Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

20/06/2018 | Joao Duarte
Os desafios do Cruzeiro no pós-Copa

O Cruzeiro retoma os jogos no dia 16/07 e se passar pelo Atlético-PR não terá folas de calendário até a primeira semana de setembro

Mundo Azul,


Porque é importante ter elenco... veja o que nos aguarda nas 7 semanas após a final da Copa do Mundo - Em primeiro lugar vou listar os jogos e as competições que enfrentaremos e claro, farei as minhas projeções, sem medo de ser chamado de Pai Camarão (afinal de contas moro em Vitória-ES):
- 16/07 - Atlético-PR - C - volta - 8as de Final da Copa do Brasil
- 19/07 - América-MG - C - 13ª Rodada do BR18
- 22/07 - Atlético-PR - C - 14ª Rodada do BR18
- 25/07 - Corinthians - F - 15ª Rodada do BR18
- 29/07 - São Paulo - C - 16ª Rodada do BR18
- 01/08 - Santos - F - ida - 4as de Finais da Copa do Brasil
- 05/08 - Vitória - F - 17ª Rodada do BR18
- 08/08 - Flamengo - F - ida - 8as de Finais da Libertadores
- 12/08 - Flamengo - F - 18ª Rodada do BR18
- 15/08 - Santos - C - volta - 4as de Finais da Copa do Brasil
- 19/08 - Bahia - C - 19ª Rodada do BR18
- 22/08 - Grêmio - F - 20ª Rodada do BR18
- 26/08 - Fluminense - C - 21ª Rodada do BR18
- 29/08 - Flamengo - C - volta - 8as de Finais da Libertadores
- 02/09 - Inter - C - 22ª Rodada do BR18

O Cruzeiro retoma os jogos no dia 16/07 e se passar pelo Atlético-PR não terá folas de calendário até a primeira semana de setembro.
Serão 15 jogos em 48 dias, sem intervalo para descanso, raros treinamentos, com foco apenas na manutenção de ritmo e trabalhos específicos voltados sempre para o próximo adversário.
Por esta razão, todos os clubes que tencionavam mudar de treinador o estão fazendo neste momento, quem esperar o fim da Copa e estiver envolvido com 2 ou mais competições, vai jogar para torcida apenas, porque teoricamente haverá pouco espaço para trabalho. Mesmo aqueles que estarão disputando apenas o Brasileiro, terão 9 partidas em 45 dias, com 4 semanas com 7 dias de intervalo, o que já ajuda bastante no processo de desgaste do elenco.

☻ Projeções por competição :
1 - Copa do Brasil - Passa com alguma dificuldade pelo Atlético-PR no Mineirão, joga bem contra o Santos na Vila e traz resultado positivo de lá. E no Mineirão, confirma a classificação para as semifinais.
2 - Libertadores - Empata no Rio e confirma a classificação para a semifinal no jogo da volta no Mineirão. A surpresa pode ser a volta de Fred.
3 - Brasileiro : Termina o turno com pelo menos 31 pontos, fazendo um mínimo de 13 pontos nos 7 jogos restantes. O problema são os jogos de 01/08 a 12/08 = 4 partidas seguidas decisivas todas fora de casa, com problemas de Logística (certamente obrigando o Cruzeiro a usar equipes mescladas provavelmente contra Vitória e Flamengo pela 17ª e 18ª Rodadas do Brasileiro).
Os 3 jogos iniciais do returno vão mostrar um aproveitamento inverso ao do que aconteceu no turno. Se o Cruzeiro confirmar a classificação para as semifinais da Copa do Brasil e para as 4as de Finais da Libertadores entrará com a moral elevada e deverá conquistar pelo menos 6 pontos nestes jogos.

☻ A necessidade de contratações para o elenco : Hoje oficialmente o mercado se abre para registro de novos jogadores de todos os mercados pelos clubes brasileiros. A janela ficará aberta até o dia 20/07 (sexta-feira).
A partir daí os clubes poderão registrar jogadores do mercado nacional até o dia 21/09 (sexta-feira) antes da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A janela da FIFA para registro de jogadores pelos clubes europeus se encerra no dia 31/08, como de praxe. Assim, as saídas de jogadores ainda continuarão a ocorrer até o fim da 21ª rodada do Brasileirão. É um fato.

A análise do elenco do Cruzeiro por posições mostra que :
♦ Goleiros (4) : Fábio + Rafael, Lucas França e Victor Eudes. Não há necessidade de contratação para a função.
♦ Laterais (5) : Edílson e Ezequiel (D) + Egídio + Patrick Brey e Marcelo Hermes (E). Com a possibilidade de uso de Lucas Romero na LD, não há necessidade de contratação para a função.
♦ Zagueiros (6): Dedé e Léo + Manoel e Murilo + Digão e Arthur. Caso haja saída de algum dos nossos zagueiros, a reposição está na base com Ronaldo e Kaká.

♦ Volantes (5): Henrique e Lucas Silva + Romero e Ariel Cabral + Bruno Silva. Caso Lucas Silva não possa ficar, tendo que voltar ao Real Madri, a melhor alternativa seria subir o garoto Makton (19 anos) que veio do América-MG e é bom jogador ou senão trazer Nonoca de volta, uma vez que ele não está sendo utilizado no Sport Recife.
♦ Meias de Ligação (4): Thiago Neves e Arrascaeta + Robinho e Mancuello. Caso Arrascaeta realmente seja negociado, fica clara a necessidade de trazer uma peça de reposição à altura do nosso elenco. Raniel pode fazer a função nas eventualidades, mas, hoje é muito mais usado como centroavante.

♦ Atacantes de velocidade - lado de campo (4): David + Rafinha, Marcelo e Sóbis. O grande problema nesta função foi a longa indisponibilidade de David (não prevista inicialmente), algumas contusões do Rafinha, a má fase de Sóbis (embora nos últimos jogos a produção dele venha melhorando a olhos vistos), o que ficou mais nítido com a saída de Arrascaeta para a seleção do Uruguai entre 23/05 e 13/06, quando o Cruzeiro teve queda de desempenho, exatamente porque as alternativas de velocidade ficaram praticamente indisponíveis.
Com a volta de David e a melhora da produção de Sóbis, só mesmo se aparecesse um jogador destacado com boa condição para ser contratado. Cito por exemplo os casos do Bruno Henrique e Copete (Santos) que tem o garoto Rodrygo, além da Sasha e Gabriel Barbosa no elenco o que os coloca como reservas por lá, Carlos Henrique (Goiás) que tudo indica só sairia de lá por um elevado valor.
Entre as soluções caseiras pode-se pensar no Dudú (emprestado ao Náutico) ou Ronny (que não se acertou com o Botafogo e não queria ficar no futebol japonês), para a composição do elenco.
♦ Centroavantes (3): Fred + Sassá e Raniel. Sóbis pode fazer a função nas eventualidades, mas, fica claro que seu rendimento é melhor pelo lado do campo.
Com a volta de Fred próxima, eu não faria outras contratações para esta função.

☻ CONCLUSÃO : O elenco do Cruzeiro com todos os atletas à disposição numericamente está bem formado e a preocupação é de se ter peças de reposição prevendo-se a necessidade de vendas de jogadores para se fazer caixa, coisa mais que normal para os clubes brasileiros. No momento as ditas BOLAS DA VEZ são Arrascaeta, que segundo fontes já se acertou com o Mônaco. E o garoto Murilo que está nas cogitações do Benfica.
Além destes o Cruzeiro deverá fazer algum dinheiro com as cessões de Joel (futebol português), Gabriel Xavier (futebol japonês) e com esta verdadeira chegada de treinadores brasileiros no mundo árabe poderão ainda pintar ofertas destes mercados por outros jogadores do nosso elenco.

☻ TEMPO DE ESPECULAÇÕES : Considerando a probabilidade de saída de Arrascaeta, alguns jornalistas que cobrem o Cruzeiro andam aventando a possibilidade de trazer de volta o Ricardo Goulart. Em que pese e muito a vontade de voltar do atleta, a verdade é que o salário dele é muito elevado não apenas para o Cruzeiro, mas, para qualquer clube do futebol brasileiro.
Eu não apostaria na volta dele agora. A venda de Arrascaeta será importante para equilibrar o caixa do clube e não creio que o Cruzeiro vá colocar tudo em apenas um atleta, embora reconheça que é um craque e que poderia melhorar demais o nosso poderio ofensivo.

☻ As homenagens desta coluna hoje vão para :Marco (Curitiba), Zezé Franelli, Vitor (Vitória) e Hélio Sangue Azul (Sampa), que aliás me deu o mote da coluna + Shara Rodrigues, Mariza (mãe da Roberta que é sósia da minha filha caçula Jordana), Rômulo Rodrigues Jr., Sandrinha Fernandes, Jú e Artur Coke (Loja Maior de Minas do Cruzeiro no Barro Preto), Laura Estrela e Eden Moreira . Para treinador deste timaço, convoco o grande conselheiro cruzeirense Bruno Gervásio.
☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Xisto Guerra da Silva Neto, Levi de Almeida Carneiro, Deíse Miranda, Dalva Maria G. B. Murta, Maria do Rosario (Marot) Carneiro Ferreira, Milton Teixeira Carneiro, Nilo Sérgio Carneiro, Hélder Ferreira Carvalho, Ieda Generoso Tomazzi e Antônio Geraldo da Silva Neto.
Para treinador deste timaço convoco Tarcísio Ferreira Lazzarini, que agora pode curtir a terra do alto da colina, com vista privilegiada da cidade.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido




Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Marco  | Curitiba | 20-06-18 20h31min
Obrigado novamente pela homenagem João. Minha observação refere-se à qualidade dos nossos jogadores reservas. pude constatar in loco, no jogo contra o Paraná, a deficiência de alguns. Ezequiel é fraquíssimo, M. Hermes e Mancuello apenas esforçados. P. Brey é uma esperança. Róbis realmente melhorou nos últimos jogos, mas neste não foi bem. Se Arrascaeta e L. Silva realmente saírem perdemos muita qualidade. Precisamos de mais qualidade no elenco, pois só quantidade não adiantará.
 Joao Duarte | Vit�ria | 21-06-18 14h56min
Prezado Marco de Curitiba,
Creio que os investimentos no Cruzeiro tenham que se limitar aos recursos disponíveis. Sou contra se fazer loucuras, gastar a rodo e colocar o clube com nível de endividamento elevado. Ezequiel não deve ficar no clube. Tanto é verdade que na impossibilidade de contar com Edílson, Mano Menezes prefere recorrer a Lucas Romero.
A nossa alternativa era Vitinho um jogador de muito potencial que o clube perdeu por não antecipar a renovação contratual.
 Joao Duarte | Vit�ria | 21-06-18 15h41min
Mancuello é muito bom jogador.
Porém, está fisicamente abaixo dos demais. Veio d contusão no Flamengo e aqui no Cruzeiro ainda não engatou uma sequência de jogos.
Taticamente versátil pode fazer as 3 funções de meio no 4-2-3-1 ou senão o lado esquerdo no 4-1-4-1, fazendo a recomposição com muita velocidade.
Eu ainda espero muito mais futebol dele, porque sabe entrar na área, fazer gols e tem muita leitura de jogo.
É cria de Avellaneda e a raça faz parte do uniforme dele.
 Joao Duarte | Vit�ria | 21-06-18 15h46min
Na coluna anterior citei 6 nomes de bons jogadores no futebol argentino que poderiam ser contratados para repor a provável saída de Arrascaeta, com investimento máximo de 3 M€, portanto dentro de condições que o Cruzeiro possa investir.
Ricardo Goulart seria muito bem vindo, mas, particularmente não tenho como acreditar que seja possível repatriá-lo.
Primeiro porque tem contrato em vigor na China que já foi renovado até 2021. Segundo, porque o salário dele é muito elevado.
 heliosangueazul | São Paulo | 25-06-18 15h03min
Boa tarde a todos cruzeirenses. João, parabéns por mais essa coluna. Obrigado pela homenagem e por ter aceito minha sugestão. Realmente será um período difícil, muitos jogos importantes em um espaço de tempo curto entre um jogo e outro. Mas como você descreveu, com o elenco que temos, se as coisas correrem bem, dá para sonhar alto. Me preocupa especulações sobre interesse dos franceses no Dedé, espero que não vingue. No mais é esperar a retomada da temporada e preparar o coração.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 26-06-18 17h58min
João Duarte, Itair Machado alega que Dedé não está a venda. Mas como poderá impedir essa venda se o Cruzeiro não tem percentual algum sobre o passe dele? Agora espero que mantenha a palavra e não deixe Arrascaeta sair por menos de R$341 milhões, valor da multa contratual. Entendo também que Ricardo Goulart está fora de nossa realidade. Melhor partir para outra contratação, dentro de nossas possibilidades.
 _vitor | Vitoria | 28-06-18 13h58min
O Bernard alegria nas pernas está livre no mercado.. Não duvido nada do Itair tentar sua contratação. É ex atlético mas dizem que era cruzeirense quando criança. É a cara do Itair gastar uma fortuna nele e anunciar no twitter fazendo o 6 a 1 rsrsrs
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
12/07 - 17h38 [1 coment.]
Simon é notificado pelo Sada Cruzeiro por não ter se apresentado 

12/07 - 06h03 [1 coment.]
Cruzeiro atua melhor mas cede empate contra o Corínthians (SP) 

11/07 - 19h30 [4 coment.]
Sub 20 estreia no Brasileiro da categoria com vitória fora de casa 

11/07 - 18h15 [1 coment.]
Sub 15 é vice campeão na Copa 2 de Julho, disputada na Bahia 

10/07 - 22h36 [1 coment.]
Raul Plassmann visita Reduto Celeste nos EUA e emociona torcedores 

10/07 - 17h33 [4 coment.]
Cruzeiro confirma a contratação do atacante Hernán Barcos 

09/07 - 18h17 [1 coment.]
Atletismo é bicampeão na Corrida Internacional 9 de julho em RR 

08/07 - 12h55 [2 coment.]
Cruzeiro contrata lateral Gustavo, ex-Remo, para reforçar a base 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster