Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

02/08/2018 | Joao Duarte
Em defesa de Mano Menezes

É fato que estamos a 10 pontos do líder no Brasileiro, mas, estamos vivos nas 3 competições. É preciso se valorizar isto.

Mundo Azul,


Considero o trabalho de Mano Menezes em 2018 muito bom e projeto melhora muito em breve - Nos últimos dias, especialmente no pós-Copa do Mundo, mais ainda após as derrotas para Corinthians (fora) e São Paulo (casa) tenho observado um movimento crescente das reclamações a respeito da performance do time do Cruzeiro em campo, muito voltadas contra a condução de Mano Menezes.
As reclamações são centradas em alguns pontos comuns :
♦ Montagem do time com perfil muito defensivo - neste capítulo o que mais se reclama é que nosso time, sob o comando de Mano, joga de forma contrária ao nosso DNA, sempre citando a performance realmente muito ruim do nosso ataque, que com apenas 13 gols marcados em 16 partidas é o 3º pior do Brasileirão.

♦ A implicância com a presença de Henrique como 1º volante do time - Neste ponto há que se entender as razões do treinador. Com Romero e Lucas Silva, o time ganha muito em combatividade, marca muito melhor, mas, fica visivelmente enfraquecido no jogo aéreo, especialmente nas ausências de Dedé. Isto precisa ser considerado no futebol atual onde os gols de bolas paradas (faltas frontais, faltas laterais, escanteios e pênaltis) representam quase 50% do total de gols marcados.
Sempre vejo Henrique em campo posicionado para ajudar aos colegas de defesa como opção do passe de desafogo, mas, também entendo os seus críticos porque o considero algumas vezes aéreo à marcação e fora de posição, sem pegar um adversário para marcar, flutuando à frente da zaga. Num sistema com 3 volantes ou com uma trinca de meio, Henrique sempre funcionou muito melhor, mas, desde 2013, o Cruzeiro adota linha com apenas 2 volantes. E a combinação de Henrique com Ariel Cabral, por ser lenta, dificulta muito o Cruzeiro quando é contra atacado. E podem observar que a grande maioria dos gols que temos sofrido nasceu em jogadas de contra-ataque. Então, embora o problema do jogo aéreo seja real, ainda assim, neste momento eu optaria por Romero ao lado de Lucas Silva.

♦ Porque Thiago Neves completou 13 jogos atuando mais de 60 minutos em cada um deles, sem fazer gols ou dar assistências e não sai do time ? - É inquestionável a qualidade técnica de Thiago Neves, ele já mostrou isto sendo o mais importante e decisivo jogador do Cruzeiro em 2017, com gols e assistências, decidindo a nosso favor nos momentos mais importantes. Mas, também é fato que nos últimos 3 meses o futebol dele está DEPRESSIVO. Escrevi sobre isto na coluna anterior.
Entendo as razões do treinador em permanecer com o seu atleta mais renomado em campo, porém, tudo tem um limite.
Creio que o calvário de Thiago Neves esteja chegando ao fim e que finalmente no solo sagrado do Maracanã ele irá ressurgir em grande estilo. De outra sorte, Mano terá que tomar outra medida. Robinho todas as vezes que é deslocado para o centro rende muito mais, cria situações de gol e depois da parada da Copa tem sido de longe o nosso líder de assistências para os poucos gols que a equipe tem feito. Jogando aberto na direita, como a conformação tática proposta pelo treinador ele perde importância e se desgasta muito mais, pois, tem papel fundamental na composição do sistema defensivo.

♦ Baixo número de gols marcados - observe-se que o time cria muitas chances de gols nos jogos, mas, a eficiência é baixa demais. Além disto, o time mostra pouca eficiência nos lances de bola parada.
A explicação é que pelo fato de compactar o time muito atrás, o Cruzeiro ainda por cima não tem o jogador de velocidade para a puxada de contra-ataques e tem passagem lenta da defesa para o ataque.
E por terem que percorrer uma grande distância até a conclusão a gol, o nosso jogador já faz isto cansado, o que explica a baixa eficácia nas conclusões.
Outra coisa são os nossos laterais que pararam de fazer os cruzamentos da linha de fundo e desta forma, dificultaram o trabalho dos nossos atacantes e em especial do nosso centroavante (Fred fez 1 gol, Barcos 1 gol, Raniel 7 gols e Sassá 5 gols em 2018).

♦ Montagem do elenco - será que houve falta de planejamento para a parte ofensiva do Cruzeiro ?
:
a) jogadores de lado de campo / velocistas - Este é outro ponto que tem sido muito criticado. A ideia inicial do Cruzeiro era se ter como opções de velocidade : David (titular), Rafinha, Rafael Sóbis, Sassá, Judivan, além de subir o Marcelo que havia se destacado nos campeonatos da categoria sub20.
E no início do ano ainda se tinha no elenco Judivan (voltando de contusão, teoricamente teria poucas chances de atuar, em função das muitas opções do elenco e acabou emprestado ao América, onde poderia jogar / se recuperar melhor) e Rafael Marques (teve seu contrato rescindido e foi para o Sport).
b) centroavante - O Cruzeiro tinha no início do ano Fred (titular), Sassá, Raniel, Judivan, Rafael Sóbis e Rafael Marques para usar na função de centroavante. Certamente em função disso o Cruzeiro liberou o Thony Anderson para ir sob empréstimo para o Grêmio. Com excesso de opções o Cruzeiro liberou Judivan e Rafael Marques. De repente Fred e Sassá se contundiram. Raniel sentiu uma contusão e na parada da Copa o Cruzeiro teve que voltar a usar Sóbis na função. Isto justificou a contratação de Barcos.
c) Meias de Ligação : Thiago Neves, Robinho, Arrascaeta, Rafinha, Bruno Silva e Mancuello são as opções do elenco, que ainda pode usar Raniel na função.
A montagem foi bem feita. O que ninguém contava era com a má fase simultânea de Thiago Neves, Mancuello, Bruno Silva e também de Robinho (até a parada da Copa do Mundo), coisa que nenhum planejamento tem como prever.
Comentário : O elenco do Cruzeiro foi bem montado, porém, perdeu peças importantes ao longo do ano, mudou demais e por esta razão o componente entrosamento foi diretamente afetado. Mano Menezes pensou num time, acabou tendo que usar a contingência da contingência, fato que muitas vezes não foi considerado pelo torcedor do Cruzeiro.

☻ Porque continuo defendendo o trabalho de Mano Menezes ? - Vamos ter uma disputa muito complicada contra o Flamengo (8as de Finais da Libertadores), demos um passo importante na Copa do Brasil (vitória sobre o Santos na Vila pelas 4as de Finais, ver abaixo) e é fato que estamos a 10 pontos do líder no Brasileiro, mas, estamos vivos nas 3 competições. É preciso se valorizar isto.
Porém, alguns pontos precisam ser esclarecidos :
♦ Poupar jogadores - Mano Menezes vem tentando não deixar nenhum jogador completar 6 partidas seguidas, especialmente se o Departamento de Fisiologia detecta qualquer possibilidade de contusão (Fábio e Léo tem sido exceções).
Muitos argumentam com razão que o Flamengo não tem poupado os seus jogadores, que o Cruzeiro teria que colocar os melhores em campo de igual forma.
Vamos ver as escalações dos times neste final de semana e observar como irão reagir os treinadores dos clubes envolvidos em 3 competições (Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil) nos jogos de Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Santos, Grêmio e Palmeiras... Pode-se discutir uma escalação ou outra, mas, em minha opinião a opção do Cruzeiro foi acertada, girando o elenco e minimizando as contusões, mas, mesmo assim houve situações-limite com Robinho, Edílson e Barcos. E infelizmente a opção de poupar teria que ser mesmo exercida em jogos do Brasileiro. O Cruzeiro perdeu 2 jogos e se distanciou do líder Flamengo. Trata-se de um exagero dizer na 16ª rodada que o Cruzeiro abriu mão do campeonato. Ficou difícil, mas, ainda há tempo de reagir.

♦ Piora do sistema defensivo - Isto é um fato. Dos 39 jogos do ano, Fábio saiu de campo sem levar gols em 22 partidas. Porém, entre as vitórias sobre o Ceará (1 x 0) e Santos (1 x 0), o Cruzeiro levou gols seguidos em 10 partidas, o que piorou drasticamente o aproveitamento acumulado de Fábio que antes disto havia levado 9 gols apenas em 28 partidas (Média = 0,32 gols/ partida). E agora soma 24 gols em 39 partidas (média = 0,62 gols / partida). Ainda assim, o Cruzeiro ainda figura como a 3ª melhor defesa do Brasileiro.

♦ Ataque inoperante - Se as médias no Campeonato Mineiro e na Libertadores eram razoáveis, o fato é que no Brasileiro com apenas 13 gols em 16 partidas, o Cruzeiro tem seguramente sua pior média desde 2011. E é este ponto que mais está marcando negativamente o trabalho do treinador, notadamente no pós-Copa.
Era esperado com a liberação dos contundidos, a chegada de Barcos, que o rendimento ofensivo do Cruzeiro fosse melhorar, porém, o fato não aconteceu.
Em defesa do treinador se pode destacar a queda de performance de vários atletas do nosso sistema ofensivo, a contusões e indisponibilidade de jogadores como mostrado acima.
Contra argumentando é também fato que o Cruzeiro dificulta o processo de fazer gols por posicionar o time e compactar as suas linhas sempre atrás do meio-campo, fato que irrita o torcedor acostumado a ver o time propor o jogo, avançar suas linhas e subjugar os seus adversários, coisa indexada à nossa escola de jogar futebol desde que o esquadrão de Ayrton Moreyra detonou o Santos na final da Taça Brasil de 1966.
Mas, também sabendo se encolher, jogar defensivamente e saindo em velocidade nos contra-ataques. Ao ter que optar por um meio de qualidade (Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta) para atuar atrás de Barcos, o Cruzeiro fica sem a opção de velocidade e marcando muito atrás, para se compactar, a construção ofensiva fica realmente prejudicada.
A saída será a subida de produção dos nossos meias (física e técnica), especialmente de Thiago Neves. E nossos atacantes voltarem a acertar a rede.

☻ Santos 0 x 1 Cruzeiro - Se contra Corinthians e São Paulo o Cruzeiro criou várias chances de gol (pelo menos 8 situações claras em cada partida), perdeu todas e ainda levou 4 gols dos adversários (especialmente em jogadas de contra-ataque), contra o Santos a coisa foi ligeiramente diferente.
Vamos listar os lances mais relevantes da partida :
5 min - Arrascaeta cobra o escanteio no primeiro pau, Thiago Neves desvia de cabeça, mas por cima do gol de Vanderlei.
23 min - Jogada pela direita do ataque do Santos. Vitor Ferraz cruza, Bruno Henrique ajeita a bola sobra para Pituca na meia-lua. Ele bate, a bola desvia em Dedé e fica fácil para Fábio defender.
34 min - Arrascaeta recebe de Robinho na grande área, tenta tirar de Vanderlei, mas não consegue. Goleiro do Santos sai bem e abafa a tentativa do cruzeirense. Esta foi a melhor chance do 1º tempo.
35 min - Lucas Silva bate de fora da área. Vanderlei, bem posicionado, espalma para lateral.
39 min - Gabriel recebe na esquerda e bate cruzado, forte. Rodrygo tenta desviar de letra, mas manda para fora.
52 min - Ótima jogada de Bruno Henrique pela esquerda, ele com um drible seco deixa Romero no chão, avança e cruza na pequena área em direção a Gabigol. Fábio se estica e tira a bola, Dedé alivia o perigo definitivamente.
57 min - Bola levantada na área do Cruzeiro, Gabigol ao perceber um toque de Lucas Romero, se joga no chão. A torcida e o atacante santista reclamam. O lance é consultado no VAR (a 1ª consulta feita num jogo entre clubes no Brasil) e se constata que não houve nada. LANCE MARCANTE em função do uso da ferramenta.
63 min - Grande jogada de Rodrygo pela direita, ele faz fila e deixa Egídio e Léo para trás, mas é derrubado na entrada da área. A bola sobra para Gabriel, o juiz dá a vantagem. O atacante bate, mas para fora.
67 min - Victor Ferraz tabela com Pituca e recebe bom passe dentro da área, cruza para trás, mas Dedé aparece na hora certa e tira a bola de Gabigol, que estava em boa posição para finalizar.
71 min - Arrascaeta levanta de 3 dedos na área do Santos. Vanderlei ia sendo coberto, mas, se estica todo e tira de soco. Na sequência, Lucas Silva arrisca da intermediária, mas manda para fora.
78 min - MIRACOLO - Bate e rebate perto da área do Cruzeiro, Dodô manda para o meio da área, e Gabigol, livre, finaliza quase da pequena área. Fábio com reflexo fenomenal, faz ótima defesa e evita o gol do Santos.
79 min - Henrique erra e lança bola para Léo na fogueira, Rodrygo tenta interceptar. Fábio sai do gol de forma oportuna e estoura a bola nas pernas de Rodrygo. A bola felizmente vai para fora.
80 min - Santos 0 x 1 Cruzeiro - Raniel recebe na meia-lua de Robinho, ele balança na frente de David Braz, gira e finaliza no cantinho de Vanderlei, que não consegue alcançar.
O resumo mostra que até mesmo nas chances criadas houve equilíbrio. O Cruzeiro não ficou só atrás se defendendo, mas, perdeu muitos passes durante a partida. Felizmente, as atuações de Fábio, Dedé e Lucas Silva defensivamente evitaram que o Santos abrisse o placar e numa rara oportunidade, Raniel decidiu para o Cruzeiro.
O time celeste fez um jogo consistente defensivamente e saiu com a vitória, abrindo uma vantagem importante para o jogo da volta em BH no dia 15/08.

☻ CONCLUSÃO : Segundo a minha avaliação, o trabalho de Mano Menezes é bom em termos dos resultados alcançados até aqui. Há que se dar os devidos descontos conforme procurei ser justo acima, mas, como torcedor cruzeirense projeto e espero uma melhoria na qualidade do futebol apresentado, a manutenção dos bons resultados e que o mês de Agosto seja parecido com o mês de maio.
É tempo do torcedor cruzeirense se unir em torno do time. Que venham novas conquistas, afinal a nossa camisa pesa na hora das decisões e deixemos o Mano Menezes trabalhar quietinho no Cruzeiro.

As homenagens desta coluna hoje vão para : Evandro Oliveira, Rômulo Rodrigues Jr., Anderson Olivieri, Benny Gesmundo e MRR; Ronito e Hélio Sangue Azul; Vitor de Vitória, Rodrigo Ferrari e Marco de Curitiba.

E de Conceição do Mato Dentro-MG : Hoje vou escalar os times no famoso clássico do infanto do Esporte Clube Conceição em 1972, que terminou em 4 x 4 : Time Vermelho - Tão, Antônio Precheca, Toco, Túlio Zânder e João Duarte; Reginaldo Santa Barbara, Rosca e Sebastião Costa Filho; Yeyê Simões, Palavrinha e Gabriel do Jacinto.
Time verde foi formado por Fernando Guarajara, Francisco de Assis Aguiar ou Procópio, Antônio Sadi da Silva, Gilson do Fico e Eurípedes Lima Camargo; Levi de Almeida Caneiro, Robson Guimarães e Pico Lima Guimarães; Precatinha, Beto do Bruno e Xistinho.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido











Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 02-08-18 18h19min
Juro que não entendi...
Sério...
Você afirma que continua defendendo e avalia do trabalho como ´BOM` (na minha época de escola, ´bom` era nota 7 ou 8 e, IMNSHO, MANO em cada 10 jogos, tira 7 ou 8 em no máximo DOIS) sendo que 80% das suas considerações sobre o trabalho do MANO são ´senões` e preocupações...
Não precisa explicar.... nem quero entender !!!
 Joao Duarte | Vit�ria | 03-08-18 07h35min
Evandro,
Você leu só o título da coluna ?
Só pode.
Os resultados de campo até aqui são ruins ?
Há pontos onde é preciso efetivamente se dar o devido desconto para o treinador ou não ?
O aproveitamento dele em pontos até aqui é o seguinte :
- Mineiro = 16 J = 85.4%
- Libertadores = 6 J = 61.1%
- Copa do Brasil = 3 J = 77.8%
- Brasileiro = 16 J = 50.0%
- Geral 2018 = 41 J = 67.5%
Está entre os melhores aproveitamentos do ano entre treinadores.
 Joao Duarte | Vit�ria | 03-08-18 07h39min
E sobre os resultados ?
- Campeão Mineiro.
- Libertadores = campeão do seu grupo.
- Copa do Brasil = passou bem pelas 8as de Finais e encaminhou a classificação nas 4as de Finais.
- Brasileiro = vinha em 3º lugar, antes das 2 derrotas para Corinthians e São Paulo, mas, deve terminar o turno entre os 8 melhores.
Então, embora não tenha feito partidas brilhantes ao longo do ano, conseguiu atingir aos objetivos propostos.
Em função disto considerei BOM o trabalho dele.
 Joao Duarte | Vit�ria | 03-08-18 07h56min
Quer falar das performances do sistema defensivo ?
- Partidas jogadas = 43 (incluindo os 2 amistosos contra o Corinthians realizados na parada da Copa do Mundo).
- Gols sofridos = 30 gols = 0.70 gols/jogo
♦ Rafael = 5 J = 6 gols = 1.20 gols/jogo
♦ Fábio = 38 J = 24 gols = 0.63 gols/jogo
Importante se lembrar que na partida contra o Racing (2x4) aconteceram mudanças de última hora na defesa (suspensão de Léo + Edílson e morte do pai do Fábio) --> ferrou média do Rafael.
 Joao Duarte | Vit�ria | 03-08-18 08h07min
☻ Sistema Ofensivo = o calo do Mano Menezes
- Mineiro = 16 J = 28 gols
- Libertadores = 6 J = 15 gols
- Copa do Brasil = 3 J = 4 gols
- Brasileiro = 16 J = 13 gols
- Amistosos = 2 J = 2 gols
GERAL = 43 J = 62 gols = 1.44 gols / partida
A média de gols é realmente muito baixa comparada com a média histórica do Cruzeiro, especialmente no Campeonato Brasileiro, onde tem deixado a desejar.
Mas, há atenuantes que ajudam a explicar parte do processo.
 Joao Duarte | Vit�ria | 03-08-18 08h11min
Então, preclaro Evandro, foi com base da avaliação conjunta de todo este pacote que arbitrei o trabalho de Mano Menezes como bom e me coloquei como defensor da continuidade dele no comando, quando há uma grita de parte da torcida querendo a saída dele. E digo mais, a imprensa marrom está fazendo campanha para que ele seja demitido aqui e possa ser contratado no dia seguinte para comandar o lado de lá e possa repetir o que fez o CUCA.
Mas, ainda bem que nosso comando do futebol tem juizo.
 Ronito | Marilia | 03-08-18 09h26min
Bom dia, João! Li a sua coluna 2 vezes e concordo que os números são bons. Mas, o futebol não nem agrada! O Mano consegue ser pior que o Marco Aurélio de 2000. Pelo menos, eu via coragem e vontade de vencer no segundo. O time jogava todo torto mas criava oportunidades de gol! Discordo de você em outros pontos: 1) Henrique: Tentei enxergar essa qualidade de jogo aéreo que você mencionou e não consegui me lembrar de um gol de cabeça ou bolas que ele tira na nossa área! Acho muito pouco...
 Ronito | Marilia | 03-08-18 09h29min
...para um jogador de marcação e desarme, ficar somente com essa atribuição! Cara, o Henrique não dá bote, não desarma, é lento, e da espaço demais para o adversário. A sua movimentação confunde o companheiro de equipe e facilita o trabalho de quem parte pra cima do nosso time! Não conheço 1 Cruzeirense que pensa como você.
 Ronito | Marilia | 03-08-18 09h36min
Sobre a montagem do elenco: não tem como discutir, você que para sem estatística não devia avaliar como positiva! É só olhar quem foi contratado e como estão jogando! Perdemos Diogo Barbosa, Hudson e Alison, vieram Bruno S, Mancuello, Fred, Edilson, David. Quanto recebemos pelos titulares que saíram e quato pagamos pelos nossos reservas que vieram? Não tem como defender isso! Erraram feio na reavaliação do elenco de 2017 e, nas necessidades pontuais para 2018!
 Ronito | Marilia | 03-08-18 09h40min
Ainda sobre o Thiago Neves... A resposta é: Ele não quer jogar no Cruzeiro, tá caghando e andando pra torcida! Recebendo em dia é onque importa! Se auferia do Itair era unir os campeões do Fluminense em 2009, deviam ter contratado o Abelão para comandar esse time!
 Ronito | Marilia | 03-08-18 09h46min
Sobre a permanência do Mano e desvarios jogadores desse elenco que eu já mencionei, quero mudança, reformulação para 2019! Não gosto de jogo burocrático. Não tomar gol é fácil, Joel santana, Celso Roth também conseguem fazer isso! Difícil é fazer gol jogando atrás! Quando o cara é bom, quando o time é bem treinado, o coletivo aproveita as oportunidades e as convertem em gols!
 Ronito | Marilia | 03-08-18 09h50min
Já sabemos até onque vai ser dito nas entrevistas! Quando ganhamos de 1x0:”Vocês precisam entender que o futebol é resultado, nós sabemos o que estamos fazendo, vivemos o dia do Cruzeiro...” Quando empatamos: “ Faltou acertar os detalhes” Quando perdemos: “Vocês precisam entender que do outro lado, eles também querem ganhar”! Cara, não aguento mais isso! Chega!!! Tá faltando alguém pra chegar no vestiário e chamar os vagabundos de canto e falar, ou joga ou tá fora, tá faltando vergonha na cara!
 Joao Duarte | Vit�ria | 03-08-18 10h08min
Prezado Ronito,
Acho que você teria que ler uma 3ª vez a minha coluna.
Em 1º lugar eu disse que a minha dupla de volantes seria Lucas Romero e Lucas Silva.
Em 2º lugar eu afirmo que Henrique marca mal, não pega ninguém e muitas vezes é aéreo na marcação.
Em 3º lugar eu disse entender a preocupação de Mano Menezes com a elevação de estatura ao optar por Henrique ou Ariel Cabral visivelmente mais altos que Romero.
Uma coisa é entender outra coisa é concordar...
 Joao Duarte | Vit�ria | 03-08-18 10h10min
Ai você propõe tirar o Mano Menezes e quer colocar quem no lugar dele ?
E quais valências que este profissional tem que o fazem crer que vai fazer o elenco do Cruzeiro jogar bola como você diz ser possível ?
 Ronito | Marilia | 03-08-18 11h34min
Concordar é diferente de entender! Rsrs... nesse caso, estamos alinhados! Sobre o Henrique, eu nao mencionei as suas preferências, estava me referindo à qualidade que você “acha” que o Mano viu e por isso o utiliza! E eu respondi que não vejo essa qualidade nele, pelo contrário, ele não tem qualidades, nem como opção de 3o volante! Entenda, Henrique sempre vai ser 1 a menos.
 Ronito | Marilia | 03-08-18 11h43min
Em relação ao Mano, eu mencionei que quero uma reformulação para 2019, não disse que quero a sua saída imediata! Mas, se for para substituí-lo, pelo futebol mais ofensivo, gosto do Dorival, Fernando Diniz, quem sabe Sampaoli, Marcelo Oliveira (ficou dando sopa aí)! Se for prantearmos bronca e colocar etiquetinha no banco, aí penso no Abel, Luxemburgo, Levir, Adilson! Temos varias opções!!! Mas de todos, a minha preferência é pelo Marcelo Oliveira, nesse caso, devemos esperar 2019
 Joao Duarte | Vit�ria | 03-08-18 12h40min
Ronito,
Com tanto treinador por aí você vir me falar no Indio Sioux e no Fernando Diniz, só pode ser fanfarronice.
Um é maluco, ataca igual doido... Não convenceu.
O outro tem um sistema que ainda pode funcionar, mas, que depende muito de ter tempo e qualidade dos atletas.
Fernando Diniz para dar certa precisa ficar um ou dois anos num clube... É minha opinião.
Os resultados são de longo prazo e no Brasil isto não vai dar certo.
 Ronito | Marilia | 03-08-18 13h18min
João, você está fazendo previsões sobre esses treinadores! Tá brincando de mãe Dinah? Não tem como adivinhar se vai dar certo ou não! Veja o Carille , ninguém acreditava que ia dar certo! Eu defino as minhas preferências de acordo com o que vejo, e no momento, o estilo de jogo do Mano não me agrada! Você me pediu nomes, eu citei vários que jogam como eu gosto! Gosto é gosto né? Mas eu disse que a minha preferência no momento é o Marcelo Oliveira! E acho que ele já provou que sabe campeonar.
 Joao Duarte | Vit�ria | 03-08-18 13h49min
Ronito, 1 - Se for basear nos últimos trabalhos dos treinadores. Por acaso os últimos trabalhos de Dorival Jr., Fernando Diniz, do próprio Marcelo Oliveira, de Luxa, Levir ou Abelão foram bons ? --> Creio que não.
2 - se for basear pelo estilo de jogo ?
- Você parece gostar de técnico voltado para os sistemas ofensivos, pelo exposto.
Neste caso o nome do Marcelo Oliveira merece ser lembrado porque o time dele jogava bonito e ganhava. Fernando Diniz não teve sorte no Furacão. FATO
 Ronito | Marilia | 03-08-18 14h11min
João, se for pelo histórico de títulos dos treinadores, me responda essa: Qual foi o último grande trabalho do Mano antes de vir para o Cruzeiro? Com esse pensamento, ninguém ia trocar de treinador nunca!
 Ronito | Marilia | 03-08-18 14h19min
Sobre o segundo comentário, facilitando a sua resposta da perguntante fiz, O mano foi mal no Flamengo, Corinthians, Seleção Brasileira e o poderoso Shandong da China, e mesmo assim o Cruzeiro foi lá e o contratou! O seu argumento sobre o Fernando Diniz não tem cabimento! Está dizendo que foi mal no CAP, significa que vai mal no Cruzeiro?
 Ronito | Marilia | 03-08-18 14h23min
Complementando: Sim, como eu disse lá em cima, o Marcelo Oliveira é a minha preferencia!
 Ronito | Marilia | 03-08-18 14h25min
Pra não dizer que estou perseguindo o Mano, vamos mudar de praça! Me diga o último grande trabalho do Renato Gaúcho antes de assumir o Grêmio?
 _vitor | Vitoria | 03-08-18 15h51min
Não entendi muito bem tbm não. Vc começa falando em defesa do Mano, mas apresenta pontos que vão contra o Mano! DNA diferente do nosso, insistência equivocada com Henrique no time, TN30 mal e baixo número de gols. Sobre o bom planejamento, só vejo vc e o PC Almeida defendendo com unhas e dentes.. Pra mim, foi péssimo e mostrou mais um sinal no jogo contra o Santos. Nosso lateral CARÍSSIMO foi pro banco por deficiência técnica, sendo substituído por um volante improvisado
 _vitor | Vitoria | 03-08-18 15h51min
Dos jogadores de lado de campo, somente o David é velocista! Rafinha é rápido, mas não é aquele jogador que parte pra cima do adversário. Não acho nem um pouco sensata a decisão de liberar o Alisson e apostar num velocista machucado. E outra: vc fala 'que ninguém contava era com a má fase simultânea de Thiago Neves, Mancuello, Bruno Silva'.. Quando foi a boa fase do Mancuello pra vir caro desse jeito? E o Bruno Silva?! 32 anos e pouco se destacou na carreira (terminou o ano jogando mal e vaiado)
 _vitor | Vitoria | 03-08-18 15h52min
Sobre o Thiago, não acho nem um pouco que ele foi o mais importante e decisivo em 2017. Coloco o Hudson e o Fabio, por exemplo, mais importantes na conquista da Copa do Brasil. Não entendo esse 'agora vai!', 'no próximo jogo ele ressurge '.. O cara em má fase indo em boate, fica bebaço e com treino no outro dia. 0 comprometimento! E pra terminar: Cruzeiro tem a comissão mais cara do Brasil, e com mais tempo de trabalho. Em algum momento o Cruzeiro apresentou um futebol agradável de se ver?
 S@muel | Jaboticatubas | 03-08-18 16h08min
Acho que a piora da defesa ocorreu justamente porque o Mano está tentando um jogo mais ofensivo e não está conseguindo. Não se assustem se a retranca piorar. Aliás, a CB do ano passado foi conquistada na base da retranca e quase ninguém reclamou. O Mano vai pensar nisso.
 pyxis | BHZ | 04-08-18 13h23min
Joaozinho Caixaba,
Somente DUAS observacoes:
1) Voce ta muito nervoso e pensando somente com o figado
2) Voce tem escrito muito do mesmo, repetidamente (pleonasmo consciente, viu?)...
#FICAaDICA !!!!


Nem vou prosperar... Be Happy com seu MANO !
 JOAO COSTA | BRASILIA | 05-08-18 11h08min
JD, de maneira geral, acho seus comentários e colunas pertinentes, mas, nesse caso, acho que você fez uma brutal ginástica para defender o MM. Nosso time joga feio tanto nas vitórias como nas derrotas. Essa conversa de priorizar CBr e Libertas é desculpa pronta para um eventual, e acho que previsível, fracasso no Brasileirão, nossa principal competição.
 Joao Duarte | Vit�ria | 06-08-18 07h52min
Prezado Evandro,
O fato de residir no ES há mais de 30 anos não muda a minha naturalidade. Nasci em Conceição do Mato Dentro - MG há 59 anos e vou morrer sendo mineiro, até porque preservo minhas raizes e o meu sotaque. Não passei a torcer pelos times do RJ, muito antes pelo contrário, sempre fiz um trabalho de formiguinha por aqui, gerando novos cruzeirenses, com ações individuais.
Tive muito orgulho e felicidade ao ver o Cruzeiro dividir torcida com o Flamengo aqui no estado...
 Joao Duarte | Vit�ria | 06-08-18 07h56min
No jogo contra o Flamengo no Kleber Andrade, aquele que o Abila perdeu 3 gols cara a cara e o Mancuello fez o gol da vitória deles no final, a nossa torcida encheu o espaço que nos foi reservado. E encheu com a maioria de gente aqui da terra mesmo.
Fizemos festa e não teve uma só confusão, mesmo entrando ou passando por área comum.
Felizmente o ES é um estado pequeno, mas, que tem progredido a olhos vistos e hoje é a 8ª economia do país, entre 27 federações.
Falo isto com orgulho...
 Joao Duarte | Vit�ria | 06-08-18 07h59min
Prezado João Costa,
Eu também gostaria de ver o time praticando um melhor nível de futebol e creio que com este grupo de jogadores poderemos melhorar e muito.
A má fase dos nossos atletas mais importantes vai passar.
O olho gordo que tirou o Fred de campo, vai passar.
A má pontaria do time que mais conclui a gol e menos gols faz, também vai passar. E o Cruzeiro voltará aos seus grandes dias. Quem viver verá.
 heliosangueazul | São Paulo | 06-08-18 11h20min
João, parabéns por mais uma ótima coluna sobre um tema bastante polemico do comando técnico do Cruzeiro. Levando-se em conta que você aprova o trabalho do MM em 2018 pelas estatísticas que talvez seja o principal ponto, concordo. Porém você mesmo cita vários pontos que poderiam melhorar, e na maioria passa pelo treinador, tá certo que nem tudo é perfeito, se fosse assim o time seria imbatível, mas acho que o maior problema do MM são suas convicções das quais ele não abre mão nunca...
 heliosangueazul | São Paulo | 06-08-18 11h32min
...Acho que se ele usasse o bom senso muita coisa poderia ser melhorada, digo isso porque estou bastante preocupado com os próximos confrontos da LA e CB. Entendo que se não melhorar esse futebol que o time está jogando, dificilmente passaremos pelo Flamengo por exemplo. Sinceramente, não gosto de fazer projeções pessimistas, mas confesso estar preocupado , claro que torço muito para eu estar errado, tomara que o MM consiga fazer o time jogar um futebol que nos passe mais confiança.
 heliosangueazul | São Paulo | 06-08-18 11h40min
Acho também que o brasileiro já era, máximo que podemos almejar é ficar entre o seis primeiros. Quanto a LA e CB estamos em fazes agudas, onde qualquer vacilo já era. Vamos ver, pois conhecimento o MM tem, deve saber muito bem o que fazer.
 Ronito | Marilia | 06-08-18 16h19min
Pelo silêncio e por não responder ao meu questionamento, acho que quebrei o seu argumento! Rsrsrs
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 06-08-18 20h40min
JD , mais uma vez obrigado pela homenagem!Acho que alguns dos problemas que estamos enfrentando este ano ficou por conta da montagem do elenco!Não consigo entender abrir mão do Hudson para ficar com B.Silva.Acho que a contratação do Mancuello foi um erro enorme.Acho também que o ciclo do Henrique já está no fim,jogador que marca mal, erra muito passe , deveria ser banco a muito tempo.Gosto muito do Lucas Romeiro , porém ele de volante ficamos com meio muito baixo.Temos a necessidade cont.
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 06-08-18 20h48min
Continuando , temos que contratar um volante de pegada forte e que seja de boa estatura. Vejo alguns comentários nas redes sociais , criticando o Fred , como se ele tivesse machucado de propósito , um absurdo.Temos que fazer vários ajustes na montagem do elenco de 2019.Temos que já ir vendo um Lateral Esquerdo e um direito ,um atacante de velocidade mais que tenha qualidade.Um meia de ligação e se o Arrascaeta for vendido teremos muito trabalho para repor !
 rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 06-08-18 21h00min
E a lista de dispensa para o planejamento de 2019 ? Na minha segue : Bruno Silva,Mancuello,Ezequiel,Marcelo Hermes ! Agora teremos vários para serem moedas de troca : Henrique ,Cabral,Rafinha,Manoel,Sórbis e outros para serem analisados o que fazer : Edmilson,Egydio ,Sassá .
 JOAO COSTA | BRASILIA | 07-08-18 18h56min
Rodrigo ferrari, você viajou na maionese! Fumastes orégano estragado, menino? Vender o Henrique, Bruno Silva,Cabral, Manoel,Edilson, Egydio e Sassá, pra trazer quem, cara pálida? A não ser que alguém pague uma grana alta por cada um deles, pouco provável, sua proposta é papo de maluco. E lembre-se que o Lucas Silva pertence ao Real Madri. Fred foi uma contratação de risco, muito cara e perfeitamente dispensável, fruto da megalomania do lunático Itair Machado com o aval do doido presidente.
 Rodrigo Ferrari  | Pindamonhangaba | 09-08-18 16h01min
João Costa , aonde você leu que falei na venda do Lucas Silva ?? Leia novamente!!Quem eu falei em vender ??Segue aqui :Bruno Silva,Mancuello,Ezequiel e Marcelo Hermes ( este sim não pertence ao Cruzeiro - erro meu !!).Os outro nomes que falei , são nomes para negócio !! Acho que ,quem fumou foi você, meu querido !!
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-08-18 16h53min
Prezado Ronito,
Não respondi ao seu questionamento porque eu não o tinha percebido grande cruzeirense.
Qual a garantia que tenho que o Fernando Diniz não daria certo no Cruzeiro ?
Nenhuma GARANTIA, mas, a certeza de que a nossa torcida é impaciente, que não suportaria metade dos maus resultados seguidos que ele teve no comando do Atlético-PR, esta eu tenho.
Entendo que implantar um sistema como o que ele preconiza demanda tempo e também que os atletas comprem a ideia dele
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-08-18 16h57min
Sinceramente, o que eu percebi do sistema dele é que o mesmo traz consigo muita coisa do FUTEBOL TOTAL que foi adotado pelo genial RINUS MITCHELS na Holanda em 1974 e jamais replicado na história do futebol.
Desde o princípio disse que é muito difícil encontrar 8, 9 jogadores versáteis como tinha a Holanda de 1974 com Haan, Kroll, Van Hanegen, Willy e René Van der Kerkhof, Cruijff, Rep, Neskens, René Resembrink... Eles eram capazes de desempenhar várias funções táticas em campo.
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-08-18 17h00min
Num clube, por melhor formado que seja o elenco dificilmente ele vai ter material humano com a qualidade requerida.
Então o sistema tem que ser mesclado com outras formas de atuar para que se consigam resultados.
E insisto REQUER MUITO TEMPO e TREINOS ESPECÍFICOS de marcação em bloco, posse de bola, deslocamento, movimentação em triângulos móveis e coisas do gênero.
Trata-se de implementar uma nova cultura e realizar com jogadores de futebol esta verdadeira missão transcultural...
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-08-18 17h05min
Finalizando Ronito,
Acredito que há escolas de futebol.
Acredito que a nossa torcida já se acostumou com uma forma do time jogar. Mas, o toque de bola sempre foi uma característica do Cruzeiro, o estilo academia.
O Cruzeiro ontem teve 40% de posse de bola, mas, tocou a bola com inteligência desde o início do jogo.
O time chutou menos a gol, mas, chegou várias vezes com perigo e não seria exagero ter goleado o Flamengo TIDO E HAVIDO como o melhor time do Brasil, em pleno Maracanã.
 Joao Duarte | Vit�ria | 09-08-18 17h09min
Os Fora Mano diziam que o time não havia jogado em em 2018.
Eu havia visto alguns bons jogos do Cruzeiro como a partida contra o Atlético-MG na final do Mineiro, os 4 x 0 contra o Vasco no Rio, também os 7 x 0 contra a La U no Mineirão, os 2 x 1 contra o Atlético-PR na Arena da Baixada, a vitória de 1 x 0 no Santos na Vila Belmiro, ou a virada de 3 x 1 sobre o América-MG .
Mas, indubitavelmente, a vitória de 2 x 0 contra o Flamengo no Rio deste 08/08 foi a melhor apresentação do Cruzeiro
 Ronito | Marilia | 09-08-18 18h38min
João, na verdade, o meu questionamento foi em cima do seu argumento de que um treinador que não tem bons resultados nos últimos trabalhos podem não dar certo no Cruzeiro! Por isso te fiz a pergunta sobre os últimos trabalhos do Mano e do Renato Gaúcho. Sobre o Diniz, ele seria uma das opções e não a principal! Sobre os jogos que você mencionou do Cruzeiro nesse ano, acho muito pouco pelo tanto de partida que fizemos e pelo tempo do treinador no clube!Mas,...cada um tem uma visão. Abs
 Rodrigo ferrari | Pindamonhangaba | 09-08-18 20h32min
JD, em cima do seu comentário em resposta ao Ronito! Não seria interessante o Cruzeiro, por exemplo contratá-lo para trabalhar com o Sub - 20 ??
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
16/08 - 08h55 [1 coment.]
Fábio tem atuação heróica em classificação na Copa do Brasil 

15/08 - 19h52 [1 coment.]
Wagner Pires de Sá relata reunião com CBF e fala sobre VAR no Br´18

15/08 - 10h33 [11 coment.]
Cruzeiro parte em busca da terceira semifinal consecutiva na CopaBr 

14/08 - 18h40 [3 coment.]
Conmebol elege Santiago como sede da final única da Libertadores 2019

13/08 - 10h19 [3 coment.]
Sócio do Futebol tem atendimento modificado na Central no Mineirão 

13/08 - 08h28 [0 coment.]
Equipe de atletismo faz bonito nas ruas de Alagoas e em São Paulo

12/08 - 23h28 [8 coment.]
Cruzeiro é derrotado pelo Br´18 e vê líder a 13 pontos de frente 

12/08 - 09h09 [0 coment.]
Cruzeiro ´vira a chave`e enfrenta o mesmo adversário com time reserv 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster