Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

12/05/2018 | Evandro Oliveira
Observatório da Imprensa – Fatos e Versões

A mídia esportiva mineira é tendenciosa. Os torcedores do Cruzeiro gostam disso. Preferem as fofocas propagadas em redes sociais . . .

Na coluna anterior, falei do que fizeram com o excelente recurso e avanço tecnológico chamado Internet. A apontei o dedinho na direção dos próprios cruzeirenses, aqueles que nasceram onde, literalmente e acham que sabem o que estão fazendo. Infelizmente, sociopatas egoístas estão praticando o vale-tudo midiático.

Discrição

A discrição é uma virtude.

Segundo o dicionário, discrição é sinônimos de sério, recatado, sóbrio, fechado, comedido, calado, circunspecto, comedido, fechado, introvertido, moderado, ponderado, prudente. Em resumo, tudo aquilo que vai na contramão do que as pessoas fazem nas redes sociais e mídias digitais.

E as pessoas tratam como ´criminoso` que não se comporta de maneira discreta.

Aqui, nos espaços Cruzeiro.Org, vivencio este tipo de situação há mais de 25 anos. Muito tempo atrás a mídia principal de contato era o e-mail e as listas de discussão. O Cruzeiro.Org começou numa lista de discussão. E eram poucos que tinha e-mail e computador para acessar listas e mensagens. Era no serviço, nas faculdades e nas casas dos privilegiados. Hoje em dia, as redes sociais são outras e qualquer sabaquá. aculturado ou até bandidos tem um smartphone e podem dizer que são da ´mídia`.


Teleguiados

Posso testemunhar dois casos reais, uma pena que os protagonistas desistiram de participar de redes sociais sobre o Cruzeiro (nem ao estádio estão indo mais).

Num dos casos, o cruzeirense mandou mensagem na Lista-Cruzeiro (atualmente no Yahoo!) falando alguns detalhes sobre a confusão que nos metemos naquele ano de 1998 com o envolvimento de ZZP na política. Os cruzeirenses da lista, em vez de debaterem o tema ficaram questionando a fonte de informação do relator dos fatos. Alguém questiona o que diz o cara da ´rádia` ou o colunista do jornal ou o tuiteiro com 600 mil seguidores? Não. O autor da informação ficou indignado e nunca mais voltou a participar da lista.

Noutro caso, o torcedor tinha uma relação muito próxima de pessoas dentro da gestão do futebol do Cruzeiro e sabia dos detalhes da contratação do Edmundo (O Animal). Sabia onde ele tinha alugado imóvel e tudo o mais. Divulgou nos espaços Cruzeiro.Org e, mais uma vez, ninguém discutiu o conteúdo da contratação, questionaram a afirmação. Quando a contratação foi confirmada, aparece jornalistazinho de quinta categoria (sim, existe este tipo até que diz torcer para o Cruzeiro), brigando para ser o ´pai da matéria`.


Caminhos do Penta

O livro ´Caminhos do Penta`, de autoria de Bruno Vincitin e Gilmar Laignier, trouxe passagens dos bastidores da formação da equipe, da competição e até após a conquista. Uma visão pessoal de quem estava no limite entre o olho do furacão, sua turbulência e à distância. A torcida vê, sob a ótica da informação e do conhecimento de fatos e versões, oferecida pela mídia comprometida e parcial.

Uma das passagens é sobre a questão do atraso dos salários, exatamente antes da partida contra o Grêmio, na semifinal.

A mídia resolveu até entrevistar um dos personagens para ver qual era a versão dele, talvez querendo um contraponto ao livro. Não conseguiram.


Inveja

Assim como nas frases de para-choque de caminhão, que me chamara a atenção, ´a inveja é uma merda` e ´a inveja é a arma dos incompetentes`. Desde adolescente cheguei a esta conclusão. E porque seria diferentes neste mundinho de redes sociais e da mídia rural.

Tenho casos bem interessantes e curiosos. Muitos ligados diretamente a cruzeirenses que atuaram, de uma forma ou de outra aqui, neste espaço denominado Cruzeiro.Org, tão vilipendiado por gente que teve seu primeiro espaço em mídias digitais, exatamente aqui.

Há muitos anos, cheguei à conclusão de que a inveja é uma merda.

Mas ver cruzeirenses questionando o livro ´Caminhos do Penta`, me acusando de defender o autor (Vicintin), questionando passagens d livro dizendo que ´não foi o que a mídia publicou à época` ultrapassa o ridículo e assemelha-se muito à imbecilidade humana que grassa dentre os simpatizantes do Cruzeiro e relação à mídia rural servil e parcial.

A inveja é a única saída para covardes de teclado.


Observatório

Este observatório era para ser usado pelos cruzeirenses, para os cruzeirenses, como sempre foi o propósito destes espaços que criamos há mais de 25 anos. Interessante é observar que a maioria dos novos ´mídia` nem eram alfabetizados quando começamos a tratar sobre o Cruzeiro na Internet. Mas tem a ´certeza` de que fazem tudo pela nação cruzeirense da melhor forma.

E repito, como brasileiro, sou resiliente e persistente. Já pensei em desistir. Mas quando me acusam de alguma coisa que percebo interesses pessoais, nos assuntos relacionados ao Cruzeiro, penso em lutar sempre e mais. Mas as batalhas estão sendo perdidas e tenho ficado horrorizado com a cumplicidade de gente que se apresenta como ´de bem` e ganha votos.

Estou endurecendo? Sim !

´Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás`.



---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 _vitor | Vitoria | 15-05-18 14h59min
Evandro, o que está achando do site 'Deus me dibre'? Já começaram com uns podres da diretoria. Será que vai pra frente? Eu to torcendo pra dar certo. Esses portais que cobrem o Cruzeiro sempre tem matérias tendenciosas, acho que um portal feito por cruzeirenses será uma boa.
 pyxis | BHZ | 16-05-18 08h27min
Vitor, o que eu acho é irrelevante.
O que acontece é o que importa.
Você pode tirar suas conclusões.
Um comentarista AQUI no site me ameaçou e cumpriu. Riscou meu nome das iniciativas de acesso de cruzeirenses à Toca II e outros ambientes do Cruzeiro.
Ele cuidou de selecionar aqueles que lhe são mais agradáveis.
Você reclama da mídia tradicional, o que faço há mais de 25 anos.
cont . . .
 pyxis | BHZ | 16-05-18 08h30min
. . .
Aí vc sugere um portal de cruzeirenses para cruzeirenses...
Mas o que é o Cruzeiro.Org?
Torcedor do Cruzeiro, aquele que classifico como medíocre e teleguiado quer mesmo é falar no ´seu nome, seu bairro`e aparece em timeline de ´jornalista` cruzeirense que come na mão de gente autoritária e vendida.
Não tem jeito... se criarem uma rádio de cruzeirenses para cruzeirenses, vai dar em NADA
cont . . .
 pyxis | BHZ | 16-05-18 08h34min
. . .
Conheço o pessoal que apoia e produz o ´Deus me dibre`...
Não concordo com a linha de ação deles, mas isto não importa pois estou ajudando como posso e com aquilo que acho ser correto.
O ´sucesso` deles PODE ser a ruína do Cruzeiro.
Estarão eles fazendo o trabalho sujo que os portais ´chapa-branca` e tradicionais não fazem?
Por isso escrevi, recentemente, a coluna DORMINDO COM O INIMIGO.
cont . . .
 pyxis | BHZ | 16-05-18 08h37min
. . .
Por pior que sejam as ações de alguns dirigentes atuais, o Cruzeiro e sua torcida NÃO MERECEM certas coisas.
Então, viu como uma simples pergunta sua, que você imaginou que eu seria direto, eu esrevi quase umacoluna inteira e nem te respondi... ???
RSRSRS
Digo que você stá errado ao torcer para uma coisa que você não conhece ´pode dentro` dar certo.
Mas você não vai me ver falando mal do trabalho deles ou das pessoas que fazem o trabalho.
 _vitor | Vitoria | 16-05-18 15h53min
Quando disse portal feito por cruzeirenses quis dizer um site que eles apuram e fazem as notícias, diferente do Cruzeiro.org.. Entendo seu ponto de vista, torcedor teleguiado só ouve o que lhe convêm. Eu torço pra dar certo pq fico indignado com as pessoas que estão dentro do Cruzeiro, ver seus podres expostos me dá uma pequena esperança de que mais torcedores possam se conscientizar de quem está lá e o que estão fazendo.
 _vitor | Vitoria | 16-05-18 15h55min
E sei que estou sendo no mínimo inocente nessa. Sempre que sair um podre eles vão negar, falar ‘que estão querendo criar crise’, ou logo dar uma boa noticia pra abafar o caso. E nada vai mudar, como sempre. Além do fato que eles não ligam pra torcedor. Mas me tire uma dúvida: os conselheiros na grande maioria sabem dessas maracutaias todas e não ficam nenhum um pouco incomodados?
 pyxis | BHZ | 16-05-18 19h08min
Vítor, duas coisas :
1) Os próprios cruzeirenses, torcedores e aqueles que se locupletam do clube, até criminosamente, cuidarão de desmentir e desacreditar o que for dito pelo DRIBE e outros.
2) Tem conselheiros que são frangas,tem dirigentes que são frangas,tem conselheiros que cagam e andam para o futebol e só querem se APROVEITAR. Basta ver o descalabro que virou a folha salarial. Apaniguados só aumentam. Vão reclamar? Só dos ´outros`.
Vai vendo . . .
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/08 - 09h29 [3 coment.]
Cruzeiro busca reabilitação no Brasileiro´18 jogando na Toca III 

19/08 - 07h41 [0 coment.]
Venda para duelo com o Flamengo está liberada para todos os SF 

19/08 - 06h52 [0 coment.]
Com dois de Popó, Sub-20 vence e assume liderança do Mineiro´18  

18/08 - 17h47 [0 coment.]
Sub-15 vence, mantém sequência invicta e lidera no Estadual 

18/08 - 17h35 [0 coment.]
Cruzeiro vence rival e vai à final da Salvador Cup Sub-16 

18/08 - 17h28 [0 coment.]
Gabriel Brazão é convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 

18/08 - 07h23 [1 coment.]
Diretoria do Cruzeiro constata desequilíbrio e protecionismo da CBF 

17/08 - 20h00 [0 coment.]
Cruzeiro pedirá à CBF para alterar data de duelo contra Palmeiras 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster