1000 pontos na era dos ´pontos corridos` 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster