Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

22/04/2018 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Termocéfalo Azul

Mais uma vez, não entendam as colunas de ´Torcedor Cibernético` como uma tentativa de ensinar alguém a ver o futebol. Cada um vê como quer ...

Já citei, em várias destas colunas, o abecedário` do torcedor cruzeirense ( Torcida Cruzeirense de A a Z em http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=314 ).

A cada coluna que publico sobre o Torcedor que passou a existir, após a Internet e mídias digitais, só aumenta o rol de tipos de torcedor. Um dia vira um dicionário. A única coisa que não conseguirei é ensinar qualquer torcedor de futebol, muito menos cruzeirenses, a torcer – não quero isto !

Termocéfalo

A palavra não é encontrada nos dicionários de português, não existe em português (Ainda !). É um estrangeirismo, adotado do espanhol – bem apropriado em tempos de La Bestia – que tem origem no Grego e significa, pessoa de cabeça quente.

Se aprofundarmos um pouco mais, seria a pessoa que tem atitudes conservadoras, fora de moda, típicas de quem não aceita opiniões contrárias e acusa aqueles que tem opinião diferente da sua, de tudo que ele próprio faz ou pensa.

Termocéfalos não aceitam argumentos e razões alheias. Tem opinião formada e lutam por ela até a morte. Torcem para sua opinião, assim como num fantasy game, torcem para pontuar. São aqueles torcedores que comemoraram o rebaixamento do rival e ´esqueceram-se` que perdemos a grande oportunidade da maior sequência de títulos oficiais da história mundial. Termocéfalos Azuis pensam pequeno e de maneira imediatista. São teleguiados na termocefalia.

Torcedores despreparados

Desde que a diretoria eleita renovou contrato com o Mano, ao contrário da minha opinião de que deveriam pensar em 2018 a invés de fazerem como fizeram, tenho dito que Mano é fraco, que alguns jogadores estão enganando e ficando MILIONÁRIOS e que as finanças do Cruzeiro, debilitadas pela péssima gestão do Gilvan Tavares após os títulos brasileiros e pelas dívidas confessadas e não-confessadas, exigia mais respeito com as coisas do Cruzeiro.

Já escrevi aqui nas colunas onde desqualifico certos tipos de torcedores, chegando a classificar alguns como CANALHAS (´O Cruzeirense Canalha` em http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=2683) e OPORTUNISTAS (´Canalha; Oportunista e o Bobão` em http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=2628 ). Estes tipos só aumentam o abecedário, infelizmente, e para minha tristeza profunda.

Entretanto, o que me deixa mais triste é que a maioria destes termocéfalos, quando se veem contrariados nas suas ideias (que na maioria dos casos nem são ideias próprias) partem para ataques pessoais.

Bola da Vez

A bola da vez, posto que a pífia temporada está dando as suas caras, parece ser o péssimo Mano Menezes. O Cruzeiro tem sob ´contrato` uma grande turma de cruzeirenses do tipo ´Alice no país das maravilhas`. O Cruzeiro vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense e eles ficam postando foto do presidente na praia e chamando de ´presidente raiz`. Calam-se sobre o elenco, sobre o técnico.Torcem para si mesmos. Não é um pessoal sério. São (des)classificados como oportunistas.

Aí, alguns jogadores continuam enganando aos tolos e termocéfalos. Estes sempre fizeram muito pouco ou nunca fizeram nada, e estavam escondidos atrás dos discursos vazios dos microfones comprados (aí que saudades de jogadores inteligentes como o Alex10 !!!).

Fico impressionado como basta alguns da mídia começarem a crítica (MUITO LEVE) do Mano e um séquito de teleguiados começar a repetir, nas redes sociais e mundo real) a mesma cantilena, que vai desaguar na demissão do treinador, da mesma forma como fizeram com o Paulo Bento.

O termocéfalo, aquele que não leu o que eu, e pouquíssimos cruzeirenses escrevemos, sobre o técnico e sobre os resultados enganadores de campeonato rural – Vamos combinar uma coisa, torcedor que enalteceu Rafinha pela ´artilharia` do rural e que o considera titular no time atual, tem sérios problemas mentais.

O torcedor medíocre é aquele que comemorou a saída de Alisson e Élber, que silenciou-se com a covardia feita pelo Mano contra o Ábila, e que pediu a todo custo a entrada do Dedé (dentre outras sandices que envolvam Henrique, Thiago Neves, Edílson, Robinho). O caso do Arrascaeta, e agora do Lucas Silva, não tem precedentes. Os caras são os melhores em campo e ficam no banco, com desculpas esfarrapadas e discursos ridículos.

Tá certo que muitos me acusarão de não ter citado jogadores questionados por muitos como o Léo, Ariel Cabral, Egídio e mais um ou outro. Efetivamente, não sou maluco e nem termocéfalo de falar que todo o time é uma draga, pois não é. Não sou termocéfalo a ponto de dizer que temos o ´melhor elenco do país` quando ficamos como único time da Série A na condição de invicto, e muito menos em pedir a cabeça do treinador após quatro resultados decepcionantes (para vocês, termocéfalos !).

Para finalizar, digo que os termocéfalos estão dominando as redes sociais. Repito que não quero ensiná-los a torcer, não conseguiria pois os dois neurônios que vocês usam mal, no caso do futebol, trocam muito calor, daí a termocefalia. Mas digo que vocês podem evoluir, sempre há esta possibilidade. Aprendam a usar antitérmicos. Leiam mais e não saiam para as redes sociais reproduzindo o que idiotas da mídia dizem.

Não defendi, não defendo e não defenderei a saída de nenhuma técnico durante a temporada. Cada um que assuma as suas responsabilidades, inclusive o torcedor termocéfalo.

Dedico esta coluna (fato raro !) a todos os termocéfalos que nunca entenderão o significado de ser termocéfalo azul.


P. S. – Sempre pedi sugestões e críticas para tudo que diga respeito ao Cruzeiro.Org. Via de regra, a maioria, quando se sente atingido por uma coluna como esta, prefere atacar a pessoa que escreveu. Termocéfalos binários fazem isto, reservadamente ou publicamente.

Assim sendo, vou escrever mais uma vez e sempre: Qualquer observação, sugestão, indicação de erro e outros – (EXCETO observações sobre a pessoa que escreve), podem colocar nos comentários.



---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 _vitor | Vitoria | 23-04-18 16h47min
Evandro, a cena do Presidente na praia foi lamentável. Impressionante a quantidade de pessoas que estão com essa palhaçada de 'presidente raiz'!
 pyxis | BHZ | 26-04-18 14h47min
Pois é... o circo pegando fogo, uns palhaços correndo para apagar incêndio com gasolina e torcedor pateta sem nem saber da história do ´presidente raiz` e achando que, depois da reunião de conselheiros ontem, o clima tá tranquilo e é só uma diferença entre prejuízo e lucro num balanço.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/06 - 07h33 [0 coment.]
Mano Menezes adquire status de mais longevo treinador da Série A 

17/06 - 08h55 [0 coment.]
Sub-15 e Sub-17 vencem o Funorte e seguem na ponta do Mineiro 

17/06 - 07h00 [0 coment.]
Sub-20 retoma liderança e garante classificação no Mineiro´18  

16/06 - 18h51 [0 coment.]
Inter-temporada para recuperar Thiago Neves, David e Egídio 

15/06 - 21h14 [0 coment.]
Cruzeiro poderá ter, até o fim de agosto, um jogo a cada três dias  

15/06 - 21h09 [0 coment.]
Cruzeiro enfrentará Corinthians (SP) nos dias 4 e 11 de julho 

14/06 - 22h07 [0 coment.]
Mano admite queda de produção e critica defesa por gol sofrido 

14/06 - 21h42 [0 coment.]
Léo é homenageado com camisa comemorativa pelos 300 jogos 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster