Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

11/06/2018 | Voz da Arquibancada
Estação Balnear Azul

Por Walisson Ferreira


(CLIQUE AQUI para ler e comentar . . .


Balneário

Em primeiro lugar, dado a proliferação de jovens usuários de redes sociais, uma explicação sobre a palavra-título desta coluna.

Balneário ou estação balnear é um adjetivo, do latim balneariu, relativo a banho. Segundo o Aurélio (o dicionário e não o caminhoneiro !), refere-se a locais de banho ou estâncias de água onde se empregam banhos medicinais.

Geralmente, cidades litorâneas ganham status de balneário (os nossos moços de redes sociais devem conhecer somente Balneário Camboriu). Em Minas temos, no Circuito das Águas, vários balneários, além de cidades onde existem fontes de água mineral com propriedades terapêuticas – Atenção: Lugar que tem depósito de água mineral não é estação balnear.

Estação balnear azul

Dito isto, falemos da Estação Balnear Toca II.

O Cruzeiro, atualmente, é o time perfeito para ex-jogadores em atividade e outros que poderiam ser bem mais ativos, receberem os benefícios de uma verdadeira estação balnear.

E poderia ser pior?

Poderia não, é pior. Recebem altos salários, podem entrar na relação de preferidos pelo técnico, não sofrem pressão da torcida (vivem na expectativa que estes ´arrebentem`), são protegidos de algum diretor ou conselheiro e, pagam seus ´pedágios` para ´digital influencers`.

Não deveriam nem reclamar se os salários atrasarem alguns dias.

Balnear Hoje

Nos últimos anos, especialmente pós 2015, o Cruzeiro tem optado por contratar alguns jogadores que são considerados estrelas e em final de carreira. Alguns até se aposentam, literalmente, após sua passagem pelo balneário.

Assim aconteceu, mais recentemente, com Robinho (abril de 2016), Rafael Sóbis (junho de 2016), Thiago Neves (janeiro de 2017), Fred e Edilson (janeiro de 2018). Isso sem considerar outras contratações, com pouca probabilidade de retorno técnico financeiro, como os casos de Bruno Silva e Mancuello (janeiro de 2018) e contratações que vão direto para o balneário como David (janeiro 2018).

Essas contratações fizeram com o que o Cruzeiro pratique uma das folhas salariais mais altas do futebol brasileiro. Segundo sites especializados, giraria em torno de 10 milhões por mês (há relatos de que a despesa seria muito maior). Os citados, tratados como ´estrelas`, no linguajar mais popular ´etiquetinhas` ou ´bananeira que deu cacho`, representam a maior parte do inchaço dessa folha.

E pensar que o discurso da diretoria atual foi ´estamos recebendo o clube endividado e teremos que cortar despesas`.

Imagina se não fosse assim.

Drama

Para tornar o quadro mais complicado e dramático, algumas considerações são necessárias, mesmo que aos olhos de quem não sabe de nada do que acontece dentro dos muros da Toca e o Barro Preto.

Para a vinda de alguns desses jogadores, além do desembolso financeiro o Cruzeiro abriu mão, direta ou indiretamente, de jogadores que, no mínimo, jogariam com mais interesse e empenho na defesa da camisa. Ábila, Alisson, Judivan, Mayke, Nonoca, entre outros, saíram ou foram dispensados pois não teriam espaço nem no elenco. E outros devem sair em breve. Só para ficar num exemplo, Edilson, custou, além do valor desembolsado em dinheiro, uma espécie de cessão dos direitos do Alisson e Thonny Anderson.

Dá até medo de ver as letrinhas miúdas destes contratos.

Curiosidades sobre o Balnear

Entretanto, o retorno técnico destes jogadores pode ser bastante questionável. O site Transfermakert apresenta algumas estatísticas, relativas aos balnearistas, intrigantes. Confesso que não me dei ao trabalho de verificar item a item, mas são curiosas.

Considerando os jogos do Brasileiro e competições da CONMEBOL (Libertadores e Sul Americana)
1) Robinho 52 jogos, marcou 6 gols e fez 11 assistências.
2) Thiago Neves 49 jogos, marcou 17 gols e fez 7 assistências.
3) Rafael Sóbis 54 jogos, 10 gols e 3 assistências
4) Edilson 8 jogos, 0 gols e 1 assistência
5) Fred 1 jogo, 0 gols e 0 assistência

Ainda de acordo com o site alemão, considerando os minutos jogados pelas estrelas:
1) 2016
a. Robinho 9º mais usado em 2016,
b. Rafael Sóbis 10º mais usado em 2016
2) 2017
a. Thiago Neves 3º mais utilizado
b. Rafael Sóbis 11º mais utilizado
c. Robinho 13º mais utilizado
3) 2018
a. Thiago Neves 6º mais utilizado
b. Robinho 7º mais utilizado
c. Rafael Sóbis 12º mais utilizado
d. Edilson 13º mais utilizado
e. Fred 28º mais utilizado

Quanto custa ?

Existem duas questões que devem ser separadas, entretanto devem ser avaliadas em conjunto. Custo x Benefício sob a ótica do TÉCNICO e do ECONÔMICO FINANCEIRO. Apesar de números poucos expressivos, esses jogadores gozam da paciência de boa parte da torcida e, com o aval do treinador, ficam enganando em campo. A grande parte da torcida que apoia esses jogadores fica na expectativa do hipotético potencial do atleta, justificando as escalações deles por lampejos esporádicos.

Sem medo de errar afirmo que essa paciência com jogadores com o mesmo desempenho ou até melhor, mas com outro perfil, não existiria. Os exemplos estão aí, desde sempre.

O técnico (isto é assunto para outra coluna), fica na zona de conforto, deitado eternamente em berço esplêndido. Escala o que boa parte da torcida quer. Coloca o time para jogar um futebol medíocre, que passa ao largo da história do Cruzeiro. Mas se ganha um ruralito, viro mito.

Os títulos, e não resultados nas partidas, obtidos na Copa do Brasil 2017 e Mineiro 2018, que obviamente comemorei muito, foram apesar do Mano e não por causa dele. Esses dois títulos, acrescidos ao ´... salvou do rebaixamento em 2016` colocam-no como ´o melhor para o Cruzeiro, não tem outro` para boa parte da torcida e da mídia.

Futuro

Assim, as estrelas do Cruzeiro e nosso treinador vivem tranquilos. Dão entrevistas sem noção, falam qualquer coisa para agradar desavisados.

Mas, ao transformarem a Toca II numa verdadeira estação balnear, com SPA, espaço fitness e similares, podem jogar e treinar sem pressão.

A mentalidade (ação e omissão) do treinador, com o apoio de boa parte da torcida e da diretoria, além do necessário silêncio obsequioso da mídia (e pensar que tem torcedor cruzeirense que acha que a mídia ´pega no pé` do Cruzeiro - deve ser problema de paradigma!) vai ampliando a fama do balneário.

Em breve vai ter jogador tuitando para seus colegas balnearistas sobre as possíveis vagas e aposentadorias próximas.

E vamos mantendo a esperança de que, se jogarem, façam ao menos o gol do título, para os serviçais dizerem que queimamos a língua ou que temos que dar o braço a torcer.


Walisson Ferreira é professor e profissional de TI e, eventualmente praticante de Fantasy Game (Cartola FC e Elifoot).



Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 _vitor | Vitoria | 12-06-18 22h09min
Ótimo texto, concordo com tudo que foi dito. Esse é um dos assuntos que me deixam mais revoltado com o Cruzeiro! É muito jogador que vive de status, ganhando muito dinheiro e tirando espaço de jovens que certamente iriam apresentar melhor rendimento no campo. Um exemplo é o Thonny Anderson, que poderia muito bem estar jogando nesse período em que o Thiago Neves está se arrastando em campo, mas o Mano nem quis observar o garoto. Ah se o futebol fosse levado a sério..
 _vitor | Vitoria | 12-06-18 22h17min
Lembrando que o Mano é mestre nisso! No Corinthians ele dispensou os jovens Weverton e Everton Ribeiro, e pediu os 'experientes' Perdigão, Acosta e Herrera. Medo de quem ele vai indicar agora pra repor a iminente venda do Arrascaeta! E do jeito que o Itair é populista, vai trazer outro jogador caro que vai inchar ainda mais a folha. Enquanto isso vamos perder o Vitinho, jovem com muito potencial e que faz duas posições carentes no elenco, por uma micharia! Realmente é desanimador!
 pyxis | BHZ | 14-06-18 07h50min
Wala,
Embora seu vasto conhecimento em Elifoot e CartolaFC seja útil para a vida real do futebol do Cruzeiro (que vc tb conhece além das manchetes falaciosas), criamos uma ou duas gerações de adoradores de etiquetinhas como vc frisou (aliás esta expressão já fez sucesso aqui no COrg muitos anos atrás). Esta geração ZZP é isto aí... não sabem troca ideia sobre nada que não seja o que ouvem na rádia e vem na mídia chapa-branca e incompetente...
No SPA tá tranquilo e favorável !!!
 pyxis | BHZ | 14-06-18 07h53min
...
Veja o caso do Fred... contratação absurda, dívida grande, muita conversa fiada que até os cruzeirenses de redes sociais conversaram fiado.
Jogou NADA, machucou-se e se calaram todos... Itair foi ás redes sociais dizendo que o jogador voltaria antes do que previu o médico. Agora o mesmo Itair volta às redes sociais para dizer que David volta (volta??? quando veio???) DEPOIS da COpa e Fred em Setembro... Já viu né...Os poderes medicinais do balneário negaram fogo...
cont. . .
 pyxis | BHZ | 14-06-18 07h56min
. . .
Aí vc vasculha as redes sociais e espaços dos ´cruzeirenses` na mídia e vê qual deles tem coragem de abordar o assunto como você fez...
NÃO ACHA !!!
E na sua coluna não aparece NENHUM para comentar... talvez seja porque você não manda abraços (rsrs)....
Este assunto deveria estar na pauta de TODOS os cruzeirenses... mas a capacidade pensante desta manada parece não ser o forte ...
Para não dizer que não falei de flores... se retroceder FEDE mais ...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/08 - 09h29 [3 coment.]
Cruzeiro busca reabilitação no Brasileiro´18 jogando na Toca III 

19/08 - 07h41 [0 coment.]
Venda para duelo com o Flamengo está liberada para todos os SF 

19/08 - 06h52 [0 coment.]
Com dois de Popó, Sub-20 vence e assume liderança do Mineiro´18  

18/08 - 17h47 [0 coment.]
Sub-15 vence, mantém sequência invicta e lidera no Estadual 

18/08 - 17h35 [0 coment.]
Cruzeiro vence rival e vai à final da Salvador Cup Sub-16 

18/08 - 17h28 [0 coment.]
Gabriel Brazão é convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 

18/08 - 07h23 [1 coment.]
Diretoria do Cruzeiro constata desequilíbrio e protecionismo da CBF 

17/08 - 20h00 [0 coment.]
Cruzeiro pedirá à CBF para alterar data de duelo contra Palmeiras 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster